Cancelar matricula de Viatura Abatida- decreto lei 6 de Maio

Responder
tba
Beginner
Beginner
Mensagens: 44
Registado: 29 mar 2008, 01:43

Mensagem por tba »

Oizoman Escreveu:Pois com as alterações que tens ao teu GTI, era um calvário para o conseguires passar lá!

Só não deixes que façam de ti bola de ping-pong entre IMTT e os centros de IPO.

Confirma antes no centro de inspecções se aceitam a inspecção do teu carro. Secalhar irão perguntar se tens a última folha de inspecção do carro mas nada mais....
Como se entende no tópico das IPO's, muitas vezes vai da flexibilidade das pessoas que estão a avaliar os carros. A menos que a matrícula não conste no sistema deles, havendo boa vontade não vejo porque não possa ser passado numa inspecção normal.
Já passei algumas vezes carros fora do prazo de inspecção e nunca houve problemas.

Ramon sinceramente desejo-te muita sorte!
Tu e o teu trabalho (o GTI) merecem.....

-------

Uma outra coisa que eu perguntei lá no IMTT é se existe algum comunicado escrito sobre a aceitação de IPO normal para reaver a matrícula. Não me deram tal indicação, respondendo apenas que estão a aceitar inspecção normal e não é exigida a B.
O ideal nestes casos é ter uma exposição ou por e-mail ou por fax para não haver confusões típicas do "Diz que disse" na altura da IPO.
Pois é,

estou na mesma situação que vocês e realmente o oizoman está a mostrar a luz ao fundo do túnel...esperemos mesmo que seja assim de exigirem apenas IPO normal, no IMTT de Vila Real deram-me indicação para fazer IPO tipo B que é muitíssimo mais exigente (temo que o meu carro tenha algum desalinhamento, alguma coisa insignificante que o faça chumbar!)
tba
Beginner
Beginner
Mensagens: 44
Registado: 29 mar 2008, 01:43

Mensagem por tba »

Já agora boa sorte a todos os que querem por o seu carro de volta na estrada!
Oizoman
Pro
Pro
Mensagens: 1546
Registado: 23 out 2007, 09:59
Localização: -=[ OESTE ]=-

Mensagem por Oizoman »

tba
Eu como cidadão, assim como tu, o Ramon e tantos outros que estão ou não nesta situação, faço muito provavelmente as mesmíssimas perguntas que vocês! Não sou especial nem dono da verdade, apenas procuro apurar a verdade, partilhar informações que podem ser úteis e obviamente tenho um interesse em mente neste momento, devolver ao meu GTI o que é dele, a matrícula!

Posso abrir jogo de mais uns pormenores. O call-center do IMTT (o nº 808...) muitas vezes não presta informações correctas sobre as questões.
Vejam só que eu liguei para lá, antes de ir a Lisboa, e quem me atendeu quase me vendeu a ideia de que tendo eu pago o IUC daria perfeitamente para recuperar a matrícula. :roll: Claro que eu fiquei esperançado, mas pela perspectiva errada!


Decidi tirar em pratos limpos as minhas dúvidas. Perdi uma tarde na Direcção Regional do IMTT de Lisboa (ex-DGV, ao lado a embaixada de Angola) e do lado deles não foi só a senhora que estava à minha frente a atender-me que me disse que um documento de IPO, fosse ele qual fosse, servia. A senhora ao lado que estava a atender outra pessoa fez uma pausa com essa pessoa e juntou-se à colega para me confirmar essa mesma perspectiva!

Claro está que nestas coisas as palavras valem o que valem e nós muitas vezes somos os bobos da corte, por isso eu falar no ping-pong em relação ao Ramon.....
1983 GTI1987 GTD1991 GTD Special
Ramon
Amateur
Amateur
Mensagens: 525
Registado: 23 out 2006, 15:35
Localização: Leiria
Contacto:

Mensagem por Ramon »

Pois, de qualquer das maneiras, penso que nada me proíbe de ir à inspecção com o carro... Posso é ficar com um documento que depois de nada me vale. Mas espero conseguir resolver dessa maneira. Amanha, o meu pai (que tem tempo livre) vai ao IMTT de Leiria perguntar o que é preciso. Vamos ver se as nossas historias coincidem!
nº: 2153
Vw Golf MK1 GTI 1982 - since 2007
Vw Golf MK3 GT TDI 90cv 1995 - since 2003 -> Sold

Inlineout.com - Outdoor Equipment
Queiroz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1100
Registado: 19 mar 2007, 20:12
Localização: North

Mensagem por Queiroz »

Oizoman, só estou a dizer que é treta porque já ouvi muita gente a dizer que se tivesse os impostos em dia eles não cancelam a matrícula, mas é mentira.. Inclusivé pessoal aqui da zona com máquina em fase de restauro dizia o mesmo, pessoal aqui no tópico idem "" mas a realidade é que é abatido.. A minha está cancelada, o carro é de 81. Tenho um 1602 de 74 e esse não está nos cancelados. De 1980 a 2000 ao que parece, mas a verdade é que não estão a fazer a distinção de clássico.. Para clássico não são 25 anos de registo? O meu GTI tem 27 anos..

