Vibração ao acelerar

Responder
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Vibração ao acelerar

Mensagem por Martins SDI »

Boas pessoal, ando com um stress no meu carro e precisava da vossa ajuda. O carro é um Ibiza 6K2 SDI de 2002/02, motor AQM e cx. de velocidades EAY.

É o seguinte, em andamento o meu carro faz uma vibração que é transmitida à alavanca de velocidades. Esta mesma vibração só se sente ao acelerar, e especialmente quando o carro está em recuperação. Nota-se um pouco em 3ª velocidade, e acentua-se em 4ª e em 5ª. Nota-se entre os 60/70 até aos 120 Km/h. A partir daí deixa de haver vibração.

A principio pensou-se que seria das transmissões, uma vez que, foi tirado o peso da transmissão direita. Foi mudada esta transmissão e o problema persistiu. Ao desmontar verifiquei que o disco de travão direito tinha o veio desalinhado. Foram trocados os discos e calços mas não resolveu. Aproveitei e mudei a manga de eixo direita, porque tinha um zumbido (provavelmente rolamento). Outra coisa que foi descartada também foram os apoios de motor. Os mesmos foram mudados à cerca de 20 0000 Km, por três apoios originais. As rodas foram equilibradas, a direcção alinhada e os pneus mudados.

Não sei precisar ao certo quando se começou a notar esta vibração, uma vez que, até mudar os apoios de motor, tinha uma vibração excessiva no carro, originada pelos apoios da concorrência que tinha metido.

Outra coisa que o carro levou, foi uma embraiagem reconstruída. Na caixa e embraiagem ainda não mexi, não sei se poderá vir daí o problema.

Alguém já teve um problema idêntico, ou sabe qual poderá ser a causa de tal vibração?

Agradeço toda a ajuda que me possam dar.
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Vibração ao acelerar

Mensagem por Martins SDI »

ESqueci-me de referir que a minha embraiagem é monomassa.
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Vibração ao acelerar

Mensagem por Martins SDI »

UP.
bora01
Amateur
Amateur
Mensagens: 560
Registado: 04 dez 2010, 00:01
Veículos: Vw Bora TDI AJM >> 180cv

Re: Vibração ao acelerar

Mensagem por bora01 »

Isso por norma qd acontece costuma ser o bi-massa, mas como o teu carro é mono-massa, não vejo motivo para isso acontecer. Verifica com quem te montou a embraiagem se poderá ser daí, ou pede uma segunda opinião a outro mecânico.

Eu não consigo ajudar e aqui neste forum dificilmente te ajudarão, por experiência propria que já estou registado à quase 3 anos :wink:
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Vibração ao acelerar

Mensagem por Martins SDI »

Bora obrigado pela resposta. Já fui a 3 mecânicos pedir opiniões e nenhum me soube dizer qual a origem do problema. Apontaram para as transmissões e disseram-me tambem que poderia ser diferencial da caixa. Todos concordaram que não seria embraiagem por não se notar em todas as velocidades. Já mudei a transmissão direita por uma reconstruída, mas não resolveu. A esquerda não aparenta ter folga ou empeno. Só se a mudar também.. Da caixa acho que não deve ser porque não ouço qualquer barulho, mas já estou por tudo. Precisava mesmo de ideias para poder ir descartando outras possibilidades.
bora01
Amateur
Amateur
Mensagens: 560
Registado: 04 dez 2010, 00:01
Veículos: Vw Bora TDI AJM >> 180cv

Re: Vibração ao acelerar

Mensagem por bora01 »

A transmissão eu ponha de parte, porque se fosse a transmissão o carro vibrava mesmo estando desengatado, isto é, numa descida a acelarar em 3ª se notasses o carro a vibrar e desengatasses terias de sentir as vibrações, por isso tanto as rodas como as transmissões eu ponha de parte.
Por vezes no motores (PD = injector bomba) quando têm os injectores descalibrados, também existe uma vibração ao acelarar, coisa que não deverá ser pois o teu carro é (VP = Bomba injectora).

Por isso só posso ver o problemas em dois sitios, ou tens um apoio de motor estragado (verifica o apoio da caixa de velocidades) por vezes qd está partido origina vibrações ou mesmo da embraiagem, volante do motor empenado, má montagem, defeito de fabrico entre diversas coisas que podem ser.

Este é o meu ponto de vista, mas posso estar enganado
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Vibração ao acelerar

Mensagem por Martins SDI »

Obrigado Bora. Apoio de motor acho que não é. Foram novos e originais Seat à cerca de 20 000 km. Já levantei o motor e não tem folga. Olha volante de motor não deveria fazer em todas as velocidades a uma determinada rotação? No meu caso a vibração só é sentida em 3ª, 4ª e 5ª. Em 3ª é uma vibração ligeira a cerca de 60 Km/h e em 4ª e 5ª a vibração é mais acentuada e sente-se mais entre os 80 a 120 Km/h.

