VW Eos - manutenção capota

Responder
bugs
Amateur
Amateur
Mensagens: 294
Registado: 20 mai 2016, 11:09
Veículos: Golf II
Localização: Na linha!!! :D

VW Eos - manutenção capota

Mensagem por bugs »

Boas pessoal, preciso da vossa ajuda!

Além do meu mk2 "xarutão" tenho também um VW Eos de 2013, preciso de resolver uma questão que sinceramente nem entendo como a VW não consegue responder!!! :roll:

O que eu quero fazer é tão simples como lubrificar o sistema da capota e hidratar todas as borrachas que sinto estarem a ficarem ressequidas, para meu espanto nas manutenções programadas da VW isso não está previsto, pelo que se calhar (espero que não) nunca foi feito.... :roll: :cry: :roll:

Já recorri a três concessionários e nenhum me sabe responder concretamente à questão, no último concessionário foi-me recomendado recorrer à Soauto da Expo, que supostamente têm alguém especializado nisso, mas nem orçamento conseguem dar, é ir lá (com marcação) e eles vão ver o que podem fazer!!!

Isto não pode ser normal, de certeza que mais clientes com cabrios devem precisar deste tipo de manutenção, e eles têm vários modelos entre as marcas do grupo... como é possível esta incerteza toda?

O meu pedido vai no sentido de perceber se alguém sabe o que fazer, ou se recomendam algum sítio (VW ou multimarca) que faça este tipo de manutenção com qualidade, se calhar uma casa de detalhe ou algo do género... ah, e que seja na região de Lisboa :wink:

Obrigado a todos!
Devagarinho que é "clássico", anda pouco e... já não avaria!!! :D 8) :D

O meu Xarupo: viewtopic.php?f=18&t=108654
Francisco Coelho
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 17 abr 2017, 18:11
Veículos: Renault super cinco Campus de 1990, VW EOS, 2.0 TDI 140cv, junho de 2008

Re: VW Eos - manutenção capota

Mensagem por Francisco Coelho »

Amigo , sou um feliz proprietário de um EOS, desde à muito um carro dos meus sonhos, embora tenha o carro a apenas um mes, é o 2.0 TDI de 140 cv modelo top,com 87 000 km/s estou satisfeitissimo com o carro,em viagem entre os 100 e 140 km/s h , faz-me 5,4 , quase a media do meu Ibiza, embora tenha notado , o que muitas pessoas dizem ja ter acontecido, com muita chuva apreceu uns pingos no pilar do lado direito, mas apenas com o carro em movimento, ou seja quando ha aquela ligeira deslocação , nao estamos a falar de um carro rigido, mas não é normal num carro desta categoria,. Quanto a sua pergunta , eu já lubrifiquei todos os casquilhos da capota, e não é dificil, coloque o carro num sitio direito, levante a capota ate estar mais ou menos equilibrada , e largue o botão ela vai ficar meio aberta, tem acesso a praticamente tudo.
pagaimo
Amateur
Amateur
Mensagens: 430
Registado: 20 mar 2012, 09:10

Re: VW Eos - manutenção capota

Mensagem por pagaimo »

Eu já tive um Eos também e a manutenção é bastante simples:

Para as borrachas existe um líquido próprio que se vende na Vw- é uma bisnaga pequena que dá para apenas 2 utilizações anuais que é o quanto basta.
As borrachas que estejam lubrificadas não deixam entrar água em lado nenhum.

Não se deve meter vaselina nem outro tipo de lubrificantes.

está aqui um link onde se exemplifica o que digo:
http://forums.vwvortex.com/showthread.p ... Roof-leaks.

Em relação ao sistema hidráulico, é um sistema hidráulico normal; normalmente não sofre manutenção.

A única coisa que tive de afinar foi um pequeno cordão que existe na parte de trás que suporta o tecido interior (quem me fez isso até foi um estofador).

Ainda relativamente a entradas de água há que ter o seguinte em conta:

Por cima dos pilares A e atrás, na parte final do tejadilho, existem 4 esgotos de água que convém limpar.
Os esgotos traseiros vão dar à cava de roda traseira e podem entupir com a sujidade destas.

Eu usava um compressor que tenho na garagem para os soprar de vez em quando, pois se estiverem entupidos, a água não escorre e ao acumular-se pode entrar no habitáculo.

Se tudo estiver limpo e lubrificado, em situação alguma entra água.
Sergiopt
Rookie
Rookie
Mensagens: 197
Registado: 19 mar 2011, 01:38

Re: VW Eos - manutenção capota

Mensagem por Sergiopt »

A vw não sabe?aquando da venda desse carro em novo deveria ter no mínimo duas embalagens de um produto para colocar nas borrachas,mas parece que alguem as tirou antes da venda sabe-se lá porquê,essas embalagens tem uma massa que se chama kritox que é muito cara por isso as embalagens eram pequenas,no entanto os concessionários deveriam saber disso até porque também existe em liquido para o mesmo efeito,aplicar com as borrachas limpas de pó e estarem secas
bugs
Amateur
Amateur
Mensagens: 294
Registado: 20 mai 2016, 11:09
Veículos: Golf II
Localização: Na linha!!! :D

Re: VW Eos - manutenção capota

Mensagem por bugs »

Boa noite a todos e obrigado pela ajuda!

