GOLF VII HIGHLINE

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fernandevd02
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GOLF VII HIGHLINE

Mensagem por fernandevd02 »

Olá comunidade,

Já me inscrevi há algum tempo, mas por falta de disponibilidade só agora foi possível uma apresentação. Vivo no norte, distrito de Aveiro e tenho 43 anos.
Ora em março de 2017 adquiri um Golf VII 1,6 TDI 105CV Highline com GPS (Discover Media Gen 1, atualmente com mapas de 2018). Quando o adquiri tinha 120kKm. O carro veio substituir um Megane III 1.5 dCi Dynamique com 240kKm. Quando o adquiri, procedeu-se à revisão com produtos oficiais VW e substituiu-se pneus e pastilhas. Foram instalados amortecedores novos Sachs, semelhantes aos OEM.
Após um ano com o carro, posso conferir que, de um modo geral o Golf, é muito ligeiramente melhor que o Megane.
Dinamicamente claramente não, pelo menos na versão eixo rígido. Aí o Megane é, a meu ver, francamente melhor. Penso que o Golf está mais afinado para conforto e em estradas muito sinuosas com piso irregular o ESP manifesta-se onde nunca o Megane se queixou.
Os materiais no Golf são um pouco mais nobres (a versão também está acima da do Megane), o detalhe dado ao desenvolvimento (acabamentos, montagens) é superior, mas no final também há alguns grilos chatos. Em termos de espaço no habitáculo, o Golf é melhor, adaptando-se perfeitamente a uma família de 4, mesmo com estaturas altas. É o meu caso. O design interior é mais do meu gosto, pois prefiro o estilo germânico. No exterior, o Renault era um pouco mais ousado.
Em termos de motor, o Golf tem um pouco mais de binário. Noto um pouco mais de pulmão nos regimes médios e nas recuperações. Não tenho caixa de 6 e penso que faz falta. Há locais onde para ir em 4ª tenho de ir depressa demais e em 3ª vou com rotações lá em cima. Noto aqui uma clara diferença para o meu carro anterior. Em autoestrada a 6ª faz falta. Em consumos estão próximos, mas talvez o Golf gaste umas décimas a mais, fruto do DPF que o Renault não tinha (modelo final de 2009).
A minha principal queixa tem que ver com ruídos gerados nos casquilhos e articulações. Nunca trocara casquilhos e neste já os tive de trocar a todos. Continuo com um chocalhar em empedrado que me parece vir da roda esquerda.
Outro ponto menos bom é o DPF. Já tive um Focus com DPF e tenho uma Classe C com DPF. Além de terem maior capacidade, passam quase despercebidos. É inacreditável o funcionamento do DPF do Golf. Quase parece ter capacidade premonitória, chagando-me sempre à chegada. Todos os dias faço 2 viagens de quase 1 hora! A sua capacidade é muito limitada, já que as regenerações ocorrem em intervalos de 280 a 380Km. Apesar do perfil ideal para DPF, não raras as vezes tenho de passear o cão.
Se voltava a trocar? Muito difícil resposta. Talvez nim.
vwg3gt96
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Re: GOLF VII HIGHLINE

Mensagem por vwg3gt96 »

Boas vindas.
Interessante o seu relato. Vai de acordo com a ideia que tenho dos dois modelos e até das marcas em questão.

Cumprimentos.
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smdp23
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Re: GOLF VII HIGHLINE

Mensagem por smdp23 »

Bem-vindo!!! Eu ainda acrescentava mais uma coisinha, eu sou "consumidor" de Renault Clio (já vou no 5º, dois primeiros bloco 1.9 diesel e os três últimos bloco 1.5 dCi), este dois últimos equipados com DPF e sinceramente se eu não soubesse que tinha DPF, passava-me completamente despercebido, pois não deram qualquer aviso, alerta, rotação elevada, voltinhas para regeneração que são sempre chatas, pois aparecem muitas vezes quando acabamos uma viagem de 200 ou mais quilometros e temos de ter em conta que o primeiro vendi com 460000 km e este segundo estou a chegar aos 150000 km
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

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fernandevd02
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Re: GOLF VII HIGHLINE

Mensagem por fernandevd02 »

smdp23 Escreveu: 17 mar 2018, 16:04 Bem-vindo!!! Eu ainda acrescentava mais uma coisinha, eu sou "consumidor" de Renault Clio (já vou no 5º, dois primeiros bloco 1.9 diesel e os três últimos bloco 1.5 dCi), este dois últimos equipados com DPF e sinceramente se eu não soubesse que tinha DPF, passava-me completamente despercebido, pois não deram qualquer aviso, alerta, rotação elevada, voltinhas para regeneração que são sempre chatas, pois aparecem muitas vezes quando acabamos uma viagem de 200 ou mais quilometros e temos de ter em conta que o primeiro vendi com 460000 km e este segundo estou a chegar aos 150000 km
De facto, a Renault, exceptuando um turbo num Clio 3 1,5 dCI105CV, nunca me deixou mal. Os materiais até são bastante razoáveis, mas por vezes sente-se que podem melhorar na montagem / fixação dos paineis.
Do Golf, queixo-me de ter trocado casquilhos (nunca o tinha feito), mas pelo que vou lendo, não sou caso único. Continuo com ruídos algures à frente por baixo. Mas o filtro de partículas que suplanta tudo isto. É surreal. É mesmo inacreditável como tal espécie veio a equipar o modelo. É que nem mesmo os perfis ideais (percursos longos) estão isentos de problemas sérios se não estiverem atentos e tiverem o cuidado de passear o cão.
vwg3gt96
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Re: GOLF VII HIGHLINE

Mensagem por vwg3gt96 »

Aqui em casa já se vai no quarto Clio:
-I 1.2, sem nada demais a apontar, eram outros tempos;
-II Ph1 1.2 16v, talvez o que menos problemas deu, fraquinho de interiores;
-II Ph2 2.0 16v, alguns problemas eléctricos (cabos de velas, iluminação). Alguns plásticos interiores menos novos, em geral bem construido. Pouco confortável e longe de ser económico. Bastante "técnico" de conduzir. Excelente em tudo o resto! (Com muito pouca coisa de origem). Principal ponto negativo é ter que tirar o para choque para mudar uma lâmpada :P;
-III Ph2 1.2 Tce. Também estraga muitas lâmpadas.... com dois anos já tinha o espelho interior todo "queimado", manete de mudanças totalmente gasta, botões do rádio gastos, e o pior, um começo de incêndio dentro do tablier. Foi um mau contacto no modulo dos botões do volante. Sei de um outro caso idêntico. Volta e meia entrava em Safe Mode quando era mais "apertado". Excelente comportamento (Apenas c/ molas Eibach Pro-Kit) e travagem, médias de 7 com muita facilidade. Não gosto do acelerador que não transmite precisão alguma. Empenou um disco de travão original após uma forte travagem a alta velocidade.
Estando agora reprogramado com um pouco mais de 135cv e 200Nm é um osso duro de roer para o GT, especialmente em regimes médios (3500 - 5000 RPM).
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