mario soares?ja vai tarde.

Responder
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

mario soares?ja vai tarde.

Mensagem por carrizog60 »

desculpem mas farta ver nestes dias todos a comoçao por este homem.

porque nao contam toda a historia deste homem?trouxe a liberdade?estando em frança?
e as colonias?
e o dinheiro desviado?

ja o ouvi chamar de animal politico,mas para mim é apenas um animal.pessoa que queima a bandeira nacional,que diz que se for preciso atira sobre os portugueses em angola e que diz que os atirem aos tubaroes?é um animal e eu proprio o castrava...

os meus pais foram de pequenos para angola e tiveram de voltar devido á forma como as coisas foram feitas,com zero no bolso e amigos que lá deixaram a propria vida.

sugiro uma leitura sem ser na diagonal do seguinte link,onde tem um resumo da historia desta personagem...
http://angolaterranossa.blogspot.pt/201 ... tardo.html
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
joao_silva
Master
Master
Mensagens: 7402
Registado: 16 nov 2010, 16:38
Veículos: vw golf MK4 96 kw/ Skoda Octavia 1XX Kw
Localização: arredores de Coimbra

Re: mario soares?ja vai tarde.

Mensagem por joao_silva »

antes estava indeciso, agora não sei

projecto viewtopic.php?f=20&t=60929

Feedback viewtopic.php?f=40&t=65587

Imagem
G_T_I
Amateur
Amateur
Mensagens: 437
Registado: 30 set 2009, 14:55

Re: mario soares?ja vai tarde.

Mensagem por G_T_I »

Só falta dizerem que o Salazar é que era bom como eu ouvi esta semana...

Se alguém conhecer algum político que não encha os bolsos digam... a diferença é que alguns ainda fazem alguma coisa, enquanto que outros só enterram mais o país...
Arad
Pro
Pro
Mensagens: 2630
Registado: 27 ago 2005, 01:10
Veículos: I3 94ah REx | Typ 1/11
Localização: Algures pelo mundo

Re: mario soares?ja vai tarde.

Mensagem por Arad »

Carrizo, com todo o respeito que me mereces, e tendo em conta que o processo de descolonização não seria nunca a gosto de todos, não posso concordar contigo.

Há que distinguir excessos de linguagem infelizes daquilo que realmente interessa, o legado deixado por Mário Soares. A adesão à CEE/UE, o combate ao fascismo e luta pela liberdade são marca de Mário Soares. Não esqueço também o papel de Álvaro Cunhal (e outros) na luta contra o fascismo mas, muito pela ação de Mário Soares, o país não resvalou para um regime totalitário comunista nem voltou a estar em risco de uma nova ditadura.

Convenhamos que a adesão à CEE/UE, por si só, funcionou como fator de desenvolvimento do país, mas também de consolidação do regime democrático.

Mário Soares encheu os bolsos? Concerteza... ou alguém vai para a política para passar dificuldades económicas? O que realmente importa é o que perdura, por décadas, como marca positiva para o futuro.

E por aqui fico, uma vez que há gente muito mais habilitada que eu para falar do assunto.
:arrow: 63' Typ 1/11 limousine de luxe
:arrow: Ex 10' G6 TDi Bluemotion 99g
:arrow: Ex 04' G4 TDi van Pacific
:arrow: Ex 98' G3 TDi van Joker
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: mario soares?ja vai tarde.

Mensagem por carrizog60 »

nao lhe tiro nem nunca tirei esse merito,mas vindo de familia que esteve em angola é impossivel gostar desse senhor.
basta leres um pouco do link que meti e verás a razao.
e sim,acredita que muito do que lá está pelo menos em relaçao ás colonias é verdade,só fomos(eu nao,nao era nascido) portugueses enquanto o dinheiro de angola sangrava direito aos cofres de portugal,depois disso nem portugueses eramos.

uma coisa é a maneira como foi conduzida a descolonizaçao,outra coisa é a maneira como ele tratou quem la estava.
as pessoas hoje ficam furiosas por pagarem 18e no hospital e estarem horas á espera,ou que têm serviços de ensino mediocres.
e entao descontar uma vida,construir uma vida e de um momento para o outro quem te levava o dinheiro simplesmente "cagar" para ti?
dizer que se fosse preciso tambem atirava em ti?mostrar indiferença ao dizer que fosses atirado aos tubaroes?

passar fome e miseria em portugal quando chegaste porque ninguem quis saber de ti?
é que é muito bonito ver as imagens das cidades a comemorar a recem democracia mas nao vamos esquecer que fora das cidades as coisas nao eram assim tao bonitas e nao o foram durante muito tempo.

