Boas ! Tenho um problema esquisito com a minha carrinha , Sharan 1.9 TDI de 2003 . Que é..
depois de percorrer algumas oficinas da marca todas eles responderam-me de forma diferente . O que ela faz é que o volante vibra entre os 100km e os 130 km depois deixa de vibrar, e por fim a partir dos 160km começa a vibrar de uma maneira quase impossível de aguentar.
falaram-me de pneus e jantes . ( já troquei )
Também falaram de discos e pastilhas . (também já troquei)
Agora já me falam de ...:
-Embraiagem e volante do motor empenados???
-Ponteiras direcção ?
- Barra estabilizadora?
- ETC...
O que eu acho mais estranho , e que só acontece quando acelero . pois assim que tiro o pé do acelerador a vibração pára .
Alguém já teve algo parecido , ou tenha conhecimentos de como se pode resolver?
É que por exemplo só a embraiagem e volante do motor anda por volta dos 1000€ cá fora . E nos tempos que correm esse dinheirinho faz muita falta .
Atenciosamente
Um abraço!
problemas com uma Sharan TDi...
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Re: problemas com uma Sharan TDi...
a minha a 40kmh 50kmh também treme um poco mas nada d especial e penso q seja dos pneus q n sao grande coisa.mas depois da um feedback
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Re: problemas com uma Sharan TDi...
Também tenho o mesmo problema com a minha carrinha Sharan 1.9 TDI de 2003, 130 CV. Não só o volante vibra, mas todo o carro em certas rotações, mas só quando se acelera e principalmente em esforço (por exemplo a subir).
Começou assim e agora, essa vibração está a provocar ruídos ao nível do tensor das correias, por exemplo, com o carro ao ralentim.
Como o problema só se manifesta quando se acelera, não pode ser das rodas, pneus, discos, etc. Nesse caso teria apenas a ver com a rotação das rodas e não do motor e seria independentemente de se estar a acelerar ao não.
A mim, numa oficina multi-marca, disseram-me que deve ser do volante do motor ou da transmissão. Como já tive um problema de transmissão e não deu nada disto, calculo que seja mesmo o volante do motor, mas não me falaram da embraiagem.
Amanhã vou por o carro na oficina e na próxima semana poderei dizer mais alguma coisa. Não me admirava que fosse do volante do motor e que fosse um defeito deste modelo.
Começou assim e agora, essa vibração está a provocar ruídos ao nível do tensor das correias, por exemplo, com o carro ao ralentim.
Como o problema só se manifesta quando se acelera, não pode ser das rodas, pneus, discos, etc. Nesse caso teria apenas a ver com a rotação das rodas e não do motor e seria independentemente de se estar a acelerar ao não.
A mim, numa oficina multi-marca, disseram-me que deve ser do volante do motor ou da transmissão. Como já tive um problema de transmissão e não deu nada disto, calculo que seja mesmo o volante do motor, mas não me falaram da embraiagem.
Amanhã vou por o carro na oficina e na próxima semana poderei dizer mais alguma coisa. Não me admirava que fosse do volante do motor e que fosse um defeito deste modelo.
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Re: problemas com uma Sharan TDi...
boas;exprimentem ver as folgas das juntas homocineticas se nao existe foles rotos ou que ja tivessem sidos reparados
pois possivelmente as cruzetas ja apresentam folga e que so se demostram quando em esforço,normalmente sao as que estao no interior junto a caixa de velocidades a esq e junto a destribuicao lado dto
ps :sou mecanico e esses carros nao teem segredos pelo menos para mim
pois possivelmente as cruzetas ja apresentam folga e que so se demostram quando em esforço,normalmente sao as que estao no interior junto a caixa de velocidades a esq e junto a destribuicao lado dto
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Re: problemas com uma Sharan TDi...
essas tao como novas
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Re: problemas com uma Sharan TDi...
Bom dia.
Sou também proprietário de uma Sharan 1.9 TDI 115cv importada com os sintomas muito parecidos aos descritos acima.
