VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Responder
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3151
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por sflopes »

Nem sei que dizer, só posso desejar uma solução rápida e que seja do seu agrado.
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por vwg3gt96 »

Enfim...é triste.
É por estas e por outras que quanto a mim a VW não vai levar um cêntimo com vendas de carros novos e vou fazer os possiveis que as pessoas perto de mim o mesmo façam. Sabem que os motores têm problemas e constantemente mandam bolas para fora? É absolutamente ridiculo. Querem lucro rápido, sem interesse em manter os clientes actuais...podem lançar os carros que quiserem, cada um melhor e mais economico, fiável e barato que o outro. Espero que estes incidentes sirvam de exemplo para todos, fazia-lhes bem era uns bons anos com as vendas muito em baixo mesmo, em todas as motorizações e segmentos/modelos. Posso dizer que esta situação me envergonha como condutor de um Golf e pior ainda um grande amante dos modelos da marca, principalmente, nos anos 70, 80 e 90.
Peço desculpa pelo desabafo...
A melhor sorte e que tudo se resolva pela melhor!
Abraço.
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3151
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por sflopes »

Só lhe posso desejar a sua última frase.
Cpmtos
jppTouran
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 28 nov 2016, 22:28
Veículos: Touran 1.4 TSI 2007

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por jppTouran »

Boa tarde,

Depois do atribulado que foi a resolução do problema com o motor 1.4 TSI de 140cv da minha touran que já vos tinha exposto no final de 2016, tenho de vir cá novamente para dar feedback visto que desde este fim de semana fui contactado por 2 proprietários de carros com o motor TSI partido que só vem confirmar que o problema continua a afectar vários carros. Na realidade vem confirmar o que me foi dito por um vendedor da VW (sim, o mesmo que me vendeu o carro) quando estava a tentar arranjar argumentos para a minha reclamação.

Entre essa data e ter ficado com o problema resolvido passaram 4 meses com uma série de situações e peripécias que para além de não abonarem a favor dos profissionais da marca me valeram uma hérnia cervical que os médicos me indicaram que por vezes podem surgir motivadas por períodos prolongadas de stress. Fiquei revoltado com toda esta situação e com péssima imagem da marca VW da qual não pretenderei ser novamente cliente assim que decidir desafazer-me da carrinha.

O primeiro orçamento para substituição do motor que me entregaram ultrapassava os 7300€ sem qualquer comparticipação da marca nas peças e apenas 20% sobre a mão de obra porque já era lá cliente.

Visto que tinha feito sempre as revisões na VW e em particular no concessionário Soauto das Laranjeiras fiquei revoltado com o sacudir de responsabilidades. Desloquei-me pessoalmente para falar com os responsáveis da oficina demonstrando total desacordo com a solução apresentada e que faria valer os meus argumentos com reclamação escrita enviada para a VW Volfsburgo através do meu advogado. A resposta que me deram nessa discussão é que a minha carrinha já era "velha" e que tinha usufruído da sua utilização ao longo dos 9 anos e meio que a tinha. Deixou-me ainda mais perplexo este argumento por considerarem que um carro que custa mais de 30000€ é perfeitamente descartável ao fim deste tempo. Não é esta a imagem de durabilidade que nos vendem quando adquirimos uma viatura VW.

Infelizmente por não ter conseguido resposta do advogado a quem solicitei ajuda acabei por fazer eu próprio uma carta com todo o histórico de manutenção da carrinha e as ocorrências que se manifestaram ao longo do tempo e que foram sendo desvalorizadas pela marca durante as manutenções em que lhes fazia descrição de certos sintomas. Enviei essa carta para a VW Volfsburgo e para a SIVA em Portugal e aguardei cerca de 4 semanas até ser novamente contactado pela Soauto.

Foi-me indicado que a VW tinha considerado o histórico de manutenção na marca e que por isso iam comparticipar as peças em 40% ficando o encargo da mão de obra por conta do cliente contudo com o desconto de 20% que já vinha sendo praticado, fazendo baixar o orçamento em cerca de 2000€. Ainda assim respondi que não concordava ainda com o orçamento apresentado e reclamei para a SIVA. Fui posteriormente contactado pela SIVA que justificava que a Soauto estaria a zelar o melhor possível pelos meus interesses junto da marca.

