boas.
tenho duvidas acerca das matriculas... tenho um talbot horizon de Junho de 1981 em registo do nome do meu pai , que faleceu em 2003....
o carro tem o selo de 2003 e inspecção de 2003 a 2004 . que foi parado no mês Junho 2004. desde dessa data ta na garagem. e queria o restaura-lo como faço será cancelada ?vou ter que ir a IPO? aguardo resposta mt obgd
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Cancelar matricula de Viatura Abatida- decreto lei 6 de Maio
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penso que a unica coisa OBRIGATÓRIA é o selo.bilimac Escreveu:boas.
tenho duvidas acerca das matriculas... tenho um talbot horizon de Junho de 1981 em registo do nome do meu pai , que faleceu em 2003....
o carro tem o selo de 2003 e inspecção de 2003 a 2004 . que foi parado no mês Junho 2004. desde dessa data ta na garagem. e queria o restaura-lo como faço será cancelada ?vou ter que ir a IPO? aguardo resposta mt obgd
desde que o carro não circule não tem de ter inspeção nem IPO
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obrigado .... então é só mudar o o registo para o meu nome??? e comprar o selo ....depois de fim de restaura lo e só ir inspecção . ok já percebi .. tava mesmo a nora. obgd pessoalnisco Escreveu:penso que a unica coisa OBRIGATÓRIA é o selo.bilimac Escreveu:boas.
tenho duvidas acerca das matriculas... tenho um talbot horizon de Junho de 1981 em registo do nome do meu pai , que faleceu em 2003....
o carro tem o selo de 2003 e inspecção de 2003 a 2004 . que foi parado no mês Junho 2004. desde dessa data ta na garagem. e queria o restaura-lo como faço será cancelada ?vou ter que ir a IPO? aguardo resposta mt obgd
desde que o carro não circule não tem de ter inspeção nem IPO
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tou na mesma situaçao que tu,tenho um mercedes W115 de 1974 parado desde 2000/2001 ja me informei na dgv e la disseram-me para comprar o selo do carro que a matricula ja nao era cancelada,mas o problema è que o carro ja nao paga selobilimac Escreveu:boas.
tenho duvidas acerca das matriculas... tenho um talbot horizon de Junho de 1981 em registo do nome do meu pai , que faleceu em 2003....
o carro tem o selo de 2003 e inspecção de 2003 a 2004 . que foi parado no mês Junho 2004. desde dessa data ta na garagem. e queria o restaura-lo como faço será cancelada ?vou ter que ir a IPO? aguardo resposta mt obgd
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in IMTT
Temos 5 meses para recuperar os nossos carros com as respectivas matrículas11 de Junho de 2008
O IMTT cancelou 943.616 matrículas de veículos registados entre 1980 e 2000, que não foram submetidos a inspecções periódicas obrigatórias nos últimos 5 anos.
Consulte aqui as matrículas canceladas.
Dá-se assim cumprimento ao disposto no n.º 3 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 78/2008, de 6 de Maio, que determina o cancelamento automático das matrículas de veículos matriculados entre 1 de Janeiro de 1980 e 31 de Dezembro de 2000, desde que não tenham sido submetidos a inspecção periódica obrigatória depois de 1 de Janeiro de 2003.
Para consulta às matrículas canceladas basta digitar a matrícula na pesquisa, accionar o motor de busca e aguardar a resposta.
Reposição de matrículas canceladas
Até 12 de Novembro de 2008, os proprietários de veículos cujas matrículas tenham sido canceladas por falta de inspecção periódica obrigatória, poderão requerer ao IMTT a reposição da matrícula. Para o efeito o veículo terá de ser aprovado em inspecção extraordinária para nova matrícula, realizada num Centro de Inspecção da categoria B. Nestas condições, a reposição da matrícula pelo IMTT, será gratuita.
Os proprietários que mantenham em circulação veículos com matrículas canceladas por não terem sido submetidos a inspecção periódica obrigatória, estão sujeitos à aplicação de multa pelas autoridades fiscalizadoras.
Procedimentos
Para requerer a reposição da matrícula nas condições acima referidas é necessário apresentar nos Serviços Regionais e Distritais do IMTT os seguintes documentos:
· Comprovativo de aprovação do veículo submetido a inspecção extraordinária para nova matrícula, emitido por Centro de Inspecção da categoria B;
· Formulário – Modelo 9 IMTT – Certificado de Matrícula – assinalando a pretensão, no campo “outro/motivo do pedido” - “Reposição de matrícula”.
