Upgrade motor BLS por ASZ (problema)
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Upgrade motor BLS por ASZ (problema)
Boas malta. Comprei um motor ASZ 130CV proveniente de um Ibiza. Já montei na minha touran que tinha um bls 105cv (rebentou). Agora deparei-me com um problema, sensor de rotações é diferente, não pega. Erro (sem sinal sensor rotações motor). Eu mantive a centralina stock mas tenho a do motor asz so que nao sei se é compativel. Podem dar uma ajuda sff...
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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)
Haverá aqui poucas pessoas que saibam responder a essa questão e se não me falha a memória até já anda por aí um tópico com essa informação... Isso é o que faz colocar motores serie A no sitio de motores serie B, não são completamente compatíveis entre si, devia ter-se informado antes de fazer esse swap.
- Mario_Marques
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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)
Não é só o sensor de rotação que é diferente, mesmo que ele te pegasse e andasse bem que acontece muitas vezes, ao fim de bastantes km's ias voltar a ter problemas, esse material não é compativel sem algumas adaptações pois os angulos de funcionamento e injecção são completamente diferentes, dá para "remediares" mas vais voltar a ter problemas.
O motor mais facil de adaptares seria um blt ou um bpx, o asz tem de ser bastante adaptado para funcionar como de fábrica, mesmo o blt ou bpx tem de se ter alguns cuidados se se quer que ele dure.
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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)
Upgrade bem sucedido... Sem alteração de cablagem. Apenas alteração mecânica para instalar sensor de rpm do motor original (BLS). Obrigado
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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)
boa noite tenho uma carrinha vw 4 motiom mas não me liga a tração o que podera ser
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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)
Provavelmente falta de manutenção do sistema Haldex (4motion)...helder gameiro Escreveu:boa noite tenho uma carrinha vw 4 motiom mas não me liga a tração o que podera ser
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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)
caro amigo isso podera ser muito caro a reparação
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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)
Não faço ideia, informe-se junto de um concessionário...helder gameiro Escreveu:caro amigo isso podera ser muito caro a reparação
- Mario_Marques
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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)
Sim, sim, veja a quantos graus(graus de duração de motor, não é graus de temperatura obviamente!) isso está na realidade a trabalhar.Henrique20 Escreveu:Upgrade bem sucedido... Sem alteração de cablagem. Apenas alteração mecânica para instalar sensor de rpm do motor original (BLS). Obrigado
Já varias pessoas tiveram essa ideia antes como deve imaginar(e algumas fizeram a mesma asneira varias vezes), ele nem que esteja com 6 graus de erro ou mais trabalha, 3 graus ja destroi um motor e se não mediram a cambota e os tempos com toda a certeza tem um erro bem maior que isso, obviamente ele não se vai da noite para o dia pois é um tdi.
Não vou por em causa que aos olhos de muita gente esta´excelente, mas na realidade garanto-lhe que não está, não foi por birra ou por acaso que a vw alterou o sensor, até porque o sensor do asz tinha um custo muito mais baixo que o do bls e a manutenção era mais fácil.
O disco de leitura do sensor que lhe aplicaram na cambota tem uma relação especifica diferente do asz para o bls pois os angulos são diferentes, é possivel meter o motor a "funcionar" não é é fácil corrigir o que fica mal, que é basicamente o que não se nota incialmente, os graus\angulos de duração não ficam correctos, isso mais tarde leva a problemas, agora a sorte é que esse motor é tipo tanque de guerra ou não fosse ele um tdi, a mesma "invenção" num motor A vs B a gasolina é igual a um pistão derretido ao fim de poucos km's porque o efeito é mais imediato.
A cambota asz tem 6 furos, os motores serie b têm 7 furos, um dos furos é especifico para instalar o sensor com uma ferramenta posicionadora, a pulley da cambota do bls tem de ser trancada para instalar essa ferramenta, as trancas do asz vs bls são diferentes pois eles têm angulos de funcionamento diferentes, o asz tem um disco na cambota, o bls não, as pulleys da arvore de cames também dão angulos diferentes, ou seja, fica tudo desajustado.
Isto que estou a dizer não é uma suposição, eu sei o que estou a dizer.
