Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Responder
Henrique20
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 10 jun 2016, 12:02
Veículos: touran 1.9 tdi BLS
Localização: Ourém

Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Mensagem por Henrique20 »

Boas malta. Comprei um motor ASZ 130CV proveniente de um Ibiza. Já montei na minha touran que tinha um bls 105cv (rebentou). Agora deparei-me com um problema, sensor de rotações é diferente, não pega. Erro (sem sinal sensor rotações motor). Eu mantive a centralina stock mas tenho a do motor asz so que nao sei se é compativel. Podem dar uma ajuda sff...
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Mensagem por Silver_Ajm »

Haverá aqui poucas pessoas que saibam responder a essa questão e se não me falha a memória até já anda por aí um tópico com essa informação... Isso é o que faz colocar motores serie A no sitio de motores serie B, não são completamente compatíveis entre si, devia ter-se informado antes de fazer esse swap.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Mensagem por Mario_Marques »

Não é só o sensor de rotação que é diferente, mesmo que ele te pegasse e andasse bem que acontece muitas vezes, ao fim de bastantes km's ias voltar a ter problemas, esse material não é compativel sem algumas adaptações pois os angulos de funcionamento e injecção são completamente diferentes, dá para "remediares" mas vais voltar a ter problemas.
O motor mais facil de adaptares seria um blt ou um bpx, o asz tem de ser bastante adaptado para funcionar como de fábrica, mesmo o blt ou bpx tem de se ter alguns cuidados se se quer que ele dure.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Henrique20
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 10 jun 2016, 12:02
Veículos: touran 1.9 tdi BLS
Localização: Ourém

Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Mensagem por Henrique20 »

Upgrade bem sucedido... Sem alteração de cablagem. Apenas alteração mecânica para instalar sensor de rpm do motor original (BLS). Obrigado
helder gameiro
Beginner
Beginner
Mensagens: 2
Registado: 03 jan 2017, 20:17
Veículos: vw golf 4 motiom

Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Mensagem por helder gameiro »

boa noite tenho uma carrinha vw 4 motiom mas não me liga a tração o que podera ser
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Mensagem por Silver_Ajm »

helder gameiro Escreveu:boa noite tenho uma carrinha vw 4 motiom mas não me liga a tração o que podera ser
Provavelmente falta de manutenção do sistema Haldex (4motion)...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
helder gameiro
Beginner
Beginner
Mensagens: 2
Registado: 03 jan 2017, 20:17
Veículos: vw golf 4 motiom

Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Mensagem por helder gameiro »

caro amigo isso podera ser muito caro a reparação
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Mensagem por Silver_Ajm »

helder gameiro Escreveu:caro amigo isso podera ser muito caro a reparação
Não faço ideia, informe-se junto de um concessionário...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Mensagem por Mario_Marques »

Henrique20 Escreveu:Upgrade bem sucedido... Sem alteração de cablagem. Apenas alteração mecânica para instalar sensor de rpm do motor original (BLS). Obrigado
Sim, sim, veja a quantos graus(graus de duração de motor, não é graus de temperatura obviamente!) isso está na realidade a trabalhar. :!:
Já varias pessoas tiveram essa ideia antes como deve imaginar(e algumas fizeram a mesma asneira varias vezes), ele nem que esteja com 6 graus de erro ou mais trabalha, 3 graus ja destroi um motor e se não mediram a cambota e os tempos com toda a certeza tem um erro bem maior que isso, obviamente ele não se vai da noite para o dia pois é um tdi.
Não vou por em causa que aos olhos de muita gente esta´excelente, mas na realidade garanto-lhe que não está, não foi por birra ou por acaso que a vw alterou o sensor, até porque o sensor do asz tinha um custo muito mais baixo que o do bls e a manutenção era mais fácil.
O disco de leitura do sensor que lhe aplicaram na cambota tem uma relação especifica diferente do asz para o bls pois os angulos são diferentes, é possivel meter o motor a "funcionar" não é é fácil corrigir o que fica mal, que é basicamente o que não se nota incialmente, os graus\angulos de duração não ficam correctos, isso mais tarde leva a problemas, agora a sorte é que esse motor é tipo tanque de guerra ou não fosse ele um tdi, a mesma "invenção" num motor A vs B a gasolina é igual a um pistão derretido ao fim de poucos km's porque o efeito é mais imediato.
A cambota asz tem 6 furos, os motores serie b têm 7 furos, um dos furos é especifico para instalar o sensor com uma ferramenta posicionadora, a pulley da cambota do bls tem de ser trancada para instalar essa ferramenta, as trancas do asz vs bls são diferentes pois eles têm angulos de funcionamento diferentes, o asz tem um disco na cambota, o bls não, as pulleys da arvore de cames também dão angulos diferentes, ou seja, fica tudo desajustado.