Na tentativa de resolução do problema fiz:
=> alinhamento de direcção,
=> pneus novos,
=> medidor de massa de ar novo
As vibrações continuam, agora práticamente a qualquer velocidade, desde que se coloque o motor em esforço (mesmo que pouco).
Alguém tem alguma ideia sobre o problema e pistas para respectiva solução?
Obrigado
ALbatroz
Sou também proprietário de uma Sharan 1.9 TDI 115cv importada com os sintomas muito parecidos aos descritos acima.
Na tentativa de resolução do problema fiz:
=> alinhamento de direcção,
=> pneus novos,
=> medidor de massa de ar novo
As vibrações continuam, agora práticamente a qualquer velocidade, desde que se coloque o motor em esforço (mesmo que pouco).
Alguém tem alguma ideia sobre o problema e pistas para respectiva solução?
Obrigado
ALbatroz
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Re: problemas com uma Sharan TDi...
Boa noite amigo,Albatroz ! Infelizmente as oficinas oficiais das marcas devem ter muito bons mecânico, mas na realidade não prestam. Pois já gastei mais de 5000€ em material já troquei de tudo e o problema continua ( e ás vezes agrava-se ).
Cada vês mais noto que infelizmente já não a brio na profissão, e o que em principio que devia de ter mais conhecimentos (oficinas oficiais ) não tem.
Portanto, o que te posso aconselhar é procurares daqueles mecânicos mais antigos de bairro que se calhar te "safas ". e ou então se arranjares cunhas falares com alguém entendido da AutoEuropa .(mesmo assim tem cuidado)
Eu decidi que como eu á muitos anos a traz fui aprendiz de mecânico, e mecânico na tropa . Vou eu inventar para depois vender em troca de um carro novo noutra marca . Sim de outra marca pois as oficinas do grupo SIVA são para esquecer ,alem que os dito veículos novos são bem piores que os antigos. E dou exemplo : o motor da minha carrinha num Audi A3 de 2001 consome medias de 5.6 5.8 litro por 100km com MEDIAS (e sim Medias, não velocidade máxima ) de 160 km/h agora experimentem fazer o mesmo num A3 novo de 140cv,normalmente dá entre os 6.7 litros e os 7.3 litros aos 100km. A nivel de cv de fabrica os dois ( em banco de potencia ) dão sensivelmente a mesma coisa .
Eu já sou cliente Siva á muitos anos (se não me engano 15 anos ) e desta vês desisto .( com reclamações feitas e tudo, só falta mesmo é por um processo em tribunal e depois ir parar á cadeia para pagar o custo do processo e se alguma vês fosse resolvido) Portanto desisto e pior para eles é que não sou o único a pensar assim.
E nem me falem das pessoas que fazem os testes aos carros para revistas e etc.
Atenciosamente.
Cada vês mais noto que infelizmente já não a brio na profissão, e o que em principio que devia de ter mais conhecimentos (oficinas oficiais ) não tem.
Portanto, o que te posso aconselhar é procurares daqueles mecânicos mais antigos de bairro que se calhar te "safas ". e ou então se arranjares cunhas falares com alguém entendido da AutoEuropa .(mesmo assim tem cuidado)
Eu decidi que como eu á muitos anos a traz fui aprendiz de mecânico, e mecânico na tropa . Vou eu inventar para depois vender em troca de um carro novo noutra marca . Sim de outra marca pois as oficinas do grupo SIVA são para esquecer ,alem que os dito veículos novos são bem piores que os antigos. E dou exemplo : o motor da minha carrinha num Audi A3 de 2001 consome medias de 5.6 5.8 litro por 100km com MEDIAS (e sim Medias, não velocidade máxima ) de 160 km/h agora experimentem fazer o mesmo num A3 novo de 140cv,normalmente dá entre os 6.7 litros e os 7.3 litros aos 100km. A nivel de cv de fabrica os dois ( em banco de potencia ) dão sensivelmente a mesma coisa .
