lux Escreveu:nao pode tar ligado a massa! muito estranho, mete ai uma foto se conseguires
Não está ligado directamente..
Mas se ligar um multimetro lá ligado. Fio vermelho do multimentro no pino central da ficha da antena e o preto ligado a 12v. O multimetro lê -12v.
Se ligar o preto ao chassis do carro e o vermelho na ficha do radio lê 0volts
Mede o valor Ohmico entre o pino central e a massa da ficha decerto dá esses valores devido á resistencia do proprio circuito electronico do amplificador que esta na base da antena.
Desde que não dê 0 Ohm´s mete 12 volt´s nisso vais ver que apanha mt melhor.
Cidades Escreveu:ja fiz isso. Depois meti uma resistencia de 0.5ohm e liguei aquilo. Mas não notei nada de diferente.. Estará o amplificador queimado?
Ou o meu carro não tem? É um TDI 110 HighLine de 08/1999...
Cumprimentos
Nada melhor do que abrir a base da antena (por baixo tem dois parafusinhos).
Qual foi o valor ohmico que te deu ? posso confirmar com a minha antena.
Cumps
Não medi na antena, foi no radio. Agora não tenho a certeza mas era mais de 10.. e já montei aquilo tudo. e Vou ter muito trabalhar para desmontar tudo outra vez
O meu radio tem saída para alimentar um amplificador na ficha ISO, usa o fio Azul/branco. Liguei esse à antena! Assim só mete corrente quando é necessário.
O meu carro (reparei no outro dia) entre a "banana" que liga a antena ao rádio e o rádio propriamente dito tem lá um amplificador que é do género de uma pilha mas mais comprido, sai de lá um fio azul que quando me assaltaram o carro arrancaram da ficha, agora ando sem aquilo ligado e apanha 90% igual ao que apanhava antes...
A minha dúvida é a seguinte, vou mudar o rádio e a antena e vou ter que colocar uma ficha fêmea a ligar às de origem do carro e uma ficha macho para ligar ao rádio visto que tenho que trocar os cabos de alimentacao do rádio (ligando directamente funciona tudo mas nao memoriza) e como a antena que vou montar é daquelas tipo shark, convém ligar o fio azul do amplificador ao rádio, certo? Como sei que o meu rádio envia algum "sinal" para esse tal amplificador? Espero ter sido bem explicito...
GTDblack Escreveu:O meu carro (reparei no outro dia) entre a "banana" que liga a antena ao rádio e o rádio propriamente dito tem lá um amplificador que é do género de uma pilha mas mais comprido, sai de lá um fio azul que quando me assaltaram o carro arrancaram da ficha, agora ando sem aquilo ligado e apanha 90% igual ao que apanhava antes...
A minha dúvida é a seguinte, vou mudar o rádio e a antena e vou ter que colocar uma ficha fêmea a ligar às de origem do carro e uma ficha macho para ligar ao rádio visto que tenho que trocar os cabos de alimentacao do rádio (ligando directamente funciona tudo mas nao memoriza) e como a antena que vou montar é daquelas tipo shark, convém ligar o fio azul do amplificador ao rádio, certo? Como sei que o meu rádio envia algum "sinal" para esse tal amplificador? Espero ter sido bem explicito...
O que deves ter é um alimentador , o fio azul do alimentador ligas ao fio azul da ficha ISO do radio(antena Power).
Assim só cloca tensão quando a radio esta ligado.
Ola, no meu golf3 ja la vai o segundo radio e sempre apanhou mal .. apos ter retirado o de origem montei um pioneer, mas a recepçao de radio mt fraca! Pensei que era do proprio radio, agora no que trago mais recente o mesmo problema mantem se! No cabo da Antena do carro montei um adaptador Jack pra ligar no radio, visto que o cabo do carro é "femea".. é normal apanharem assim mal ?
MK3de66KW Escreveu:Ola, no meu golf3 ja la vai o segundo radio e sempre apanhou mal .. apos ter retirado o de origem montei um pioneer, mas a recepçao de radio mt fraca! Pensei que era do proprio radio, agora no que trago mais recente o mesmo problema mantem se! No cabo da Antena do carro montei um adaptador Jack pra ligar no radio, visto que o cabo do carro é "femea".. é normal apanharem assim mal ?
