Golf VII para 2012

Responder
CAlves
Pro
Pro
Mensagens: 1186
Registado: 24 dez 2009, 00:36

Re: Golf VII para 2012

Mensagem por CAlves »

AugustoT Escreveu:Fui hoje de manha ver o carro, e sinceramente fiquei um pouco desiludido...
Tem um interior muito bonito, mas fica uns furos bem a baixo de classe A, A3 e Serie 1 em termos qualitativos...
O exterior achei demasiado banal, perdeu um pouco a agressividade que tinha na frente. E aquela traseira ainda não me convenceu minimamente.

Pode ser que quando vir o GTD me faça mudar de opinião. Mas neste momento não o comprava.
Compreendes agora melhor o que eu já andava a dizer desde que o vi em Paris? :wink:

Não só acho que qualitativamente fica uns furos abaixo desses (principalmente do "primo" A3), como nem sequer se destaca do nosso VI!
Esteticamente acho que houve uma ligeira melhoria, sempre gostei das consolas viradas para o condutor. Mas não chega para convencer.

Exteriormente e para quem tem um VI (especialmente se "artilhado" como o meu), o VII não aquece nem arrefece.
Acho bonito se for uma versão Highline com as jantes 18", xénon e LEDs atrás (já vi os farolins em Paris e são bonitos, mas ainda não estão disponíveis) e - muito importante - desde que monte o 2.0 TDI 150cv ou o 1.4 TSI 140cv (que é para ter dupla ponteira e eixo multi-link atrás). :lol:
GTI e GTD, esses sim, não vão precisar de muito para convencer, o problema é que não me acredito que venham a custar menos que os antecessores.

Eu conheço o Tiago pessoalmente - pena que ande sempre muito afastado e nunca tenha aberto um DB do seu "pobre" VI - e acho que sei o porquê daquelas palavras ou daquele certo "deslumbramento".
A minha resposta vai no sentido de o "trazer à terra", estou curioso para ver os contra-argumentos (se bem que contra factos é difícil).
Se falhar nessa "missão", também não há-de tardar muito: será quando ele ouvir o valor de retoma que lhe vão atribuir ao VI (sem querer ser mauzinho, mas existe uma realidade de mercado que não se pode ignorar).

Cada um é livre de se acreditar no que quiser (inclusive no que a imprensa dita "especializada" diz). Não sei quais são os conceitos de qualidade das outras pessoas. Mas também acho que há coisas que são por demais evidentes.
VW Liebhaber Escreveu:Estão a comparar um VW a marcas Premium (BMW, Audi, MB), obviamente não tem a mesma qualidade. Comparem com os verdadeiros rivais e aí sim digam se é ou não mais fraco. :wink:

Comparem com o Astra, Focus, Megane, etc.

...
O "encanto" que o Golf tem para mim, é que considero-o um patamar abaixo dos Premium, mas um patamar acima dos outros generalistas.
Se tivesse existido evolução, então o Golf ter-se-ia mantido nesse patamar, mas o que parece é que desceu qualquer coisita. Se é para se assumir como alternativa aos Premium (porque é esse o seu posicionamento de mercado), então havia que no mínimo "manter o nível". Assim, são precisamente os Astra, Focus e Megane que ficam (e provavelmente irão ficar ainda mais, nas suas futuras gerações) mais próximos do Golf. E o novo Leon, esse então deu um passo de gigante nessa direcção!

Mas estou apenas a falar em qualidade "aparente", não a qualidade "real". Esta só com o tempo é que se vão poder tirar conclusões.

Finalizo dizendo que não descarto uma futura compra de um VII, mas no meu caso apenas por questões de motorização. Se tivesse um 2.0 TDI 140cv no meu VI (como o Augusto tem), essa hipótese muito dificilmente se colocaria.
VW Golf VI 1.6 TDI DSG Highline MY2010

.: Imagem

.: DB do Cinzentinho
Avatar do Utilizador
AugustoT
Pro
Pro
Mensagens: 3531
Registado: 08 ago 2012, 19:34
Veículos: Vw Passat B8; Vw Amarok

Re: Golf VII para 2012

Mensagem por AugustoT »

Agora compreendo o que tinhas falado. ;)
Tendo em conta o motor que tenho, e o facto de ter um Highline, muito dificilmente trocaria o meu por um VII 2.0 TDI 150cv. Em ultima hipótese trocaria por um GTD, quando este sair e se gostasse do carro.

