Não chega corrente às velas

Responder
De4ler
Amateur
Amateur
Mensagens: 236
Registado: 26 nov 2012, 18:48
Veículos: Golf VI 1.6 TDI, Golf IV 1.4 16v

Não chega corrente às velas

Mensagem por De4ler »

Boas golfistas,

Tenho aqui um problema e peço a vossa ajuda :)

Trata-se de um golf III GTD que inicialmente tinha o seguinte problema: A partir das 3000 rpm, o quadrante começava a apitar sem acender qualquer luzinha... mas agora está pior... não pega.

Com um multímetro, medi a tensão entre as velas e o negativo quando estamos a ver se pega... o motor de arranque dá-lhe com força... mas Tensão=0V.

A primeira coisa que fiz foi verificar o relé 18... mas aquece e está em bom estado.
Aqui está a foto dos relés que o carro tem: -> https://ibb.co/eox9G9

Alguém tem uma sugestão por onde começar?

Grato :D
Avatar do Utilizador
ricardo80cv
Amateur
Amateur
Mensagens: 564
Registado: 07 jan 2010, 17:49

Re: Não chega corrente às velas

Mensagem por ricardo80cv »

Olá De4ler, tenho um golf 3 com um problema semalhante, só ainda não medi a tensão mas vou ver hoje. Aquela porcaria tanto acende a luz do aquecimento de velas como não acence e quando não acende tenho de abrir o capô e desligar a ficha que tem N contactos (ficha larga, é só 1/4 de volta para desapertar) depois dou à chave e a luz acence, então, volto a fechar a ficha e já acende a luz com a ficha ligada e pega bem, ou seja, sempre que não acende a luz de resistência do aquecimento de velas, lá tenho eu de abrir o capô e repetir o processo e o pior é que já fui a 4 mecânicos e ninguém consegue resolver... mas aqui já coloquei a questão e não obtive ajuda mas tenho a certeza que alguém aqui deve saber o que é. Eu penso que seja problemas na cablagem ou na própria ficha que desligo.
Já meti spray isola contactos e melhorou mas não 100% fiável, quando se lembra não acende a luz... gosto do carro mas estou farto de andar abrir o capô... pareço um maluco para os vizinhos de certeza...
ImagemImagem ImagemImagem
Golf Variant VI 1.6 TDI 105cv confortline
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Não chega corrente às velas

Mensagem por Silver_Ajm »

O sensor de temperatura está a funcionar direito?? Em tempos andava com um skoda que sofria do mesmo mal, mas neste caso bastava só desligar a ficha do sensor de temperatura, o sensor já tinha entregado a alma ao criador...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
ricardo80cv
Amateur
Amateur
Mensagens: 564
Registado: 07 jan 2010, 17:49

Re: Não chega corrente às velas

Mensagem por ricardo80cv »

Silver_Ajm, sim o meu já levou velas novas, bateria nova porque vinha com uma de 40Amp coitado, levou uma de 60Amp e levou o sensor de temperatura novo, realmente na altura andou ali uns "diasitos" melhor mas agora com o frio esquece, é lixado, dou à chave e a porcaria da luz de velas não acende...tenho de desapertar a ficha que está junto ao motor, uma ficha preta circular com bué ligações, inclusivé a que tem os dois fios que alimentam as velas, voltar a apertar e aí dou à chave e já dá...é muito estranho isto, parece que as ligações ficam adormecidas não entendo. Para mim é problemas na cabelagem ou na própria ficha...
ImagemImagem ImagemImagem
Golf Variant VI 1.6 TDI 105cv confortline
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Não chega corrente às velas

Mensagem por Silver_Ajm »

Experimenta desligar em vez dessa ficha, desligar a ficha do sensor de temperatura, podes ter o sensor de temperatura defeituoso, se for como no tdi, esse sensor é um duo sensor, dá informação da temperatura ao quadrante e à centralina.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
ricardo80cv
Amateur
Amateur
Mensagens: 564
Registado: 07 jan 2010, 17:49

Re: Não chega corrente às velas

Mensagem por ricardo80cv »

Silver_Ajm o problema é que o sensor tem 4 contactos...sugeres desligar todos e dar à chave a ver se já acende a luz de resistência? é que sempre qua acende o carro pega que é uma maravilha, não demora 1 segundo a pegar e eu queria mesmo descobrir o que está ali a fazer todo este problema.
O sensor é novo, pelo menos o mecânico mostrou-me o velho que retirou... agora se meteu um novo ou não, espero que sim não o tenho por mentiroso hehe.
a ficha do sensor de temperatura até vinha algo larga, ao qual eu cortei os 4 fios que nele ligam e soldei terminais e o contacto agora está muito mais justo mas lá está se o sensor tiver defeito bem pode haver bons contactos que não vai dar. Sugeres fazer o quê mais precisamente?
ImagemImagem ImagemImagem
Golf Variant VI 1.6 TDI 105cv confortline
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Não chega corrente às velas