Eu já sou cliente Siva á muitos anos (se não me engano 15 anos ) e desta vês desisto .( com reclamações feitas e tudo, só falta mesmo é por um processo em tribunal e depois ir parar á cadeia para pagar o custo do processo e se alguma vês fosse resolvido) Portanto desisto e pior para eles é que não sou o único a pensar assim.
E nem me falem das pessoas que fazem os testes aos carros para revistas e etc.
Atenciosamente.
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Re: problemas com uma Sharan TDi...
comcordo um poco com a tua opiniao, por enquanto felizmente vome desenrascando nas avarias mas nestas perfiro ser eu a tratar delas mesmo q gasta mais dinheiro fico com a certeza do que é feito, aqui na zona centro também tanho ouvido muitas reclamaçoes da marca, mas em relaçao ao assunto se gastate asssim tanto dinheiro o q levo de novo?????antes de trocar volantes.............. vo trocar as jantes da frente para tras o trocar como as do meu pai, penso q um pequeno empeno na jante pode provocar essa vibraçao
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Re: problemas com uma Sharan TDi...
Boa tarde.
No Sábado fui ao mecânico e depois de nova leitura das nas eventiuais avarias do carro clonclui-se q há uma peça com defeito. Vou tentar explicar com os meus elementares conhecimentos de mecânica.
A peça é depois do turbo e antes da admissão do ar no motor. Tem uma chapeleta que fecha após o carro ser desligado (dois segundos segundo creio).
Ora é precisamente a chapeleta que para já não abre na totalidade quando o carro volta a ser ligado.
O mecâncio diz q a mistura pode não estar a ser enviada na quantidade correcta.
Por outro lado como a peça está carbonizada pelos gases de retono do motor, este factor também poderá estar a provocar a vibração.
Já autorizei a substituição da referida peça, pelo q direi qual o resultado desta substituição.
Albatroz
P.S: - Nunca pensei na hipótese jantes...
No Sábado fui ao mecânico e depois de nova leitura das nas eventiuais avarias do carro clonclui-se q há uma peça com defeito. Vou tentar explicar com os meus elementares conhecimentos de mecânica.
A peça é depois do turbo e antes da admissão do ar no motor. Tem uma chapeleta que fecha após o carro ser desligado (dois segundos segundo creio).
Ora é precisamente a chapeleta que para já não abre na totalidade quando o carro volta a ser ligado.
O mecâncio diz q a mistura pode não estar a ser enviada na quantidade correcta.
Por outro lado como a peça está carbonizada pelos gases de retono do motor, este factor também poderá estar a provocar a vibração.
Já autorizei a substituição da referida peça, pelo q direi qual o resultado desta substituição.
Albatroz
P.S: - Nunca pensei na hipótese jantes...
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Re: problemas com uma Sharan TDi...
Olá a todos.
Vibrações acima dos 100km/h desconfio logo do conjunto pneus/jantes traseiros ... isto começando sempre pelo mais simples, que é normalmente o mais barato.
Cpts
Paulo
Vibrações acima dos 100km/h desconfio logo do conjunto pneus/jantes traseiros ... isto começando sempre pelo mais simples, que é normalmente o mais barato.
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Re: problemas com uma Sharan TDi...
Vou dar uma opinião não profissional de quem já andou em carros com problemas semelhantes, mas sem especificar pois pelos vistos já foi feita muuuuuuuuita coisa...
A teoria é que se um carro treme enquanto está a "puxar", o problema vem da ligação ao solo traseira (pneus, jantes, suspensões, etc...). Por outro lado, se isso acontece quando vai deixando de ter "força" e "pousa" mais nas rodas da frente, o problema virá da ligação ao solo dianteira.
Este é o primeiro princípio geral a considerar.
