Cancelar matricula de Viatura Abatida- decreto lei 6 de Maio

Responder
bilimac
Beginner
Beginner
Mensagens: 32
Registado: 05 out 2005, 21:55

Mensagem por bilimac »

boas.
tenho duvidas acerca das matriculas... tenho um talbot horizon de Junho de 1981 em registo do nome do meu pai , que faleceu em 2003....
o carro tem o selo de 2003 e inspecção de 2003 a 2004 . que foi parado no mês Junho 2004. desde dessa data ta na garagem. e queria o restaura-lo como faço será cancelada ?vou ter que ir a IPO? aguardo resposta mt obgd
Responder com citação
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Mensagem por Vovin Tharos »

informa-te directamente com eles, pq pela lei, sim é "abatido"...mas se fores la pagar o selo, obviamente nao te abatem o registo...tens é de o comprar, mesmo que nao ande...
Imagem Imagem
Imagem
nisco
Amateur
Amateur
Mensagens: 643
Registado: 25 out 2005, 02:51
Veículos: MK3 2.8 VR6
Localização: Leiria/Queluz

Mensagem por nisco »

bilimac Escreveu:boas.
tenho duvidas acerca das matriculas... tenho um talbot horizon de Junho de 1981 em registo do nome do meu pai , que faleceu em 2003....
o carro tem o selo de 2003 e inspecção de 2003 a 2004 . que foi parado no mês Junho 2004. desde dessa data ta na garagem. e queria o restaura-lo como faço será cancelada ?vou ter que ir a IPO? aguardo resposta mt obgd
penso que a unica coisa OBRIGATÓRIA é o selo.
desde que o carro não circule não tem de ter inspeção nem IPO
bilimac
Beginner
Beginner
Mensagens: 32
Registado: 05 out 2005, 21:55

Mensagem por bilimac »

nisco Escreveu:
bilimac Escreveu:boas.
tenho duvidas acerca das matriculas... tenho um talbot horizon de Junho de 1981 em registo do nome do meu pai , que faleceu em 2003....
o carro tem o selo de 2003 e inspecção de 2003 a 2004 . que foi parado no mês Junho 2004. desde dessa data ta na garagem. e queria o restaura-lo como faço será cancelada ?vou ter que ir a IPO? aguardo resposta mt obgd
penso que a unica coisa OBRIGATÓRIA é o selo.
desde que o carro não circule não tem de ter inspeção nem IPO
obrigado .... então é só mudar o o registo para o meu nome??? e comprar o selo ....depois de fim de restaura lo e só ir inspecção . ok já percebi .. tava mesmo a nora. obgd pessoal
cdmg
Rookie
Rookie
Mensagens: 102
Registado: 13 abr 2008, 20:08

Mensagem por cdmg »

bilimac Escreveu:boas.
tenho duvidas acerca das matriculas... tenho um talbot horizon de Junho de 1981 em registo do nome do meu pai , que faleceu em 2003....
o carro tem o selo de 2003 e inspecção de 2003 a 2004 . que foi parado no mês Junho 2004. desde dessa data ta na garagem. e queria o restaura-lo como faço será cancelada ?vou ter que ir a IPO? aguardo resposta mt obgd
Responder com citação
tou na mesma situaçao que tu,tenho um mercedes W115 de 1974 parado desde 2000/2001 ja me informei na dgv e la disseram-me para comprar o selo do carro que a matricula ja nao era cancelada,mas o problema è que o carro ja nao paga selo
Oizoman
Pro
Pro
Mensagens: 1546
Registado: 23 out 2007, 09:59
Localização: -=[ OESTE ]=-

Mensagem por Oizoman »

in IMTT
11 de Junho de 2008
O IMTT cancelou 943.616 matrículas de veículos registados entre 1980 e 2000, que não foram submetidos a inspecções periódicas obrigatórias nos últimos 5 anos.

Consulte aqui as matrículas canceladas.

Dá-se assim cumprimento ao disposto no n.º 3 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 78/2008, de 6 de Maio, que determina o cancelamento automático das matrículas de veículos matriculados entre 1 de Janeiro de 1980 e 31 de Dezembro de 2000, desde que não tenham sido submetidos a inspecção periódica obrigatória depois de 1 de Janeiro de 2003.

