Sinal fraco de recepção com radio OEM e antena original VW

Responder
joel1
Rookie
Rookie
Mensagens: 87
Registado: 11 fev 2010, 14:29

Sinal fraco de recepção com radio OEM e antena original VW

Mensagem por joel1 »

Boas a todos! Aproveito deste modo para partilhar a conclusão a que cheguei após compra de viatura que já tinha instalado um radio convencional (não Gamma).
O radio em questão (blaupunkt) tinha fraca recepção após breve analise a todo o cicuito de antena do carro(golf4) verifiquei que este trazia antena amplificada original VW (acredito que todos tenhas essas antenas a minha é igualzinha aos que vejo por aí) .Sendo a antena amplificada (podem verificar pela electronica instalada no interior da base curva) tem de ser alimentada , pelo que percebi os radios gamma fazem isso mas os "normais" não. Existe relatos de pessoal que adquiriu 2din e queixa-se da fraca recepção .Para mim o problema n esta no radio ...está na falta de alimentação pela linha de antena .Podem verificar com um voltimetro na ficha de antena em relação á massa , se tiver 12v com o radio ligado tudo bem , se não ou fazem o que fiz ou então ... n sei ... .
Então, abri o radio passei um fio da linha Antena (saida de 12v comutado para antena electrica) e liguei á linha de entrada de antena com uma resistencia em série de 0,1ohm .

Funciona agora na perfeição . :wink:
lux
Amateur
Amateur
Mensagens: 547
Registado: 10 jan 2008, 11:14
Localização: Tondela/Viseu - Sta Joana/Aveiro

Re: Sinal fraco de recepção com radio OEM e antena original

Mensagem por lux »

é pa isso parece-me interessante.. até porque nunca consegui resolver esse problema da fraca recepção, deitanto a culpa no meu 2DIN LOL, até comprei um amplificador de sinal para ligar em serie com a ficha de antena do radio, que melhorou um pouco mas nada de notório. isto a quase dois anos..

mandei vir a antena SHARK da VW para trocar pela actual normal que tenho, ainda deve ficar a apanhar pior LOL mas não comprei pela boa ou ma recepção já que a actual tmb não apanha bem.. é apenas pela estética e porque a actual já não tem a borracha de isolamento..

mas pegando no que disses-te, se eu colocar um voltímetro em massa (chapa) e outro na rosca da antena devo ter 12v para estar tudo a funcionar bem?
joel1
Rookie
Rookie
Mensagens: 87
Registado: 11 fev 2010, 14:29

Re: Sinal fraco de recepção com radio OEM e antena original

Mensagem por joel1 »

Boas,não o que quiz dizer foi o seguinte: com um voltimetro entre a massa do radio e o pino central da ficha de antena terás de ter cerca de 12v (ou seja a tensão da bateria).

Entre a rosca da antena na base e a massa n terás de ter tensão.Porque a electronica dentro da base isola a tensão que lhe chega vindo do radio por forma que n vá até á antena ... assim seria facil haver problemas electricos ... mede só á saida da ficha do radio ou na chegada á ficha da antena.

Entretanto ainda esta semana safei um colega que tem um A3 o problema é exactamente o mesmo , ele adquiriu um radio 1 din mas que também n alimenta a electronica da antena original.


Qualquer duvida avisa ao que parece não somos de mt longe e pode combinar-se para um encontro.