Depois se treme ao puxar progressiva e lentamente o travão de mão em marcha moderada e em piso regular, é reforçada a indicação de pneus, jantes e/ou travões traseiros empenados. Do mesmo modo, se ao pisar o travãao de pé da mesma forma (progressica e lentamente em marcha moderada) treme "abanando" o volante e chega mesmo a oscilar a carroçaria, é reforçada a indicação de pneus, jantes e/ou travões dianteiros.
Prefiro não especular mais e reforço a indicação de que foi desta forma que diagnostiquei problemas de tremuras em carros próprios. Os problemas que encontrei após diagnóstico foram (sem ordem especial) pneus empenados pois por vezes montava pneus usados e este era um dos riscos, jantes empenadas, jantes com a furação inadequada, discos de travão empenados, cubos de travão de trás ovalizados, amortecedores "cansados" (leia-se ultra-macios). Também tive problemas relacionados com cardãs e rolamentos, mas nestes casos havia ruído como patologia.
É apenas alguma da minha experiência, por vezes em carros bem rolados, com idade e quilómetros q.b.
Espero ter ajudado.
A teoria é que se um carro treme enquanto está a "puxar", o problema vem da ligação ao solo traseira (pneus, jantes, suspensões, etc...). Por outro lado, se isso acontece quando vai deixando de ter "força" e "pousa" mais nas rodas da frente, o problema virá da ligação ao solo dianteira.
Este é o primeiro princípio geral a considerar.
Depois se treme ao puxar progressiva e lentamente o travão de mão em marcha moderada e em piso regular, é reforçada a indicação de pneus, jantes e/ou travões traseiros empenados. Do mesmo modo, se ao pisar o travãao de pé da mesma forma (progressica e lentamente em marcha moderada) treme "abanando" o volante e chega mesmo a oscilar a carroçaria, é reforçada a indicação de pneus, jantes e/ou travões dianteiros.
Prefiro não especular mais e reforço a indicação de que foi desta forma que diagnostiquei problemas de tremuras em carros próprios. Os problemas que encontrei após diagnóstico foram (sem ordem especial) pneus empenados pois por vezes montava pneus usados e este era um dos riscos, jantes empenadas, jantes com a furação inadequada, discos de travão empenados, cubos de travão de trás ovalizados, amortecedores "cansados" (leia-se ultra-macios). Também tive problemas relacionados com cardãs e rolamentos, mas nestes casos havia ruído como patologia.
É apenas alguma da minha experiência, por vezes em carros bem rolados, com idade e quilómetros q.b.
Espero ter ajudado.
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Re: problemas com uma Sharan TDi...
Obrigado softuner pelas ideias.
De facto pneus, jantes, discos, seria o mais lógico e o primeiro despiste. Só que, os pneus mudei os da frente há 4 meses, e há um mês os de trás, alinhei direcção e a travar (pedal ou travão de mão em andamento ligeiro), nada acontece.
Reforço, apenas quando hà passagem de força do motor para o solo, e quando o carro vai em esforço. Por exemplo se estiver em auto-estrada e levantar o pé a vibração desaparece, regressando se tentar acelarar de novo.
Entretanto, a válvula EGR foi mudada, conforme dei indicação em post anterior, só que... as vibrações voltaram.
Mais ideias precisam-se.
Albatroz
De facto pneus, jantes, discos, seria o mais lógico e o primeiro despiste. Só que, os pneus mudei os da frente há 4 meses, e há um mês os de trás, alinhei direcção e a travar (pedal ou travão de mão em andamento ligeiro), nada acontece.
Reforço, apenas quando hà passagem de força do motor para o solo, e quando o carro vai em esforço. Por exemplo se estiver em auto-estrada e levantar o pé a vibração desaparece, regressando se tentar acelarar de novo.
Entretanto, a válvula EGR foi mudada, conforme dei indicação em post anterior, só que... as vibrações voltaram.
Mais ideias precisam-se.
Albatroz
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Re: problemas com uma Sharan TDi...
