Olá pessoal sou novo nesta casa e depois de ter lido alguns tópicos neste fórum vi que posso talvez encontrar ajuda para um problema que me segue há algum tempo .
Depois de já ter um historial de oficina com esta minha carrinha Sharan 2.0 tdi debato-me de momento com um barulho que só o sinto no relanti ou seja quando o carro está parado e o motor a trabalhar tipo desengatado ou embraiado . Mal fica engatado ou começa a andar o barulho desaparece . Este barulho não aparece logo imediatamente quando ligo o carro pelo que tenho ideia só depois do carro andar uns km ou aquecendo digo isto porque de inverno demora mais tempo aparecer . Já me pôs debaixo do carro e se por a mão no eixo da transmissão do lado do pendura sinto ele a tremer e segurando o barulho também para . De salientar que em andamento não sinto nada . Noto também que rodando o volante um pouco para a direita ou esquerda também deixa de fazer mas é uma coisa não precisa tanto deixa como torna mas sinto que se altera com o guinar do volante ( com o carro parado ) Carregando na embraiagem o barulho continua como não carregando . Por vezes posso sentir que se altera mas não tem uma relação causa efeito . Sei que por vezes se deixar rolar o carro um pouco ou mesmo travando o barulho também deixa de fazer . Sinto alguma coisa solta . O barulho é tipo algo solto que treme não um barulho metálico e também já segurei na roda fazendo força e o barulho também deixa de fazer . A minha ideia de leigo e que nada percebe da arte é que alguma coisa faz tremer o eixo da transmissão do lado do pendura. Sinto que quando está em tensão a "direcção" deixa de fazer .
Já levei a uma oficina e dizem que desconfiam da embraiagem , rolamento de encosto bi massa . Mas isso já mudei a 2 anos o kit completo mas.... na altura não tinha barulho nenhum destes . De lembrar que a carrinha tem 160000 km .
Agradeço desde já todo o tipo de ajuda e opiniões
Obrigado
VW Sharan 2.0 TDI 2005 ruído com o motor desengatado
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Re: VW Sharan 2.0 TDI 2005 ruído com o motor desengatado
É complicado ajuda-lo, mas o facto é que esses carros precisamente do lado direito têm uma transmissão "especial" de duas peças e usa um suporte e uns rolamentos, esses rolamentos e mesmo essa transmissão, quando a suspensão está muito cansada começam a ir á vida devido ao movimento excessivo, não quer dizer que seja isso e sinceramente acho que este comentário em nada vai contribuir para ajudar a resolver o problema pois a unica forma de o diagnosticar realmente o problema é mesmo ir xafurdar debaixo do carro e ver realmente o que está mal e isso implica tempo, despesa e disponibilidade.
Como se costuma dizer, quanto mais se acha que se sabe menos se sabe na realidade, um pneu furado é facil de diagnosticar, tem uma saida de ar algures(pneu com punção, valvula com passagem ou jante danificada), agora barulhos, falhas de motor, etc, isso tem mesmo de se ver o que se passa.
O facto de ter trocado o bi-massa não quer dizer que não possa acontecer de novo e em pouco tempo, a maioria das pessoas que troca o bi-massa prematuramente por norma nunca resolve a causa principal que o fez ir á vida em primeiro lugar.
Como se costuma dizer, quanto mais se acha que se sabe menos se sabe na realidade, um pneu furado é facil de diagnosticar, tem uma saida de ar algures(pneu com punção, valvula com passagem ou jante danificada), agora barulhos, falhas de motor, etc, isso tem mesmo de se ver o que se passa.
O facto de ter trocado o bi-massa não quer dizer que não possa acontecer de novo e em pouco tempo, a maioria das pessoas que troca o bi-massa prematuramente por norma nunca resolve a causa principal que o fez ir á vida em primeiro lugar.
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Re: VW Sharan 2.0 TDI 2005 ruído com o motor desengatado
Mestre M.Marques com tanta gente a escrever livros, não está nos seus planos proximos editar um manual das avarias/soluções do grupo Vag? Garanto-lhe que pelo menos um vende.(a mim)
Isto é uma brincadeira, mas tambem um louvor merecido que lhe reconheço, bem haja.
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Re: VW Sharan 2.0 TDI 2005 ruído com o motor desengatado
Desde já obrigado pela atenção . Realmente sinto que o barulho vem de alguma coisa que faz "tremer " o eixo da transmissão do lado do pendura. E quando mexo a direcção o barulho se altera ( começa como deixa de fazer ) sinto que o eixo da transmissão estando em tensão como quando o carro está engatado ou com a direcção avirar o barulho desaparece como em andamento . Também quando o carro está desengatado e trabalhar se empurrar a manete das velocidades ao ponto de quase entrar ( mas sem engatar e sem estar a carregar na embraiagem) o barulho deixa de fazer . De salientar que a manete não treme .