Imagem
Imagem

Imagem
Isto que estou a dizer não é uma suposição, eu sei o que estou a dizer. :wink:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
GaviãoGolf
Rookie
Rookie
Mensagens: 184
Registado: 10 dez 2014, 15:49
Veículos: Golf V Variant PD 105 BM - Golf IV PD 100
Localização: Santa Maria da Feira

Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Mensagem por GaviãoGolf »

:D

Até bati mal ao ler este tópico agora :cry:

Aconteceu-me o mesmo em Dezembro de 2016 e também meti um ASZ no lugar do BLS. Porém mantiveram-se todos os periféricos do BLS, como seja a gestão electrónica, o turbo, filtro de partículas, válvula e radiador da EGR. A carrinha funciona igual como se tivesse o BLS, prestações e som de motor inclusive.

Foi preciso fazer algum trabalho de torneiro para os suportes do DPF e do radiador da EGR, para além de se fazer uma pequena abertura no bloco para se instalar o tal leitor/vedante da cambota compatível (creio ser a mesma coisa).

Imagem

No início tive um stress pois ficou com uma fuga de óleo pelo vedante da cambota, o que levou à sua substituição. Noto cheiro de escape se deixar o carro a trabalhar ao ralenti ou se parar mais algum tempo num semáforo.

Não tenho ideia de se ter falado dos graus do motor serem diferentes (nem tenho ideia do que isso possa ser - inclinação???), mas também não sou mecânico. Há alguma coisa que deva/possa ser feita para não condenar o motor? É que agora ...

PS: já li e re-li uma série de vezes o segundo Post do Mário Marques e acho que percebi o que ele refere quanto aos graus. No entanto, não vislumbro solução, uma vez que o leitor da cambota do ASZ não dá e temos de usar um do BLS. Isto, creio para mantermos a mesma gestão electrónica e periféricos, pois se fosse um simples swap, turbo incluído e abandonando DPF's, acho que a questão não se colocava.
ajcosta1
Rookie
Rookie
Mensagens: 157
Registado: 01 mar 2016, 09:38

Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Mensagem por ajcosta1 »

GaviãoGolf Escreveu::D

Até bati mal ao ler este tópico agora :cry:

Aconteceu-me o mesmo em Dezembro de 2016 e também meti um ASZ no lugar do BLS. Porém mantiveram-se todos os periféricos do BLS, como seja a gestão electrónica, o turbo, filtro de partículas, válvula e radiador da EGR. A carrinha funciona igual como se tivesse o BLS, prestações e som de motor inclusive.

Foi preciso fazer algum trabalho de torneiro para os suportes do DPF e do radiador da EGR, para além de se fazer uma pequena abertura no bloco para se instalar o tal leitor/vedante da cambota compatível (creio ser a mesma coisa).

Imagem

No início tive um stress pois ficou com uma fuga de óleo pelo vedante da cambota, o que levou à sua substituição. Noto cheiro de escape se deixar o carro a trabalhar ao ralenti ou se parar mais algum tempo num semáforo.

Não tenho ideia de se ter falado dos graus do motor serem diferentes (nem tenho ideia do que isso possa ser - inclinação???), mas também não sou mecânico. Há alguma coisa que deva/possa ser feita para não condenar o motor? É que agora ...

PS: já li e re-li uma série de vezes o segundo Post do Mário Marques e acho que percebi o que ele refere quanto aos graus. No entanto, não vislumbro solução, uma vez que o leitor da cambota do ASZ não dá e temos de usar um do BLS. Isto, creio para mantermos a mesma gestão electrónica e periféricos, pois se fosse um simples swap, turbo incluído e abandonando DPF's, acho que a questão não se colocava.
Acredito que a alteração seja possivel e fica bem fiável mas certamente não é da forma que falam acima, pois conforme o m maques disse fica tudo descomandado.

-para usar o sensor do arl/asz é necessário usar uma edc15 e instalação
-para usar o novo sensor já podemos usar a edc16 que é a centralina dos bxe/bls
-para usar a centralina edc16 mais encoder e sensor do arl é necessário ajustar todos os tempos de injecção. Isso meus amigos esqueçam, se a indexação for igual(n de dentes) apenas sobra a posição do sensor que pode nao ter bem o mesmo angulo

o ideal é montar o vedante e sensor do bxe no asz e montar o indexador na cambota, o problema está em saber qual a posição dele, pois as novas cambotas teem uma furação para os posicionar e os antigos motores não. Além de que não sei se o diametro do indexador permite a montagem na nova cambota, mas isso penso que o nosso amigo mario pode dar uma ajuda a confirmar.
o furo de montagem do vedante será sempre possivel fazer no local correcto mas terá de ser feito numa mesa indexadora através da cambota antiga,

Há depois falta cortar um pouco do bloco para caber o sensor.

