Computador de Bordo em Sharan 130cv de 2003

Responder
rrosa
Rookie
Rookie
Mensagens: 86
Registado: 08 fev 2008, 01:44

Computador de Bordo em Sharan 130cv de 2003

Mensagem por rrosa »

Gostaria aqui de lançar a seguinte discussão: O que é necessário para instalar um computador de bordo num carro que não o tem de origem - neste caso sharan de 2003.

Uma peça óbvia deverá ser a manete que terá de ter aqueles interruptores para aceder à informação. E de resto?

Eu pessoalmente duvido que a VW utilize centralinas e cablagens diferentes, pois isso implicaria mais prejuízo que lucro. Penso que deverá ser apenas necessário alterar a dita manete e reprogramar algum parâmetro para activar a função...

Obrigado.
rrosa
Rookie
Rookie
Mensagens: 86
Registado: 08 fev 2008, 01:44

Re: Computador de Bordo em Sharan 130cv de 2003

Mensagem por rrosa »

Vá lá... não me digam que ninguém tem nada a partilhar sobre esta matéria....
rrosa
Rookie
Rookie
Mensagens: 86
Registado: 08 fev 2008, 01:44

Re: Computador de Bordo em Sharan 130cv de 2003

Mensagem por rrosa »

Bem... já que ninguém contribui, faço-o eu...

Após ajuda de um amigo que já me ajudou a activar o fecho dos vidros no comando, e depois de alguma pesquisa consegui fazer o seguinte:

1. Ligar o VAG-Com
2. modulo 17 Instrumentos
3. entrar em 07-Recode
4. no local onde está um código com 5 dígitos (no meu caso 01111), acrescentar 08 no início. Ou seja, 01111 + 08 = 09111


Isto activou-me o computador de bordo, dividindo o ecran em 2, ficando a informação da temperatura em baixo e a indicação do CB em cima.

Como a 1ª informação é o tempo que temos a chave ligada, apenas me está a dar essa informação. Vou agora procurar uma manete com ligação ao painel para poder mudar para as restantes funções.

O meu módulo tem o nº 7M3 920 840N

Depois vou postando aqui a minha evolução.
Paulo Marques
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 27 nov 2007, 21:06

Re: Computador de Bordo em Sharan 130cv de 2003

Mensagem por Paulo Marques »

Boas,

Também tenho uma Sharan 115cv, é assim tão simples? Basta alterar os valores e depois alterar a manete? Ou não percebi bem... Já agora alguém na zona de Coimbra ou Anadia consegue pôr os vidros a fechar com o comando? Já tentei com o Airanmen e não conseguimos, ele não conseguia entrar no módulo. Obrigado
PMARQUES
rrosa
Rookie
Rookie
Mensagens: 86
Registado: 08 fev 2008, 01:44

Re: Computador de Bordo em Sharan 130cv de 2003

Mensagem por rrosa »

Paulo:
Até agora fiz o que já referi e com os resultados indicados. Falta-me a manete para ver se ficou tudo como deve de ser.
Parece que existem painéis que estão preparados e outros que não. Se o teu não estiver tens de trocar os manómetros.

Isso dos vidros eu consegui com um amigo (aliás ele conseguiu) mas tens de ver em qual o módulo que estás a entrar. Também sentimos essa dificuldade na ligação.
rrosa
Rookie
Rookie
Mensagens: 86
Registado: 08 fev 2008, 01:44

Re: Computador de Bordo em Sharan 130cv de 2003

Mensagem por rrosa »

Noddy Escreveu:eu fiz isso à sharan de um familiar meu:
Já tenho a manete e conto começar as desmontagens e montagens no próximo fim-de-semana.
Já vi os links que indicaste e penso que o em alemão acaba por dar mais informação... o problema é que mesmo traduzido fica um bocadinho complicado de perceber quais os locais onde vamos ligar os fios. E eu não gostava de ficar com o carro pendurado por causa disso durante uma semana (só tenho possibilidade destas brincadeiras ao fds).

Uma vez que já fizeste achas que dava para dar umas explicações em bom português dos passos principais e dos locais a alterar?

Já agora, a minha carrinha não me avisa de luzes fundidas. Será fácil activar a função?