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O dia seguinte......
12 de Junho de 2008
A inspecção extraordinária a veículos cuja matrícula foi cancelada está sujeita à taxa de € 79,03, sem IVA. Esclarece-se assim notícias veiculadas por alguns órgãos de comunicação social.
O IMTT cancelou 943.616 matrículas de veículos registados entre 1980 e 2000, que não foram submetidos a inspecções periódicas obrigatórias nos últimos 5 anos.
Até 12 de Novembro de 2008, os proprietários de veículos cujas matrículas tenham sido canceladas por falta de inspecção periódica obrigatória, poderão requerer ao IMTT a reposição da matrícula.
Para o efeito o veículo terá de ser aprovado em inspecção extraordinária realizada num Centro de Inspecção da categoria B. Esta inspecção tem uma taxa de € 79,03, sem IVA.
Nestas condições - aprovação do veículo em inspecção extraordinária e pedido da reposição da matrícula até 12 de Novembro de 2008 - a reposição da matrícula pelo IMTT é gratuita.
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Novidades fresquinhas.
Fui hoje à Direcção Regional do IMTT (ex-DGV) e a situação é esta:
Findo o prazo dos 6 meses (a contar da data de anulação das matrículas), a médio e longo prazo pode-se sempre requerer a reposição da matrícula com um custo adicional de 33€, o que permite a quem está em vias de restaurar um carro de sempre poder recuperar a sua matrícula sem ter de pedir uma nova.
As exigências para que a matrícula seja reposta são ter seguro do carro e o carro estar inspeccionado e aqui abre-se um parentesis. A lei diz, no Decreto-Lei nº78/2008, Artigo 5º, Alínea 5 precisamente isto
"A reposição da matrícula dos veículos referidos no n.º 3," (seja a lei que define o cancelamento oficioso de matrículas) "que seja requerida no prazo de seis meses a contar da data do cancelamento da matrícula, carecendo da aprovação em inspecção extraordinária a realizar nos centros de inspecção técnica de veículos da categoria B, não está sujeita ao pagamento de taxa ao IMTT, I.P."
A aplicação da lei não está a ser tomada à letra pelo IMTT, devido a alguns casos problemáticos que aconteceram. O que eles exigem é nada mais nada menos do que a inspecção do veículo, que tanto pode ser inspecção normal ou B.
É a informação que me foi veículada directamente pelos funcionários do IMTT.
Fui hoje à Direcção Regional do IMTT (ex-DGV) e a situação é esta:
Findo o prazo dos 6 meses (a contar da data de anulação das matrículas), a médio e longo prazo pode-se sempre requerer a reposição da matrícula com um custo adicional de 33€, o que permite a quem está em vias de restaurar um carro de sempre poder recuperar a sua matrícula sem ter de pedir uma nova.
As exigências para que a matrícula seja reposta são ter seguro do carro e o carro estar inspeccionado e aqui abre-se um parentesis. A lei diz, no Decreto-Lei nº78/2008, Artigo 5º, Alínea 5 precisamente isto
"A reposição da matrícula dos veículos referidos no n.º 3," (seja a lei que define o cancelamento oficioso de matrículas) "que seja requerida no prazo de seis meses a contar da data do cancelamento da matrícula, carecendo da aprovação em inspecção extraordinária a realizar nos centros de inspecção técnica de veículos da categoria B, não está sujeita ao pagamento de taxa ao IMTT, I.P."
A aplicação da lei não está a ser tomada à letra pelo IMTT, devido a alguns casos problemáticos que aconteceram. O que eles exigem é nada mais nada menos do que a inspecção do veículo, que tanto pode ser inspecção normal ou B.
É a informação que me foi veículada directamente pelos funcionários do IMTT.
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Bem podes ficar descansado. A lei só se aplica a carros matriculados a partir de 1980 e até 2000.cdmg Escreveu:tou na mesma situaçao que tu,tenho um mercedes W115 de 1974 parado desde 2000/2001 ja me informei na dgv e la disseram-me para comprar o selo do carro que a matricula ja nao era cancelada,mas o problema è que o carro ja nao paga selo
O teu já é clássico, por isso não paga selo.
