Dúvida Rolamento ou Cubo

Responder
enzo767
Rookie
Rookie
Mensagens: 112
Registado: 04 jul 2012, 20:38
Veículos: VW Passat 1.9TD
Localização: Porto

Dúvida Rolamento ou Cubo

Mensagem por enzo767 »

Boas, recentemente na minha passat em autoestrada quando guino o volante para o lado direito, ouço um zoar como se fosse rolamento gripado.
Rolamento não pode ser porque coloquei-os todos novos à poucos meses.
Não tenho a certeza ainda de que roda da frente é, mas penso que seja da roda do lado direito.

A minha dúvida é de que poderá ser do cubo da roda ou mesmo tento trocado o rolamento pode ser do mesmo?! :?
O barulho só faz mesmo quando viro para o lado direito por isso não penso que seja do rolamento.

Opiniões, à pouco tempo levou tudo novo, ponteiras de direcção, transmissão, rolamentos, e direcção alinhada.
Que mais poderá ser. Cubo não??????
eddie16v
Rookie
Rookie
Mensagens: 72
Registado: 17 abr 2012, 21:12
Veículos: vw passat 1.9 tdi

Re: Dúvida Rolamento ou Cubo

Mensagem por eddie16v »

Boas.

Para ser cubo, saberias, pois como á pouco tempo mudas-te rolamentos, o tecnico saberia ( ou não ) que entre o cubo e o rolamento existiria uma pequena folga, que caso se usa-se o mesmo cubo , passado pouco tempo o rolamento acaba por partir e a roda fica meio " solta" e com folga bem visivel ao ponto de ouvires barulhos de transmissão por causa da folga em questão.

Tenta levantar as 2 rodas , ou uma de cada vez se te der mais jeito e vê ao agarrares a roda e a mexeres com as maos e alguma tem folga.... se sim esse rolamento ja partiu , e tens de meter novo rolamento e respectivo cubo.

Cumprimentos.
enzo767
Rookie
Rookie
Mensagens: 112
Registado: 04 jul 2012, 20:38
Veículos: VW Passat 1.9TD
Localização: Porto

Re: Dúvida Rolamento ou Cubo

Mensagem por enzo767 »

eddie16v Escreveu:Boas.

Para ser cubo, saberias, pois como á pouco tempo mudas-te rolamentos, o tecnico saberia ( ou não ) que entre o cubo e o rolamento existiria uma pequena folga, que caso se usa-se o mesmo cubo , passado pouco tempo o rolamento acaba por partir e a roda fica meio " solta" e com folga bem visivel ao ponto de ouvires barulhos de transmissão por causa da folga em questão.

Tenta levantar as 2 rodas , ou uma de cada vez se te der mais jeito e vê ao agarrares a roda e a mexeres com as maos e alguma tem folga.... se sim esse rolamento ja partiu , e tens de meter novo rolamento e respectivo cubo.

Cumprimentos.
Ora eu na altura não tive mesmo possibilidade de trocar eu os rolamentos por isso daí ter deixado outro mecânico colocar os rolamentos novos à frente à cerca de 4/5 meses. atrás coloquei eu depois mais tarde. E na altura ele falou-me de que o cubo da roda direita tinha bastante folga mesmo, e foi colocado um cubo usado na roda do lado direito ele não me disse nada da roda do lado esquerdo, por isso deduzi que estaria tudo bem.
O que é certo que passado 2 meses começou então o zoar mas só quando guino o volante para o lado direito, daí fazer mais esforço na roda esquerda e fazer o tal zoar.

Ainda não tive possibilidade de elevar a frente da carrinha para verificar as oscilação da roda se a mesma existe. Mas tenho quase a certeza de que é só mesmo folga no cubo que por sua vez esforça o rolamento e por isso o barulho. Rolamento partido não penso que esteja para já. Mas sei que tenho de colocar rolamento novo brevemente, mas também é só em auto-estrada porque em velocidades mais baixas como cidade não noto nada!

Assim que trocar o rolamento dou novidades.
Obrigado!
eddie16v
Rookie
Rookie
Mensagens: 72
Registado: 17 abr 2012, 21:12
Veículos: vw passat 1.9 tdi

Re: Dúvida Rolamento ou Cubo

Mensagem por eddie16v »

Boas.

Se tens uma pequena folga, sempre podes reapertar a transmissão e tenta meter uma porca freada, para que a pequena folga nao volte a desapertar a transmissao, e a fazer zoar o rolamento e ate a partir o mesmo.

Há tempos tive algo parecido com o meu, levou uma porca freada e nunca mais desapertou...
cumprimentos.
eddie16v
Rookie
Rookie
Mensagens: 72
Registado: 17 abr 2012, 21:12
Veículos: vw passat 1.9 tdi

Re: Dúvida Rolamento ou Cubo

Mensagem por eddie16v »

Boas.

Se tens uma pequena folga, sempre podes reapertar a transmissão e tenta meter uma porca freada, para que a pequena folga nao volte a desapertar a transmissao, e a fazer zoar o rolamento e ate a partir o mesmo.

Há tempos tive algo parecido com o meu, levou uma porca freada e nunca mais desapertou, ja la vai um mês ou mês e meio lol
cumprimentos.
enzo767
Rookie
Rookie
Mensagens: 112
Registado: 04 jul 2012, 20:38
Veículos: VW Passat 1.9TD
Localização: Porto

Re: Dúvida Rolamento ou Cubo

Mensagem por enzo767 »

eddie16v Escreveu:Boas.

Se tens uma pequena folga, sempre podes reapertar a transmissão e tenta meter uma porca freada, para que a pequena folga nao volte a desapertar a transmissao, e a fazer zoar o rolamento e ate a partir o mesmo.

Há tempos tive algo parecido com o meu, levou uma porca freada e nunca mais desapertou, ja la vai um mês ou mês e meio lol
cumprimentos.
Já estive a ver a porca, na ponta é tipo oval ela dá o aperto forçado e nunca desaperta nem nunca desapertou. Há pouco tempo meti a carrinha no ar e tentei abanar a roda e nada, verifiquei novamente o aperto, está tudo ok e ainda cheguei a apertar mais um bocado muito pouca coisa. Coloquei-me sobre a chave aquilo apertou de tal maneira que é impossível ficar com folga. Eu penso que o zoar de quando viro para a direita é mesmo o cubo que já deve estar mesmo com bastante folga.
Já lá não vai com aperto!

Agora é preciso haver €€€€€ para comprar o cubo da roda e colocar.!
Obrigado pela ajuda!
gskill99
Beginner
Beginner
Mensagens: 45
Registado: 04 ago 2014, 00:48
Veículos: VW Golf VI Highline 1.6 TDI
Localização: Torres Vedras

Re: Dúvida Rolamento ou Cubo

Mensagem por gskill99 »

Boas.
Também estou a começar a ouvir um ruído vindo da minha roda frontal direita. O ruído acentua-se mais entre os 90 e os 120km/h e deixo de ouvir se curvar ligeiramente para a direita neste regime de velocidade. Será rolamento?

Obrigado.
Imagem
Golf VI Highline 1.6 TDI
Responder