Golf GTD esmaga toda a concorrência

Responder
Arad
Pro
Pro
Mensagens: 2630
Registado: 27 ago 2005, 01:10
Veículos: I3 94ah REx | Typ 1/11
Localização: Algures pelo mundo

Re: Golf GTD esmaga toda a concorrência

Mensagem por Arad »

Gonanvo Escreveu:
Arad Escreveu:Na conjuntura actual, e com a política de downsizing da VW, é capaz de ser mais proveitosa a evolução do 1.6TDi, até para marcar posição face aos outros modelos que fazem volume de vendas neste segmento.
Pois eu também acredito nisso mas não sou muito a favor sinceramente.

Perdeu-se, ou não, muito tempo nos velhinhos PD's, para depois voltarem "atrás" com estes 1.6CR... que não são a referência no segmento, pelo menos em valores de potência - e do que li não são os mais rápidos. Há o JTD de 120cv, os DCi de 110cv... e a VW com os 105cv. Claro que o motor tem margem de manobra para chegar a outros valores, mas por exemplo em termos de binário nunca vão chegar a valores de um 2l.

E apesar de este motor ser mais pequeno, tanto quanto sei não veio baixar o preço do carro em si. Claro que há as questões ambientais e de eficiência but..
A VW estava sozinha a utilizar a tecnologia PD, e a passagem para CR justifica-se por uma questão de economias de escala e custos de produção. A conversa das emissões poluentes não cola, um Golf V bluemotion 1.9TDi emitia 119g e ainda tinha margem para emitir menos, usando o start-stop por exemplo.

Acredito que o 1.6 possa ser uma base com muito potencial, mas nesta fase ainda não provou nada face ao antigo 1.9, porque ainda não o superou em muitas coisas. Para já apenas o superou em silêncio e suavidade, porque em consumos e performance ainda não chegou lá, e para atestar a sua fiabilidade é muito cedo.

Quanto ao facto de haver multijet de 120cv e HDi de 110cv, etc... aí não me preocupam nada os 5/15cv a menos do 1.6TDi que ainda está no início da sua evolução. O multijet não o conheço, mas face ao dCi e HDi, posso dizer que o TDi tem um trabalhar que mal se ouve e uma qualidade de utilização bem melhor. Mesmo que os outros até andem mais...
:arrow: 63' Typ 1/11 limousine de luxe
:arrow: Ex 10' G6 TDi Bluemotion 99g
:arrow: Ex 04' G4 TDi van Pacific
:arrow: Ex 98' G3 TDi van Joker
Gonanvo
Admin
Admin
Mensagens: 1233
Registado: 26 nov 2004, 17:09
Contacto:

Re: Golf GTD esmaga toda a concorrência

Mensagem por Gonanvo »

Black_TDI Escreveu:neste momento o GTD é uma boa opçao, o Serie 1 esta incluido nos carros da BMW que têm todos design parecidos, nao mudam a forma do tablier á anos e o quadrante é o mesmo á 30 anos lol.. a BMW precisa de rever alguns aspectos e com isto perde para os outros para ja nao falar de preços..
Acho que por exemplo em qualidade de alguns materiais interiores... sim tens razão. A questão dos quadrantes é relativa... se fores a ver dos Mercs também não mudam muito... ponteiro grande da velocidade grande ao meio, rotações à direita e à esquerda temperatura e combustível. No caso da BMW, acabam por ter um design simplista, mas se fores a ver agora dos novos Série 5 / 7 já são diferentes e agora tem o fundo em branco. Em todo o caso não se "mede" um carro pelo quadrante... :lol:
Arad Escreveu:
A VW estava sozinha a utilizar a tecnologia PD, e a passagem para CR justifica-se por uma questão de economias de escala e custos de produção. A conversa das emissões poluentes não cola, um Golf V bluemotion 1.9TDi emitia 119g e ainda tinha margem para emitir menos, usando o start-stop por exemplo.

Acredito que o 1.6 possa ser uma base com muito potencial, mas nesta fase ainda não provou nada face ao antigo 1.9, porque ainda não o superou em muitas coisas. Para já apenas o superou em silêncio e suavidade, porque em consumos e performance ainda não chegou lá, e para atestar a sua fiabilidade é muito cedo.