Mas fiquei mesmo desiludido. :(
VW Liebhaber
Pro
Pro
Mensagens: 3107
Registado: 16 abr 2005, 12:11
Veículos: Golf MK4 1.8 TURBO 20V - 1998
Localização: Cambridge

Re: Golf VII para 2012

Mensagem por VW Liebhaber »

CAlves, sim a qualidade "aparente" nos concorrentes diretos é elevada, mas a real...não serão necessários muitos anos para descobrir a diferença, como aliás sempre assim foi.

Sabes que desde que a Audi teve o A3 a VW reduziu a fasquia no Golf...e a partir daí os concorrentes foram-se aproximando, porque até aí...nenhum sequer se aproximava dum Golf.

Quem tinha um Premium e queria um 2º carro mais pequeno comprava o Golf, agora já existem opções dentro dos Premium (A3, série 1, classe A), e o Golf perde muita dessa clientela.
Arad
Pro
Pro
Mensagens: 2630
Registado: 27 ago 2005, 01:10
Veículos: I3 94ah REx | Typ 1/11
Localização: Algures pelo mundo

Re: Golf VII para 2012

Mensagem por Arad »

Tudo começa no A3 8L e no Golf contemporâneo, o IV. Foi a geração em que os 2 modelos estiveram mais aproximados. Aparentemente o A3 era inferior, mas o tempo revelou a fragilidade de alguns acabamentos e materiais do IV, à partida mais requintados.

A partir daí cavou-se um fosso entre os 2 modelos, e ao que parece agora está mais acentuado que nunca. O que é certo é que o meu VI tem alguns, felizmente poucos, ruídos parasitas, mesmo não andando frequentemente em pisos degradados, e um amigo meu tem um A3 8P de 2003, a caminho dos 200000km, com ZERO ruídos parasitas. Sólido como uma rocha.

Quanto aos "outros", supostamente os meganes são-nos apresentados como o patamar imediatamente abaixo do Golf, e o que vi foi cortes no forro do tejadilho sem qualquer acabament junto do pára brisas, borrachas de contacto do tablier com o pára brisas a saltarem fora do sítio, pele do volante a descolar junto aos comandos, rubber touch em grandes extensões a descascar na consola central, e aquele bater de portas frágil, a parecer cartão.

Não conheço o VII, dificilmente verei algum em Santa Cruz das Flores (nem um VI vejo...), mas em meados de Dezembro já vou ver e aí emitirei a minha opinião.

No passado, antes de existir Audi A3, o compacto premium era o VW Golf. Poucos se aproximavam da qualidade do Golf III à época, talvez só mesmo o Toyota Corolla. Depois talvez o Astra F em alguns materiais. O resto é demasiado mau.
:arrow: 63' Typ 1/11 limousine de luxe
:arrow: Ex 10' G6 TDi Bluemotion 99g
:arrow: Ex 04' G4 TDi van Pacific
:arrow: Ex 98' G3 TDi van Joker
VGolf
Amateur
Amateur
Mensagens: 439
Registado: 12 ago 2008, 10:52

Re: Golf VII para 2012

Mensagem por VGolf »

Encomendado um cá para casa. Chega na proxima Quarta!!! :D :oops:
Avatar do Utilizador
AugustoT
Pro
Pro
Mensagens: 3531
Registado: 08 ago 2012, 19:34
Veículos: Vw Passat B8; Vw Amarok

Re: Golf VII para 2012

Mensagem por AugustoT »

VGolf Escreveu:Encomendado um cá para casa. Chega na proxima Quarta!!! :D :oops:
Ai vem o primeiro DB de um VII. ;)
Slyfer
Pro
Pro
Mensagens: 2131
Registado: 16 jun 2010, 11:02
Localização: Coimbra

Re: Golf VII para 2012

Mensagem por Slyfer »

Ainda não abriram foi categoria do VII LOL
Mk3 TDI Black Edition :twisted:
Mk3 TDI
Audi A6 8)
CAlves
Pro
Pro
Mensagens: 1186
Registado: 24 dez 2009, 00:36

Re: Golf VII para 2012

Mensagem por CAlves »

Arad Escreveu:Tudo começa no A3 8L e no Golf contemporâneo, o IV. Foi a geração em que os 2 modelos estiveram mais aproximados. Aparentemente o A3 era inferior, mas o tempo revelou a fragilidade de alguns acabamentos e materiais do IV, à partida mais requintados.