De mencionar que ao longo de todo o processo nunca tive qualquer resposta directa da VW Volfsburgo.
Penso que devido ao famoso processo DieselGate a VW reformulou os sites tendo deixado de apresentar qualquer informação de contacto institucional para contacto directo pelos clientes. Presumo que para não serem inundados com reclamações. Foi mais uma demonstração de má fé e um virar de costas da VW aos seus clientes e que é desprestigiante. Consegui encontrar noutro site os contactos que acabei por utilizar mas que não sei até que ponto estariam correctos.

Infelizmente a solução alternativa seria recorrer a uma oficina externa que realizasse a reconstrução do motor com rectificação do bloco e substituição das peças necessárias.
Uma das oficinas que tinha como referência passou a recusar a reparar estes motores mas que faria a substituição por novo motor recondicionado. Contactei as empresas que em Portugal trabalham com motores recondicionados e nenhuma conseguia arranjar um motor para a minha carrinha.
Outra oficina indicou-me que só poderia fazer orçamento após abrirem o motor e identificarem todos os componentes danificados contudo mostraram-se disponíveis para auxiliarem ou aconselharem em relação à proposta da Soauto. Perante o último orçamento da VW e visto que era dada garantia de 2 anos sobre o motor deram-me a indicação que a proposta era boa uma vez que o uma reparação podiam atingir valores superiores a 3000€ e sem a mesma garantia que a marca apresentava.

Perante este cenário acabei por aceitar o orçamento da VW de quem não consegui obter melhor proposta. Contactei inclusivamente os serviços de apoio jurídico do ACP que me deram pouca saída visto que o carro já não se encontrava em garantia.

Uma vez que paguei os cerca de 5300€ pela reparação e o novo motor está coberto pela garantia de 2 anos pretendo usufruir da mesma a não ser que conseguisse vender por um valor justo. O que me foi aconselhado pelo mecânico que fez a troca é que durante este tempo esticasse a máquina sem receios como que a sugerir que se o motor partir isso pudesse acontecer ainda durante a garantia. Espero sinceramente não voltar a ter de passar por este processo.

Entretanto deixo aqui a informação de contacto que usei no processo

Customer Care Center
Volkswagen Aktiengesellschaft
Brieffach 1998
D-38436 Wolfsburg
Phone: +49 0800 VOLKSWAGEN*
or +49 0800 86 55 79 24 36*
Fax: +49 (0) 1805 329865
Email: customercare@volkswagen.de
customercare@volkswagen.com

SIVA
Lobato Guimarães
Relações Clientes
SIVA, SA
Apartado 9
2054-909 Azambuja
Tel.: 263 407 001/2
Fax: 263 407 025
E-mail: apoio.clientes@siva.pt

Em relação à resposta da SIVA à minha reclamação segue para sua referencia a resposta que me foi enviada e que não deixa de ser irónica.

"Acusamos a receção da cópia do e-mail que V.Exa. enviou à Volkswagen AG e cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

Apesar da grande qualidade dos produtos Volkswagen podem surgir esporadicamente algumas avarias. No entanto, as Oficinas Autorizadas dispõem dos meios que lhes permitem efetuar as respetivas reparações, garantindo naturalmente os padrões definidos pelo Fabricante.

Existem situações fora da garantia contratual que permitem às Oficinas Autorizadas a elaboração de propostas de comparticipação no custo de determinadas reparações em função do tempo de utilização, dos quilómetros percorridos e do rigoroso cumprimento do Plano de Manutenção definido pelo Fabricante, no sentido de uma cortesia comercial.

Assim, consideramos que a Soauto Laranjeiras agiu da melhor forma na defesa dos interesses do Cliente ao propor uma significativa comparticipação nos custos da respetiva reparação.

Para um melhor seguimento do assunto, permitimo-nos enviar cópia do processo à Administração da Soauto Laranjeiras."

Espero deixar o meu contributo.

Bom mesmo era haver alguém com contacto na área da comunicação escrita para fazer um artigo sobre isto e expor a situação.
tandrepires
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 08 mai 2013, 18:33
Veículos: Bora TDI 1.9, Tiguan 1.4 TSI

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por tandrepires »

