Motor 1.9D Berrou

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SparkPlug
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Motor 1.9D Berrou

Mensagem por SparkPlug »

Boas pessoal, sou novinho aqui, mas já estive a dar uma vista de olhos aqui pelo fórum várias vezes.
O meu problema é o seguinte: tenho um motor 1.9D (1Y) que começou a bater. Já desmontei e vi que uma biela foi á vida, ficou azul. O resto dos componentes, da cabeça, estão todos ok.
A minha dúvida agora reside no que fazer... A minha ideia por agora é pegar num motor 1.6TD que me conseguem arranjar por 200€ completo e metê-lo com a minha cabeça, que foi restaurada e faciada, há pouco tempo. Mas não sei se valerá a pena em questões de andamento, se ficará menos “cansado” do que é um atmosférico 1.9D?
Pelo que estive a ler, com a cabeça do 1900cc posso meter mais pressões de turbo e débitos sem grandes problemas...
Qual seria a vossa opinião?
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Mario_Marques
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Re: Motor 1.9D Berrou

Mensagem por Mario_Marques »

Pessoalmente preferia comprar outro 1Y e revê-lo em condições antes de meter ao sitio, isso que te aconteceu não foi uma coisa "normal".
Arranjar um motor 1.6 td que não esteja já todo roto é como encontrar uma agulha num palheiro, um 1y á priori não terá nem perto do desgaste do 1.6.
A "vantagem" principal da cabeça 1.9 é que te baixa a taxa de compressão, ou seja, podes sim meter mais gasóleo e ar pois tens uma taxa de compressão inferior, mas isso não quer dizer que não vais ter problemas, basta qualquer coisa estar mal ou qualquer exagero que não há motor que resista.
E uma coisa importante, rever o sistema de injecção toda numa banca de testes, pois essa biela azul também pode ter sido originada por calço hidráulico originado por uma injecção já a precisar de ir para a reforma, estamos a falar num sistema já com muitos anos...
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Re: Motor 1.9D Berrou

Mensagem por SparkPlug »

Sim, que não é normal eu sei. Por isso prefiro trocar logo o motor inteiro com os periféricos todos. Este motor também ja tinha pra cima de 550000km e de vez enquando ainda levava porrada.
Vou ver então por quanto consigo arranjar um motor 1.9...
Não estou muito afim de gastar mais de 300/350€ já com as juntas e revisão...
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Re: Motor 1.9D Berrou

Mensagem por Mario_Marques »

O problema é que vais usar periféricos usados certo? é preferível investires algum dinheiro extra e teres algo melhor.
Um motor 1y arranjas relativamente barato, depois trocas logo tudo, segmentos á partida não deve precisar, mas os bronzes deverias meter novos e de preferência de boa qualidade nada de treta barata, também é boa ideia reveres todo o sistema de injecção visto que é o principal causador nas falhas nesses motores, e claro, rever o sistema de refrigeração que também é uma das causas de falha, não gastas muito dinheiro e ficas com uma mecanica em condições.
A injecção em vez de afinares a olho também não era má ideia recorreres a um especialista e ajustar o avanço estático como deve ser.
Teres um sistema de injecção mal ajustado u a funcionar mal é a morte de um motor diesel, eles morrem quase todos por ai, provoca aquecimento, travamento do motor, etc.
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Re: Motor 1.9D Berrou

Mensagem por SparkPlug »

Caso eu fosse buscar do 1.6GTD, iria mudar os segmentos e, dependendo do estado, os bronzes também, ver o estado do motor +/-, mas em princípio pelo que me foi dito está a funcionar a 100%. Caso queira manter o meu 1.9D, só precisava de um bloco com os pistons e cambota, porque de resto até tenho tudo, é só ver essa questão da injeção.
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Re: Motor 1.9D Berrou

Mensagem por Mario_Marques »

O teu maior problema com o 1.6gtd é que dificilmente vais encontrar um bloco de motor que já não esteja fragilizado de um escaldão qualquer a não ser que tenhas muita, muita sorte, eu pessoalmente como não acredito na sorte nem tentava.
Uma coisa que te pode interessar, ainda se arranja bloco 1.6d novos, nunca usados, na alemanha a preços simpaticos, material novo vw, original, zero km's na casa dos 400euros, a vw tem para lá uns poucos, assim como algumas lojas da especialidade(vw heritage, etc)
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Re: Motor 1.9D Berrou

Mensagem por SparkPlug »

Obrigado pela opinião. Vou ver se consigo arranjar o bloco 1900. Se não, arranjo uma biela com pistão, capas novas e ainda faz uns km's. A cambota não sofreu como a biela.
Entre esse km's é despachar o carro, pensar em arranjar um TDI.
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