O desespero de já não saber mais o que fazer.

Responder
hpatriciasousa
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 13 abr 2017, 19:39
Veículos: VW Lupo 1.0

O desespero de já não saber mais o que fazer.

Mensagem por hpatriciasousa »

Boa noite, tenho uma história cheia de peripécias mas sem soluções e acredito que me podem ajudar.
Antes de mais, aviso já que sou uma menina que gosta de carros e tenta perceber um bocado de mecânica (pelo que peço desculpa se disser algo estúpido).

Contextualizando rapidamente, tenho um Vw lupo 1.0 com quase 140k km.
Desde junho do ano passado (!!) que o motor do carro treme imenso, transmitindo essa vibração ao resto do carro, o que é incómodo.
Já corri uma série de mecânicos, fiz uma série de alinhamentos e equilibragens, mudei uma série de peças (até mesmo o catalisador...) e nada resolve o problema.
O carro (o motor...) treme muito ao ralenti (é insuportável) , a partir mais ou menos dos 80 km/h e em recuperação. A luz do motor acende e chega a piscar. O carro também consome mais (e já não é famoso pelos seus consumos, diga-se...).
Comprei um cabo VAG-com e o carro apresentou misfire em 2 cilindros e um código de erro da EGR.

Sucede que, após correr mil mecânicos, foi-me dito que o problema do meu carro era primeiro a caixa de velocidades (que não é), depois, os injetores (que também não me parece ser) e, por fim, a falta de compressão nos cilindros e que não valia a pena o € da reparação (diagnóstico no roady).

Entretanto, seguindo os erros do Vag-com, optei à mesma por mandar limpar a EGR. Foi limpa a válvula, o tubo da admissão e ainda a borboleta. 10 km depois, a luz voltou a acender e o erro da EGR (insufficient flow) e dos misfires (que eu deduzo que uma coisa esteja ligada à outra...) continuam a aparecer.

O que mais me incomoda é que ao ralenti o carro treme ao ponto de ser incomodativo parar em semáforos e outros que tal. Treme tanto ao ponto da luz EGR começar a piscar. Hoje, cheguei-lhe um pouco de acelerador com o carro parado e ouvia-se do escape uma espécie de ronco (como das motas), parecia bolhas de gases a sair. Quando voltei a ligar o carro, já não ouvi nada de anormal.

Estou num ponto em que já não sei bem o que fazer com o carro, porque já mudei uma carrada de peças e continuo sem ter o carro no ponto.
Será que me conseguem dar umas luzes? Honestamente, parece-me um problema ao nível de gases/escape, mas isso causaria os misfires?

Toda a ajuda é bem-vinda!
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: O desespero de já não saber mais o que fazer.

Mensagem por vwg3gt96 »

É possivel testar a compressão dos cilindros com um aparelho bastante barato. Não é muito dificil também, dá o mesmo trabalho que mudar umas velas. Podes partir por ai e ficar já a saber como está o bloco e os segmentos.
Eu apostava mais num problema de ignição...normalmente é isso que causa o misfire, o distribuidor principalmente.
Mas é tal coisa, isto devia ser logo a primeira coisa a ser vista num mecânico, agora se foi...
hpatriciasousa
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 13 abr 2017, 19:39
Veículos: VW Lupo 1.0

Re: O desespero de já não saber mais o que fazer.

Mensagem por hpatriciasousa »

Distribuidor é bobine? Se sim, foi mudada (embora não por uma da Beru, como eu pedi ao mecânico). Foram também mudadas as velas (NGK) e os cabos.

A compressão foi medida e pelos vistos existem 2 a falhar. Mas foi medido no Roady, depois de eu reclamar porque "diagnosticaram" que precisava de mudar a bobine, as velas e os cabos e depois o problema persistiu. Ou seja, não sei se foram medidos no sentido "real" ou se foi só para "me despachar"...
Mas um carro com 140k km bem estimado ter já falta de compressão, é um bocado precoce, não?
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: O desespero de já não saber mais o que fazer.

Mensagem por vwg3gt96 »

Ok, ignição não será então.
Pois, é por isso que não confio na Roady e outros do género, nunca sabemos se é feito o que dizem e em que condições. 140K Km é pouco sim, há motores (principalmente mais novos) que têm problemas desse tipo muito cedo, 70 e 80K Km...duvido que seja o caso, o único que conheço tem ~180K Km e parece um relógio, e o coitado não é nada bem tratado. Eu repetia esse teste à compressão, quase de certeza deve ter passagem entre esses dois cilindros sem compressão.
hpatriciasousa
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 13 abr 2017, 19:39
Veículos: VW Lupo 1.0

Re: O desespero de já não saber mais o que fazer.

Mensagem por hpatriciasousa »

Coloquei a hipótese de ser a bobine que não é "compatível", mas acho pouco provável.
O que é passagem entre os dois cilindros? Alguma fuga?

Tentei diminuir o valor da EGR com o vag com para ver se era disso mas o software não permite.
A EGR, nao reciclando o ar necessário à combustao, pode gerar falha de ar, criando misfire? Peço desculpa pelas dúvidas mas realmente, é algo que me intriga.
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: O desespero de já não saber mais o que fazer.

