Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Mensagem por Mario_Marques »

Não é 100% plug and play, mas é relativamente o mais fácil e fiável de adaptar, bls e bpx, o bpx(cupra 160cv) é um motor ARL de série B assim como o BLT é um asz 2 de série b.
Não é viavel cruzar série A com série B.
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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Mensagem por ajcosta1 »

Mario_Marques Escreveu:Não é 100% plug and play, mas é relativamente o mais fácil e fiável de adaptar, bls e bpx, o bpx(cupra 160cv) é um motor ARL de série B assim como o BLT é um asz 2 de série b.
Não é viavel cruzar série A com série B.
Sabes indicar o que realmente é preciso? tenho um BLT em vista
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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Mensagem por Mario_Marques »

O que é preciso para fazer o quê concretamente?
Um bpx no lugar de um blt?
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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Mensagem por brunopenela »

Mario_Marques Escreveu: 23 mai 2019, 00:31 O que é preciso para fazer o quê concretamente?
Um bpx no lugar de um blt?
Mario o meu BXE foi à vida e arranjei um BPX para fazer swap. Sendo na mesma um motor de série B não é preciso furar o bloco por causa do sensor certo?

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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Mensagem por Mario_Marques »

brunopenela Escreveu: 05 dez 2019, 15:08
Mario_Marques Escreveu: 23 mai 2019, 00:31 O que é preciso para fazer o quê concretamente?
Um bpx no lugar de um blt?
Mario o meu BXE foi à vida e arranjei um BPX para fazer swap. Sendo na mesma um motor de série B não é preciso furar o bloco por causa do sensor certo?

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Motores série b dão para trocar com facilidade entre si, tens apenas de depois obviamente ajustar é a gestão para trabalhar com a injeção diferente.
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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Mensagem por brunopenela »

Mario_Marques Escreveu: 05 dez 2019, 17:36
brunopenela Escreveu: 05 dez 2019, 15:08
Mario_Marques Escreveu: 23 mai 2019, 00:31 O que é preciso para fazer o quê concretamente?
Um bpx no lugar de um blt?
Mario o meu BXE foi à vida e arranjei um BPX para fazer swap. Sendo na mesma um motor de série B não é preciso furar o bloco por causa do sensor certo?

Cumps
Motores série b dão para trocar com facilidade entre si, tens apenas de depois obviamente ajustar é a gestão para trabalhar com a injeção diferente.
E quanto ao furo no bloco para o sensor da cambota, tenho de o fazer na mesma??? Já tenho o motor BPX à espera para ser montado. Depois será ajustada a ECU...
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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Mensagem por Mario_Marques »

Só tens de fazer mesmo o que disse anteriormente, só terias de furar caso o teu carro fosse um série A e quisesses aplicar um motor série B.
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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Mensagem por brunopenela »

Mario_Marques Escreveu: 11 dez 2019, 19:41 Só tens de fazer mesmo o que disse anteriormente, só terias de furar caso o teu carro fosse um série A e quisesses aplicar um motor série B.
Então sendo o meu um BXE não tenho de furar nada... é só ajustar a ECU!?
Vi aqui no site da darkside e eles falam que o sensor da cambota é diferente no BXE... o do BPX pelos vistos é igual ao do ASZ (dito por eles)... https://www.darksidedevelopments.co.uk/ ... onversion/
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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Mensagem por Mario_Marques »

Em resumo, mais uma vez, motores série B, edc16, série A edc15, em caso de dúvida podes sempre verificar o que vais comprar que é o que pessoalmente faria, montar o disco na cambota não é tão fácil como está descrito aí, requer obviamente uma montagem de precisão com ferramentas próprias, a olho é impossível ficar direto(sei montar corretamente, só a duas ferramentas especiais para o serviço ficar direto custam cerca de 500e).
O furo que eu estava a falar não tem nada a ver com isso, tem a ver com quem por teimosia decide fazer o contrário, montar um motor série B num carro série A, para ficar em condições tem de se furar o bloco no sítio onde tem previsão para o sensor original e montar o disco na cambota (dentro do Carter).
O que eu recomendo é sempre procurar a solução mais simples possível de adaptar para evitar complicações mais tarde.
O facto de um carro funcionar não quer dizer que esteja bom, é sempre preferível pegar numa coisa devidamente testada por especialistas do que tentar fazer uma.
Um bpx é um asz ou blt com parafusos caros e que além de custar uma bela nota extra se estiver garantidamente bom e não for desviado de algum lado, não é muito melhor, quem parte um normal também parte um bpx ou arl pelos mesmos motivos, é preciso fazer contas pois há muitas outras opções, dependendo do propósito, as vezes até bem melhores, e sobretudo ver bem onde se vai fazer o serviço para mais tarde não ter problemas.
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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Mensagem por brunopenela »