A partir daí cavou-se um fosso entre os 2 modelos, e ao que parece agora está mais acentuado que nunca. O que é certo é que o meu VI tem alguns, felizmente poucos, ruídos parasitas, mesmo não andando frequentemente em pisos degradados, e um amigo meu tem um A3 8P de 2003, a caminho dos 200000km, com ZERO ruídos parasitas. Sólido como uma rocha.

Quanto aos "outros", supostamente os meganes são-nos apresentados como o patamar imediatamente abaixo do Golf, e o que vi foi cortes no forro do tejadilho sem qualquer acabament junto do pára brisas, borrachas de contacto do tablier com o pára brisas a saltarem fora do sítio, pele do volante a descolar junto aos comandos, rubber touch em grandes extensões a descascar na consola central, e aquele bater de portas frágil, a parecer cartão.

Não conheço o VII, dificilmente verei algum em Santa Cruz das Flores (nem um VI vejo...), mas em meados de Dezembro já vou ver e aí emitirei a minha opinião.

No passado, antes de existir Audi A3, o compacto premium era o VW Golf. Poucos se aproximavam da qualidade do Golf III à época, talvez só mesmo o Toyota Corolla. Depois talvez o Astra F em alguns materiais. O resto é demasiado mau.
Totalmente de acordo com os primeiros dois parágrafos.

Já em relação ao terceiro, acho que levas demasiado à letra quando se diz que o Megane está mais próximo.
A aparente aproximação de Megane (e outros) está a ser mais por demérito do Golf (desde o IV) do que outra coisa. É isso que me deixa chateado.

De qualquer forma e pelo menos para mim, o Megane está longe de ser o "patamar imediatamente abaixo do Golf". Nesta "categoria" (chamemos-lhe assim) eu incluiria os seguintes modelos (sem ordenação de qualquer espécie): KIA Ceed, Hyundai i30 (e antes que alguém torça o nariz, sugiro que os vão ver "com olhos de ver"), Opel Astra (apesar de nesta última geração ter sofrido um downgrade de material nas portas traseiras, mas aparentemente o Golf foi pelo mesmo caminho), Ford Focus, Alfa Giulietta e o novo SEAT Leon.

Depois temos o "patamar abaixo desse patamar", com os Renault Megane, Peugeot 308 (este último melhorou imenso face ao 307, mas a construção ainda tem algumas falhas, apesar de me parecer melhor que no Megane), Citroen C4 (embora admita estar a ser injusto, falo apenas do que me parece) e FIAT Bravo. Mas estes levam grande vantagem em termos de preço, especialmente na Renault que costuma fazer descontos/ofertas brutais.

A grande distinção que faço entre estes dois "grupos" é que confio mais na qualidade de construção dos primeiros do que na dos segundos, porque em termos de materiais a coisa pode ser muito discutível.

Cá esperamos a tua opinião sobre a avaliação "in loco" do VII. :wink:
VW Golf VI 1.6 TDI DSG Highline MY2010

.: Imagem

.: DB do Cinzentinho
Arad
Pro
Pro
Mensagens: 2630
Registado: 27 ago 2005, 01:10
Veículos: I3 94ah REx | Typ 1/11
Localização: Algures pelo mundo

Re: Golf VII para 2012

Mensagem por Arad »

Por isso escrevi nesta forma: "Supostamente os meganes são-nos apresentados como o patamar imediatamente abaixo do Golf".

Apresentam-nos o produto megane como tal, a marca e a imprensa, mas a realidade não é essa. Os novos Cee'd e i30 nao os conheço, mas os anteriores são igual ou melhor construídos que os megane III. O mesmo raciocínio para Astra e Focus. Isto em termos de qualidade aparente. A qualidade real falamos dela daqui a alguns anos.