Cumprimentos
lux
Amateur
Amateur
Mensagens: 547
Registado: 10 jan 2008, 11:14
Localização: Tondela/Viseu - Sta Joana/Aveiro

Re: Sinal fraco de recepção com radio OEM e antena original

Mensagem por lux »

é pa isso é optimo. montei hoje uma antena shark e akilo ficou a apanhar pior como era de esperar.. mas verifiquei isso e não tenho 12v nem na antiga nem nesta nova shark.. visto que ainda tneho aquilo meio desforrado e provisorio, funciona igualmente se eu colocar (soldar) a ligacao de 12v directamente na entrada onde está soldado o fio central na base da antena (shark ou convencional é igual).. será que isso nao vai queimar nada? no radio? se não colocar a resistencia dá na mesma?
joel1
Rookie
Rookie
Mensagens: 87
Registado: 11 fev 2010, 14:29

Re: Sinal fraco de recepção com radio OEM e antena original

Mensagem por joel1 »

lux Escreveu:é pa isso é optimo. montei hoje uma antena shark e akilo ficou a apanhar pior como era de esperar.. mas verifiquei isso e não tenho 12v nem na antiga nem nesta nova shark.. visto que ainda tneho aquilo meio desforrado e provisorio, funciona igualmente se eu colocar (soldar) a ligacao de 12v directamente na entrada onde está soldado o fio central na base da antena (shark ou convencional é igual).. será que isso nao vai queimar nada? no radio? se não colocar a resistencia dá na mesma?

Boas, convem que faças essa alteração dentro do radio pois estamos a trabalhar sob a linha de antena e convem de todo manter a blindagem á rf (radiofrequencia). Não me responsabilizo por nada de menos bom que possa acontecer. E como expliquei não é para aplicar 12 volts á antena é para aplicar sim á linha de antena ou seja ao condutor central do cabo.Se não sabes exactamente o que deves fazer secalhar é melhor esperar.

Envio-te o meu msn contact por PM , falamos por lá.

Eu até colocava aqui fotos da minha modificação mas como o forum não tem alojamento torna-se mais complicado e eu sou mt preguiçoso.

Se algum user se der ao trabalho de o fazer por mim eu cedo as respectivas fotos.


Cumprimentos
lux
Amateur
Amateur
Mensagens: 547
Registado: 10 jan 2008, 11:14
Localização: Tondela/Viseu - Sta Joana/Aveiro

Re: Sinal fraco de recepção com radio OEM e antena original

Mensagem por lux »

eu percebi o procedimento de ligação dos 12v ao fio central do cabo de antena.. mas a minha questão é se faz diferença ligar pelo interior do radio directamente na soldadura correspondente ao fio central do cabo antena ou se tmb é se pode ligar os 12 directamente dentro da base da antena onde o fio central é soldado a placa electronica... digo isto porque é mais simples para mim porque tenho uma antena TV do radio 2din atras e ja tenho 12v com ligação ACC perto da antena do carro e assim nao precisaria de desmontar o 2DIN.. agora a dúvida é a resistencia se é mesmo necessária ou facultativa..
vou te adicionar no msn..

abraço e obrigadão pela ajuda..
joel1
Rookie
Rookie
Mensagens: 87
Registado: 11 fev 2010, 14:29

Re: Sinal fraco de recepção com radio OEM e antena original

Mensagem por joel1 »

lux Escreveu:eu percebi o procedimento de ligação dos 12v ao fio central do cabo de antena.. mas a minha questão é se faz diferença ligar pelo interior do radio directamente na soldadura correspondente ao fio central do cabo antena ou se tmb é se pode ligar os 12 directamente dentro da base da antena onde o fio central é soldado a placa electronica... digo isto porque é mais simples para mim porque tenho uma antena TV do radio 2din atras e ja tenho 12v com ligação ACC perto da antena do carro e assim nao precisaria de desmontar o 2DIN.. agora a dúvida é a resistencia se é mesmo necessária ou facultativa..
vou te adicionar no msn..

abraço e obrigadão pela ajuda..

Podes ligar como descreves embora acho que a melhor forma seja pelo interior do radio devido á blindagem de rf.Mas assim já dá para veres os progressos da modificação .Outra forma será criar um adaptador macho femea de antena com a daptação lá dentro assim ficaria no fundo do radio e serie removivel e transplantavel sempre que se necesita-se .Quanto á resistencia é só mesmo para limitar a corrente podes colocar em vez da resistencia um fusivel da amperagem mais baixa que arranjares 500mA é mais que suficiente , isto é só para protecção casso algo corra mal.


Cumprimentos
lux
Amateur
Amateur
Mensagens: 547
Registado: 10 jan 2008, 11:14
Localização: Tondela/Viseu - Sta Joana/Aveiro

Re: Sinal fraco de recepção com radio OEM e antena original

Mensagem por lux »

fica a apanhar menos sinal é verdade.. mas tmb ainda não liguei os 12v a minha para ver se ligando-lhe os 12v se ela apanha melhor, visto que é amplificada...
joel1
Rookie
Rookie
Mensagens: 87
Registado: 11 fev 2010, 14:29

Re: Sinal fraco de recepção com radio OEM e antena original

Mensagem por joel1 »

Qualquer antena que tenha electronica ou seja que tenha amplificação requer alimentação.
Caso não tenha alimentação a recepção com a mesma será praticamente impossivel.


Cumps
joel1
Rookie
Rookie
Mensagens: 87
Registado: 11 fev 2010, 14:29

Re: Sinal fraco de recepção com radio OEM e antena original

Mensagem por joel1 »

Micael11 Escreveu:essa alimentaçao retira-se do radio colocado o positivo no fio principal do cabo da antena o do meio o restante é a massa.
mas voces retiram os 12v logo na entrada do radio?
o dentro do radio?
é q por fora é um pouco complicado chegar ao perno do meio da antena e meter la os 12v.
Eu fiz internamente... vou ver se consigo colocar umas fotos.

Cumps
joel1
Rookie
Rookie
Mensagens: 87
Registado: 11 fev 2010, 14:29

Re: Sinal fraco de recepção com radio OEM e antena original

Mensagem por joel1 »

aqui estão as fotos

Imagem

Imagem

Cumps
joel1
Rookie
Rookie
Mensagens: 87
Registado: 11 fev 2010, 14:29

Re: Sinal fraco de recepção com radio OEM e antena original

Mensagem por joel1 »

Micael11 Escreveu:obrigado pelas fotos.
porque meteste ai uma recistencia de 18ohm ?

Boas a resistencia é de 1ohm Castanho Preto Ouro Ouro.
Serve para limitar a corrente caso haja algum curto sob a linha de antena .
Se a electronica se passar e começar a consumir mais corrente por avaria a resistencia vai queimar e assim proteger o auto radio e evitar de queimar algum fusivel.
Para testar a diferença podes fazer sem a resistencia mas cuidado para não fazeres nenhum curto.


Cumps
Cidades
Pro
Pro
Mensagens: 2113
Registado: 18 mar 2009, 23:40
Veículos: Golf 4
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Sinal fraco de recepção com radio OEM e antena original

Mensagem por Cidades »

No meu radio o pino do meio tá ligado à massa do carro. o que posso fazer? Costuma ser assim?
lux
Amateur
Amateur
Mensagens: 547
Registado: 10 jan 2008, 11:14
Localização: Tondela/Viseu - Sta Joana/Aveiro

Re: Sinal fraco de recepção com radio OEM e antena original

Mensagem por lux »

nao pode tar ligado a massa! muito estranho, mete ai uma foto se conseguires
Cidades
Pro
Pro
Mensagens: 2113
Registado: 18 mar 2009, 23:40
Veículos: Golf 4
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Sinal fraco de recepção com radio OEM e antena original

Mensagem por Cidades »

lux Escreveu:nao pode tar ligado a massa! muito estranho, mete ai uma foto se conseguires
Não está ligado directamente..
Mas se ligar um multimetro lá ligado. Fio vermelho do multimentro no pino central da ficha da antena e o preto ligado a 12v. O multimetro lê -12v.
Se ligar o preto ao chassis do carro e o vermelho na ficha do radio lê 0volts
Responder