VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Responder
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por Shoduchi »

Não noto que o meu engasgue nada de especial. Noto mais diferença na DSG com o óleo frio, que deixa os discos patinar mais um bocado do que quando está quente, ou seja, parece que faz um ponto de embraiagem mais prolongado até às 2.000 rpm, especialmente se for em subida.
alucard
Pro
Pro
Mensagens: 3284
Registado: 02 mar 2007, 13:38
Localização: Coimbra

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por alucard »

a minha DSG nem deia passar mudança antes das 2.000/2.500 rpm.....sim ela a frio esita um bocado, por vezes até parece que treme....

cump
VW Scirocco 2.0 TFSI 200cv DSG
EX: Vw Golf V GT 1.4 TSI 2***cv
Imagem
viewtopic.php?f=100&t=87641

http://www.nlt.pt/
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por Shoduchi »

A minha DSG se eu a deixar em modo D(rive) passa as mudanças às 1500 rpm... Daí andar sempre em modo M(anual) que assim passa quando eu quero. Apenas reduz sozinha se tiver com rotações demasiado baixas, que pode acontecer durante uma travagem.
jppTouran
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 28 nov 2016, 22:28
Veículos: Touran 1.4 TSI 2007

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por jppTouran »

Lamento que tenha de ter descoberto esta dicussão, mas tenho que expor o que aconteceu com a minha Touran 1.4 TSI 140CV adquirida nova em 6/2007.

A carrinha foi sempre assistida no concessionário oficial com excepção de uma muda de óleo efectada na Midas (oficina autorizada pelas marcas).

À duas revisões a esta parte que vinha reclamando que sentia que o carro tinha menos resposta em baixas rotações, altura em que normalmente deveria estar a trabalhar o compressor quando exigido.
A resposta da VW foi que provavelmente teria a haver com a necessidade de trocar as velas, contudo após a troca das mesmas tudo continuou na mesma e não só sentia pouca resposta como ao carregar no acelerador em vez de se sentir uma subida de rotação e resposta acontecia o inverso e havia uma redução instantane de rotação e só depois resposta. Nunca me conseguiram apontar justificação.

No inicio deste ano após ter aparecido um alarme de tensor de corrente, e após diagnosticado pelo concessionário o problema, foi efectuada a troca da corrente, guias e tensor hidráulico que teve um custo de cerca de 750€ com a mão de obra. Por coincidência temporal aproveitei para realizar a revisão anual. No concessionário apontaram que provavelmente o problema anterior estava relacionado com esta "folga" na corrente. Nesta altura o perfazia cerca de 84.500km

Na realidade o comportamente mante-se muito semelhante com menor resposta em baixas rotações e com o passar do tempo uma resposta cada vez menos linear até que entrasse o turbo por volta das 3.500 rpm.

No final de Outubro e já com 90.000km o motor começou a apresentar uma ruido muito audivel como se fosse uma corrente metálica a bater, pelo que tentei entrar novamente em contacto com o concessionário a reclamar numa primeira instancia suspeitando que seria novamente a corrente de distribuição.
Infelizmente nunca mais recebia resposta de volta e com o ruído constante e sempre presente tive que enviar reclamação para a SIVA a expor o assunto.

Só após o meu contacto com a SIVA fui finalmente contactado pelo concessionário que queria verificar o que se passava com o motor embora descartassem que poderia ser a corrente de distribuição. De facto estavam correctos e não era a corrente, mas era sim a bomba de água que para além da função de fazer circular a água de arrefecimento faz também o acoplamento do compressor no motor.

Mais uma vez a VW descartou-se de qualquer responsabilidade técnica do ponto de vista de concepção do motor e apontou como causa a idade do veículo, como se uma viatura com 9 anos e meio fosse velha ou como se 90000km fosse uma quilometragem de grande ordem de grandeza.

Como cliente que precisa do seu veículo para a vida pessoal resolvi assumir as custas de substituição da bomba de água que junto com a mão de obra ficou por cerca de 500€.

Passados apenas 15 dias e 230km, eis que o pior sucede. Cilindro 1 deixou de fazer combustão e após primeira avaliação pelo mecânico do serviço de mobilidade do ACP tudo levava a crer que podesse ser piston ou válvulas não estarem a permitir a compressão.