Para consulta às matrículas canceladas basta digitar a matrícula na pesquisa, accionar o motor de busca e aguardar a resposta.

Reposição de matrículas canceladas

Até 12 de Novembro de 2008, os proprietários de veículos cujas matrículas tenham sido canceladas por falta de inspecção periódica obrigatória, poderão requerer ao IMTT a reposição da matrícula. Para o efeito o veículo terá de ser aprovado em inspecção extraordinária para nova matrícula, realizada num Centro de Inspecção da categoria B. Nestas condições, a reposição da matrícula pelo IMTT, será gratuita.

Os proprietários que mantenham em circulação veículos com matrículas canceladas por não terem sido submetidos a inspecção periódica obrigatória, estão sujeitos à aplicação de multa pelas autoridades fiscalizadoras.

Procedimentos

Para requerer a reposição da matrícula nas condições acima referidas é necessário apresentar nos Serviços Regionais e Distritais do IMTT os seguintes documentos:

· Comprovativo de aprovação do veículo submetido a inspecção extraordinária para nova matrícula, emitido por Centro de Inspecção da categoria B;

· Formulário – Modelo 9 IMTT – Certificado de Matrícula – assinalando a pretensão, no campo “outro/motivo do pedido” - “Reposição de matrícula”.
Temos 5 meses para recuperar os nossos carros com as respectivas matrículas :? :roll:
1983 GTI1987 GTD1991 GTD Special
Oizoman
Pro
Pro
Mensagens: 1546
Registado: 23 out 2007, 09:59
Localização: -=[ OESTE ]=-

Mensagem por Oizoman »

O dia seguinte......
12 de Junho de 2008
A inspecção extraordinária a veículos cuja matrícula foi cancelada está sujeita à taxa de € 79,03, sem IVA. Esclarece-se assim notícias veiculadas por alguns órgãos de comunicação social.

O IMTT cancelou 943.616 matrículas de veículos registados entre 1980 e 2000, que não foram submetidos a inspecções periódicas obrigatórias nos últimos 5 anos.

Até 12 de Novembro de 2008, os proprietários de veículos cujas matrículas tenham sido canceladas por falta de inspecção periódica obrigatória, poderão requerer ao IMTT a reposição da matrícula.

Para o efeito o veículo terá de ser aprovado em inspecção extraordinária realizada num Centro de Inspecção da categoria B. Esta inspecção tem uma taxa de € 79,03, sem IVA.

Nestas condições - aprovação do veículo em inspecção extraordinária e pedido da reposição da matrícula até 12 de Novembro de 2008 - a reposição da matrícula pelo IMTT é gratuita.
1983 GTI1987 GTD1991 GTD Special
Oizoman
Pro
Pro
Mensagens: 1546
Registado: 23 out 2007, 09:59
Localização: -=[ OESTE ]=-

Mensagem por Oizoman »

Novidades fresquinhas.
Fui hoje à Direcção Regional do IMTT (ex-DGV) e a situação é esta:

Findo o prazo dos 6 meses (a contar da data de anulação das matrículas), a médio e longo prazo pode-se sempre requerer a reposição da matrícula com um custo adicional de 33€, o que permite a quem está em vias de restaurar um carro de sempre poder recuperar a sua matrícula sem ter de pedir uma nova.

As exigências para que a matrícula seja reposta são ter seguro do carro e o carro estar inspeccionado e aqui abre-se um parentesis. A lei diz, no Decreto-Lei nº78/2008, Artigo 5º, Alínea 5 precisamente isto

"A reposição da matrícula dos veículos referidos no n.º 3," (seja a lei que define o cancelamento oficioso de matrículas) "que seja requerida no prazo de seis meses a contar da data do cancelamento da matrícula, carecendo da aprovação em inspecção extraordinária a realizar nos centros de inspecção técnica de veículos da categoria B, não está sujeita ao pagamento de taxa ao IMTT, I.P."