E agora um desabafo: que leis mais estúpidas que nós temos, em que um carro não pode ter matrículas sem IPO´s há mais de 5 anos mas pode pagar imposto de circulação? Para andar não pode sem IPO mas para pagar o imposto já serve? :roll:

EDIT: Aliás Oizoman, tenho é de te agradecar por toda i inmformação que tens partilhado aqui com o pessoal. Tem ajudado imenso e tem sido muito útil. :wink:
tba
Beginner
Beginner
Mensagens: 44
Registado: 29 mar 2008, 01:43

Mensagem por tba »

Oizoman Escreveu:tba
Eu como cidadão, assim como tu, o Ramon e tantos outros que estão ou não nesta situação, faço muito provavelmente as mesmíssimas perguntas que vocês! Não sou especial nem dono da verdade, apenas procuro apurar a verdade, partilhar informações que podem ser úteis e obviamente tenho um interesse em mente neste momento, devolver ao meu GTI o que é dele, a matrícula!
Oizoman,

claro que agradeço a partilha que aqui fizeste e nos poderá ser muito útil até para argumentarmos com os srs do IMTT...
Neste caso ninguém é dono da verdade porque simplesmente nem o próprio IMTT consegue concordar sobre o que fazer neste caso. No meu caso e mal o carro esteja pronto vou tentar fazer IPO normal e logo se vê...

PS:e eu também tenho pago o IUC, realmente serviu para deitar dinheiro à rua...
Ramon
Amateur
Amateur
Mensagens: 525
Registado: 23 out 2006, 15:35
Localização: Leiria
Contacto:

Mensagem por Ramon »

Bem... O meu pai ligou-me agora, e em Leiria disseram-lhe basicamente o que está no site. Que é preciso a inspecção B, que em Leiria nem havia um centro desses, etc...

Oizo, acho que vou fazer inspecção A, seguro e vou a Lisboa! Se não me quiserem legalizar a matricula, digo que o meu irmão (tu) tinhas ido lá informar-te e que te tinham dito isso :) Que achas?
nº: 2153
Vw Golf MK1 GTI 1982 - since 2007
Vw Golf MK3 GT TDI 90cv 1995 - since 2003 -> Sold

Inlineout.com - Outdoor Equipment
soules_s
Pro
Pro
Mensagens: 3260
Registado: 13 jun 2006, 23:33
Localização: Centro

Mensagem por soules_s »

Antes de chegar a quinta de Sto. Antão acho que ha um centro que faz IPO´s B... no cruzamento do lado direito antes da cenas das piscinas...
Ramon
Amateur
Amateur
Mensagens: 525
Registado: 23 out 2006, 15:35
Localização: Leiria
Contacto:

Mensagem por Ramon »

soules_s Escreveu:Antes de chegar a quinta de Sto. Antão acho que ha um centro que faz IPO´s B... no cruzamento do lado direito antes da cenas das piscinas...
Sim, há, mas já é concelho de Batalha ;) De qq das maneiras, de nada me serve ir à inspecção B. Inspecção B = Reprovação
nº: 2153
Vw Golf MK1 GTI 1982 - since 2007
Vw Golf MK3 GT TDI 90cv 1995 - since 2003 -> Sold

Inlineout.com - Outdoor Equipment
soules_s
Pro
Pro
Mensagens: 3260
Registado: 13 jun 2006, 23:33
Localização: Centro

Mensagem por soules_s »

Ramon Escreveu:
soules_s Escreveu:Antes de chegar a quinta de Sto. Antão acho que ha um centro que faz IPO´s B... no cruzamento do lado direito antes da cenas das piscinas...
Sim, há, mas já é concelho de Batalha ;) De qq das maneiras, de nada me serve ir à inspecção B. Inspecção B = Reprovação
Sim excato... é isso :wink:
Oizoman
Pro
Pro
Mensagens: 1546
Registado: 23 out 2007, 09:59
Localização: -=[ OESTE ]=-

Mensagem por Oizoman »

Ramon Escreveu:Bem... O meu pai ligou-me agora, e em Leiria disseram-lhe basicamente o que está no site. Que é preciso a inspecção B, que em Leiria nem havia um centro desses, etc...

Oizo, acho que vou fazer inspecção A, seguro e vou a Lisboa! Se não me quiserem legalizar a matricula, digo que o meu irmão (tu) tinhas ido lá informar-te e que te tinham dito isso :) Que achas?
Por mim posso ser teu primo, irmão, pai, o que tu quiseres, desde que isso contribua para que a matrícula do teu carro volte às suas origens!