Viva,

O meu episódio com o motor do Tiguan continua sendo que o diagnóstico final apurou que o piston do 3º cilindro está partido. Isto acontece num 2º motor com apenas 18.000km, supostamente, colocado pela marca aos 22.000km da viatura. E porque digo supostamente? Em todas as facturas que disponho desde o início das idas da viatura à oficina até hoje, o número de identificação do motor continua sempre o mesmo. Ora, se houve 1 suposta substituição do motor aos 22.000km não deveria esta identificação ter sido automaticamente substituída pelo sistema?
Após uma lenta luta de argumentos com o concessionário, CaetanoDrive, informam-me (contrariamente ao caso do jppTouran) que a marca e a SIVA deram instruções para não comparticipar casos destes e que pelo historial de cliente com a CaetanoDrive a própria se dispunha a comparticipar com 50% do orçamento em questão (~ 7000€).
Entretanto, já fui contactado por 2 pessoas deste fórum que estão com 1 problema idêntico e a SIVA ainda tem o descaramento de dizer que são esporádicos? Esta thread no fórum é o espelho que estamos perante um MotorGate nestes motores a gasolina 1.4 TSI.
Em termos legais a única situação viável que vejo, e q já discuti com 1 das pessoas lesadas, era se todos juntos criássemos um caso contra a VW/SIVA dando como exemplo as dezenas de motores com o mesmo problema (e que certamente serão centenas, só não se deram ao trabalho de vir comentar num fórum).

Cumprimentos,
TP
Sludge
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 27 fev 2018, 15:46
Veículos: Audi A4 / VW Tiguan

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por Sludge »

Viva,

Estou a passar por uma situação em tudo semelhante ao que li nesta thread mas com um VW Tiguan adquirido em 3/1/2018 - Tiguan 10/2011 1.4 TSI 160v (CAV(A)) em stand de Usados.
Volvidos 8 dias e 400 kms, após ter o carro, acende-se a luz vermelha de falta de pressão de oleo no motor (não a amarela do nivel de oleo) e no dia seguinte deixo o carro na garagem estamos a dia 12 de Janeiro.

Fastforwarding ao dia de hoje (27/2) - 3 peritagens do seguro de garantia da Mapfre que entretanto nao cobre nada (surpresa...), um motor e bloco desmontados, veio de cames gripado, limalhas no carter, turbo danificado - estou à espera de receber um orçamento para reparação da garagem (reconstruido com garantia) que o stand, onde comprei o carro, diz que assume.

Queria saber a vossa opiniao sobre o seguinte - valerá a pena reparar? receio ter problemas mais adiante com este motor ou é melhor reverter o negocio ou trocar por outro carro no mesmo stand.

Desculpem nao adicionar nada de novo ao tópico senão um triste testemunho desde já obrigado,

Cheers
José
ruimtsilva
Beginner
Beginner
Mensagens: 4
Registado: 22 fev 2017, 13:19
Veículos: Scirocco 1.4 TSI

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por ruimtsilva »

Boa tarde pessoal,
Mandei arranjar o meu Scirocco 1.4tsi gasolina no entanto apareceu um barulho novo e irritante no motor.
Sempre que vou ultrapassar reduzo de 5 para 4 e acelero a fundo o motor começa a fazer um barulho estonteante parecido com panelas a bater de baixo do carro.... já falei com o mecânico e com mais pessoal e ninguém sabe bem o que é.
Alguém teve algum problema parecido com este?
Obrigado
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por smdp23 »

Sem ouvir o barulho é sempre muito complicado... Eu diria para começarem por ver a bomba de óleo, poderá ser a corrente com folga ou até o carreto da cambota a ficar com os dentes gastos mas é mesmo dar um tiro no escuro :roll:
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Leão88
Beginner
Beginner
Mensagens: 2
Registado: 04 out 2018, 16:20
Veículos: Sirocco 1.4

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por Leão88 »

Boas meus caros
Depois de ver o que vi aqui sobre os motores 1.4tsi fiquei bastante assustado. Tou para fechar negocio na segunda feira por um sirocco 1.4 tsi tenho 2 negocios em vista e por acaso num deles também lhe foi trocado o motor aos 15.000km. Sei que podemos ter a sorte de não ter problemas mas no geral está visto que não é muito fiável. Nas vossas sinceras opiniões acho que faço bem em comprar ou pensar em outra alternativa. Ainda por cima são os 2 sem garantia 🤨
Leão88
Beginner
Beginner
Mensagens: 2
Registado: 04 out 2018, 16:20
Veículos: Sirocco 1.4

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por Leão88 »

É que se investir o meu rico dinheirinho todo num carro sem garantia e passados uns 10.000 km ter que pagar um motor novo, compro uma alheira e esgano-me 😁
AndreG33
Rookie
Rookie
Mensagens: 104
Registado: 05 mai 2010, 23:18
Localização: Arcos de Valdevez

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por AndreG33 »

Eu até estava a pensar comprar um, mas depois de ler estas 12 páginas desisti, obrigado Blasar pelas informações 😉
Responder