Acabei por ir à VW da Expo (Soauto) que sabia do que falava e fez a manutenção ao sistema da capota assim como a limpeza das calhas e a hidratação das borrachas e vedantes, impecável, fiquei satisfeito!!!
Francisco Coelho Escreveu:Amigo... embora tenha notado , o que muitas pessoas dizem ja ter acontecido, com muita chuva apreceu uns pingos no pilar do lado direito, mas apenas com o carro em movimento, ou seja quando ha aquela ligeira deslocação , nao estamos a falar de um carro rigido, mas não é normal num carro desta categoria,. Quanto a sua pergunta , eu já lubrifiquei todos os casquilhos da capota, e não é dificil, coloque o carro num sitio direito, levante a capota ate estar mais ou menos equilibrada , e largue o botão ela vai ficar meio aberta, tem acesso a praticamente tudo.
Em relação a essa situação, o teu é de primeira geração ou após o "restyling"? Penso que no meu essa situação foi corrigida e deverá com uma manutenção periódica e alguns cuidados ser algo do passado!

A VW aconselha a fazer (de três em três meses) mas a Soauto falou-me em fazer duas vezes por ano, no inicio da primavera e no final do verão!
pagaimo Escreveu:Eu já tive um Eos também e a manutenção é bastante simples:

Para as borrachas existe um líquido próprio que se vende na Vw- é uma bisnaga pequena que dá para apenas 2 utilizações anuais que é o quanto basta.
As borrachas que estejam lubrificadas não deixam entrar água em lado nenhum.

Não se deve meter vaselina nem outro tipo de lubrificantes.

está aqui um link onde se exemplifica o que digo:
http://forums.vwvortex.com/showthread.p ... Roof-leaks.

Em relação ao sistema hidráulico, é um sistema hidráulico normal; normalmente não sofre manutenção.

A única coisa que tive de afinar foi um pequeno cordão que existe na parte de trás que suporta o tecido interior (quem me fez isso até foi um estofador).

Ainda relativamente a entradas de água há que ter o seguinte em conta:

Por cima dos pilares A e atrás, na parte final do tejadilho, existem 4 esgotos de água que convém limpar.
Os esgotos traseiros vão dar à cava de roda traseira e podem entupir com a sujidade destas.

Eu usava um compressor que tenho na garagem para os soprar de vez em quando, pois se estiverem entupidos, a água não escorre e ao acumular-se pode entrar no habitáculo.

Se tudo estiver limpo e lubrificado, em situação alguma entra água.
Obrigado pelo link, eu também tinha visto essa bisnaga a utilizar (70 paus) e o trabalho da VW ficou-me nesse valor, acho que vou fazer isso lá a partir de agora!

O sistema hidráulico, acho que é lubrificado, pelo menos segundo eles disseram, acho que isso está até previsto nas manutenções.
Devagarinho que é "clássico", anda pouco e... já não avaria!!! :D 8) :D

O meu Xarupo: viewtopic.php?f=18&t=108654
bugs
Amateur
Amateur
Mensagens: 294
Registado: 20 mai 2016, 11:09
Veículos: Golf II
Localização: Na linha!!! :D

Re: VW Eos - manutenção capota

Mensagem por bugs »

Sergiopt Escreveu:A vw não sabe?aquando da venda desse carro em novo deveria ter no mínimo duas embalagens de um produto para colocar nas borrachas,mas parece que alguem as tirou antes da venda sabe-se lá porquê,essas embalagens tem uma massa que se chama kritox que é muito cara por isso as embalagens eram pequenas,no entanto os concessionários deveriam saber disso até porque também existe em liquido para o mesmo efeito,aplicar com as borrachas limpas de pó e estarem secas
Eles tinham a bisnaga (a tal de 70 paus) minima :lol: mas depois do que paguei... VW com ele!!! :D

A questão dos esgotos que o paigamo fala é que não sei se eles têm em conta... mas bolas, acho que devem ver isso também!
Devagarinho que é "clássico", anda pouco e... já não avaria!!! :D 8) :D

O meu Xarupo: viewtopic.php?f=18&t=108654
CatiaSantos
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 28 nov 2017, 15:06
Veículos: EOS

Re: VW Eos - manutenção capota

Mensagem por CatiaSantos »

Boa tarde.

Na ida à Soauto acabaram também por trocar alguma das borrachas?
Por quanto é que ficou essa limpeza dos esgotos e toda a manutenção que fizeram no carro?

Muito obrigada.
Hfsantos
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 17 out 2018, 22:18
Veículos: VW EOS 2.0 TFSI '07

Re: VW Eos - manutenção capota

Mensagem por Hfsantos »

Boa tarde, encontrei as vossas dúvidas de manutenção do Eos. Pode ser interessante verem no Facebook um grupo que existe e ao qual pertenço https://www.facebook.com/groups/1487723574871097 Vw Eos Club pt, existem la vários vídeos e sendo proprietários portugueses podem trocar impressões.

Cumps
Responder