O que eu acho inaceitável é as 1001 versões que os funcionários do IMTT apresentam às pessoas!
Experimenta ligar para o número 808 50 20 20, talvez consigas obter mais 1 versão :roll:
Eu aconselho a quem possa tratar da questão na 'casa mãe' de Lisboa que vá lá fazer as mesmas perguntas que eu. Era bom que alguém obtivesse um segundo feedback do mesmo sítio onde eu fui!
Senão volto lá eu outra vez.....
1983 GTI1987 GTD1991 GTD Special
Ramon
Amateur
Amateur
Mensagens: 525
Registado: 23 out 2006, 15:35
Localização: Leiria
Contacto:

Mensagem por Ramon »

Isto foi a resposta a um e-mail que enviei hoje através do formulário de contacto do IMTT, no qual eu afirmava que tinha a inspecção A feita e o seguro, e perguntava se era mesmo necessária a inspecção do tipo B.
Sr. João Miguel Santos

Deduzindo que o cancelamento oficioso da matrícula do seu veículo foi feito com base no n.º 3 do Art.º 5.º do Dec Lei n.º 78/2008, de 6 de Maio, só haverá lugar à reposição da matrícula, de acordo com o n.º 5 do mesmo Art.º, se efectuar inspecção extraordinária em centro de inspecção técnica de veículos da categoria B.

Com os melhores cumprimentos
Rui Carvalheiro
Delegado Distrital de Viação de Leiria
nº: 2153
Vw Golf MK1 GTI 1982 - since 2007
Vw Golf MK3 GT TDI 90cv 1995 - since 2003 -> Sold

Inlineout.com - Outdoor Equipment
Oizoman
Pro
Pro
Mensagens: 1546
Registado: 23 out 2007, 09:59
Localização: -=[ OESTE ]=-

Mensagem por Oizoman »

O que quererá dizer inspecção extraordinária? :roll:

Fora do mês em que a inspecção normal é feita?
Ramon Escreveu:inspecção técnica de veículos da categoria B
Veículos ligeiros? Ou IPO de categoria B?
1983 GTI1987 GTD1991 GTD Special
soules_s
Pro
Pro
Mensagens: 3260
Registado: 13 jun 2006, 23:33
Localização: Centro

Mensagem por soules_s »

inspecção extraordinaria tem a ver (nao quero dizer nenhuma barbaridade) com o facto de por exemplo um carro todo alterado pode chumbar nunma IPO normal e ser sujeito a ums inspecção do tipo B e tem que estar todo de origem senao nao passa...

outra situação penso que tem a ver com os acidentados que tambem podem ser sujeitos a esse tipo de inspecção e ate mesmo a umas especiais que ate com laser´s tiram medidas para ver se bate tudo certo...

Corrijam-me se tiver dito algo de errado mas penso ser isto...
Ramon
Amateur
Amateur
Mensagens: 525
Registado: 23 out 2006, 15:35
Localização: Leiria
Contacto:

Mensagem por Ramon »

soules_s Escreveu:inspecção extraordinaria tem a ver (nao quero dizer nenhuma barbaridade) com o facto de por exemplo um carro todo alterado pode chumbar nunma IPO normal e ser sujeito a ums inspecção do tipo B e tem que estar todo de origem senao nao passa...

outra situação penso que tem a ver com os acidentados que tambem podem ser sujeitos a esse tipo de inspecção e ate mesmo a umas especiais que ate com laser´s tiram medidas para ver se bate tudo certo...

Corrijam-me se tiver dito algo de errado mas penso ser isto...
Agora tocaste no assunto que eu usei ontem para confrontar este senhor do IMTT. Eu não sei se é por aqui que devemos ir, mas é uma tentativa. Aqui vai:
Desde já agradeço o seu contacto.

O meu carro, é um classico de 1982 e sofreu um restauro intensivo desde o chassis à mecanica. No caso de carros como o meu, é impossivel adquirir nos dias de hoje peças de substituição de origem (neste caso VW) pois as fabricas já não as fabricam. Muitas das peças que o carro levou, por ex.: suspensão, escape, opticas dianteiras, são diferentes das originais. Estes pormenores não são requesitos em IPO, porém numa inspecção do tipo B, penso que todos os detalhes são analisados ao pormenor, o que no meu caso significaria uma reprovação.

Como eu, existem imensos casos em Portugal. Como é que os senhores pensam em resolver este assunto?

Desculpe o "testamento", mas era só para o contextualizar com uma realidade que muitas pessoas estão a passar neste momento, e que pode passar ao lado do IMTT e da actual lei.

Obrigado
Com os melhores cumprimentos
João Santos
nº: 2153
Vw Golf MK1 GTI 1982 - since 2007
Vw Golf MK3 GT TDI 90cv 1995 - since 2003 -> Sold

Inlineout.com - Outdoor Equipment
Responder