Pelo que dizes, acho que se pode partir para a análise de outros componentes. Começando dos mais internos para os mais próximos das rodas:
- embraiagem
- caixa de velocidades
- conjuntos de transmissão (cardãs, mangas de eixo)
- rolamentos (mais os de trás)
Isto sem ir para o interior do motor, pois se para já só estou a lembrar de possíveis origens do problema, dentro do motor para mim seriam meramente tiros no escuro...
Custa a crer que no meio de tanto pessoal, ninguém tenha ouvido falar de algo semelhante.
Espero que detectes o problema e que o mesmo seja resolvido pois acho que já lá vão muitos €€€ por causa do mesmo.
- embraiagem
- caixa de velocidades
- conjuntos de transmissão (cardãs, mangas de eixo)
- rolamentos (mais os de trás)
Isto sem ir para o interior do motor, pois se para já só estou a lembrar de possíveis origens do problema, dentro do motor para mim seriam meramente tiros no escuro...
Custa a crer que no meio de tanto pessoal, ninguém tenha ouvido falar de algo semelhante.
Espero que detectes o problema e que o mesmo seja resolvido pois acho que já lá vão muitos €€€ por causa do mesmo.
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Re: problemas com uma Sharan TDi...
ja verificaste as jantes?ja me aconteceu terem trocado as pastilhas, como n tinham iguais puseram umas mais parecidas, desgastarem as pastilhas novas com um retificador para caberem la............so q depois provocava barulhos e vibraçoes umas ficaram apertads otraas largas
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Re: problemas com uma Sharan TDi...
Penso da mesma forma.. Tive este problema no Brasil em um A4 1.8T e eram folga nas homocineticas.danielnif Escreveu:boas;exprimentem ver as folgas das juntas homocineticas se nao existe foles rotos ou que ja tivessem sidos reparados
pois possivelmente as cruzetas ja apresentam folga e que so se demostram quando em esforço,normalmente sao as que estao no interior junto a caixa de velocidades a esq e junto a destribuicao lado dto
ps :sou mecanico e esses carros nao teem segredos pelo menos para mim
Acho que o problema esta relacionado com alguma parte do conjunto de transmissão motriz.
Tu és mágico com estes números, isto sim!ptlopes Escreveu:Boa noite amigo,Albatroz ! Infelizmente as oficinas oficiais das marcas devem ter muito bons mecânico, mas na realidade não prestam. Pois já gastei mais de 5000€ em material já troquei de tudo e o problema continua ( e ás vezes agrava-se ).
Cada vês mais noto que infelizmente já não a brio na profissão, e o que em principio que devia de ter mais conhecimentos (oficinas oficiais ) não tem.
Portanto, o que te posso aconselhar é procurares daqueles mecânicos mais antigos de bairro que se calhar te "safas ". e ou então se arranjares cunhas falares com alguém entendido da AutoEuropa .(mesmo assim tem cuidado)
Eu decidi que como eu á muitos anos a traz fui aprendiz de mecânico, e mecânico na tropa . Vou eu inventar para depois vender em troca de um carro novo noutra marca . Sim de outra marca pois as oficinas do grupo SIVA são para esquecer ,alem que os dito veículos novos são bem piores que os antigos. E dou exemplo : o motor da minha carrinha num Audi A3 de 2001 consome medias de 5.6 5.8 litro por 100km com MEDIAS (e sim Medias, não velocidade máxima ) de 160 km/h agora experimentem fazer o mesmo num A3 novo de 140cv,normalmente dá entre os 6.7 litros e os 7.3 litros aos 100km. A nivel de cv de fabrica os dois ( em banco de potencia ) dão sensivelmente a mesma coisa .
Eu já sou cliente Siva á muitos anos (se não me engano 15 anos ) e desta vês desisto .( com reclamações feitas e tudo, só falta mesmo é por um processo em tribunal e depois ir parar á cadeia para pagar o custo do processo e se alguma vês fosse resolvido) Portanto desisto e pior para eles é que não sou o único a pensar assim.
E nem me falem das pessoas que fazem os testes aos carros para revistas e etc.
Atenciosamente.