Mas tens na mesma de obter o estatuto de isenção do IUC.
Informa-te nas finanças
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Desculpa!! Mas estás-me a dizer que posso fazer a inspecção A ou B?Oizoman Escreveu:Novidades fresquinhas.
Fui hoje à Direcção Regional do IMTT (ex-DGV) e a situação é esta:
Findo o prazo dos 6 meses (a contar da data de anulação das matrículas), a médio e longo prazo pode-se sempre requerer a reposição da matrícula com um custo adicional de 33€, o que permite a quem está em vias de restaurar um carro de sempre poder recuperar a sua matrícula sem ter de pedir uma nova.
As exigências para que a matrícula seja reposta são ter seguro do carro e o carro estar inspeccionado e aqui abre-se um parentesis. A lei diz, no Decreto-Lei nº78/2008, Artigo 5º, Alínea 5 precisamente isto
"A reposição da matrícula dos veículos referidos no n.º 3," (seja a lei que define o cancelamento oficioso de matrículas) "que seja requerida no prazo de seis meses a contar da data do cancelamento da matrícula, carecendo da aprovação em inspecção extraordinária a realizar nos centros de inspecção técnica de veículos da categoria B, não está sujeita ao pagamento de taxa ao IMTT, I.P."
A aplicação da lei não está a ser tomada à letra pelo IMTT, devido a alguns casos problemáticos que aconteceram. O que eles exigem é nada mais nada menos do que a inspecção do veículo, que tanto pode ser inspecção normal ou B.
É a informação que me foi veículada directamente pelos funcionários do IMTT.
nº: 2153
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Venderam-me esse peixe lá no IMTT!
Fui lá receber instruções de como posso resolver o meu problema com o GTI....
Eu já não ia p'ra lá de ânimo leve, quando a mulher começou a desbobinar o discurso, entrei em desespero!
Senti que a certa altura a mulher vestiu a carapaça de inflexibilidade, daquelas que só falta dizer-nos na cara "É A VIDA, AZARITO! XAU!"
Mas depois acabei por fazer as perguntas certas e lá ganhei alguma calma
No meio dessas perguntas a senhora explicou-me que exigem um documento da inspecção, indiferente ser A ou B, o que interessa é haver o documento de aprovação e que pela actual lei é sempre possível recuperar a matrícula.
Foi isso que me descansou mais!
Eu já lutei muito pelo meu golf, já dei 870€ à polícia municipal para reaver o meu GTI. Aluguei uma garagem que pago mensalmente para o acomodar. Iniciei um demorado processo de restauro que não vai parar por causa de uns bananas que estão no governo.
"I have a dream................."
Fui lá receber instruções de como posso resolver o meu problema com o GTI....
Eu já não ia p'ra lá de ânimo leve, quando a mulher começou a desbobinar o discurso, entrei em desespero!
Senti que a certa altura a mulher vestiu a carapaça de inflexibilidade, daquelas que só falta dizer-nos na cara "É A VIDA, AZARITO! XAU!"
Mas depois acabei por fazer as perguntas certas e lá ganhei alguma calma
No meio dessas perguntas a senhora explicou-me que exigem um documento da inspecção, indiferente ser A ou B, o que interessa é haver o documento de aprovação e que pela actual lei é sempre possível recuperar a matrícula.
Foi isso que me descansou mais!
Eu já lutei muito pelo meu golf, já dei 870€ à polícia municipal para reaver o meu GTI. Aluguei uma garagem que pago mensalmente para o acomodar. Iniciei um demorado processo de restauro que não vai parar por causa de uns bananas que estão no governo.
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"É treta" como tu lhe chamas porque prevalece sempre a lei de cancelamento de matrículas!
A lei do cancelamento oficioso de matrículas não está em nada relacionada com o pagamento ou não do IUC. Quer dizer que mesmo que uma pessoa tenha pago IUC (imposto de selo municipal) do seu carro estes anos todos de nada serve, porque o ponto fulcral em que a lei assenta é o aspecto de não ter IPO até 2003 feita. Neste caso para carros entre 1980-2000 apenas a Inspecção Periódica Obrigatória conta....