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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)
Até bati mal ao ler este tópico agora
Aconteceu-me o mesmo em Dezembro de 2016 e também meti um ASZ no lugar do BLS. Porém mantiveram-se todos os periféricos do BLS, como seja a gestão electrónica, o turbo, filtro de partículas, válvula e radiador da EGR. A carrinha funciona igual como se tivesse o BLS, prestações e som de motor inclusive.
Foi preciso fazer algum trabalho de torneiro para os suportes do DPF e do radiador da EGR, para além de se fazer uma pequena abertura no bloco para se instalar o tal leitor/vedante da cambota compatível (creio ser a mesma coisa).
No início tive um stress pois ficou com uma fuga de óleo pelo vedante da cambota, o que levou à sua substituição. Noto cheiro de escape se deixar o carro a trabalhar ao ralenti ou se parar mais algum tempo num semáforo.
Não tenho ideia de se ter falado dos graus do motor serem diferentes (nem tenho ideia do que isso possa ser - inclinação???), mas também não sou mecânico. Há alguma coisa que deva/possa ser feita para não condenar o motor? É que agora ...
PS: já li e re-li uma série de vezes o segundo Post do Mário Marques e acho que percebi o que ele refere quanto aos graus. No entanto, não vislumbro solução, uma vez que o leitor da cambota do ASZ não dá e temos de usar um do BLS. Isto, creio para mantermos a mesma gestão electrónica e periféricos, pois se fosse um simples swap, turbo incluído e abandonando DPF's, acho que a questão não se colocava.
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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)
Acredito que a alteração seja possivel e fica bem fiável mas certamente não é da forma que falam acima, pois conforme o m maques disse fica tudo descomandado.GaviãoGolf Escreveu::D
Até bati mal ao ler este tópico agora
Aconteceu-me o mesmo em Dezembro de 2016 e também meti um ASZ no lugar do BLS. Porém mantiveram-se todos os periféricos do BLS, como seja a gestão electrónica, o turbo, filtro de partículas, válvula e radiador da EGR. A carrinha funciona igual como se tivesse o BLS, prestações e som de motor inclusive.
Foi preciso fazer algum trabalho de torneiro para os suportes do DPF e do radiador da EGR, para além de se fazer uma pequena abertura no bloco para se instalar o tal leitor/vedante da cambota compatível (creio ser a mesma coisa).
No início tive um stress pois ficou com uma fuga de óleo pelo vedante da cambota, o que levou à sua substituição. Noto cheiro de escape se deixar o carro a trabalhar ao ralenti ou se parar mais algum tempo num semáforo.
Não tenho ideia de se ter falado dos graus do motor serem diferentes (nem tenho ideia do que isso possa ser - inclinação???), mas também não sou mecânico. Há alguma coisa que deva/possa ser feita para não condenar o motor? É que agora ...
PS: já li e re-li uma série de vezes o segundo Post do Mário Marques e acho que percebi o que ele refere quanto aos graus. No entanto, não vislumbro solução, uma vez que o leitor da cambota do ASZ não dá e temos de usar um do BLS. Isto, creio para mantermos a mesma gestão electrónica e periféricos, pois se fosse um simples swap, turbo incluído e abandonando DPF's, acho que a questão não se colocava.
-para usar o sensor do arl/asz é necessário usar uma edc15 e instalação
-para usar o novo sensor já podemos usar a edc16 que é a centralina dos bxe/bls
-para usar a centralina edc16 mais encoder e sensor do arl é necessário ajustar todos os tempos de injecção. Isso meus amigos esqueçam, se a indexação for igual(n de dentes) apenas sobra a posição do sensor que pode nao ter bem o mesmo angulo
o ideal é montar o vedante e sensor do bxe no asz e montar o indexador na cambota, o problema está em saber qual a posição dele, pois as novas cambotas teem uma furação para os posicionar e os antigos motores não. Além de que não sei se o diametro do indexador permite a montagem na nova cambota, mas isso penso que o nosso amigo mario pode dar uma ajuda a confirmar.
o furo de montagem do vedante será sempre possivel fazer no local correcto mas terá de ser feito numa mesa indexadora através da cambota antiga,
Há depois falta cortar um pouco do bloco para caber o sensor.