O Golf IV não o considero um paradigma assim tão grande de qualidade de construção. Em novo teve um impacto brutal, mas alguns dos materiais que espantaram pelo bom aspecto e toque, são precisamente os que mais se degradam com o tempo e uso. Eu tive um III e um IV. O III tinha menos ruídos parasitas e 3 vezes mais km. Aquela construção granítica, ainda que menos requintada, acabou no III, e foi levemente retomada no V, que tinha pior aspecto que o IV, mas muito melhores fixações.

O Astra H é que, quanto a mim, tinha uma construção muito aproximada ao Golf V, parece-me que foi o momento em que os modelos médios das duas marcas estiveram mais próximos. E permite-me que meta ao barulho o Octavia 1Z, porque não é em nada inferior o Golf V em construção e materiais, há mesmo alguns pontos em que é melhor. O 1Z2, mesmo com os cortes nos materiais, continua bem acima da média do segmento, talvez um pouco melhor que Astra J e Focus. O novo Leon não o conheço, mas embora ache o tablier horroroso, tenho curiosidade de lá entrar para ver a evolução.
:arrow: 63' Typ 1/11 limousine de luxe
:arrow: Ex 10' G6 TDi Bluemotion 99g
:arrow: Ex 04' G4 TDi van Pacific
:arrow: Ex 98' G3 TDi van Joker
emanuel.iv
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 29 set 2010, 22:27
Localização: Maia

Re: Golf VII para 2012

Mensagem por emanuel.iv »

eu ouvi dizer que as diferenças entre o VII e o VI são poucas :roll:
Arad
Pro
Pro
Mensagens: 2630
Registado: 27 ago 2005, 01:10
Veículos: I3 94ah REx | Typ 1/11
Localização: Algures pelo mundo

Re: Golf VII para 2012

Mensagem por Arad »

emanuel.iv Escreveu:eu ouvi dizer que as diferenças entre o VII e o VI são poucas :roll:

As diferenças são todas naquilo que não vemos, a plataforma é totalmente nova. O conceito do produto é que se mantém igual.

Gostava de ser uma mosquinha para ter estado nas reuniões de definição do caderno de encargos para o Golf VII, mas quase de certeza que não andou muito longe de um "façam semelhante, mas mais barato de produzir".
:arrow: 63' Typ 1/11 limousine de luxe
:arrow: Ex 10' G6 TDi Bluemotion 99g
:arrow: Ex 04' G4 TDi van Pacific
:arrow: Ex 98' G3 TDi van Joker
CAlves
Pro
Pro
Mensagens: 1186
Registado: 24 dez 2009, 00:36

Re: Golf VII para 2012

Mensagem por CAlves »

Arad, eu dei os meus "feelings" em relação a cada um desses carros, como sabes tive oportunidade de analisar melhor os vários concorrentes do Golf no Salão em Paris.

Não passou de uma análise estática, mas a verdade é que dificilmente iria de propósito a um concessionário vê-los com tanta atenção, a menos que estivesse à procura de uma proposta racional. E digo-te, alguns surpreenderam-me, principalmente os coreanos. Por acaso o Megane "passei à frente", mas depois "arrependi-me" porque estava lá o "Phase II" e podia ter verificado os materiais/acabamentos e a robustez da construção.

Eu também considero o Golf IV, com alguma pena, mais "fogo de vista" que outra coisa, agora que - à distância de 15 anos desde que foi apresentado, fónix que o tempo passa... - sabemos que a qualidade real estava longe daquilo que aparentava. Para mim o Golf III foi o verdadeiro - e último - "panzer". O V trouxe melhorias, mas como perdia algo em aspecto acho que acabou subvalorizado. Com o VI, ganha-se em aspecto, perde-se em qualidade. E agora com o VII temo que tenham "reforçado a dose" do VI. A minha única esperança é que a nova plataforma tenha permitido melhorar a robustez.

Mas o IV teve o mérito de "despertar" algo na concorrência. A dado ponto teria que existir uma aproximação ao Golf, mas a VW pode sempre manter alguma distância, basta querer porque tem os meios para o fazer.