Mensagem por vwg3gt96 »

Sim, será uma fuga devido a uma rachadela no bloco ou uma junta em más condições. O carro não circulou em sobreaquecimento? Não há água no óleo ou vice-versa?
Falta de ar por causa da EGR não é de certeza, são fluxos de gases muito baixos e ao ralenti e em frio a EGR está (ou deve estar) fechada. Será que a válvula, mesmo tendo sido limpa, está presa sempre na mesma posicão?
hpatriciasousa
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 13 abr 2017, 19:39
Veículos: VW Lupo 1.0

Re: O desespero de já não saber mais o que fazer.

Mensagem por hpatriciasousa »

Não, o carro nunca circulou em sobreaquecimento, pelo menos não nas minhas mãos. Comprei-o com quase 80k km, mas penso que se deveria ter manifestado mais cedo, se fosse o caso.
E o óleo parece-me ótimo e os consumos de óleo são os normais de sempre. Não noto nada demais.

Pois, lá está, começo a pensar que a válvula EGR está sempre fechada e que, por isso, me indica o "flow insufficient". Se for isso, mudo-a sem problema.
Incomoda-me mesmo é não conseguir certezas com mecânico nenhum.

Quanto à compressão, o carro não tem os típicos sintomas de falta dela... mas não descarto esta hipótese.

Uma coisa que me deixa curiosa é que o carro treme mais ao ralenti e a luz pisca essencialmente nesse caso. Dando um exemplo, estou a ir para determinado sítio, o carro tem um comportamento normal. Se abrandar/parar para estacionar, começa a tremer imenso e a luz a piscar.
Não deveria ser em rotações altas? Porque é que é nas rotações baixas que o carro treme mais (é essencialmente quando o ralenti estabiliza)?
hpatriciasousa
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 13 abr 2017, 19:39
Veículos: VW Lupo 1.0

Re: O desespero de já não saber mais o que fazer.

Mensagem por hpatriciasousa »

Aproveito para perguntar se já ouviram falar do Restore e se pode ajudar (não resolver)?
http://www.repincol.pt/loja-acessorios- ... store.aspx
Avatar do Utilizador
pravus
Amateur
Amateur
Mensagens: 507
Registado: 14 jan 2014, 22:28
Veículos: Mk1 Golf Diesel LongTail, Passat B4 TDI
Localização: Invicta

Re: O desespero de já não saber mais o que fazer.

Mensagem por pravus »

Isso a meu ver e como também tenho um( da minha Maria) que teve um problema parecido, o motor estar fora de ponto, tava 1 dente adiantado na came, o teu motor é um 999cc AHT?
De qualquer forma deve ser feito um teste de compressão, verificar o sensor map e o ponto do motor este último sendo mais chato pois é preciso retirar tudo da lateral do motor e aquilo é algo apertado.

Cumprimentos
hpatriciasousa
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 13 abr 2017, 19:39
Veículos: VW Lupo 1.0

Re: O desespero de já não saber mais o que fazer.

Mensagem por hpatriciasousa »

Obrigada pela resposta, pravus.
Também pensei que pode ser o motor fora do ponto, mas isso acontece por que motivo? Não, o meu é um AUC.

Entretanto, por causa da Páscoa, consegui ir ao norte e levar o meu carro ao meu mecânico de confiança.
Ele esteve a testar a ignição e estava tudo ok, mas disse-me que não existia combustão num cilindro (o 3) e que se ouvia.
Como foi em tempo limitado, ele disse que não conseguia ver mais nada, mas que a aposta dele é que o 3 injetor não está a injetar gasolina e que, por causa disso, não há combustão nesse cilindro.
A aposta dele recaiu sobre isso porque 1) a luz pisca só com o carro parado e pára quando aumento as rotações (e como o carro injeta mais gasolina em ponto morto do que a altas rotações...) e 2) a vela não estava babada, estava limpa e com aspeto de nunca ter queimado (e já foi mudada há uns 4 meses).

Agora vou ter que arranjar um mecânico por Leiria que me consiga testar os injetores, talvez aposte na Bosch Car Service, têm boa fama com injetores.
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3151
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: O desespero de já não saber mais o que fazer.

Mensagem por sflopes »

Votos para que se consiga livrar desse pesadelo o mais rápido possível.
pagaimo
Amateur
Amateur
Mensagens: 430
Registado: 20 mar 2012, 09:10

Re: O desespero de já não saber mais o que fazer.

Mensagem por pagaimo »

Para rapariga até descreves mais ou menos bem alguns dos sintomas.

Como puxa o carro, por exemplo entre as 2000 rpm e as 6000 rpm? É linear, ou notas solavancos no puxar (tu referiste um tremer) ?

Em relação a potência, sentes a mesma potência no carro, ou notas uma quebra significativa?

Pelo que descreves deve ser mesmo um injector! experimenta meter gasolina BP ultimate e um liquido para injectores a gasolina, da Liqui Moly por exemplo!
Responder