mais uma vez aconselho a leitura do link acima, e que se metade for verdade ja existia razao para nao haver tantos louvores como houve/há.
nos videos do youtube apenas se ve a atitude,que se perante camaras era assim faz desconfiar de como seria sem ninguem a ver...
dar uma entrevista a dizer que afinal salazar nao era fascista?savimbi mandar abater um aviao portugues que ia buscar diamantes(que vinham como acordo para a entrega dos territorios e nao vinham para portugal,mas sim para soares,indo o seu filho no aviao para os recolher)

é a minha opiniao,fundamentada na vida,sem interesses politicos ou tirando meritos na conquista da democracia.(que ainda hj gostava que me explicassem como é que foi alguem que esteve nos ultimos anos exilado em africa e depois em paris o fez e nao quem cá estava)
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
Arad
Pro
Pro
Mensagens: 2630
Registado: 27 ago 2005, 01:10
Veículos: I3 94ah REx | Typ 1/11
Localização: Algures pelo mundo

Re: mario soares?ja vai tarde.

Mensagem por Arad »

Carrizo, estive junto com uma pessoa durante 7 anos (mãe da minha filha) que tem uma história não muito diferente (no caso os pais), mas em Moçambique.

Se havia coisa que me dava náuseas era a defesa de Salazar/Marcelo, porque viviam bem em África, esquecendo-se dos que aqui passavam mal e sofriam diariamente a repressão do regime.

Entendo a situação... quem está bem não gosta de ficar mal, mas defender o antigo regime esquecendo todos os outros também não está certo.

Nunca disse que Mário Soares é o obreiro do 25 de abril, muito menos sozinho. No entanto, no pós 25 de abril, foi co-responsável pela estabilização do regime democrático e pela adesão do país à UE. Esses méritos perdurarão muito para além da sua morte, independentemente de outras situações menos corretas, ou que tenham corrido mal, como a descolonização.

No entanto pergunto: Algum processo de descolonização, em algum lugar, correu bem? Pois...
:arrow: 63' Typ 1/11 limousine de luxe
:arrow: Ex 10' G6 TDi Bluemotion 99g
:arrow: Ex 04' G4 TDi van Pacific
:arrow: Ex 98' G3 TDi van Joker
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: mario soares?ja vai tarde.

Mensagem por carrizog60 »

atençao que nao defendo nem o regime ditatorial nem salazar,apenas acho que soares foi posto num pedestal que seria para quem nao fez o que ele fez.
nao fosse a participaçao que teve a nivel politico se fosse julgado seria dos piores criminosos lesa patria que ja tivemos...

e o viver bem em africa tinha muito que se lhe diga pois se viviam bem faziam por isso.a mentalidade em portugal era muito atrasada mas quem vivia nas colonias nao tinha culpa disso.

descolonizaçao pode correr bem ou mal,mas da maneira que soares queria só ditadores e piores que isso o fariam.
ja deste uma vista de olhos no link?
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
Arad
Pro
Pro
Mensagens: 2630
Registado: 27 ago 2005, 01:10
Veículos: I3 94ah REx | Typ 1/11
Localização: Algures pelo mundo

Re: mario soares?ja vai tarde.

Mensagem por Arad »

Vi. A forma como é escrito não abona nada a favor da credibilidade do autor, ainda que possa ser verdadeiro.

Sou um bocado exigente com o que leio, em matéria histórica aprecio fontes bem fundamentadas e com uma contextualização do que é citado. Exemplo: Der Spiegel.
:arrow: 63' Typ 1/11 limousine de luxe
:arrow: Ex 10' G6 TDi Bluemotion 99g
:arrow: Ex 04' G4 TDi van Pacific
:arrow: Ex 98' G3 TDi van Joker
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: mario soares?ja vai tarde.

Mensagem por carrizog60 »

e no der spiegel ves a entrevista que deu...
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
Arad
Pro
Pro
Mensagens: 2630
Registado: 27 ago 2005, 01:10
Veículos: I3 94ah REx | Typ 1/11
Localização: Algures pelo mundo

Re: mario soares?ja vai tarde.

Mensagem por Arad »

carrizog60 Escreveu:e no der spiegel ves a entrevista que deu...
Mas uma coisa são os excessos de linguagem, por vezes infelizes, e contextualizados num momento em que qualquer decisão que se tomasse relativamente às colónias não seria perfeita. Outra coisa é o que realmente aconteceu, e aconteceu assim porque os soldados, a dado momento, recusaram-se a combater (e a morrer...) por quem estava nas colónias.

Penso que todos teremos algum familiar que morreu ou veio com graves problemas da guerra colonial, e esse banho de sangue não será, certamente, responsabilidade de Mário Soares.
:arrow: 63' Typ 1/11 limousine de luxe
:arrow: Ex 10' G6 TDi Bluemotion 99g
:arrow: Ex 04' G4 TDi van Pacific
:arrow: Ex 98' G3 TDi van Joker
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: mario soares?ja vai tarde.

Mensagem por carrizog60 »

ok,é o teu ponto de vista,mas mantenho a opiniao...
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
Responder