Consumo de óleo em 1.9 TDI

Responder
Raul.santos
Amateur
Amateur
Mensagens: 252
Registado: 30 jan 2011, 10:59
Localização: Espanha - Murcia

Consumo de óleo em 1.9 TDI

Mensagem por Raul.santos »

Boas noites!

O meu golf 5 1.9 tdi a meio de cada revisão (entre os 6.000 / 7.000 kms) está a levar 1/4 de óleo, já li que estes motores consomem algum óleo, visto que o carro faz muita auto estrada sempre em binários altos é normal este sintoma, certo?

Ou será que tenho algum problema no turbo que tenha alguma passagem?
Alguem mais tem este "sintoma"?

Obrigado e cumprimentos a todos!
Cumprimentos Raul Santos
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: Consumo de óleo em 1.9 TDI

Mensagem por MataRatos »

Raul.santos Escreveu:Boas noites!

O meu golf 5 1.9 tdi a meio de cada revisão (entre os 6.000 / 7.000 kms) está a levar 1/4 de óleo, já li que estes motores consomem algum óleo, visto que o carro faz muita auto estrada sempre em binários altos é normal este sintoma, certo?

Ou será que tenho algum problema no turbo que tenha alguma passagem?
Alguem mais tem este "sintoma"?

Obrigado e cumprimentos a todos!
Alguns não bebem nada, outros bebem isso ou mais. Tenho o meu com 180.000Kms, a beber mais ou menos 1/2 L aos 7500 Kms (o que no final dá um total de 1 Litro aos 15.000) desde os 80.000 Kms. O único problema que tive entretanto foi o turbo ir à vida, mas penso que não tem relação com isso já que pelos vistos é comum nos KKK, que era o meu. De resto, sempre a bombear. :)

Não percas sono com isso. Pede só nas revisões para verem se há sitios/juntas onde esteja a babar (excepto os tubos do intercooler que já é normal babarem), se não estiver a babar, tá bom pras curvas.
Raul.santos
Amateur
Amateur
Mensagens: 252
Registado: 30 jan 2011, 10:59
Localização: Espanha - Murcia

Re: Consumo de óleo em 1.9 TDI

Mensagem por Raul.santos »

Ok pois assim sendo acho que é normal...
Nas tubagens do intercoler tem alguma sujidade mas o intercoler nunca foi limpo, o turbo tambem puxa bem e não tem o famoso assubiu quando esta a ir à vida. Não tenho pingas de óleo no chão da garagem... costumo utilizar sempre os combustíveis especiais (bp ultima, gforce ultimate) porque aqui em espanha o preço é mais acessível que em portugal, tambem já ouvi dizer que deixa o motor mais limpo e ao mesmo tempo mais seco o que proporciona talvez um pequeno aumento de consumo de óleo, mas como referi faço muitas viagens em auto estrada, sempre nos 120/140 durante 2 a 3 horas sem parar, certamente que é normal. Já conta com quase 300.000!
Cumprimentos Raul Santos
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: Consumo de óleo em 1.9 TDI

Mensagem por MataRatos »

Bem, então com 300.000 é que não é nada preocupante. :) Preocupa-te qd tiveres que começar a meter 1 litro entre revisões, custar a pegar a frio e deitar um fumo azulado. Aí sim, quer dizer que precisa de segmentos novos.
Eu também faço muita AE mais ou menos a essa velocidade, mas já me aconteceu fazer viagens a menos velocidade, carregar menos no acelerador e parecer que gastou ainda mais óleo. Mas já há mt que me deixei de preocupar com isso.
Raul.santos
Amateur
Amateur
Mensagens: 252
Registado: 30 jan 2011, 10:59
Localização: Espanha - Murcia

Re: Consumo de óleo em 1.9 TDI

Mensagem por Raul.santos »

MataRatos Escreveu:Bem, então com 300.000 é que não é nada preocupante. :) Preocupa-te qd tiveres que começar a meter 1 litro entre revisões, custar a pegar a frio e deitar um fumo azulado. Aí sim, quer dizer que precisa de segmentos novos.
Eu também faço muita AE mais ou menos a essa velocidade, mas já me aconteceu fazer viagens a menos velocidade, carregar menos no acelerador e parecer que gastou ainda mais óleo. Mas já há mt que me deixei de preocupar com isso.
Espero bem não ter que abrir o motor para meter segmentos tão brevemente!
Ai ficaria bastante desapontado, pois o meu golf 3 1.9td chegou a dar a volta nas minhas mãos (e quando digo dar a volta é mesmo passar dos 999.999 quilómetros!) e o motor nunca foi aberto! levou muita coisa, embraiagem, caixa nova (mas por azar meu)... etc! já nem me recordo de tudo! foi o meu primeiro carro e nunca deixou-me ficar mal, fazia por dia 310 quilómetros!!!
Se o golf 5 antes dos 500.000 tiver que abrir o motor para meter segmentos , é da maneira que meto-me num carro novo...
Possivelmente o facto de não perceber nada de mecânica seja um dos factores para pensar assim, mas pela experiência que tenho com golfs penso que isso demore muito a acontecer e primeiro que tudo teria que andar muito com o motor num estado... lastimável , falta de óleo, falta de compressão.. etc;etc... digo eu , com os meus poucos conhecimentos na mecânica
Cumprimentos Raul Santos
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: Consumo de óleo em 1.9 TDI