Abraço
Noddy
Rookie
Rookie
Mensagens: 104
Registado: 22 jul 2005, 17:16

Re: Computador de Bordo em Sharan 130cv de 2003

Mensagem por Noddy »

Verificaste este link? http://translate.google.pt/translate?u= ... T&ie=UTF-8

é que está em PT :) bem.... mais ou menos.... podes também tentar a tradução em UK.

Pelo que li acho que já sabes o que tens que fazer.

Activar o novo code com a função de MFA -
Comprar as fichas na VW
desmontar o volante e siga.....

Conector Verde pinos:

23 para o pino 2 da ficha MFA
24 para Pino 1
25 Para Pino 4

Pino 3 liga à massa

Imagem

Ficha verde

Imagem



Vai buscar estes dois ficheiros e lê:

http://www.vagclub.com/forum.pre200708/ ... ile_id=125
http://www.vagclub.com/forum.pre200708/ ... ile_id=124

um é da sharan, ooutro da passat, ambos ajudam a orientar um raciocínio para poderes desmanchar as peças correctamente.

ejá agora faz este também.... fica porreiro pá :)

http://www.vagclub.net/tec/sensorluzcuadros.pdf
.


DESLIGA A BATERIA ANTES DE COMEÇARES.

A função de luzes fundidas.... vou ver se leio algo sobre isso.

cpmts e boa sorte.
rrosa
Rookie
Rookie
Mensagens: 86
Registado: 08 fev 2008, 01:44

Re: Computador de Bordo em Sharan 130cv de 2003

Mensagem por rrosa »

Obrigado. Vou fazer uma compilação das partes importantes dos links que me indicas e depois faço um print para ver se não me escapa nada quando estiver a desmontar e montar.
A minha maior dúvida era mesmo a ligação dos pinos. Como já indicaste...

Quanto às fichas: é preciso comprar fichas novas ou consegue-se utilizar as existentes? Sabes mais ou menos o preço?

Já agora, aquele manual para a luz automática do mostrador faz com que se consiga ver para além do que se vê quando aumentamos a intensidade da luz manualmente? É que na minha carrinha mesmo metendo as luzes do painel no máximo, de dia com a luz do sol não consigo ver quase nada nas indicações do mostrador.

Abraço e obrigado
rrosa
Rookie
Rookie
Mensagens: 86
Registado: 08 fev 2008, 01:44

Re: Computador de Bordo em Sharan 130cv de 2003

Mensagem por rrosa »

Outra coisa, quando dizes em letra maiúscula "DESLIGA A BATERIA", em princípio é para desligar apenas uma bateria, não é? É que a minha carrinha tem duas baterias: uma como todos os carros e outra debaixo do banco do pendura e que penso que serve apenas para manter a memória do rádio. Há com cada coisa... é que a bateria debaixo do banco é do tamanho da outra... não podia ser uma coisa pequenina, tinha de ser uma coisa grande que só sai se tirar o banco... "ele há coisas fantásticas não há?..." :mrgreen:
Noddy
Rookie
Rookie
Mensagens: 104
Registado: 22 jul 2005, 17:16

Re: Computador de Bordo em Sharan 130cv de 2003

Mensagem por Noddy »

ahhmm? duas baterias?

Mas tens algum amplificador de potencia na carrinha com um sistema de subwoofer adicional?

é que não sabia da existência de duas baterias na sharan. O teu rádio é de origem? Em caso de duvida desliga as duas.....

A manete necessita de 4 cabos com as fichas adequadas para ligares da ficha verde actual à posição 1, 2, 3 e 4 da manete com o controlo de comandos.

Estes cabos usam uns terminais, se não me falha a memória eu comprei uns cabos e usei para fazer a ligação entre as fichas.

cabos da ficha verde: 000 979 008

cbos ficha manete: 000 979 133A

Ficha de 6 contactos para haste: 893971636

Passa por uma VW e mostra as fotos que tens, talvez eles possam te indicar o código desse cabo, ou pede para ver as referencias que te dei e decide como fazer.

O sensor de luz controla a luminosidade do painel conforme a luz solar, de forma automática. Basta tirar aquela esfera. Mas terás o painel igualmente com falhas no LCD? Infelizmente é um defeito crónico nestes displays

Imagem

cpmts
rrosa
Rookie
Rookie
Mensagens: 86
Registado: 08 fev 2008, 01:44

Re: Computador de Bordo em Sharan 130cv de 2003

Mensagem por rrosa »

Duas baterias que é para não faltar a luz...

