Farto da incompetencia das oficinas? É este o tópico.

Responder
Omaha
Amateur
Amateur
Mensagens: 267
Registado: 19 out 2007, 02:09

Re: Farto da incompetencia das oficinas? É este o tópico.

Mensagem por Omaha »

Mais uma reclamação da oficina "X", enviada por mail para SIVA:

apoio.clientes@siva.pt

Exmos. Senhores

Venho por este meio apresentar reclamação do vosso concessionário XXXXXXXX, em XXXXXXXX, por hoje, 16/11/2010, me ter sido recusada a assistência à minha viatura alegando o facto de a mesma se encontrar equipada com sistema de GPL, que, aliás, se encontra devidamente homologado e averbado no livrete, cumprindo por isso todos os requisitos legais e de segurança exigidos pela legislação em vigor.

A explicação que me foi dada, pelo recepcionista Sr. XXXXXXXXXXXXX, naturalmente cumprindo instruções superiores, é que não aceitam viaturas modificadas e que só assistiam a viatura caso fosse desmontado o sistema de gpl.

A viatura em causa trata-se de um VW Golf III 1.6 de 1997, com colector de admissão variável, e a razão da deslocação relacionava-se com a falta de acionamento das válvulas do referido colector, por motivo relacionado com a eventual falha do solenóide de controlo do ar do colector de admissão, do diafragma de vácuo ou de problema na cablagem eléctrica.

Do meu ponto de vista é inaceitável que a Volkswagen recuse a assistência de uma viatura a GPL, ainda que estivesse envolvido o manuseamento ou desmontagem de algum componente que afectasse esse sistema, o que não é nitidamente o caso, ou que, por absurdo, as instalações em questão não tivessem condições de ventilação adequadas que pudessem dissipar a remota hipótese de fuga de gás, aquando da reparação a viatura.

Com os melhores cumprimentos.

:roll:
Golf III 1.6 AFT Special
Imagem
Imagem
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Re: Farto da incompetencia das oficinas? É este o tópico.

Mensagem por Vovin Tharos »

loooooooooool

belo motivo para nao aceitarem a viatura...

ja agora, pq recorreste a eles nessa avaria?
Imagem Imagem
Imagem
Omaha
Amateur
Amateur
Mensagens: 267
Registado: 19 out 2007, 02:09

Re: Farto da incompetencia das oficinas? É este o tópico.

Mensagem por Omaha »

Vovin Tharos Escreveu:loooooooooool

belo motivo para nao aceitarem a viatura...

ja agora, pq recorreste a eles nessa avaria?
Recorri a eles porque não dou com o gato:
viewtopic.php?f=31&t=59756
Golf III 1.6 AFT Special
Imagem
Imagem
bora01
Amateur
Amateur
Mensagens: 560
Registado: 04 dez 2010, 00:01
Veículos: Vw Bora TDI AJM >> 180cv

Re: Farto da incompetencia das oficinas? É este o tópico.

Mensagem por bora01 »

Omaha Escreveu:Mais uma reclamação da oficina "X", enviada por mail para SIVA:

apoio.clientes@siva.pt

Exmos. Senhores

Venho por este meio apresentar reclamação do vosso concessionário XXXXXXXX, em XXXXXXXX, por hoje, 16/11/2010, me ter sido recusada a assistência à minha viatura alegando o facto de a mesma se encontrar equipada com sistema de GPL, que, aliás, se encontra devidamente homologado e averbado no livrete, cumprindo por isso todos os requisitos legais e de segurança exigidos pela legislação em vigor.

A explicação que me foi dada, pelo recepcionista Sr. XXXXXXXXXXXXX, naturalmente cumprindo instruções superiores, é que não aceitam viaturas modificadas e que só assistiam a viatura caso fosse desmontado o sistema de gpl.

A viatura em causa trata-se de um VW Golf III 1.6 de 1997, com colector de admissão variável, e a razão da deslocação relacionava-se com a falta de acionamento das válvulas do referido colector, por motivo relacionado com a eventual falha do solenóide de controlo do ar do colector de admissão, do diafragma de vácuo ou de problema na cablagem eléctrica.

Do meu ponto de vista é inaceitável que a Volkswagen recuse a assistência de uma viatura a GPL, ainda que estivesse envolvido o manuseamento ou desmontagem de algum componente que afectasse esse sistema, o que não é nitidamente o caso, ou que, por absurdo, as instalações em questão não tivessem condições de ventilação adequadas que pudessem dissipar a remota hipótese de fuga de gás, aquando da reparação a viatura.

