Upgrade de travagem - opiniões

Responder
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Upgrade de travagem - opiniões

Mensagem por Martins SDI »

Boas pessoal,

Venho aqui colocar uma dúvida, espero que me consigam ajudar. Tenho um Seat Ibiza SDI com travagem de 239mm na frente e travões de disco na traseira. Ando com ideias de fazer um pequeno upgrade à travagem. A minha dúvida é se compensa mais instalar travagem de disco no eixo traseiro, ou fazer upgrade no eixo frontal para 256 ou mesmo 280mm? Qual será a solução mais equilibrada, tendo em conta que para fazer upgrade no eixo frontal terei de trocar as mangas de eixo.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Upgrade de travagem - opiniões

Mensagem por Mario_Marques »

Não compensa estar a investir muito na traseira até porque se travar demasiado na traseira vai desiquilibrar o carro todo e a traseira entrar em pião.
80% ou as vezes mais dependendo da situação da travagem é toda realizada na frente do carro, meter travões maiores na frente é uma boa opção mas não vai fazer milagres(secalhar vai fazer milagre de levar oleo novo).
A julgar pelo estado da maioria dos sdi que costumo ver não quer dizer que seja o caso desse mas, oleo de travões pouca gente muda, algumas pessoas ainda andam com o oleo de fabrica que mais parece água, pneus as vezes sabe deus, amortecedores e casquilhos KO, jantes de 14" , etc, se tudo isso estiver assim nesse os travões não vão mesmo fazer milagres.
Não vejo grande necessidade de poder de travagem num sdi, esses carros direitos costumam travar bem para aquilo que andam.
É preciso não esquecer que quando se carrega no travão não são só os travões que fazem o carro travar e comportar-se bem.
Se esse carro tiver as pinças ATE vw II 239mm ventilados eu fabrico uns kits plug and play de 280mm sem necessidade de trocar mangas, pinças etc, podes ver no meu projecto na secção mk1 cabrio, mas digo-te já que o meu cabrio anda bem mais que esse sdi, pesa mais e mesmo com tambores atrás e o sistema de 239mm original não tenho falta de travagem depois de refazer o sistema todo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Upgrade de travagem - opiniões

Mensagem por Martins SDI »

Marques, obrigado desde já pela resposta. Relativamente ao material que referiste penso que não será por aí. Fiz uma grande revisão recentemente, tenho amortecedores, casquilhos e sinoblocos novos. Neste momento tenho uns Bilstein B4 montados com umas molas Cupra. Jantes tenho 16 polegadas com pneus 195/45. O óleo dos travões foi mudado também. Tem cerca de 60M Km, feitos em pouco mais de um ano.

Sim, as pinças são ATE.
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Upgrade de travagem - opiniões

Mensagem por Martins SDI »

O principal problema que noto neste carro, é falta de travagem e pedal duro após várias travagens seguidas (em descidas). Foi sempre assim desde novo. Como já tive uma fuga de oleo na bomba de vacuo que me provocou o rebentamento do servofreio, já mudei a bomba de vácuo, servofreio e tubo que faz a ligação entre bomba e servofreio e o problema manteve-se.
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Upgrade de travagem - opiniões

Mensagem por Martins SDI »

Mario, estive a ver o teu projecto e acho que a solução que tens para converter a travagem de 239mm em 280 não serve para o meu carro. No meu carro as bombas apertam directamente na manga de eixo e depois aquilo tem 2 ferros que ficam por cima do disco onde encaixam as bombas e os calços, e que impossibilitam a troca por discos maiores. Haverá algumas bombas com maior força de travagem que possa adaptar no meu carro?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Upgrade de travagem - opiniões

Mensagem por Mario_Marques »

O teu carril da pinça é parte da própria manga de eixo?
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Upgrade de travagem - opiniões

Mensagem por Martins SDI »

Sim, o carril pertence à manga de eixo. Haverá algum upgrade possível, ou só trocando as mangas de eixo?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Upgrade de travagem - opiniões

Mensagem por Mario_Marques »

Martins SDI Escreveu:Sim, o carril pertence à manga de eixo. Haverá algum upgrade possível, ou só trocando as mangas de eixo?
Há mas já implica fabricação, mínimo 280mm e umas jantes com espaço.
Se o teu carro não for ventilado podes fazer esse upgrade também.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Upgrade de travagem - opiniões

Mensagem por Martins SDI »