Mario_Marques Escreveu: 17 dez 2019, 22:45 Em resumo, mais uma vez, motores série B, edc16, série A edc15, em caso de dúvida podes sempre verificar o que vais comprar que é o que pessoalmente faria, montar o disco na cambota não é tão fácil como está descrito aí, requer obviamente uma montagem de precisão com ferramentas próprias, a olho é impossível ficar direto(sei montar corretamente, só a duas ferramentas especiais para o serviço ficar direto custam cerca de 500e).
O furo que eu estava a falar não tem nada a ver com isso, tem a ver com quem por teimosia decide fazer o contrário, montar um motor série B num carro série A, para ficar em condições tem de se furar o bloco no sítio onde tem previsão para o sensor original e montar o disco na cambota (dentro do Carter).
O que eu recomendo é sempre procurar a solução mais simples possível de adaptar para evitar complicações mais tarde.
O facto de um carro funcionar não quer dizer que esteja bom, é sempre preferível pegar numa coisa devidamente testada por especialistas do que tentar fazer uma.
Um bpx é um asz ou blt com parafusos caros e que além de custar uma bela nota extra se estiver garantidamente bom e não for desviado de algum lado, não é muito melhor, quem parte um normal também parte um bpx ou arl pelos mesmos motivos, é preciso fazer contas pois há muitas outras opções, dependendo do propósito, as vezes até bem melhores, e sobretudo ver bem onde se vai fazer o serviço para mais tarde não ter problemas.
Entendo o que queres dizer, no entanto acho que não fiquei a perceber se o BPX tem o sensor da cambota igual ao BXE. O BPX que comprei trouxe as fichas agarradas, portanto, lendo aquilo que disseste é só engatar fichas e ajustar a ECU. Certo?
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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Mensagem por Mario_Marques »

Lendo o que disse deverias antes de comprar verificar até porque não sendo um motor novo nunca sabes o que sai na rifa, série B deve ter o tal sensor de disco magnético ao pé do volante do motor que o disco tem de ser instalado com ferramentas de precisão específicas, para te ser muito franco, já tive 2 bpx, um até está num golf aqui do fórum, mas não me lembro de cabeça para afirmar a pés juntos qual a configuração em que montei pois já lá vão 13 anos.
Basta olhar para o motor e ver como está configurado.
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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

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Mario_Marques Escreveu: 18 dez 2019, 15:19 Lendo o que disse deverias antes de comprar verificar até porque não sendo um motor novo nunca sabes o que sai na rifa, série B deve ter o tal sensor de disco magnético ao pé do volante do motor que o disco tem de ser instalado com ferramentas de precisão específicas, para te ser muito franco, já tive 2 bpx, um até está num golf aqui do fórum, mas não me lembro de cabeça para afirmar a pés juntos qual a configuração em que montei pois já lá vão 13 anos.
Basta olhar para o motor e ver como está configurado.
O motor que comprei estava montado numa Ibiza Cupra TDI, o mecânico foi vê-lo a trabalhar e tudo... tem supostamente 160 e poucos mil km. Eu comprei o motor completo (bloco com injeção sem turbo). A dúvida, lá está, é como vai ser com o sensor da cambota... se uso o que vem no motor e é só ligar a ficha na frente do bloco ou se uso o do 105 que tem a ficha dentro do bloco e para isso é necessário abrir um buraco no bloco para a ficha entrar lá.
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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

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O sensor do motor que comprei é este:

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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Mensagem por Mario_Marques »

Ok, então não tem sensor aí, tem um sensor de 2 fios tipo os série A, furado no bloco a ler no disco na cambota.
Este é o tipo que os série B normalmente usam, 3 fios.
Terás de adaptar um nesse motor para o poder utilizar.
O motor que tens seria bom para aplicar num golf 4 sem grandes complicações, já no golf 5 não é a melhor escolha só por esse motivo, não ser chegar e montar.
Se reparares a cambota que coloquei tem um furo extra que a tua não tem, esse furo é para montar a ferramenta de precisão para poder instalar o anel de leitura(T10134 salvo erro que tem de ser montada juntamente com o bloqueio do carreto na frente)
Não é uma missão impossível mas para ficar perfeito da muito mais trabalho, muita gente vai-se dizer que meter o disco é canja e não precisa de ferramentas nenhumas para montar, quem disser isso não tem a mínima noção de quanto isso é sensível, a olho numa peça tão pequena não consegues ver uma diferença de 3graus, 3 graus a mais num lado além do motor não ficar a funcionar perfeitamente como se fosse de fabrica pode levar a outros problemas a longo prazo.
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Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

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Mario_Marques Escreveu: 18 dez 2019, 19:07 Ok, então não tem sensor aí, tem um sensor de 2 fios tipo os série A, furado no bloco a ler no disco na cambota.
Este é o tipo que os série B normalmente usam, 3 fios.
Terás de adaptar um nesse motor para o poder utilizar.
O motor que tens seria bom para aplicar num golf 4 sem grandes complicações, já no golf 5 não é a melhor escolha só por esse motivo, não ser chegar e montar.
Se reparares a cambota que coloquei tem um furo extra que a tua não tem, esse furo é para montar a ferramenta de precisão para poder instalar o anel de leitura(T10134 salvo erro que tem de ser montada juntamente com o bloqueio do carreto na frente)
Não é uma missão impossível mas para ficar perfeito da muito mais trabalho, muita gente vai-se dizer que meter o disco é canja e não precisa de ferramentas nenhumas para montar, quem disser isso não tem a mínima noção de quanto isso é sensível, a olho numa peça tão pequena não consegues ver uma diferença de 3graus, 3 graus a mais num lado além do motor não ficar a funcionar perfeitamente como se fosse de fabrica pode levar a outros problemas a longo prazo.
Pois quando disseste que o BPX era a melhor opção para swap nos 105 eu achei estranho...
Assim sendo o que aconselhas fazer? Montar o sensor da cambota do 105 no BPX? Ou arranjar forma de arranjar um “fio” para ler o do BPX?
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