Com os melhores cumprimentos.

:roll:
Estamos mesmo num pais do terceiro mundo.

Tenho um amigo que teve uma avaria num citroen c2 e estava equipado a gpl, além de ter pago 600€ ainda lhe cortaram bastantes fios da cablagem do Gpl, mas ao menos ainda lhe aceitaram o carro, torcendo sempre o nariz dizendo que a avaria era do GPL, mas lá arranjaram a preço do ouro.

Eu pergunto-me há quanto tempo existe carros a GPL em portugal? Será que esses suposto engenheiros já se dedicaram um pouco a explorar o mundo do GPL, e a conhecer mais um pouco o funcionamento do mesmo? Não compreendo como um representante de uma marca muito conceituada, se dão ao luxo, apesar da crise, de recusar uma assistencia a um veiculo, só pelo simples motivo de o carro está equipado a GPL.

Se não têm condições, que as criem, porque não tamos a falar de marcas tipo chevrolet ou Kia, (uppppsss até a chevrolet já tem carros a GPL e não recusam assistencias) acho que estamos a falar de representantes de uma prestigiada marca.

Já tive um carro a GPL sempre entrou em tudo o que era oficina, inclusive na própria marca, oficinas de esquina, caves de mudança de pneus, garagens de oficinas, tudo, isto para mim é o cumulo dos cumulos, é por estas e outras que nem a cor andem de ver do meu carro.

Já agora gostava de saber a resposta da SIVA, se é que vão dar e já agora a que concessionario foste pedir assistência

(ps: se fores de lisboa, conheço um bom mecanico que te pode safar)
Omaha
Amateur
Amateur
Mensagens: 267
Registado: 19 out 2007, 02:09

Re: Farto da incompetencia das oficinas? É este o tópico.

Mensagem por Omaha »

Eles deram resposta.
Disseram que por lei o concessionário estava vedado de parquear a viatura nas instalações, o que é falso.
Basta uma leitura à legislação em vigor para perceber que me quiseram despachar:
Decreto-Lei n.º 136/2006, de 26 de Julho
(...)
Artigo 10.º
Proibição de estacionamento em locais fechados

Não é permitido o estacionamento dos automóveis que utilizam GPL:
a) Em locais fechados, salvo se os mesmos dispuserem de ventilação natural através de aberturas ao nível do tecto e solo que permitam o rápido escoamento para o exterior de uma eventual fuga de gases;
b) (...)
Ora como é evidente para toda a gente, a oficina é um local aberto (2 portões de cada lado) e amplamente ventilado, nem a viatura iria pernoitar dentro dessas instalações, pois existe no exterior parqueamento vedado pertencente ao concessionário.

De qualquer forma, agradeci à SIVA por estar sempre a pensar no melhor para os seus clientes, porque afinal não basta vender bons carros, é preciso que os clientes os mereçam, e para isso há que fazer com que se auto-motivem e tenham que aprender alguma coisita de mecânica, electrónica e sabe-se lá que mais :lol:

Acabei por descobrir por mim como resolver a avaria :wink:
Golf III 1.6 AFT Special
Imagem
Imagem
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Re: Farto da incompetencia das oficinas? É este o tópico.

Mensagem por Vovin Tharos »

entao eles nao fazem assistencia aos veiculos com tecnologia bi-fuel??? espero que quem tenha comprado viaturas com este sistema esteja informado...
Imagem Imagem
Imagem
Arad
Pro
Pro
Mensagens: 2630
Registado: 27 ago 2005, 01:10
Veículos: I3 94ah REx | Typ 1/11
Localização: Algures pelo mundo

Re: Farto da incompetencia das oficinas? É este o tópico.

Mensagem por Arad »

Arad Escreveu:Marcação da repintura da embaladeira para Dezembro. Disponibilizado carro de substituição.

Mais uma vez, atendimento e recepção a 100%, mas eu quero mesmo é o carro bem arranjado.
Finalmente a embaladeira no lugar, pintada de novo e aparentemente sem problemas.

Está na média, serviços de chapa e pintura saem bem à 3ª tentativa... :shock:
:arrow: 63' Typ 1/11 limousine de luxe
:arrow: Ex 10' G6 TDi Bluemotion 99g
:arrow: Ex 04' G4 TDi van Pacific
:arrow: Ex 98' G3 TDi van Joker
gasper
Beginner
Beginner
Mensagens: 2
Registado: 25 jan 2011, 17:30
Localização: Recife - Pernanbuco - Brasil

Re: Farto da incompetencia das oficinas? É este o tópico.