Quanto ao facto de haver multijet de 120cv e HDi de 110cv, etc... aí não me preocupam nada os 5/15cv a menos do 1.6TDi que ainda está no início da sua evolução. O multijet não o conheço, mas face ao dCi e HDi, posso dizer que o TDi tem um trabalhar que mal se ouve e uma qualidade de utilização bem melhor. Mesmo que os outros até andem mais...
A questão da tecnologia PD ou CR… não sei se será bem assim. Para todos os efeitos, a VW tem “meia dúzia” de marcas por conta dela, isto é, não há partilha de motores como o grupo PSA, como a Renault com a Nissan, etc.
Para já e tanto quanto sei estes novos CR (tanto o 1.6 como o 2.0) são bastante fiáveis! A questão do silêncio e suavidade… é típica dos CR, podes atestar isso em qualquer motor do género – até porque a tecnologia usada é a mesma. Podes é dizer que no Golf a qualidade de insonorização é melhor, e aí não tenho dúvidas.
Relativamente ao outro ponto que referes… o meu ponto é:
Nos anos 70 quando a VW lançou o Golf I D, provavelmente não havia rivais…
…quanto foi lançado o Golf II GTD também não devia haver uma grande concorrência, e fora isso os motores tinham uma boa performance e uma grande fiabilidade – a comprová-lo os que ainda hoje andam ai…
…quando apareceu o Golf III GT TDI de 110cv não me lembro de nenhum carro que lhe fizesse frente, nem em performances nem consumos nem em fiabilidade… (alguém se lembra dos 18tds de 90cv? :lol: )…
…quando apareceu o PD150 no Golf IV, no segmento era a referência – e ainda hoje é capaz de se bater com actuais motores de potências semelhantes…
…Golf V e os motores a gasóleo vou me escusar de comentar…
…e agora no Golf VI recuperou-se algum do prestigio em termos de motores que se tinha perdido no Golf V, com o senão do rival série 1.

O meu ponto, e onde eu quero chegar é: depois de tantos anos na liderança em termos de motorizações diesel, perdeu-se essa liderança, não só porque os concorrentes se tornaram mais fortes como também por demérito da VW…
Arad
Pro
Pro
Mensagens: 2630
Registado: 27 ago 2005, 01:10
Veículos: I3 94ah REx | Typ 1/11
Localização: Algures pelo mundo

Re: Golf GTD esmaga toda a concorrência

Mensagem por Arad »

Pois, mas só recentemente a BMW passou a ser concorrência para a VW, e mesmo assim isto é algo discutível pela diferença de conceitos...

Porque actualmente, se excluires o série 1 no rendimento dos motores diesel... o Golf continua acima dos outros todos no segmento, não só nas motorizações diesel de topo, como na qualidade de construção, em que sempre foi melhor.

Quanto aos mk5 diesel... o 1.9 com caixa de 6 é muito bom. Os outros também não quero comentar.

Não podemos reduzir o sucesso do Golf a motores diesel d etopo, o que faz do Golf a história de sucesso que conhecemos é o conjunto, que não tem pontos fracos.
:arrow: 63' Typ 1/11 limousine de luxe
:arrow: Ex 10' G6 TDi Bluemotion 99g
:arrow: Ex 04' G4 TDi van Pacific
:arrow: Ex 98' G3 TDi van Joker
Gonanvo
Admin
Admin
Mensagens: 1233
Registado: 26 nov 2004, 17:09
Contacto:

Re: Golf GTD esmaga toda a concorrência

Mensagem por Gonanvo »

Arad Escreveu:Pois, mas só recentemente a BMW passou a ser concorrência para a VW, e mesmo assim isto é algo discutível pela diferença de conceitos...

Porque actualmente, se excluires o série 1 no rendimento dos motores diesel... o Golf continua acima dos outros todos no segmento, não só nas motorizações diesel de topo, como na qualidade de construção, em que sempre foi melhor.

Quanto aos mk5 diesel... o 1.9 com caixa de 6 é muito bom. Os outros também não quero comentar.

Não podemos reduzir o sucesso do Golf a motores diesel d etopo, o que faz do Golf a história de sucesso que conhecemos é o conjunto, que não tem pontos fracos.
Pode ser e pode não ser comparável.. a meu ver é!

Em termos de conjunto sim, é um carro muito completo... mas por exemplo, em termos de suspensão até ao Golf III praticamente não houve evolução... no Golf IV também pouco se evoluiu, e só quando se chega ao Golf V é que há uma evolução notória! A questão dos pontos fracos... não será fracos mas sim pontos menos bons! :lol: :wink:
Arad
Pro
Pro
Mensagens: 2630
Registado: 27 ago 2005, 01:10
Veículos: I3 94ah REx | Typ 1/11
Localização: Algures pelo mundo

Re: Golf GTD esmaga toda a concorrência

Mensagem por Arad »

O grande passo em frente do Golf V foi mesmo ao nível do chassis. Depois perdeu em coisas onde o IV era fortíssimo, como a apresentação interior (não a qualidade, porque a montagem do V é mais sólida) e a estética.

