ajuda, MAP e N75

Responder
djr
Amateur
Amateur
Mensagens: 611
Registado: 14 ago 2009, 15:46
Localização: muito perto do mar

ajuda, MAP e N75

Mensagem por djr »

boas
precisava de uma ajuda com o vag com,
alguem da minha zona que me vi-se ou que me explica-se os passos para medir a MAP e a N75,

alguem me pode ajudar?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: ajuda, MAP e N75

Mensagem por Mario_Marques »

Medir a map e n75, como assim??? queres saber o que em concretamente?
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
djr
Amateur
Amateur
Mensagens: 611
Registado: 14 ago 2009, 15:46
Localização: muito perto do mar

Re: ajuda, MAP e N75

Mensagem por djr »

queria saber, ver os valores que a MAP apresenta, para ver se esta em condições.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: ajuda, MAP e N75

Mensagem por Mario_Marques »

A maneira de saberes se estão ok não é com o vag-com, sensor map precisas de algo para saber se ele está a ler bem a pressão, logo precisas de um manómetro mecânico p comparar valores e medir a impedância com um multímetro(geralmente basta a primeira opção do manómetro), a n75 para saberes precisas de um vacuometro e intercalar entre a n75(se reparares e tiveres os tubos de origem todos os tdi's trazem depois da n75 uma emenda nos tubos, essa emenda serve para fazer isso pois as máquinas ai nada nos dizem) e o turbo, deve medir -0,3bar/-0,6 com geometria a fechar ou fechada, podes também testar no vag-com a n75, na parte do motor vais a adaptation ou a basic settings(sem ver não me recordo mas acho que é daptation) e escolher o código de testes de n75 que é prai o quarto, fazes o teste com o carro parado, deve oscilar os valores entre 0,100bar/0,200bar dependendo do carro e estado do turbo e escape, quando está on e off, este teste não é muito fiável, apenas dá para ter ideia se algo não está bem, mas nunca se fica a saber se é o turbo ou a n75 ou outra coisa.
Mas geralmente quando o sensor map não está bem ou a n75 nota-se e nota-se muito bem pois são peças que não têm meios termos, ou seja, ou estão mesmo boas ou estão avariadas, não costuma haver muito meio termo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
djr
Amateur
Amateur
Mensagens: 611
Registado: 14 ago 2009, 15:46
Localização: muito perto do mar

Re: ajuda, MAP e N75

Mensagem por djr »

boas,

bemmmm... obrigado mario, melhor explicação que isto!! :)
muito obrigado.
o problema e que o carro nao me passa dos 200km ate la vai muito bem.
a maf ja troquei, e como nao dai, disseram me que podia ser da MAP ou N75.
dai a minh apergunta.

o meu carro tem repro, pp502 e estou a espera de montar o turbo... nao sei o que o carro tem.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: ajuda, MAP e N75

Mensagem por Mario_Marques »

Não acho nada mau se der esses 200km/h a direito e sem ajudas aerodinâmicas aka cone :D
Podes sempre verificar o estado dos tubos de vácuo do carro que é conveniente fazer regularmente e cravar uma n5 emprestada a alguém para testar, assim já tiras melhor as duvidas.
Se a egr tiver também muito lixo o carro perde performance.
Abraço
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
djr
Amateur
Amateur
Mensagens: 611
Registado: 14 ago 2009, 15:46
Localização: muito perto do mar

Re: ajuda, MAP e N75

Mensagem por djr »

achas´? é que eu oiço ai o pessoal todo a dizer que os 90/110cv etc... dao 200/ 210/ 215km... e de origem e como tenho repro acho que pelo menos deve de andar mais um pouco.

pois... isso da egr e que tenho de ver, os tubos de vacuo ja andei espreitar e nao vi nada.
agora o que é a N5???
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: ajuda, MAP e N75

Mensagem por Mario_Marques »

pjoelss Escreveu:achas´? é que eu oiço ai o pessoal todo a dizer que os 90/110cv etc... dao 200/ 210/ 215km... e de origem e como tenho repro acho que pelo menos deve de andar mais um pouco.

pois... isso da egr e que tenho de ver, os tubos de vacuo ja andei espreitar e nao vi nada.
agora o que é a N5???
200/210/215 a direito(o conceito de a direito de algumas pessoas é que varia de pessoa para pessoa) num 90 ou 110 de origem é porque dão... :mrgreen:
A n75 é uma electrovalvula que te controla a abertura e fecho de um canal de vácuo que faz puxar o actuador da geometria do turbo.
Os tubos de vácuo convém mesmo tira-los fora e verificar sobre pressão o estado deles pois como levam aquele tecido de revestimento por fora as vezes não se consegue detectar as fugas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder