VAG-COM: Modo Caixa Auto vs. Modo Caixa Manual

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Mario_Marques
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Re: VAG-COM: Modo Caixa Auto vs. Modo Caixa Manual

Mensagem por Mario_Marques »

Essa perda de pica é uma ilusão, só ficaste foi com o carro linear e a cortar combustível quando deveria para não colocar stress na caixa e embraiagem.
As afinações std são feitas mecanicamente seja na troca da correia seja corrigir a injeção que com os anos todas as molas da bomba e injectores vão perdendo tensão, o vag-com só deve ser usado para ajuste fino, que é aqui que quase toda a gente faz asneira, tentam fazer correções de percentagens grandes no vag-com, isso coloca os componentes sobre grande stress e as afinações também não ficam grande coisa pois os ajustes no vag-com são muito limitados e o que se corrige num lado vai automaticamente perder-se em outro.
Devias de:
-Rever alimentação elétrica, bateria, alternador e pontos de massa, ideal sistema a 14,20v com luzes ligadas estável
-rever motor de arranque
-corrigir mecanicamente se necessário ponto do motor, ponto da bomba, iq e só depois se necessário ajuste fino no vag-com
-usar um produto de limpeza de injeção, ex liqui moly diesel purge e depois disso comparar valores

Esse problema que tens se pesquisares já é coisa conhecida e antiga, a solução em casos normais passa por fazer o que disse, modo caixa auto é trabalho de preguiçoso e sucateiro, esconder um problema que lá está, quando voltar a aparecer será bem pior.

Ha casos outros casos, sensor temperatura(ecu) de concorrência ou avariado e maus contactos na cablagem do mesmo, problemas no sensor da cambota ou cablagem do mesmo, sensor temp gasóleo da bomba avariado, regulador de quantidade avariado, mas num carro bem mantido isto não é comum.
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Re: VAG-COM: Modo Caixa Auto vs. Modo Caixa Manual

Mensagem por paulo1337 »

Amigo Mário também já pensei em usar um produto de limpeza de injeção no meu PD (por desconhecer o estado dele), mas mesmo por causa de ser PD ainda não me aventurei. Também se podem usar tais produtos em motores com injetores-bomba?
Se sim qual deles é que aconselhas? É que já vi tantos da LiquiMolly: Systempflege Diesel, SuperDiesel, Diesel Spulung.
Obrigado, abraço!
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Mario_Marques
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Re: VAG-COM: Modo Caixa Auto vs. Modo Caixa Manual

Mensagem por Mario_Marques »

Não é boa ideia andar sempre a usar esses produtos, recomendo usar de muitoooooo longe a longe, tipo 200 em 200mil e no motor de injector bomba a principal causa de acumular lixo/avaria não é o lixo mas sim falta de manutenção.
Daqui a uns anos a maioria dos motores injector bomba vão estar todos acabados e os de bomba injectora vão continuar por aí pois a não manutenção dos injectores bomba causa danos irreversíveis e muito dispendiosos de reparar.
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Re: VAG-COM: Modo Caixa Auto vs. Modo Caixa Manual

Mensagem por paulo1337 »

E nesse caso que produto recomendas? O Diesel Spülung (pelo que li é o mais adequado a limpeza de sistema de combustível)? O meu PD130 tem 227 mil km, no entanto não sei se já foi utilizado algum produto do género. Penso que um dia destes vou usar o Spülung por prevenção.
A minha ideia era de dar uma vista de olhos total nele lá para os 250 mil km (só daqui a 2 anos ou assim) e estava a pensar em seres tu a fazeres-me isso (se quiseres, estiveres disponível e mediante contacto prévio, claro). Achas que é a uma boa quilometragem para fazer essa revisão total? Comprei o carro com 223 mil km e não faço ideia do trato que o último dono lhe deu (parece bom, o carro parece estar impecável), por isso é que queria ver como ele está a 100% para prevenir danos (e despesas) futuros.
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Re: VAG-COM: Modo Caixa Auto vs. Modo Caixa Manual

Mensagem por Neufox »

paulo1337 Escreveu: 18 ago 2018, 19:53 E nesse caso que produto recomendas? O Diesel Spülung (pelo que li é o mais adequado a limpeza de sistema de combustível)? O meu PD130 tem 227 mil km, no entanto não sei se já foi utilizado algum produto do género. Penso que um dia destes vou usar o Spülung por prevenção.
A minha ideia era de dar uma vista de olhos total nele lá para os 250 mil km (só daqui a 2 anos ou assim) e estava a pensar em seres tu a fazeres-me isso (se quiseres, estiveres disponível e mediante contacto prévio, claro). Achas que é a uma boa quilometragem para fazer essa revisão total? Comprei o carro com 223 mil km e não faço ideia do trato que o último dono lhe deu (parece bom, o carro parece estar impecável), por isso é que queria ver como ele está a 100% para prevenir danos (e despesas) futuros.
Geralmente após a compra deve-se fazer a revisão e a troca do óleo e etc. Eu até optei por fazer uma troca total, até o da direçâo, travões, etc...

O meu tinha correia "nova" (já com alguns km em cima) mas mesmo assim troquei por via das dúvidas.
Preferi gastar agora do que uns meses depois ela rebentar por qualquer motivo e a despesa ser grande
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Re: VAG-COM: Modo Caixa Auto vs. Modo Caixa Manual

Mensagem por paulo1337 »

kostenlose Escreveu: 18 ago 2018, 20:55 Geralmente após a compra deve-se fazer a revisão e a troca do óleo e etc. Eu até optei por fazer uma troca total, até o da direçâo, travões, etc...

O meu tinha correia "nova" (já com alguns km em cima) mas mesmo assim troquei por via das dúvidas.
Preferi gastar agora do que uns meses depois ela rebentar por qualquer motivo e a despesa ser grande
Mas compraste a particular ou stand?

Eu comprei em stand e sei, de certeza que foi trocado:
-Filtros de óleo, ar, habitáculo e gasóleo: MannFilter e Bosch
-Óleo: Shell Helix 10w40
-Kit de distribuição e bomba de água: INA
-Amortecedores frente: Bilstein
Veio tudo para mim com cerca de 10km, a distância de ir ao centro de inspeções e voltar ao stand.
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Re: VAG-COM: Modo Caixa Auto vs. Modo Caixa Manual

Mensagem por Mario_Marques »

paulo1337 Escreveu: 18 ago 2018, 19:53 E nesse caso que produto recomendas? O Diesel Spülung (pelo que li é o mais adequado a limpeza de sistema de combustível)? O meu PD130 tem 227 mil km, no entanto não sei se já foi utilizado algum produto do género. Penso que um dia destes vou usar o Spülung por prevenção.
A minha ideia era de dar uma vista de olhos total nele lá para os 250 mil km (só daqui a 2 anos ou assim) e estava a pensar em seres tu a fazeres-me isso (se quiseres, estiveres disponível e mediante contacto prévio, claro). Achas que é a uma boa quilometragem para fazer essa revisão total? Comprei o carro com 223 mil km e não faço ideia do trato que o último dono lhe deu (parece bom, o carro parece estar impecável), por isso é que queria ver como ele está a 100% para prevenir danos (e despesas) futuros.
Não recomendo produto nenhum, recomendo fazer o serviço pd que consite em medir a cam(medir não é olhar para ela como prai 99% das pessoas faz), inspeccionar os injectores sem remover(ver angulos), substituir afinadores caso necessite por desgaste ou por ser o modelo antigo com defeito(se for anterior a 2001 quase de certeza é o modelo com "defeito").
Eu não estou a aceitar mais esse tipo de serviços por falta de tempo para acabar os que ja tenho pendentes, não te recomendo fazer isso em curiosos nem a mudar vedantes que é o erro que toda a gente comete, só se troca vedantes se houver uma fuga e a fuga deve ser vista por um especialista, se os injectores apresentarem desgaste nos fixadores também se deve trocar, essas peças todas que mencionei mesmo de origem, tirando a cam se precisar não é nenhuma fortuna, consome é muito tempo, pois só medir a cam bem leva mais de 1 hora.
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Re: VAG-COM: Modo Caixa Auto vs. Modo Caixa Manual

Mensagem por paulo1337 »

Mario_Marques Escreveu: 18 ago 2018, 23:37 Não recomendo produto nenhum, recomendo fazer o serviço pd que consiste em medir a cam(medir não é olhar para ela como prai 99% das pessoas faz), inspeccionar os injectores sem remover(ver angulos), substituir afinadores caso necessite por desgaste ou por ser o modelo antigo com defeito(se for anterior a 2001 quase de certeza é o modelo com "defeito").
Eu não estou a aceitar mais esse tipo de serviços por falta de tempo para acabar os que ja tenho pendentes, não te recomendo fazer isso em curiosos nem a mudar vedantes que é o erro que toda a gente comete, só se troca vedantes se houver uma fuga e a fuga deve ser vista por um especialista, se os injectores apresentarem desgaste nos fixadores também se deve trocar, essas peças todas que mencionei mesmo de origem, tirando a cam se precisar não é nenhuma fortuna, consome é muito tempo, pois só medir a cam bem leva mais de 1 hora.
O meu carro é de Dez/2003 (MY04), logo esse defeito não deve existir, no entanto nunca se sabe...
Pelo que dizes, o serviço PD é mais ou menos o que vem no manual de utilizador (já não me lembro bem e o meu français está enferrujado :lol: )
Já houve mais do que uma pessoa a dizer que és o melhor no que fazes, por isso te queria entregar o trabalho a ti, ao menos sabia que ficava entregue a boas mãos e principalmente a quem sabe! Quem sabe se quando chegar a altura de fazer essa revisão já tens mais tempo disponível :)
Nas oficinas VW não confio muito, há sítios em que alguns procedimentos não são feitos e são cobrados aos clientes, por isso não queria confiar a vida útil do meu motor a curiosos.
Caso saibas algum mecânico com conhecimentos para isso (PD), na zona Norte, agradecia-te imenso que me dissesses!

Obrigado pela ajuda Mário,
Abraço!
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