Não tenho nada de amplificadores e está tudo de origem. A bateria debaixo do banco do pendura, pelo que me apercebi serve apenas para manter a memória do rádio porque já tive de substituir a bateria junto ao motor e os relógios ficaram a zeros mas o rádio não precisou de meter qualquer código e ficou com as mesmas estações memorizadas.

Quanto ao display, ele não tem falhas, o que tem é fraca luminosidade. E reparo que no meu mostrador tem aquele sítio do sensor marcado. Não é totalmente transparente mas está lá visível. Agora se está a funcionar eu não reparo nada. Só sei que de noite vê-se bem e de dia está tudo sumido.

Depois dou notícias do desenvolvimento
Noddy
Rookie
Rookie
Mensagens: 104
Registado: 22 jul 2005, 17:16

Re: Computador de Bordo em Sharan 130cv de 2003

Mensagem por Noddy »

Oi,

se o rádio for te origem, e se nada de anormal fizerem na linha de dados entre o painel e a centralina, após a substituição da bateria (ou desligar/ligar) o painel envia o código correcto para o radio e ele auto arranca.

Se desligares fisicamente o radio por algum motivo e o ligares de volta, sem que a bateria seja desligada, terás que inserir o código para que ele inicie de novo.

essa 2ª bateria deve fazer algo adicional.... vou pesquisar :)

ainda não encontrei nada sobre as luzes, mas tenho tido pouco tempo :(

O sitio do sensor está lá, mas por baixo tem uma esfera que não deixa passar a luz. Basta remover e já está.

é tão simples que até vale a pena 8)

cpmts
rrosa
Rookie
Rookie
Mensagens: 86
Registado: 08 fev 2008, 01:44

Re: Computador de Bordo em Sharan 130cv de 2003

Mensagem por rrosa »

JÁ TRABUCA!.........
:D :D :D :D :D

Instalei hoje a manete na minha sharan e está tudo a funcionar 5*****.

Arranjei as fichas para lhes retirar os terminais que faltam num ferro velho da zona e até foi mais simples do que pensava. A ficha da manete pode ser encontrada também nos farolins traseiros dos skoda... não sei se noutros mas pelo menos fica a dica para darem uma olhadela quando procuram.

Na desmontagem tive alguma dificuldade em tirar o painel, mas depois lá percebi que após tirar os dois parafusos de baixo basta puxar por cima.

Chamo a atenção a uma coisa que me aconteceu: quando puxei o volante, como tinha ainda um fio ligado e que não reparei, abriu-se uma peça que está entre o volante e as manetes e que contém uma fita enrolada. Essa fita desenrolou-se toda e deu algum trabalho para voltar a colocar como estava. Por isso fica mais uma dica - após tirar o airbag ainda existe uma ficha que é preciso desligar ou então retirar o volante com cuidado para não puxar pelo fio.

Depois disso foi soldar os fios, enrola-los com fita de tecido para não criar ruídos, passa-los dos manómetros para a manete, ligar o fio da massa e voltar a montar tudo.

E pronto. Está montado aquilo que já devia vir de série da linha de montagem.

Ah, ainda desmontei os manómetros para destapar o tal sensor de luminosidade do painel, mas quando deu para ver constatei que na minha carrinha não existia nada a bloquear. Já estava feito de origem e eu nem sabia (se com o tal sensor é como é, nem quero imaginar sem o sensor).

Muito obrigado Noddy pela tua ajuda!
Noddy
Rookie
Rookie
Mensagens: 104
Registado: 22 jul 2005, 17:16

Re: Computador de Bordo em Sharan 130cv de 2003

Mensagem por Noddy »

Parabéns.....

Fico feliz que tenhas conseguido com o teu esforço e dedicação, normalmente ninguém quer estudar nada.

Acho que esse cabo é um do airbag, também tive esse problema mas acho que acontece a todos :)

podes testar o sensor com uma lanterna, se apontares para o local irás ver a luminosidade alterar.

Espero que aprecies.

cpmts
Responder