Depende do que entendas por mal mas para tirares duvidas pega num fio de cerca de 1 metro e ligas ao pino central do radio com o fio esticado na vertical se apanhar melhor então sim tens algum problema na instalação do carro .
Ao que sei os golf 3 não tem antena amplificada de origem mas já n digo nada .
Faz o teste e reporta a conclusão.
Epa eu tambem ando com o mesmo problema, comprei o meu carrinho e tal e tenho uma recepçao de antena horrivel (apanho dois ou tres postos de radio e mal) tenho um kenwood 1din ainda pensei que fosse defeito do radio mas tou a ver que possa ser outra coisa
depende da zona onde moras.. mas normalmente com a antena de origem mesmo assim apanharia bem mesmo sem a amplificação activada da base de antena.. podes é ter a base ja com humidade por dentro e faz mau contacto com a própria antena..
lux Escreveu:depende da zona onde moras.. mas normalmente com a antena de origem mesmo assim apanharia bem mesmo sem a amplificação activada da base de antena.. podes é ter a base ja com humidade por dentro e faz mau contacto com a própria antena..
Eu sou do algarve, eu quando andava como motorista do recheio tinha um radiozinho pioneer e apanhava tudo e mais alguma coisa com aquilo provavelmente terei de ver se será humidade ou falta de potencia no amplificador da antena
boas, eu também sou do algarve e tenho o mesmo problema no meu mk3, com um radio pionner, inclusive ja fiz esta modificação, com a resistencia, mas ficou exactamente na mesma, e ainda tenho outro problema, quando ligo o xenon deixo de apanhar muitas estaçoes, a unica que consigo apanhar sempre bem é a 88.1 FM, que é a comercial. alguem sabe como resolver estes 2 problemas?? cumps
Nada como a antena original, em que o tamanho não sofre "cortes" e está adequado a frequência.
Um exemplo:
Comprei o actual Alpine, que veio substituir o Grundig que la estava.
Qual a minha surpresa, qd ligo o Alpine, e aquilo deve ter tido tipo um corte de 50% no ganho face ao Grundig......
Sorte é eu ouvir mais MP3.....
O "vivo", ou seja o fio do meio, deve estar isolado da malha externa, até a base da antena.
Por sua vez, a "malha", deve fazer contacto na base da antena, ou seja, massa.
Muitos problemas derivam da falha deste destes princípios básicos.
Um outro "truque", que ainda não experimentei nestes rádios, é ligar apenas o "vivo" ao autoradio na parte traseira, sem conteúdo deixar a massa fazer contacto.
Pelo menos noutras frequências nota-se um ganho de sinal.
Podem fazer uma experiência:
Arranjam um cabo de cobre, tipo fio terra, descarnam a ponta, dão uma volta e metem em vez da antena original.
Para calcularem o cumprimento fazem o seguinte:
VL : frq = cumprimento antena.
300 : 100mhz
Vl = velocidade da luz dividir frequência = Cumprimento
O resultado deve andar a volta de 30cm, portanto o ganho máximo para uma antena omnidireccional.
Amplificadores, só vem "compensar" a falta de ganho das antenas, mas acreditem que se entra "lixo", eles amplificam "lixo".
bem, ja estive hoje de volta do meu MK3, neste momento a captaçao de antena ja está a cerca de 99% e com o xenon ligado a 95%, o que fiz foi, ligar a massa do xenon directamente a bateria, e fazer o teste que o user SuperGolf fala, ligar só o pino central da antena e tive bastante ganho, visto andes disto ter a captaçao a 50% e com o xenon ligado a 40%. outros testes que fiz foi enrolar os balastros em aluminio e fita cola, ligar o balastro a massa, mas nao fez nada mesmo e ligar o autoradio directo a bateria , tanto o positivo como a massa, mas a captaçao ficou ainda pior, agora so me falta experimentar com os condençadores de 1000uF/50V, para suprimir a restante interferencia.