A aplicação da lei não está a ser tomada à letra pelo IMTT, devido a alguns casos problemáticos que aconteceram. O que eles exigem é nada mais nada menos do que a inspecção do veículo, que tanto pode ser inspecção normal ou B.

É a informação que me foi veículada directamente pelos funcionários do IMTT.
1983 GTI1987 GTD1991 GTD Special
Oizoman
Pro
Pro
Mensagens: 1546
Registado: 23 out 2007, 09:59
Localização: -=[ OESTE ]=-

Mensagem por Oizoman »

cdmg Escreveu:tou na mesma situaçao que tu,tenho um mercedes W115 de 1974 parado desde 2000/2001 ja me informei na dgv e la disseram-me para comprar o selo do carro que a matricula ja nao era cancelada,mas o problema è que o carro ja nao paga selo
Bem podes ficar descansado. A lei só se aplica a carros matriculados a partir de 1980 e até 2000.
O teu já é clássico, por isso não paga selo.
Mas tens na mesma de obter o estatuto de isenção do IUC.
Informa-te nas finanças ;)
1983 GTI1987 GTD1991 GTD Special
Ramon
Amateur
Amateur
Mensagens: 525
Registado: 23 out 2006, 15:35
Localização: Leiria
Contacto:

Mensagem por Ramon »

Oizoman Escreveu:Novidades fresquinhas.
Fui hoje à Direcção Regional do IMTT (ex-DGV) e a situação é esta:

Findo o prazo dos 6 meses (a contar da data de anulação das matrículas), a médio e longo prazo pode-se sempre requerer a reposição da matrícula com um custo adicional de 33€, o que permite a quem está em vias de restaurar um carro de sempre poder recuperar a sua matrícula sem ter de pedir uma nova.

As exigências para que a matrícula seja reposta são ter seguro do carro e o carro estar inspeccionado e aqui abre-se um parentesis. A lei diz, no Decreto-Lei nº78/2008, Artigo 5º, Alínea 5 precisamente isto

"A reposição da matrícula dos veículos referidos no n.º 3," (seja a lei que define o cancelamento oficioso de matrículas) "que seja requerida no prazo de seis meses a contar da data do cancelamento da matrícula, carecendo da aprovação em inspecção extraordinária a realizar nos centros de inspecção técnica de veículos da categoria B, não está sujeita ao pagamento de taxa ao IMTT, I.P."

A aplicação da lei não está a ser tomada à letra pelo IMTT, devido a alguns casos problemáticos que aconteceram. O que eles exigem é nada mais nada menos do que a inspecção do veículo, que tanto pode ser inspecção normal ou B.

É a informação que me foi veículada directamente pelos funcionários do IMTT.
Desculpa!! Mas estás-me a dizer que posso fazer a inspecção A ou B?
nº: 2153
Vw Golf MK1 GTI 1982 - since 2007
Vw Golf MK3 GT TDI 90cv 1995 - since 2003 -> Sold

Inlineout.com - Outdoor Equipment
Oizoman
Pro
Pro
Mensagens: 1546
Registado: 23 out 2007, 09:59
Localização: -=[ OESTE ]=-

Mensagem por Oizoman »

Venderam-me esse peixe lá no IMTT!
Fui lá receber instruções de como posso resolver o meu problema com o GTI....

Eu já não ia p'ra lá de ânimo leve, quando a mulher começou a desbobinar o discurso, entrei em desespero!
Senti que a certa altura a mulher vestiu a carapaça de inflexibilidade, daquelas que só falta dizer-nos na cara "É A VIDA, AZARITO! XAU!"
Mas depois acabei por fazer as perguntas certas e lá ganhei alguma calma :roll:
No meio dessas perguntas a senhora explicou-me que exigem um documento da inspecção, indiferente ser A ou B, o que interessa é haver o documento de aprovação e que pela actual lei é sempre possível recuperar a matrícula.
Foi isso que me descansou mais! :roll:

Eu já lutei muito pelo meu golf, já dei 870€ à polícia municipal para reaver o meu GTI. Aluguei uma garagem que pago mensalmente para o acomodar. Iniciei um demorado processo de restauro que não vai parar por causa de uns bananas que estão no governo.