Carro rebocado e entregue 2ªaf no concessionário VW, onde após os testes de compressão dos ciliondros comprova-se que a compressão do cilindro 1 é 0.

Solução que me estão a preparar é a substituiçaõ do motor. O turbo parece que está cheio de óleo o que implica a sua substituição também.

Não tenho ainda um orçamento oficial mas o número que já tenho de terceiros é que poderá chegar aos 7.000€.

Mas esperem lá, com o histórico de revisões e manuntenções e reparações na marca a VW não deve assumir alguma "boa vontade" ou responsabilidade neste tipo de reparação.

Depois do que já li nesta discussão e nos outros links de forúns existentes parece que este problema dos 1.4 TSI já não é uma acaso e fruto de má manutenção. Pelo número de casos é claramente um problema de concepção deste motor.

Terei de colocar um advogado a reclamar perante a SIVA?
jppTouran
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 28 nov 2016, 22:28
Veículos: Touran 1.4 TSI 2007

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por jppTouran »

Ontem após abertura do cartér verificou-se que existiam pedaços da saia do piston e segmentos indicando que o pintos do cilindro 1 está partido.

Desloquei-me à oficina para falar pessoalmente com o chefe de Oficina da Soauto das Laranjeiras Sr.Luis Filipe Oliveira tentando perceber como é que a volkswagen concebia que um motor mantido de acordo com o plano, com revisões e assistência na marca podia partir um piston. Não vejo como um componente que não tem desgaste em 90000km que justificasse partir.

Sabendo eu, não só através deste fórum como através de 2 comerciais volkswagen que os 1.4 TSI são problemáticos e considerados o calcanhar de Aquiles e que quase todos sem excepção tem graves problemas ou partem a partir dos 80000km em média, como podem eles não assumir qualquer responsabilidade e comparticipar na sua substituição como sei que já comparticiparam noutros casos?

Estou disposto a ir até às últimas consequências e entrar com advogado e contactar a casa mãe a reclamar da situação.

Penso que teria muito mais peso se houvesse mais testemunhos com situações semelhantes, pelo que convido a quem ainda possa querer ajustar contas com a VW a contactar-me para ver até que ponto se podiria reunir um número de casos semelhantes e não só indicando na carta que pretendo escrever que tenho conhecimento dos casos.

Se me quiserem contactar poderão faze-lo para o meu endereço joao.pretopaulo@gmail.com.

Cumprimentos
alucard
Pro
Pro
Mensagens: 3284
Registado: 02 mar 2007, 13:38
Localização: Coimbra

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por alucard »

A maior problema que vais ter è que ou já venderem o caro, que è o caso do meu dos, ou conseguiram a comparticipação a muito custo., que também è o meu caso...se leres para trás esta la o que alguns de nos fizemos para ter o motor comparticipado, mas è só o bloco, turbo e etc eles metem tudo do motor antigo....

Para além disto, a maior parte do que se fala aqui è para os 1.4tsi 160dvd, os de 2006, 140 e 170dvd nunca tiveram muito esta questão, eram mais resistentes, e o motor è ligeiramente do diferente.....nessa geração o tensor de correia e bomba de agua entre outras coisas è o mais comum....

Cump
VW Scirocco 2.0 TFSI 200cv DSG
EX: Vw Golf V GT 1.4 TSI 2***cv
Imagem
viewtopic.php?f=100&t=87641

http://www.nlt.pt/
Voltij
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 13 jan 2017, 18:42
Veículos: Sci 1.4 TSI 160

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por Voltij »

Boas,

Já há algum tempo que não escrevo neste fórum. Tenho um Sci 1.4 TSI 160 de 2009 (comprado novo) com 75000km e (ao ler o fórum até tenho medo de escrever isto) o único problema que teve foi fuga na bomba de água, de resto tudo 5 estrelas.
Será que há aqui mais alguém sem problemas de maior?

Cumps
KoLmi
Beginner
Beginner
Mensagens: 18
Registado: 10 ago 2015, 15:16
Veículos: Golv Variant V

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por KoLmi »

Boas, aproveitando o topico o motor TSI ( gasolina ) 125 CV (1.400 cm3) é o mesmo aqui referido apesar de ter menos cavalos?
Obrigado.
alucard
Pro
Pro
Mensagens: 3284
Registado: 02 mar 2007, 13:38
Localização: Coimbra

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por alucard »

Amigo kolmi, não são iguais os de 122, são só turbo e um pouco diferentes....