Mensagem por Silver_Ajm »

Desliga a ficha e vai dar à chave a ver se a luz da resistência acende. Não trocaste nenhum fio quando soldaste os terminais pois não?
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
ricardo80cv
Amateur
Amateur
Mensagens: 564
Registado: 07 jan 2010, 17:49

Re: Não chega corrente às velas

Mensagem por ricardo80cv »

Não, isso é garantido, cortei um fio de cada vez, soldei e encaixava no sítio certo precisamente para não haver trocas. Então e caso acenda ou não, o que quer dizer? É possível ter levado um novo sensor à cerca de mês é meio e já estar danificado de novo? Ou é pouco provável?
ImagemImagem ImagemImagem
Golf Variant VI 1.6 TDI 105cv confortline
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Não chega corrente às velas

Mensagem por Silver_Ajm »

Experimenta, o sensor pode ter vindo defeituoso, não é a primeira vez que acontece.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
ricardo80cv
Amateur
Amateur
Mensagens: 564
Registado: 07 jan 2010, 17:49

Re: Não chega corrente às velas

Mensagem por ricardo80cv »

Já testei, o sensor de temperatura está ok. Nestes dias mais frios agora tem feito todos os dias, não acende a luz do quadrante, do aquecimento de velas, lá tenho de ir abrir o capô e desligar e ligar a fixa e depois disso acende e pega que é uma maravilha, filha da mãe do carro, em dias de chuva é lixado andar a abrir o capô, ou em dias de pressa lol
ImagemImagem ImagemImagem
Golf Variant VI 1.6 TDI 105cv confortline
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Não chega corrente às velas

Mensagem por Silver_Ajm »

Então mas experimentaste desligar a ficha do sensor e ir dar à ignição a ver se a luz da resistência acende?
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
ricardo80cv
Amateur
Amateur
Mensagens: 564
Registado: 07 jan 2010, 17:49

Re: Não chega corrente às velas

Mensagem por ricardo80cv »

lol esqueci-me dessa parte

Mas já agora uma questão, se desligar a ficha do sensor, ele não vai dar info de temperatura, logo é provável que nem acenda a luz no quadrante?... ou estou errado?

Entretanto na quarta passada fui a um mecânico, quarto até agora e nenhum conseguiu resolver :shock: , ele desligou o fio que dá info de temperatura e realmente na altura ficou bom, mas passado uns km parei, e quando voltei a precisar dele, não ligou novamente, então liguei de novo o mesmo fio porque reparei que não me dava informação de temperatura do motor e faz falta para o caso de ter um aquecimento anormal por alguma razão, a pessoa poder parar o carro antes que estoire :lol:
ImagemImagem ImagemImagem
Golf Variant VI 1.6 TDI 105cv confortline
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Não chega corrente às velas

Mensagem por Silver_Ajm »

Em principio não tendo o sensor ligado, irão ser assumidos valores padrão e a luz irá acender, mas nada como testar. Sendo que o sensor em princípio será um duo sensor (se for igual ao do tdi), pode estar a dar informação correta ao quadrante e errada ao relé, ou módulo temporizador das velas, (já me esquecia que esse motor não tem centralina).
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
ricardo80cv
Amateur
Amateur
Mensagens: 564
Registado: 07 jan 2010, 17:49

Re: Não chega corrente às velas

Mensagem por ricardo80cv »

Não tem centralina? hum...então menos 1 coisa para dar chatice, mas vou conferir essa parte. Vou experimentar desligar e ver o que dá. Aquilo é um 1.9 básico, também achei estranho quando há uns dias falaste em centralina :wink:
ImagemImagem ImagemImagem
Golf Variant VI 1.6 TDI 105cv confortline
Avatar do Utilizador
ricardo80cv
Amateur
Amateur
Mensagens: 564
Registado: 07 jan 2010, 17:49

Re: Não chega corrente às velas

Mensagem por ricardo80cv »

Bom, vamos por partes, como tinha um problema que era, o motor deixar passar pressão para o circuito de refrigeração, então hoje ficou no mecânico a rectificar a cabeça e espero mesmo que seja a cabeça porque se for uma fissura no bloco o mecânico disse que era motor para o lixo na medida em que reparar uma fissura no bloco mais desmontar e montar, fica em 1000 ou mais €, que por esse valor mais valia ir buscar um à sucata e montar.

Será verdade? Alguém que me esclareça se reparar uma fissura num bloco, se é tão caro assim?...já agora, se for a cabeça fica em cerca de 300€, está justo o preço ou é caro?

Obrigado
ImagemImagem ImagemImagem
Golf Variant VI 1.6 TDI 105cv confortline
Responder