O V pode parecer um retrocesso a vários níveis, sobretudo para quem teve o IV, mas evoluiu onde o IV não era muito forte, e a prova de que o chassis é muito válido é que o VI no fundo é uma remodelação do V, e um chassis de 2003 permanece muito actual 7 anos depois.
:arrow: 63' Typ 1/11 limousine de luxe
:arrow: Ex 10' G6 TDi Bluemotion 99g
:arrow: Ex 04' G4 TDi van Pacific
:arrow: Ex 98' G3 TDi van Joker
Gonanvo
Admin
Admin
Mensagens: 1233
Registado: 26 nov 2004, 17:09
Contacto:

Re: Golf GTD esmaga toda a concorrência

Mensagem por Gonanvo »

Arad Escreveu:O grande passo em frente do Golf V foi mesmo ao nível do chassis. Depois perdeu em coisas onde o IV era fortíssimo, como a apresentação interior (não a qualidade, porque a montagem do V é mais sólida) e a estética.

O V pode parecer um retrocesso a vários níveis, sobretudo para quem teve o IV, mas evoluiu onde o IV não era muito forte, e a prova de que o chassis é muito válido é que o VI no fundo é uma remodelação do V, e um chassis de 2003 permanece muito actual 7 anos depois.
A apresentação do Golf IV, era e é muito boa, acho que mesmo passados 12 anos desde o lançamento ainda consegue estar actual. Em relação à montagem sim, no Golf V é mais sólida... e mesmo alguns materiais acho q também é melhor.

Em relação ao resto concordo. :wink:
Black_TDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 465
Registado: 20 mar 2005, 01:48

Re: Golf GTD esmaga toda a concorrência

Mensagem por Black_TDI »

Caro Gonanvo, mercedes evoluiu mto em termos de interior.. eu tenho o W202, W203 e W204 sei bem a evoluçao! :wink:
Quando ao Golf IV realmente é fraco de chassis e peca mto por falta de rigidez e resistencia á torçao para nao falar do eixo traseiro :wink: Em relaçao á estetica o IV marcou a diferença mto pela ligaçao paines/parachoques e isso ajuda a que ainda se mantenha actual entre outras coisas..
O V foi realmente um avanço nesse aspecto!
VW Golf IV TDI
Gonanvo
Admin
Admin
Mensagens: 1233
Registado: 26 nov 2004, 17:09
Contacto:

Re: Golf GTD esmaga toda a concorrência

Mensagem por Gonanvo »

Black_TDI Escreveu:Caro Gonanvo, mercedes evoluiu mto em termos de interior.. eu tenho o W202, W203 e W204 sei bem a evoluçao! :wink:
Quando ao Golf IV realmente é fraco de chassis e peca mto por falta de rigidez e resistencia á torçao para nao falar do eixo traseiro :wink: Em relaçao á estetica o IV marcou a diferença mto pela ligaçao paines/parachoques e isso ajuda a que ainda se mantenha actual entre outras coisas..
O V foi realmente um avanço nesse aspecto!
Em relação ao que dizes relativamente aos Mercs... de certa forma discordo. A qualidade de construção e de interiores sempre se manteve a um bom nível, em termos estéticos acaba por ser sempre mais do mesmo, linhas sóbrias com a habitual iluminação laranja, e a troca de uns botões aqui e ali. O que a Mercedes agora tem conseguido é apelar a uma clientela mais jovem e desmarcar-se do preconceito de que "Mercedes" é para velhos, construtores civis ou taxistas - e isto à custa da estética/dinâmica mais desportiva e motores mais interessantes e a par da concorrência.
Black_TDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 465
Registado: 20 mar 2005, 01:48

Re: Golf GTD esmaga toda a concorrência

Mensagem por Black_TDI »

é uma opiniao! posso meter umas fotos para veres as diferenças do w202 até ao novo w204 mas acho que as conheces..
Em relação á BMW a continuar assim esta num mau caminho no meu ponto de vista (disseram-me que as vendas do novo serie 5 estao más) pq as pessoas cansam-se de linhas identicas em todos os carros..
abraço
VW Golf IV TDI
Gonanvo
Admin
Admin
Mensagens: 1233
Registado: 26 nov 2004, 17:09
Contacto:

Re: Golf GTD esmaga toda a concorrência

Mensagem por Gonanvo »

Black_TDI Escreveu:é uma opiniao! posso meter umas fotos para veres as diferenças do w202 até ao novo w204 mas acho que as conheces..
Em relação á BMW a continuar assim esta num mau caminho no meu ponto de vista (disseram-me que as vendas do novo serie 5 estao más) pq as pessoas cansam-se de linhas identicas em todos os carros..
abraço
Claro, e cada um tem a sua.

Sim conheço bem tanto o W202 como W204, o W203 também já conduzi mas foi apenas um pequeno contacto. Apesar de tudo... conheço bem a gama Mercedes, desde os velhinhos W123, passando pelos W201, até aos mais modernos W219 (o meu preferido :lol:)...