Mensagem por gasper »

já passei por algo semelhante,paguei por peças da suspensão novas.depois de algum tempo os defeitos retornaram,para em outra oficina descobri que as peças eram todas recondicionas das borrachas a amortecedores. :evil:
inkorps
Amateur
Amateur
Mensagens: 628
Registado: 05 mai 2010, 00:13
Veículos: Golf Variant
Localização: Porto

Re: Farto da incompetencia das oficinas? É este o tópico.

Mensagem por inkorps »

Vocês conhecem o regulamento 461/2010 da Comissão Europeia? Se na rede de oficinas oficiais anda tudo mal, pior não pode ficar nas que fornecem o serviço seguindo os mesmos requisitos..digo eu..
Alex_Rodrigues
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 03 fev 2011, 17:28
Veículos: VW GOLF VI 2.0 TDI 110CV Confortline

Re: Farto da incompetencia das oficinas? É este o tópico.

Mensagem por Alex_Rodrigues »

Boa Tarde,

Infelizmente parece que somos obrigados a concordar uns com os outros em relação à reparação dos nossos automóveis (VW, SK), ou seja, que ultimamente já não temos mecânicos, temos sim pessoas a brincarem aos mecânicos e a dizerem-se mecânicos de marca conceituada...

Faço esta observação, porque tenho um GOLF VI 2.0 tdi 110cv de Agosto de 2009 e até à presente data já tive de me dirigir 3 vezes à oficina para tentativa de reparação, e digo, tentativa porque até agora continuo com os mesmos problemas.

Os problemas são:

1- Perca de Potência;
2- Em descida, o carro aparenta ter um "poço" na aceleração;
3- Cheiro a gasóleo queimado junto do condutor e passageiro;
4- Aumento do Ruido do motor;

Ponto 1, é possível um golf 2.0 tdi 110 cv "arrancar" ao mesmo tempo que um 1.6 tdi 105 cv (sem repro) e o 2.0 não o passar! Não, Não é!!! Além disso, algumas vezes noto que o carro parece que se encontra em esforço a 3000rpm em 2ª/3ª.

Ponto 2, é normal um automovel ir a andar perfeitamente e quando entra em numa descida este começar a acelerar e depois parar de acelerar e depois voltar a acelerar, ou seja, não ser uma aceleração constante... graficamente seria algo deste genero |-| . Estranho n é?

Ponto 3, provavelmente quando ligam os vossos carros de manhã a frio podem sentir um cheiro a gasóleo espécie de queimado, mas quando ele está quente e depois de andar certos KM n é muito normal... Cheiro idêntico a quando vão aos terminais rodoviários!

Ponto 4, aumento do ruído quando está frio... Ouço algo como um TAK TAK TAK no trabalhar do motor...

Resumindo, depois deste panorama, devem-se estar a perguntar o que oficina fez? Pois é, a história é sempre a mesma... Deixe ficar o carro (sem viatura de substituição), que vamos verificar! Resposta no levantamento do carro, ligamos o carro à maquina e não verificamos nada... Começo a achar que estará na altura de substituírem a maquina... É que se nós condutores que fazemos km com os nosso carros e "cuidamos" deles não conseguimos detectar os problemas, ou melhor, detectamos mas a MACHINE diz que não se verifica nada, começam a olhar para nós como os "desequilibrados" e picuinhas... Quando na realidade, só queremos resolver os problemas antes que a garantia acabe evitando pagar fortunas para depois da garantia eles resolverem e verificarem esses tais problemas anteriormente referidos por nós!!!

Pessoal, cumprimentos e boa sorte com os aprendizes de mecânicos...
inkorps
Amateur
Amateur
Mensagens: 628
Registado: 05 mai 2010, 00:13
Veículos: Golf Variant
Localização: Porto

Re: Farto da incompetencia das oficinas? É este o tópico.

Mensagem por inkorps »

Alex_Rodrigues Escreveu:...

Ponto 1, é possível um golf 2.0 tdi 110 cv "arrancar" ao mesmo tempo que um 1.6 tdi 105 cv (sem repro) e o 2.0 não o passar! Não, Não é!!! Além disso, algumas vezes noto que o carro parece que se encontra em esforço a 3000rpm em 2ª/3ª.

Ponto 2, é normal um automovel ir a andar perfeitamente e quando entra em numa descida este começar a acelerar e depois parar de acelerar e depois voltar a acelerar, ou seja, não ser uma aceleração constante... graficamente seria algo deste genero |-| . Estranho n é?
Boas!