Cump
VW Scirocco 2.0 TFSI 200cv DSG
EX: Vw Golf V GT 1.4 TSI 2***cv
Imagem
viewtopic.php?f=100&t=87641

http://www.nlt.pt/
JTiago99
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 02 set 2014, 21:22
Veículos: Golf iv pd130 & Leon 5F

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por JTiago99 »

Boa noite,

Alguém me sabe informar se os 1.4tsi de 122cv sofrem do mesmo mal?

Estou para ir ver um scirocco mas estou com o pé atrás...
alucard
Pro
Pro
Mensagens: 3284
Registado: 02 mar 2007, 13:38
Localização: Coimbra

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por alucard »

Lê o meu comentário anterior.....
VW Scirocco 2.0 TFSI 200cv DSG
EX: Vw Golf V GT 1.4 TSI 2***cv
Imagem
viewtopic.php?f=100&t=87641

http://www.nlt.pt/
JTiago99
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 02 set 2014, 21:22
Veículos: Golf iv pd130 & Leon 5F

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por JTiago99 »

Sim, eu li, no entanto leio tantas historias destes motores, que duvido que o de 122 esteja isento de todos eles..

Bombas de agua, já percebi que é para todos eles, no entanto misfire, correntes, e.t.c.
alucard
Pro
Pro
Mensagens: 3284
Registado: 02 mar 2007, 13:38
Localização: Coimbra

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por alucard »

Como disse o 122cv e o 160cv são motores diferentes, o de 122 só tem turbo, e difere em outras coisas.....não tenho visto grande queixa desse motor....

Cump
VW Scirocco 2.0 TFSI 200cv DSG
EX: Vw Golf V GT 1.4 TSI 2***cv
Imagem
viewtopic.php?f=100&t=87641

http://www.nlt.pt/
ruimtsilva
Beginner
Beginner
Mensagens: 4
Registado: 22 fev 2017, 13:19
Veículos: Scirocco 1.4 TSI

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por ruimtsilva »

Boa tarde,
tenho um Scirocco 1.4 TSI de dezembro 2008, importado.
Quando o comprei em segunda mão tinha 45000klm e estava impecável.
Agora com 120000 bebe 5 litros de óleo por mês, a luz amarela de erro do motor esta sempre ligada e pisca de vez em quando, não tem força, muito fumo branco e dificuldades ao pegar.
Isto começou quando tive que mudar a válvula borboleta, desde aí nunca mais trabalhou direito.
Alguém pode ajudar-me com alguma dica.

Obrigado
tandrepires
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 08 mai 2013, 18:33
Veículos: Bora TDI 1.9, Tiguan 1.4 TSI

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por tandrepires »

Viva,

Venho aqui actualizar o meu contributo em relação ao Tiguan 1.4 150cv Sport:
O resultado do problema que aqui comuniquei em 2013 foi a substituição do motor, sendo que todas as despesas inerentes foram suportadas pela marca (mão de obra incluída). Esta substituição ocorreu quando o carro tinha apenas 22000km, 3 anos e 3 meses (fora da garantia) e todas as revisões feitas na marca.
Não posso dizer que será uma surpresa para vocês, quando passados menos de 4 anos e apenas 18000km o carro volta a dar problemas. Falta de potência quando se acelera, tremedeira por todos os lados. Levo à oficina e inicialmente avançaram com um erro na bomba de combustível. Pelo meio, aparece um erro do sistema de Start/Stop. Marquei para outro dia o carro ser melhor avaliado. Esse dia foi hoje e como resultado final: falta de compressão nos 3º e 4º cilindros e bastou ter voltado a ler um pouco do passado desta thread para perceber que o resultado final será a substituição do motor.
Neste momento vou avançar com queixa para a casa-mãe e para a SIVA, porque a nível do stand empurram a responsabilidade para a carteira do cliente, e é simplesmente inadmissível que um carro com apenas 40000km já esteja a caminho do 3º motor.

Vou dando notícias de mais um triste episódio desta gama de motores.

Cumprimentos
Última edição por tandrepires em 09 mai 2017, 08:24, editado 2 vezes no total.
Responder