Em relação aos bimmers.. é verdade que os carros são todos iguais ou semelhantes... mas é melhor não é irmos por aí, olhas para a Audi e o caso não é muito melhor, ao ponto de confundir facilmente um A8 com um simples A4 ou A5SB...
E falando em concreto do novo Série 5, apesar das linhas serem iguais/semelhantes aos outros, o interior está fabuloso! Vai a concessionário e vê. :wink:
TORRES
Expert
Expert
Mensagens: 882
Registado: 27 dez 2004, 00:25
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Golf GTD esmaga toda a concorrência

Mensagem por TORRES »

Gonanvo Escreveu:
Vovin Tharos Escreveu:sim, claro que do segmento...

sinceramente, o serie 1, nao me cativa... e para estar no segmento do Golf... deixa muito a desejar...espaço traseiro, é perto de nulo, mala...é mesmo isso, para levar 1 mala pq a segunda ja nao cabe...lol
Sim espaço e versatilidade não são de todo argumentos do Série 1... mas dinâmica, condução, motor sim. E a tracção traseira é um argumento muito forte também, mas como é evidente não para todos.
Arad Escreveu:E há sempre o 123d. Com ainda mais motor...

Aguardo o 2.0 Bi-TDi...
Pois ainda não percebi bem a "jogada" ou não do grupo VW - o 23d já tem uns anitos, deve tar quase a sofrer o update para os 211cv, a Mercs já tem o 250cdi que tem os mesmos 204cv mas uns mais simpáticos 500Nm... e a VW continua sem responder. A questão no caso do Golf... é que um eventual 2l diesel com ~200cv acabaria por "matar" o GTI, que tem 210cv, e mais que isso, o GTD não é muito mais lento que o GTI, com menos 40cv - já vi um video em pista do comparativo e em arranque o GTD sai à frente. Mas em todo o caso, há o A3 (que já vai com 7 anos...), o Leon, Scirocco e outros carros que podem levar um motor do género. :idea:

Em arranque o GTD sai a frente do GTI?

Ve o video:

http://www.youtube.com/watch?v=Y1mecxkvk98

40cv fazem moça.
Gonanvo
Admin
Admin
Mensagens: 1233
Registado: 26 nov 2004, 17:09
Contacto:

Re: Golf GTD esmaga toda a concorrência

Mensagem por Gonanvo »

TORRES Escreveu:
Em arranque o GTD sai a frente do GTI?

Ve o video:

http://www.youtube.com/watch?v=Y1mecxkvk98

40cv fazem moça.
Take a look:

http://www.youtube.com/watch?v=C8rfk3xllvQ
TORRES
Expert
Expert
Mensagens: 882
Registado: 27 dez 2004, 00:25
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Golf GTD esmaga toda a concorrência

Mensagem por TORRES »

Gonanvo Escreveu:
TORRES Escreveu:
Em arranque o GTD sai a frente do GTI?

Ve o video:

http://www.youtube.com/watch?v=Y1mecxkvk98

40cv fazem moça.
Take a look:

http://www.youtube.com/watch?v=C8rfk3xllvQ
So um arranque, o GTI pode ter arrancado mal! Nao sei, no meu video fazem 3 arranque do qual um deles o GTI não saiu tao bem, mas nos outros dois nota-se bem que o GTI deixa logo o GTD para tras.

Depois a prova, quantas vezes o GTD saiu da pista? Quantas vezes o GTI saiu da pista?
Pois, GTI nem ma vez! Nota-se perfeitamente que o gajo do GTD estava a esticar-se bem mais que o gajo do GTI! Se o gajo do GTI conduzi-se da mesma maneira que o do GTI, a distancia seria maior! Mesmo assim e apesar da condução mais calma do gajo do GTI, da para ver a diferença. Imagina entao se a condução do GTI fosse mais bruta como o gajo do GTD estava a fazer.
TORRES
Expert
Expert
Mensagens: 882
Registado: 27 dez 2004, 00:25
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Golf GTD esmaga toda a concorrência

Mensagem por TORRES »

Gonanvo Escreveu:A questão no caso do Golf... é que um eventual 2l diesel com ~200cv acabaria por "matar" o GTI, que tem 210cv, e mais que isso, o GTD não é muito mais lento que o GTI, com menos 40cv - já vi um video em pista do comparativo e em arranque o GTD sai à frente. Mas em todo o caso, há o A3 (que já vai com 7 anos...), o Leon, Scirocco e outros carros que podem levar um motor do género. :idea:
Pos isso é que eu digo, o GTI para ter esse nome deveria ser mais potente. 210cv hoje num carro destes é pouco!
Deveria ter pelo menos 230cv. 250cv era o ideal!
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Re: Golf GTD esmaga toda a concorrência

Mensagem por Vovin Tharos »

e metiam o R32 com quanto??? ha que ter em conta toda a gama, e nao olhar para 2 modelos somente...
Imagem Imagem
Imagem
Responder