Como eu te percebo, já tenho a minha dose..

Deixei só esses dois ponto pq em relação a esses também senti o mesmo. Não fui à oficina, fiz uma coisa que foi puxar pelo motor. Em relação às rotações a minha carrinha (1.6) não apresenta esse esforço, alias não parece em esforço em nenhuma mudança a partir da 1800rpm. Só lamento é abaixo disso em 1ª, não tem a prestação que eu esperava.
O que fiz, relativamente ao teu ponto 2, foi libertar mais o motor levando a carrinha (já quente) para a AE e arrancando e levando até ao corte em todas as mudanças. Ficou a parecer um motor diferente!
Ainda faz alguma um pouco isso que relatas nas descidas, mas nada que se compare com o que era. Não sei qual é o teu estilo de condução, mas se andares para fazer consumos baixos o motor vai ficando mais preso. Penso que não se deve puxar só nas relações mais altas, isso já acontece naturalmente quando andas em AE. Importante é começar nas mais baixas e levar o "esticão" até as mais altas..
Isto foi a minha experiência, eu não sou nenhum expert..

O que colocas no ponto 1 também não pode ser entendido tão linearmente. Depende de mais factores que só o motor. Depende de condutor, rodagem, estado e tipo de pneu, nivel de equipamento, nº de pessoas e peso que vá dentro do carro, quantidade de gasoleo no tanque..acho que são motores muito parecidos, mas como disse não sou nenhum espert só tenho uma ideia das coisas e tento aprender mais nos forum e conversas com a malta..

Espero ter ajudado de alguma maneira.. :)
Alex_Rodrigues
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 03 fev 2011, 17:28
Veículos: VW GOLF VI 2.0 TDI 110CV Confortline

Re: Farto da incompetencia das oficinas? É este o tópico.

Mensagem por Alex_Rodrigues »

Boas Inkorps,

Desde já obrigado pela ajuda....

O meu carro tem 45000km e realmente nunca puxei as mudanças mais baixas até ao corte o mesmo não posso dizer das mais altas, no entanto, irei ver se isso resolve no meu.

Em relação, ao ponto 2, é verdade não pode ser entendido tao linearmente... So que apresentando o cenário seguinte vais entender o que digo, 10euros de gasoleo no tanque, 1 pessoa dentro do carro, pneus com 30000km (na altura), equipamento de um confortline, quer dizer eu também não sou um expert mas achei estranho e depois de apresentado esta situação à oficina VW esles também acharam estranho...

Um abraço,
inkorps
Amateur
Amateur
Mensagens: 628
Registado: 05 mai 2010, 00:13
Veículos: Golf Variant
Localização: Porto

Re: Farto da incompetencia das oficinas? É este o tópico.

Mensagem por inkorps »

De nada!

Ainda ontem puxei pela carrinha quando vinha de Braga, ao passar nas portagens ao chegar ao Porto. Foi sempre a dar gás, é que penso que a acumulação no FAP também corta qualquer coisa e fazer muita cidade ajuda mais a entupir..

Para trás se calhar não devia ficar, pelo menos ao mesmo nível..não sei..não acho que as diferenças sejam assim tantas a entre os dois motores para poder dizer que o 2.0 110cv anda mais que o 1.6 105cv..qual é o binário do teu? Como é que esta escalonada a tua caixa em relação ao 1.6? Os pneus são da mesma marca?
Alex_Rodrigues
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 03 fev 2011, 17:28
Veículos: VW GOLF VI 2.0 TDI 110CV Confortline

Re: Farto da incompetencia das oficinas? É este o tópico.

Mensagem por Alex_Rodrigues »

Uiii!!!

O binário é 250Nm se não estou em erro... o resto não te sei responder, mas realmente esse é o menor dos meus problemas agora o resto.... É mesmo falha "deles"...
pedrocoelho98
Expert
Expert
Mensagens: 775
Registado: 11 dez 2008, 19:17

Re: Farto da incompetencia das oficinas? É este o tópico.

Mensagem por pedrocoelho98 »

O ponto 2 é perfeitamente normal. Há uma altura em que o carro corta a injecção de combustível em descida. Se o pé do acelerador carregar um bocadinho de nada ele volta a injectar e daí esta sensação. Ou carregas no acelerador suavemente ou largas um bocadinho. Normal.
VW Golf VI in the house!!
viewtopic.php?f=67&t=40935
Responder