Já passei numa casa de Cx de velocidades. Lá disseram-me que nestas caixas, por vezes os cravos do diferencial desprendem-se da coroa (penso que foram estas as peças que referiram) e que poderia ser esta a razão da vibração. O que eu acho estranho é que não tenho barulhos vindos da caixa de velocidades. Uma folga na caixa não deveria originar ou zombido, ou assim? Tendo em conta que esta será a possibilidade mais cara, queria descartar tudo o resto para não estar a gastar dinheiro desnecessariamente.

Outra coisa, sei de um carro igual ao meu batido com cerca de 40 000 km e que tem as duas transmissões originais. Estava quase em compra-las e instalar ambas. Achas que vale a pena? Tenho medo é que possam estar empenadas por causa do embate.
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Vibração ao acelerar

Mensagem por Martins SDI »

up.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18477
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Vibração ao acelerar

Mensagem por Mario_Marques »

Isso o melhor que tens a fazer é levantar o carro e ver ao certo o que se passa, por suposiçoes não vais lá, gastas dinheiro e não resolves o problema.
Os apoios, tanto o da frente como o de trás desses carros costumam ir á vida
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Vibração ao acelerar

Mensagem por Martins SDI »

Boas Mário, ao elevador já ele foi várias vezes e em vários locais diferentes.

Vou-te dizer o que já fiz:

- Verifiquei os apoios de motor - foram todos novos e originais à pouco tempo
- Meti 4 pneus novos
- Calibrei as rodas da frente (2x)
- Alinhei a direcção
- Troquei a transmissão direita
- Troquei a manga de eixo direita (tinha um pequeno zombido também)
- Troquei os discos e calços por uns usados originais VW, com cerca de 20 000 km, mas rectifiquei-os antes de os montar. Estão agora a acamar.
- Tenho agora uma transmissão esquerda para montar. Se não resolver terei de abrir a caixa e para verem o diferencial.

Como podes ver, não venho aqui pedir ajuda só porque me lembrei, mas sim porque ainda não consegui solucionar o problema num mecânico. Queria descartar todas as possibilidades antes de abrir a caixa, pois poderei entrar num grande gasto e o problema não ser daí.
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Vibração ao acelerar

Mensagem por Martins SDI »

Problema aparentemente resolvido com substituição da transmissão esquerda. Amanhã vou desmonta-la para ver onde estava o problema.

O TA já rola sem qualquer vibração. :D

Obrigado ao amigo Bora e Marques pela ajuda.
Avatar do Utilizador
José Horacio
Beginner
Beginner
Mensagens: 20
Registado: 22 set 2013, 13:28

Re: Vibração ao acelerar

Mensagem por José Horacio »

Olá o meu VW polo também faz exatamente a mesma coisa, começa a vibrar quando eu aperto mais o acelerador em 4ª e em 5ª, se eu aliviar o pé ele deixa de vibrar também não sei o que fazer precisava de ajuda. :roll:
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Vibração ao acelerar

Mensagem por Martins SDI »

No meu caso foi problema na transmissão esquerda, mais concretamente na homocinetica que fica do lado da caixa.

Tens aqui uma foto das peças depois de desmontadas:

Imagem

Imagem

Imagem

Como podes ver é uma coisa mínima e que não provocava folga na transmissão. Mas os sulcos não deixavam as esferas trabalhar como deviam.
MOINHO
Beginner
Beginner
Mensagens: 50
Registado: 22 mar 2007, 09:49
Localização: CANTANHEDE

Re: Vibração ao acelerar

Mensagem por MOINHO »

Bom dia gostaria de saber se realmente esta confirmado que e esta peca pois o meu esta com o mesmo problema e um golf IV 2.0 115cv a gasolina e isso e da uns estalos no banco da frente do condutor ao acelerar e a travar estou farto de procurar mas nao encontro nada sera que alguem me pode ajudar
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Vibração ao acelerar

Mensagem por Martins SDI »

MOINHO Escreveu:Bom dia gostaria de saber se realmente esta confirmado que e esta peca pois o meu esta com o mesmo problema e um golf IV 2.0 115cv a gasolina e isso e da uns estalos no banco da frente do condutor ao acelerar e a travar estou farto de procurar mas nao encontro nada sera que alguem me pode ajudar

No meu caso foi mesmo esta peça a responsável pela vibração. Troquei a transmissão completa por uma recondicionada e fiquei com o problema resolvido.
Responder