Tudo é possivel e eu penso que esta adaptação compensa bem, seria interessante juntarmos todos os conhecimentos para a tornar fiável
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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)
Encontrei um topico num forum estrangeiro de um user que fez esta alteração em 2014. Continua sem problemas. Ele apenas adaptou o sensor e indexador do bls no asz. Assim faz todo o sentido funcionar a 100%. O que faz confusão é de saber como é que ele sabe a posição certa do indexador sem a furação da cambota
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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)
porque é que o blt e bpx é melhor para adaptar? nao sao semelhantes ao asz?Mario_Marques Escreveu:Não é só o sensor de rotação que é diferente, mesmo que ele te pegasse e andasse bem que acontece muitas vezes, ao fim de bastantes km's ias voltar a ter problemas, esse material não é compativel sem algumas adaptações pois os angulos de funcionamento e injecção são completamente diferentes, dá para "remediares" mas vais voltar a ter problemas.
O motor mais facil de adaptares seria um blt ou um bpx, o asz tem de ser bastante adaptado para funcionar como de fábrica, mesmo o blt ou bpx tem de se ter alguns cuidados se se quer que ele dure.
obrigado
- Mario_Marques
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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)
Ajcosta1, porque são motores série b, não é preciso converter sinal, não tem de se andar a inventar pulleys, furos, etc, tem os mesmos ângulos de duração, etc, só é preciso ajustar a ecu mais nada ou mesmo troca-la que dá menos trabalho ainda.
Eu não tenho nada contra quem faz essa alteração mas sei que para a fazer bem e ficar como se fosse original de fábrica não é tão simples como a maioria das oficinas faz, a sorte e torno a repetir, é que os motores diesel são muito resistentes, se fosse feito com a mesma "sabedoria" um serviço idêntico num motor a gasolina não havia motor para muito tempo, é perder tempo a inventar uma coisa que já foi inventada á muito.
O motor bpx é o motor de série B mais semelhante ao saudoso ARL 150cv do golf\bora\leon\toledo, isso sim seria um upgrade!
Agora o que ai está é uma receita para problemas, no inicio é tudo muito bonito, quando os carros tiverem ai 200mil km's voltamos a falar, espero estar errado, mas infelizmente acho que não estou até porque esta conversa já a tive muitas vezes á muito anos atrás e entretanto já vi os resultados disso.
Eu não tenho nada contra quem faz essa alteração mas sei que para a fazer bem e ficar como se fosse original de fábrica não é tão simples como a maioria das oficinas faz, a sorte e torno a repetir, é que os motores diesel são muito resistentes, se fosse feito com a mesma "sabedoria" um serviço idêntico num motor a gasolina não havia motor para muito tempo, é perder tempo a inventar uma coisa que já foi inventada á muito.
O motor bpx é o motor de série B mais semelhante ao saudoso ARL 150cv do golf\bora\leon\toledo, isso sim seria um upgrade!
Agora o que ai está é uma receita para problemas, no inicio é tudo muito bonito, quando os carros tiverem ai 200mil km's voltamos a falar, espero estar errado, mas infelizmente acho que não estou até porque esta conversa já a tive muitas vezes á muito anos atrás e entretanto já vi os resultados disso.
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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)
Mario_Marques Escreveu:Ajcosta1, porque são motores série b, não é preciso converter sinal, não tem de se andar a inventar pulleys, furos, etc, tem os mesmos ângulos de duração, etc, só é preciso ajustar a ecu mais nada ou mesmo troca-la que dá menos trabalho ainda.
Eu não tenho nada contra quem faz essa alteração mas sei que para a fazer bem e ficar como se fosse original de fábrica não é tão simples como a maioria das oficinas faz, a sorte e torno a repetir, é que os motores diesel são muito resistentes, se fosse feito com a mesma "sabedoria" um serviço idêntico num motor a gasolina não havia motor para muito tempo, é perder tempo a inventar uma coisa que já foi inventada á muito.
O motor bpx é o motor de série B mais semelhante ao saudoso ARL 150cv do golf\bora\leon\toledo, isso sim seria um upgrade!
Agora o que ai está é uma receita para problemas, no inicio é tudo muito bonito, quando os carros tiverem ai 200mil km's voltamos a falar, espero estar errado, mas infelizmente acho que não estou até porque esta conversa já a tive muitas vezes á muito anos atrás e entretanto já vi os resultados disso.
pensei que o bpx fosse igual ao asz. assim concoro que seia uma solucao bem mais viavel.
confirmas que o bpx é plug directo ao bls? tirando a posicao dos perifericos claro