Tudo é possivel e eu penso que esta adaptação compensa bem, seria interessante juntarmos todos os conhecimentos para a tornar fiável
ajcosta1
Rookie
Rookie
Mensagens: 157
Registado: 01 mar 2016, 09:38

Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Mensagem por ajcosta1 »

Encontrei um topico num forum estrangeiro de um user que fez esta alteração em 2014. Continua sem problemas. Ele apenas adaptou o sensor e indexador do bls no asz. Assim faz todo o sentido funcionar a 100%. O que faz confusão é de saber como é que ele sabe a posição certa do indexador sem a furação da cambota
ajcosta1
Rookie
Rookie
Mensagens: 157
Registado: 01 mar 2016, 09:38

Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Mensagem por ajcosta1 »

Mario_Marques Escreveu:Não é só o sensor de rotação que é diferente, mesmo que ele te pegasse e andasse bem que acontece muitas vezes, ao fim de bastantes km's ias voltar a ter problemas, esse material não é compativel sem algumas adaptações pois os angulos de funcionamento e injecção são completamente diferentes, dá para "remediares" mas vais voltar a ter problemas.
O motor mais facil de adaptares seria um blt ou um bpx, o asz tem de ser bastante adaptado para funcionar como de fábrica, mesmo o blt ou bpx tem de se ter alguns cuidados se se quer que ele dure.
porque é que o blt e bpx é melhor para adaptar? nao sao semelhantes ao asz?
obrigado
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Mensagem por Mario_Marques »

Ajcosta1, porque são motores série b, não é preciso converter sinal, não tem de se andar a inventar pulleys, furos, etc, tem os mesmos ângulos de duração, etc, só é preciso ajustar a ecu mais nada ou mesmo troca-la que dá menos trabalho ainda.
Eu não tenho nada contra quem faz essa alteração mas sei que para a fazer bem e ficar como se fosse original de fábrica não é tão simples como a maioria das oficinas faz, a sorte e torno a repetir, é que os motores diesel são muito resistentes, se fosse feito com a mesma "sabedoria" um serviço idêntico num motor a gasolina não havia motor para muito tempo, é perder tempo a inventar uma coisa que já foi inventada á muito.
O motor bpx é o motor de série B mais semelhante ao saudoso ARL 150cv do golf\bora\leon\toledo, isso sim seria um upgrade!
Agora o que ai está é uma receita para problemas, no inicio é tudo muito bonito, quando os carros tiverem ai 200mil km's voltamos a falar, espero estar errado, mas infelizmente acho que não estou até porque esta conversa já a tive muitas vezes á muito anos atrás e entretanto já vi os resultados disso.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
ajcosta1
Rookie
Rookie
Mensagens: 157
Registado: 01 mar 2016, 09:38

Re: Upgrade motor BLS por ASZ (problema)

Mensagem por ajcosta1 »

Mario_Marques Escreveu:Ajcosta1, porque são motores série b, não é preciso converter sinal, não tem de se andar a inventar pulleys, furos, etc, tem os mesmos ângulos de duração, etc, só é preciso ajustar a ecu mais nada ou mesmo troca-la que dá menos trabalho ainda.
Eu não tenho nada contra quem faz essa alteração mas sei que para a fazer bem e ficar como se fosse original de fábrica não é tão simples como a maioria das oficinas faz, a sorte e torno a repetir, é que os motores diesel são muito resistentes, se fosse feito com a mesma "sabedoria" um serviço idêntico num motor a gasolina não havia motor para muito tempo, é perder tempo a inventar uma coisa que já foi inventada á muito.
O motor bpx é o motor de série B mais semelhante ao saudoso ARL 150cv do golf\bora\leon\toledo, isso sim seria um upgrade!
Agora o que ai está é uma receita para problemas, no inicio é tudo muito bonito, quando os carros tiverem ai 200mil km's voltamos a falar, espero estar errado, mas infelizmente acho que não estou até porque esta conversa já a tive muitas vezes á muito anos atrás e entretanto já vi os resultados disso.

pensei que o bpx fosse igual ao asz. assim concoro que seia uma solucao bem mais viavel.

confirmas que o bpx é plug directo ao bls? tirando a posicao dos perifericos claro
Responder