Ajuste de Caster

Responder
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Ajuste de Caster

Mensagem por Martins SDI »

Boas pessoal,

O meu Ibiza 6K2 tem a roda frontal do lado do passageiro ligeiramente recuada em relação à do lado do condutor. É uma diferença pequena, tanto que se consegue alinhar a direção, os pneus gastam-se sempre de forma uniforme e nunca tive problemas na IPO. Mas o carro tem uma tendência para fugir sempre para a berma, o que se torna aborrecido em viagens grandes. Segundo me disseram, o que origina isto, é a longarina esquerda que está ligeiramente levantada. Alguém me sabe dizer com certeza, se no 6K2 é possível acertar o caster, através do charriot? A ideia seria aliviar os parafusos que apertam o chariot, tentar roda-lo e reapertar tudo novamente. Na casa de alinhamento disseram-me não ser possível, o chariot só tem um ponto de aperto. Alguém me confirma se é mesmo assim?

Sei que se vendem uns topos dos amortecedores que permitem fazer este ajuste, mas se fosse possível faze-lo através do charriot preferia.

Salvo erro o chariot deste carro é Igual ao Golf 3, por isso se me souberem informar acerca deste modelo, também ajuda.
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Ajuste de Caster

Mensagem por Martins SDI »

Ninguém me consegue dar uma ajudinha? Nunca ninguém teve problemas de alinhamento de direcção relacionadas com isto?
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Ajuste de Caster

Mensagem por Martins SDI »

Estive a medir a distancia entre as rodas frontais e traseiras e tenho uma diferença de 1cm. A roda esquerda está adiantada. Estou a pensar alterar a posição das rotulas no braço de suspensão para compensar esta diferença. Será viavel fazer esta alteração?
Avatar do Utilizador
tsw21
Expert
Expert
Mensagens: 984
Registado: 19 out 2011, 08:54
Veículos: golf mk2 gtd
Contacto:

Re: Ajuste de Caster

Mensagem por tsw21 »

boas,se a situacao da rotula n vai alterar nada acho eu,mas eu pensava na ideia de desapertares o charriot e voltar apertar e depois alinhar tudo certo novamente.e n havera o problema na roda do lado direito de estar recuada,em algum acidente ou ter batido dessa lado de modo a roda ter recuado.ja pensaste ir ao banco de ensaio de bate-chapa para ele te ver se a carrosaria ta dentro dos valores?ele ai conseguia ver tudo.e vais sempre a msm casa de alinhamentos?
o meu projecto a longo prazo :viewtopic.php?f=18&t=109646
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Ajuste de Caster

Mensagem por Martins SDI »

A minha dúvida é mesmo essa, se há margem no charriot que o permita rodar de forma a corrigir este desalinhamento. O meu carro dá sempre alinhamento, mas em estrada fica sempre a fugir para o lado direito.

Já alinhei em vários locais, mas nunca me corrigiram isso. Relativamente ao banco de ensaio, se for problema for nas longarinas, não é necessário desmontar a frente para corrigir?
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Ajuste de Caster

Mensagem por Martins SDI »

Aqui vai uma imagem com os dados do último alinhamento feito no meu carro:

Imagem

Alguém tem ideias de como corrigir a diferença no avanço entre a roda frontal esquerda e a direita?
Responder