1.9 TDI BLS 105cv barulho estranho no motor.

Responder
Henrique20
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 10 jun 2016, 12:02
Veículos: touran 1.9 tdi BLS
Localização: Ourém

1.9 TDI BLS 105cv barulho estranho no motor.

Mensagem por Henrique20 »

boas pessoal. estou com um problema na minha touran 1.9tdi 105cv motor BLS. tem 530000km, ela faz um barulho tipo (ta ta ta ta ta) quando acelero e deita fumo escuro, parece um tractor a trabalhar :( . já liguei a maquina e da o seguinte erro.

Turbo/super Charger rendimento pobre. (permanente)

ao verificar os valores dos injectores:

cilindro 1- 0.92 mg/H
cilindro 2- 0.66 mg/H
cilindro 3- 0.82 mg/H
cilindro 4- -2-35 mg/H

não sei se será normal estes valores mas já li num tópico deste fórum que o somatório deverá dar 0, neste caso dá 0.05.

mas ainda mais uma coisa, a carrinha pega muito bem tanto em frio como a quente. obs: reparei que lhe andaram a fazer revisões com óleo 10w40. na minha opinião e pelos km que tem compreende-se mas seria mais fiável óleo indicado + aditivo "liqui moli" por exemplo.

se alguém me puder dar umas dicas agradeço muito pois cada vês a acho pior do barulho e na força.

muito obrigado pela vossa atenção.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: 1.9 TDI BLS 105cv barulho estranho no motor.

Mensagem por Silver_Ajm »

Esse motor nunca devia ter levado óleo 10w40, tem sempre que levar óleo 100% sintético 5w30 ou 5w40 de norma 505.01 ou 507.00 se não me engano, pois o sistema de injeção desse carro é injetor bomba, a cablagem dos injetores anda em contato com o óleo e se o óleo não tiver essas normas com o tempo vai danificá-la com toda a certeza. Alguns desses motores também sofrem desgaste prematuro nas capas das bielas, tem também atenção a isso e com essa kilometragem toda é natural que a cam e touches também já não estejam nas melhores condições. Resumindo leva o carro a um mecânico especializado em vags o mais rápido possível para evitar danos maiores...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Henrique20
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 10 jun 2016, 12:02
Veículos: touran 1.9 tdi BLS
Localização: Ourém

Re: 1.9 TDI BLS 105cv barulho estranho no motor.

Mensagem por Henrique20 »

Muito obrigado silver_ajm. Pois, eu vou verificar qual o orçamento que for mais adequado. Eu tenho um motor 130cv AWX com poucos km. É de uma Passat de 2002, este motor dará para pôr nesta Touran. Cumprimentos
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: 1.9 TDI BLS 105cv barulho estranho no motor.

Mensagem por Silver_Ajm »

Henrique20 Escreveu:Muito obrigado silver_ajm. Pois, eu vou verificar qual o orçamento que for mais adequado. Eu tenho um motor 130cv AWX com poucos km. É de uma Passat de 2002, este motor dará para pôr nesta Touran. Cumprimentos
Não deve dar, são gerações diferentes... De qualquer das formas aguarda por pessoas com melhor conhecimento.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
pagaimo
Amateur
Amateur
Mensagens: 430
Registado: 20 mar 2012, 09:10

Re: 1.9 TDI BLS 105cv barulho estranho no motor.

Mensagem por pagaimo »

530000 km's???

Com essa quilometragem não sei se vale a pena gastar dinheiro nisso.
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: 1.9 TDI BLS 105cv barulho estranho no motor.

Mensagem por Shoduchi »

Óleo 10w40 num motor que tem filtro de partículas... Ou já o tiraram ou o filtro também deverá estar estragado. De qualquer das formas para mim é o valor recorde de quilometragem que conheço para estes motores. :)

Tem de levar o carro a um mecânico de confiança mas o provável é que tenha demasiadas peças a precisar de reforma para justificar reparação. Um motor usado com pouca quilometragem poderá ser a melhor opção. É uma questão de falar com o mecânico.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: 1.9 TDI BLS 105cv barulho estranho no motor.

Mensagem por Mario_Marques »

Henrique20 Escreveu:b

cilindro 1- 0.92 mg/H
cilindro 2- 0.66 mg/H
cilindro 3- 0.82 mg/H
cilindro 4- -2-35 mg/H

não sei se será normal estes valores mas já li num tópico deste fórum que o somatório deverá dar 0, neste caso dá 0.05.

fazer revisões com óleo 10w40.

Tens ai o resultado do 10w40, injectores K.O(ou injectores e cam pois a cam é que os comanda)
podes ter também uma encravadela de turbo que é normal acontecer isso quando os injectores estão com problemas.
Muito sinceramente, uma boa reparação fica sempre mais caro um bom pedaço que um motor usado.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Henrique20
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 10 jun 2016, 12:02
Veículos: touran 1.9 tdi BLS
Localização: Ourém

Re: 1.9 TDI BLS 105cv barulho estranho no motor.

Mensagem por Henrique20 »

obrigado a todos os que ajudaram de alguma forma. sim vou optar por comprar um motor usado com poucos km.

SE ALGUÉM SOUBER DE UM MOTOR BLS 105CV EM BOM ESTADO E COM KM RASOAVEIS DIGAM ALGUMA COISA.

OBRIGADO
Responder