-----------
Puxando a brasa à minha sardinha (claro, só para testar todas as possibilidades), eu ainda fiz o choradinho lá no IMTT que o modelo do meu GTI começou a ser fabricado nos anos 70 e mesmo o meu carro (específicamente) não sendo ainda um clássico está a poucos anos disso e podia ter um tratamento igual ao dos seus irmãos mais velhos....
Esta lei deve ter sido formulada tendo por base uma data pré-definida (1980) de separação de carros clássicos dos carros pré-clássicos (aqueles que ainda não o são).
.... divagações .....
Mas ..... ainda bem que há uma luz ao fundo do túnel ......
A lei do cancelamento oficioso de matrículas não está em nada relacionada com o pagamento ou não do IUC. Quer dizer que mesmo que uma pessoa tenha pago IUC (imposto de selo municipal) do seu carro estes anos todos de nada serve, porque o ponto fulcral em que a lei assenta é o aspecto de não ter IPO até 2003 feita. Neste caso para carros entre 1980-2000 apenas a Inspecção Periódica Obrigatória conta....
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Puxando a brasa à minha sardinha (claro, só para testar todas as possibilidades), eu ainda fiz o choradinho lá no IMTT que o modelo do meu GTI começou a ser fabricado nos anos 70 e mesmo o meu carro (específicamente) não sendo ainda um clássico está a poucos anos disso e podia ter um tratamento igual ao dos seus irmãos mais velhos....
Esta lei deve ter sido formulada tendo por base uma data pré-definida (1980) de separação de carros clássicos dos carros pré-clássicos (aqueles que ainda não o são).
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Eu até fiquei cego com esta luz! O pior que me podia acontecer, era ter que ir à inspecção B, que foi o que esta lei me obrigou a fazer!Oizoman Escreveu:Mas ..... ainda bem que há uma luz ao fundo do túnel ......
Sendo assim, se o necessario for apenas IPO normal e seguro, estou muito mais a vontade. Espero que consiga desta maneira!
nº: 2153
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Pois com as alterações que tens ao teu GTI, era um calvário para o conseguires passar lá!
Só não deixes que façam de ti bola de ping-pong entre IMTT e os centros de IPO.
Confirma antes no centro de inspecções se aceitam a inspecção do teu carro. Secalhar irão perguntar se tens a última folha de inspecção do carro mas nada mais....
Como se entende no tópico das IPO's, muitas vezes vai da flexibilidade das pessoas que estão a avaliar os carros. A menos que a matrícula esteja queimada no sistema deles, havendo boa vontade não vejo porque não possa ser passado numa inspecção normal.
Já passei algumas vezes carros fora do prazo de inspecção e nunca houve problemas.
Ramon sinceramente desejo-te muita sorte!
Tu e o teu trabalho (o GTI) merecem.....
-------
Uma outra coisa que eu perguntei lá no IMTT é se existe algum comunicado escrito sobre a aceitação de IPO normal para reaver a matrícula. Não me deram tal indicação, respondendo apenas que estão a aceitar inspecção normal e não é exigida a B.
Secalhar o ideal para este caso é ter uma exposição do IMTT ou por e-mail ou por fax para não haver confusões típicas do "Diz que disse" na altura da IPO.
Só não deixes que façam de ti bola de ping-pong entre IMTT e os centros de IPO.
Confirma antes no centro de inspecções se aceitam a inspecção do teu carro. Secalhar irão perguntar se tens a última folha de inspecção do carro mas nada mais....
Como se entende no tópico das IPO's, muitas vezes vai da flexibilidade das pessoas que estão a avaliar os carros. A menos que a matrícula esteja queimada no sistema deles, havendo boa vontade não vejo porque não possa ser passado numa inspecção normal.
Já passei algumas vezes carros fora do prazo de inspecção e nunca houve problemas.
Ramon sinceramente desejo-te muita sorte!
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Uma outra coisa que eu perguntei lá no IMTT é se existe algum comunicado escrito sobre a aceitação de IPO normal para reaver a matrícula. Não me deram tal indicação, respondendo apenas que estão a aceitar inspecção normal e não é exigida a B.
Secalhar o ideal para este caso é ter uma exposição do IMTT ou por e-mail ou por fax para não haver confusões típicas do "Diz que disse" na altura da IPO.
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