O Astra H é bastante injustiçado nesse aspecto, tenho um em casa desde 2005 e digo isto sem qualquer complexo: espero que o Golf esteja em pelo menos tão bom estado com a mesma quilometragem, que naquele caso já passa os 100K e ruídos parasitas são pouquíssimos. Para já, o Golf com quase 35K vai no bom caminho, mas também é verdade que é muito melhor tratado.

Aconselho a visita ao Leon, porque ao vivo o tablier é bastante "comestível" visualmente. :lol:
A sensação não é muito diferente de estar num Golf VI, o material é bastante semelhante e a iluminação ambiente é igual!

Quanto ao Octavia tens toda a razão, o motivo pelo qual o esqueço frequentemente é o facto de não ser o compacto "típico". :wink:

Como dizes no teu último post, a grande diferença para o VI está no que não se vê, razão pela qual não o descarto como futuro carro. Mas ao contrário do que acontecia até agora, vai ter séria concorrência "dentro de portas", precisamente no Leon e, muito provavelmente... no futuro Octavia (que falta pouco para conhecermos).
VW Golf VI 1.6 TDI DSG Highline MY2010

.: Imagem

.: DB do Cinzentinho
Arad
Pro
Pro
Mensagens: 2630
Registado: 27 ago 2005, 01:10
Veículos: I3 94ah REx | Typ 1/11
Localização: Algures pelo mundo

Re: Golf VII para 2012

Mensagem por Arad »

Aqui não há concorrência nos próximos tempos. O Octavia tem 5 anos, tem de durar outros 5. O Golf tem 2, tem de durar mais 8.

Como já tive oportunide de escrever, acho insuportável a diferenciação de materiais entre a frente e traseira, e infelizmente a VW (grupo) já seguiu essa estúpida moda. Se fazem isso em coisas visíveis, não quero pensar sequer no que fazem nas zonas que o cliente não vê. É uma política que gera desconfiança.

Daí que o leque de marcas comece a apertar em futuras trocas. Mas em 5 e 8 anos muita água correrá debaixo da ponte...

Já deu para perceber que és minuncioso na tua análise e um cliente extremamente exigente, daí ler com atenção os teus relatos, são confiáveis. mais do que a treta da imprensa que está condicionada a dizer bem, sob pena de n ter carros para ensaio.
:arrow: 63' Typ 1/11 limousine de luxe
:arrow: Ex 10' G6 TDi Bluemotion 99g
:arrow: Ex 04' G4 TDi van Pacific
:arrow: Ex 98' G3 TDi van Joker
CAlves
Pro
Pro
Mensagens: 1186
Registado: 24 dez 2009, 00:36

Re: Golf VII para 2012

Mensagem por CAlves »

Arad, agradecido pelo teu reconhecimento e quero que saibas que é recíproco, porque também reparo que vais a pormenores que muitas vezes escapam completamente à maioria (eu incluído)! :wink:

Fico é com a ligeira sensação de que somos "aves raras". Eu tento ver as coisas como elas são e não deixar-me levar por fanatismos ou cegueiras. Por aqui, sempre fiz questão de o dizer: sou muito "adepto" do Golf, mas não tenho palas nos olhos. Elogio o que for de elogiar e critico o que achar que é de criticar.

Estamos em sintonia na questão da diferenciação de materiais e na desconfiança em relação ao resto que isso gera. Mas infelizmente para nós há duas situações preocupantes que se estão a verificar: uma, é que se está a tornar a "norma" entre os generalistas; outra, é que a clientela pouco ou nada parece importar-se com isso. :(

Pelo que de futuro só vejo duas hipóteses: comprar Premium "a sério" ou... resignar-mo-nos e aceitarmos a "moda". E tendo em conta as pequenas fortunas que costumam custar os Premium (embora isso esteja a ser alterado pelo recurso a motorizações mais pequenas)...

Também costumo apontar aos 10 anos como mínimo de "posse" para um carro. Embora com o actual Golf já não tenha a certeza se vai ser assim. De qualquer forma, aqui por casa existem mais dois utilitários, franceses, com 10 e 16 anos de idade e que já passaram a barreira dos 150.000 km, sendo que é mais na eventual substituição destes em que ando a pensar.