"I have a dream................."
1983 GTI1987 GTD1991 GTD Special
Queiroz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1100
Registado: 19 mar 2007, 20:12
Localização: North

Mensagem por Queiroz »

Pois, mas isso do selo pago é treta.. O meu GTI tem o selo em dia, desde o início do ano mas como não faz inspecção desde 2000 por estar parado, também está na lista das matrículas canceladas.. :roll:
No invento de leis o governo portuga é bom.. :evil:
Oizoman
Pro
Pro
Mensagens: 1546
Registado: 23 out 2007, 09:59
Localização: -=[ OESTE ]=-

Mensagem por Oizoman »

"É treta" como tu lhe chamas porque prevalece sempre a lei de cancelamento de matrículas!

A lei do cancelamento oficioso de matrículas não está em nada relacionada com o pagamento ou não do IUC. Quer dizer que mesmo que uma pessoa tenha pago IUC (imposto de selo municipal) do seu carro estes anos todos de nada serve, porque o ponto fulcral em que a lei assenta é o aspecto de não ter IPO até 2003 feita. Neste caso para carros entre 1980-2000 apenas a Inspecção Periódica Obrigatória conta....

-----------

Puxando a brasa à minha sardinha (claro, só para testar todas as possibilidades), eu ainda fiz o choradinho lá no IMTT que o modelo do meu GTI começou a ser fabricado nos anos 70 e mesmo o meu carro (específicamente) não sendo ainda um clássico está a poucos anos disso e podia ter um tratamento igual ao dos seus irmãos mais velhos....

Esta lei deve ter sido formulada tendo por base uma data pré-definida (1980) de separação de carros clássicos dos carros pré-clássicos (aqueles que ainda não o são).

.... divagações ..... :roll:


Mas ..... ainda bem que há uma luz ao fundo do túnel ......
1983 GTI1987 GTD1991 GTD Special
Ramon
Amateur
Amateur
Mensagens: 525
Registado: 23 out 2006, 15:35
Localização: Leiria
Contacto:

Mensagem por Ramon »

Oizoman Escreveu:Mas ..... ainda bem que há uma luz ao fundo do túnel ......
Eu até fiquei cego com esta luz! O pior que me podia acontecer, era ter que ir à inspecção B, que foi o que esta lei me obrigou a fazer!
Sendo assim, se o necessario for apenas IPO normal e seguro, estou muito mais a vontade. Espero que consiga desta maneira!
nº: 2153
Vw Golf MK1 GTI 1982 - since 2007
Vw Golf MK3 GT TDI 90cv 1995 - since 2003 -> Sold

Inlineout.com - Outdoor Equipment
Oizoman
Pro
Pro
Mensagens: 1546
Registado: 23 out 2007, 09:59
Localização: -=[ OESTE ]=-

Mensagem por Oizoman »

Pois com as alterações que tens ao teu GTI, era um calvário para o conseguires passar lá!

Só não deixes que façam de ti bola de ping-pong entre IMTT e os centros de IPO.

Confirma antes no centro de inspecções se aceitam a inspecção do teu carro. Secalhar irão perguntar se tens a última folha de inspecção do carro mas nada mais....
Como se entende no tópico das IPO's, muitas vezes vai da flexibilidade das pessoas que estão a avaliar os carros. A menos que a matrícula esteja queimada no sistema deles, havendo boa vontade não vejo porque não possa ser passado numa inspecção normal.
Já passei algumas vezes carros fora do prazo de inspecção e nunca houve problemas.

Ramon sinceramente desejo-te muita sorte!
Tu e o teu trabalho (o GTI) merecem.....

-------

Uma outra coisa que eu perguntei lá no IMTT é se existe algum comunicado escrito sobre a aceitação de IPO normal para reaver a matrícula. Não me deram tal indicação, respondendo apenas que estão a aceitar inspecção normal e não é exigida a B.
Secalhar o ideal para este caso é ter uma exposição do IMTT ou por e-mail ou por fax para não haver confusões típicas do "Diz que disse" na altura da IPO.
1983 GTI1987 GTD1991 GTD Special
Responder