Mensagem por MataRatos »

Raul.santos Escreveu:
MataRatos Escreveu:Bem, então com 300.000 é que não é nada preocupante. :) Preocupa-te qd tiveres que começar a meter 1 litro entre revisões, custar a pegar a frio e deitar um fumo azulado. Aí sim, quer dizer que precisa de segmentos novos.
Eu também faço muita AE mais ou menos a essa velocidade, mas já me aconteceu fazer viagens a menos velocidade, carregar menos no acelerador e parecer que gastou ainda mais óleo. Mas já há mt que me deixei de preocupar com isso.
Espero bem não ter que abrir o motor para meter segmentos tão brevemente!
Ai ficaria bastante desapontado, pois o meu golf 3 1.9td chegou a dar a volta nas minhas mãos (e quando digo dar a volta é mesmo passar dos 999.999 quilómetros!) e o motor nunca foi aberto! levou muita coisa, embraiagem, caixa nova (mas por azar meu)... etc! já nem me recordo de tudo! foi o meu primeiro carro e nunca deixou-me ficar mal, fazia por dia 310 quilómetros!!!
Se o golf 5 antes dos 500.000 tiver que abrir o motor para meter segmentos , é da maneira que meto-me num carro novo...
Possivelmente o facto de não perceber nada de mecânica seja um dos factores para pensar assim, mas pela experiência que tenho com golfs penso que isso demore muito a acontecer e primeiro que tudo teria que andar muito com o motor num estado... lastimável , falta de óleo, falta de compressão.. etc;etc... digo eu , com os meus poucos conhecimentos na mecânica
1 milhão sem abrir o motor, é obra!!! Apesar de eu também ser da opinião de como muita gente aqui, que os 1.9 bons acabaram no Golf 4, acho que os do 5 também (alguns) são capazes de chegar... quase lá. :) 1 milhão não digo, mas passa bem os 500.000. Mantém-te com esse carro porque duvido que consigas comprar um carro recente, com FAPs e o caraças, que faça tantos kms sem problemas.
Mas também se o problema for segmentos, já pensei que fosse bem mais dificil trocá-los... É trabalhoso, mas com um amigo mecânico e as ferramentas certas, fazes isso. Se não tiver que se rectificar nada no bloco, claro.
viitor
Amateur
Amateur
Mensagens: 214
Registado: 29 jan 2009, 00:19
Veículos: tdi

Re: Consumo de óleo em 1.9 TDI

Mensagem por viitor »

O meu golf v 1.9 motor bkc com 219.000Km coloco o oleo helix extra ultra 5w30 acende a luz amarela de verificação de nivel do oleo por volta dos 12.000Km coloco 0,5l e fica na medida máxima novamente.

Agora se um motor que leva cerca de 3,5l andar até ficar apenas com 3l para voltar a pedir para voltar a acrescentar é pouco, muito honestamente não sei, mas muito também não é, visto que por exemplo um clio 1.5 dci leva cerca de 4,5 litros de oleo
viitor
Amateur
Amateur
Mensagens: 214
Registado: 29 jan 2009, 00:19
Veículos: tdi

Re: Consumo de óleo em 1.9 TDI

Mensagem por viitor »

Alguém me sabe explicar porque é que o carro golf v 1.9 tdi stock à cerca de um ano e meio consumia uma média de meio litro de óleo em cerca de 12.000Km e de um momento para o outro começou a pedir cada vez mais cedo até que agora está a pedir o mesmo meio litro por volta dos 3.000Km.

O óleo que usava era o Helix Ultra Extra 5w30 e nesta ultima revisão comecei a usar o repsol tdi elite 5w40.
Não noto fumo, em aceleradelas a seco muito pouco quase imperceptível fumo escuro, puxa muito bem, consumos de combustível relativamente baixos, entre 5/5.5 l/100, apenas algum óleo nas tubagens de ic,

Ao tirar tubo respiro da tampa das válvulas motor, nota-se algum vapor mas não me parece que seja nada fora do normal.
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: Consumo de óleo em 1.9 TDI

Mensagem por brunopenela »

viitor Escreveu:Alguém me sabe explicar porque é que o carro golf v 1.9 tdi stock à cerca de um ano e meio consumia uma média de meio litro de óleo em cerca de 12.000Km e de um momento para o outro começou a pedir cada vez mais cedo até que agora está a pedir o mesmo meio litro por volta dos 3.000Km.

O óleo que usava era o Helix Ultra Extra 5w30 e nesta ultima revisão comecei a usar o repsol tdi elite 5w40.
Não noto fumo, em aceleradelas a seco muito pouco quase imperceptível fumo escuro, puxa muito bem, consumos de combustível relativamente baixos, entre 5/5.5 l/100, apenas algum óleo nas tubagens de ic,

Ao tirar tubo respiro da tampa das válvulas motor, nota-se algum vapor mas não me parece que seja nada fora do normal.
Estragas-te tudo ao mudar de 5w30 para 5w40! Nao se deve mudar quando o motor está "habituado" a uma certa viscosidade... Pelo menos é o que os mecanicos dizem!!!
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Consumo de óleo em 1.9 TDI

Mensagem por Shoduchi »

brunopenela Escreveu:Estragas-te tudo ao mudar de 5w30 para 5w40! Nao se deve mudar quando o motor está "habituado" a uma certa viscosidade... Pelo menos é o que os mecanicos dizem!!!
É a primeira vez que vejo tal escrito... Ambos os meus Golfs mudaram de 5w30 para 5w40. O Ed. 30 ainda tem poucos km com o óleo novo mas até agora não notei diferença nenhuma em ambos os carros.

O GTD levou há 17.000 km Shell 5w40 e na última mudança que foi há pouco tempo levou Liqui Moly 5w40.
ers49_k
Expert
Expert
Mensagens: 703
Registado: 20 jan 2015, 18:59

Re: Consumo de óleo em 1.9 TDI

Mensagem por ers49_k »

Eu também mudei recentemente de 5w30 para 5w40 e para já não noto nada de diferente. Talvez um aumento mínimo no consumo, mas também coincidiu com a muda de pneus e com a vinda do tempo mais frio, por isso nada de especial.
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: Consumo de óleo em 1.9 TDI

Mensagem por brunopenela »

Eu já li e ouvi falar que mudar a viscosidade do óleo provoca um aumento no consumo de oleo, mas isto sou eu a falar. Nem mecanico sou portanto...
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Consumo de óleo em 1.9 TDI

Mensagem por Shoduchi »

brunopenela Escreveu:Eu já li e ouvi falar que mudar a viscosidade do óleo provoca um aumento no consumo de oleo, mas isto sou eu a falar. Nem mecanico sou portanto...
Um óleo 5w40 é ligeiramente mais viscoso que um óleo 5w30 a 100ºC, logo passar para um óleo 5w40 poderá reduzir ligeiramente o consumo de óleo, não o contrário. Ambos têm a mesma viscosidade a frio.
viitor
Amateur
Amateur
Mensagens: 214
Registado: 29 jan 2009, 00:19
Veículos: tdi

Re: Consumo de óleo em 1.9 TDI

Mensagem por viitor »

Shoduchi Escreveu:
brunopenela Escreveu:Eu já li e ouvi falar que mudar a viscosidade do óleo provoca um aumento no consumo de oleo, mas isto sou eu a falar. Nem mecanico sou portanto...
Um óleo 5w40 é ligeiramente mais viscoso que um óleo 5w30 a 100ºC, logo passar para um óleo 5w40 poderá reduzir ligeiramente o consumo de óleo, não o contrário. Ambos têm a mesma viscosidade a frio.

A ideia foi essa aumentar um pouco a viscosidade mas o facto é que o consumo tem aumentado e de que maneira.

Também ja tinha trocado antes de viscosidade e não notei alterações na altura, em novo até aos 100.000 5w30 depois 5w40 até aos 180.000, altura em que levou turbo novo e comecei a colocar novamente até a ultima muda em que para tentar diminuir consumos de oleo lhe coloquei 5w40.

Vou ver se o turbo está a fazer passagem, caso não esteja muito provavelmente vai mudar de dono....
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: Consumo de óleo em 1.9 TDI

Mensagem por brunopenela »

Shoduchi Escreveu:
brunopenela Escreveu:Eu já li e ouvi falar que mudar a viscosidade do óleo provoca um aumento no consumo de oleo, mas isto sou eu a falar. Nem mecanico sou portanto...
Um óleo 5w40 é ligeiramente mais viscoso que um óleo 5w30 a 100ºC, logo passar para um óleo 5w40 poderá reduzir ligeiramente o consumo de óleo, não o contrário. Ambos têm a mesma viscosidade a frio.
Entao é isso, como eu disse nao sou nenhum expert na materia... O que eu disse tinha uma ponta de verdade! :mrgreen:
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
Responder