Todavia, considero má política ir comprar um carro acabado de chegar ao mercado. Há que dar no mínimo dois anos para se ver minimamente o que vale, o que até "dá jeito" tendo em conta que a actual situação do País recomenda muita prudência. Ora nessa altura terei um Golf com quase 4 anos e meio (prestes a chegar ao final da extensão de garantia) e os outros com 12 e 18 anos de idade e bastantes km.

Por isso desta vez pretendo começar o "trabalho de casa" ainda mais cedo. Ainda me sinto algo "chamuscado" pela má experiência de compra vivida com o Golf e não quero que se repita ou algo parecido.

Na próxima semana irei aproveitar uma ida ao concessionário para ver o VII ao microscópio e confirmar (ou alterar) as sensações de Paris. E se possível fazer um test-drive. Depois darei novo feedback.
Última edição por CAlves em 10 nov 2012, 07:02, editado 1 vez no total.
VW Golf VI 1.6 TDI DSG Highline MY2010

.: Imagem

.: DB do Cinzentinho
justo
Rookie
Rookie
Mensagens: 82
Registado: 02 jul 2010, 19:09

Re: Golf VII para 2012

Mensagem por justo »

Bom dia a todos, se me permitem meter a colher, dou a minha Humilde opinião:

Ultimo Golf "VW ALEMAO PANZER" o 3
O 4 na altura era o meu sonho e nao podia comprar! hoje vejo alguns com 11/12 anos muito degradados, não são o que pareciam, será isso?
O 5 é o que tenho, 1.9 tdi confort. Acho sinceramante que é fantástico apesar de como sempre não "termos" nós Volksvagenistas aqueles mini requintes que não lhes custavam nada como comandos no volante por exemplo, ou coisas que me irritam como por exemplo o cb tem tudo, mas depois se me esqueço da bagageira aberta não ha nada que avise! Num carro CL de 31mil€uros numa serie em que nao havia HighLine...É triste.

Mas o que nos traz aqui? A paixão pelo nome e pelo logótipo, a sobriedade e a qualidade, nada de arredondamentos japoneses, sobrio e não enjoativo, um carro de que ama as linhas no 1º dia quer dizer que se enjoa umas semanas depois, sempre foi assim, comigo o scirocco foi assim...Vi , amei, fartei.
O Golf 6 (restyling do 5) foi uma desilusao estetica para mim, mas depois fui apreciando...e Se tivesse dinheiro até quiça tinha um!...mas a vw parece nao querer que eu tenha...só em Portugal é que nao havia 2.0 tdi 110cv highline!...Chegaram a dizer-me num stand que era para diferenciar as pessoas que pagaram mais!...Tipo não podes andar na rua com o mesmo estilo highline por fora quando por dentro é apenas um 110cv!...É triste!...Mas mesmo assim eu até comprava se pudesse o 140cv highline...Porquê n sei lá está a paixão?PArvoice?.

Agora o 7, nas fotos achei a traseira linda á primeira o que segundo a minha teoria é mau!...Fui vê-lo hoje e aquele cheirinho interior a consola, o som do motor etc, entusiasmam mas nao experimentei nao posso falar!...Na imprensa todos falam bem o que nao significa nada para mim.

Quanto aos Leon Megane etc...Compreendo perfeitamente que quem nao tem esta tara do Golf/VW como eu ache mal empregue o dinheiro de um golf quando tem sempre o dobro dos mimos num carro mais barato ou pelo mesmo preço, epá e avaría? Sei lá...O Megane de 2001 do meu tio ainda hoje tem mais "interior" que o meu golf de 2005 Confortline...Lá está mas mesmo assim ele ofereceu-me um desconto comercial de 30% Leram bem 30% para eu comprar um Megane e eu gastei quase mais 7 mil € no meu golfinho, e nao sei explicar porquÊ mas sou assim!

O que me preocupa muito é aperceber-me que essa "baixa" de preço de 200 ou 300 ou 500€uros que seja se deve ao downgrade da qualidade, e só pode ser assim, não encontro outra forma!

Olhem ja falei demais para quem nao percebe nada disto! Raramente posto pq sou mesmo leigo. Enfim desculpem a minha humilde opiniao, se disse asneiras por favor corrijam-me abraços do Algarve
Responder