Nesse caso, penso que mais vale trocar logo as mangas de eixo. Travagens de 256mm dos 1.6 sport a gasolina arranjam-se a bom preço. Já deve ser um bom upgrade, nao? Relativamente as jantes não devo ter problema tenho umas OZ Superturismo iguais às da versão Cupra R. Sim, já tenho discos ventilados de origem.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Upgrade de travagem - opiniões

Mensagem por Mario_Marques »

Pois, no teu caso possivelmente acho que mais vale mesmo trocar isso tudo a nivel economico, mas é engraçado que alguns ibiza como o teu, com o motor 1.0 mpi trazem carril separado.
Sinceramente, se tiveres actualmente mesmo tudo REALMENTE impecável(discos ainda bons, pastilhas boas, sistema hidraulico e oleo, suspensão ok, deslizadores, pistões e tudo o resto limpinho, casquilharia ok, alinhamento, pressão de pneus e pneus) a experiência diz-me que não vais notar nada de especial pois esse carro não tem aceleração suficiente para cansar muito os travões, se fosse de por ex 239 para 280 ou mais, ias aumentar significativamente a alavanca(que aumenta um pouco o poder de travagem só por si mas também não se nota nada de especial), agora 239 para 256 não aumenta quase nada e onde se nota mais diferença entre essas duas medidas é na resistencia á fadiga, como o carro não é propriamente rapido não vais notar nada, as vezes o pessoal nota maravilhas pois passam de um sistema todo gasto, oleo velho para um sistema em melhor estado além de ser maior claro e oleozinho novo.
Para teres uma ideia, ando com os 239mm no mk1, tenho os 280encostados pois não justifica e não posso depois usar a roda suplente, a grande diferença que notei foi mesmo renovar o sistema todo original, agora depois disso, os 280mm pouco ou nada notei, o carro até tem travagem demais com os 239 para a suspensão que lá está.
Eu tenho ideia que esses ibiza de parados até aos 100kmh demoram prai 13\14 segundos ou mais.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Upgrade de travagem - opiniões

Mensagem por Martins SDI »

O que eu queria evitar era essa fadiga, porque o carro em condições normais trava o suficiente. Noto falha de travagem quando solicito muito a travagem (por exemplo em decidas). Por exemplo, se acionar o pedal 3x seguidas, a partir da 3a travagem, noto logo o pedal mais duro e falha ao travar. Vou ponderar essa troca na próxima muda de calços e discos. Entretanto vou verificar também o estado das cintas traseiras. O carro tem 325M Km e nunca mudei nada no eixo traseiro. Tenho feito apenas limpeza e lubrificação a cada 60M Km.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Upgrade de travagem - opiniões

Mensagem por Mario_Marques »

Quantos anos tem o óleo dos travões? Em media só esta bom uns 2 anos.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Upgrade de travagem - opiniões

Mensagem por Martins SDI »

Tem menos de 2 anos. Foi a primeira coisa que mudei para tentar melhorar a travagem, mas não notei qualquer diferença. O que nunca mudei, foram as cintas traseiras(mas ainda não estão gastas que já verifiquei). Nas pinças frontais com exceção de calços e discos também nunca mudei nada. Neste momento tenho montado um conjunto ferodo premier.
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Upgrade de travagem - opiniões

Mensagem por Martins SDI »

Outra coisa que não referi e que também pode ser relevante, é que este carro tem muita tendência para empenar discos. Foi assim desde novo.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Upgrade de travagem - opiniões

Mensagem por Mario_Marques »

podes ter os carris das pinças ou mesmo as pinças presas isso pode gerar sobreaquecimento e consequentemente empenos.
Eu no meu mk1 desmontei mesmo tudo peça a peça e apesar do carro não ter nem150mil km's, devido á idade aquilo estava no geral em muito mau estado, as pinças nem mexiam, o carro ia a andar sempre com a pinça de um lado a encostar ligeiramente mais que o que devia.
Uma das rodas abria o sangrador e nem saia oleo :lol:
Na altura estava tentado a fazer upgrade fabrica que toda a gente faz, comprar no mercado de usado mangas 256mm ventilados, pinças, suportes, discos, rolamentos, pinos do carril, pastilhas etc, depois os adaptadores para 280 etc, etc, mas quando comecei a fazer contas aos custos que ia ter nas peças usadas mais desmontar tudo, rever tudo e comprar as peças de desgaste novas para esse sistema optei por rever o sistema original e modifica-lo, poupei bastante dinheiro e muito tempo de procura de peças, mas no meu caso lá está, tenho a vantagem do carril ser separado.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder