Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Responder
jorgferr
Rookie
Rookie
Mensagens: 101
Registado: 26 jun 2012, 15:34
Veículos: VW Golf Plus 2.0 140 cv

Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por jorgferr »

Bom dia pessoal,
Já pesquisei aqui pelo fórum mas nã encontrei uma resposta concreta ao meu caso. Tenho um Golf Plus 2.0 TDI de 05/2007 e sexta feira vou fazer a revisão fora da marca. A minha dúvida prende-se com o facto de que óleo deve ser usado na mesma. Na Bosh Carservice disseram que era óleo 5W40 uma vez que o motor não tem FAP e com intervalos de revisões de 15K kms. Por usa vez na Roady disseram que para este motor o óleo recomendado pela marca obedecendo a uma norma qualquer é o 5W30 LongLife com intervalos de revisões de 30K kms. Será que alguém me poderia dizer qual dos dois está correcto?

Obrigado
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por Shoduchi »

Se o carro não tem FAP pode usar o óleo 5w40, de preferência da Castrol, Total, Shell, Mobil, por ex., a cada 15000 km (não aconselho Galp).
Se o carro tem FAP só pode usar óleo 5w30, das mesmas marcas que referi anteriormente, a cada 15000 km. O sistema longlife é bom para as oficinas terem trabalho na reparação de motores...

Cumps
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por MataRatos »

Shoduchi Escreveu:Se o carro não tem FAP pode usar o óleo 5w40, de preferência da Castrol, Total, Shell, Mobil, por ex., a cada 15000 km (não aconselho Galp).
Se o carro tem FAP só pode usar óleo 5w30, das mesmas marcas que referi anteriormente, a cada 15000 km. O sistema longlife é bom para as oficinas terem trabalho na reparação de motores...

Cumps
Concordo e acrescento só que o óleo 5W40 é indicado para o teu carro (sem FAP), MAS tem que cumprir uma norma da VW, que é a 505.01 (isto é para o motor 1.9 tdi, mas penso que se aplica também ao 2.0, confirma).
Se for com FAP, a norma penso que já será a 507,00.
Confirma no óleo que comprares, geralmente diz em baixo, mais frequentemente na parte de trás. 505.00 não serve, tem que ser mesmo 505.01. A norma é muito importante! O unico que encontrei na Roady 5W40 505.01 foi um castrol, embalagem dourada.
unxwbu
Rookie
Rookie
Mensagens: 124
Registado: 14 jan 2011, 07:47
Veículos: VW GOLF 5 4MOTION 2.0 140HP
Localização: Abrunheira

Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por unxwbu »

Boas é o castrol EDGE 5w40.

Norma 505.01

Abraço
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por MataRatos »

Sim, acho que é isso, o EDGE. 2.0 TDI é 5W40 505.01, como o 1.9, certo? Apesar de um ser PD e outro CR...
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por MataRatos »

jorgferr Escreveu:Bom dia pessoal,
Já pesquisei aqui pelo fórum mas nã encontrei uma resposta concreta ao meu caso. Tenho um Golf Plus 2.0 TDI de 05/2007 e sexta feira vou fazer a revisão fora da marca. A minha dúvida prende-se com o facto de que óleo deve ser usado na mesma. Na Bosh Carservice disseram que era óleo 5W40 uma vez que o motor não tem FAP e com intervalos de revisões de 15K kms. Por usa vez na Roady disseram que para este motor o óleo recomendado pela marca obedecendo a uma norma qualquer é o 5W30 LongLife com intervalos de revisões de 30K kms. Será que alguém me poderia dizer qual dos dois está correcto?

Obrigado
Só agora vi que disseste que é na Bosch. Eu fui lá, nem precisei dizer nada, puseram Motul 505.01 para 15.000kms. Acho que quem sabe, não aconselha revisões Longlife... Pelo menos nestes carros.
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por Shoduchi »

MataRatos Escreveu:Sim, acho que é isso, o EDGE. 2.0 TDI é 5W40 505.01, como o 1.9, certo? Apesar de um ser PD e outro CR...
O 2.0 TDI de 2007 ainda é PD. Os CR têm todos FAP/DPF que eu saiba.

É verdade, além da escolha da marca e viscosidade é preciso ver se o óleo respeita as normas referidas.
unxwbu
Rookie
Rookie
Mensagens: 124
Registado: 14 jan 2011, 07:47
Veículos: VW GOLF 5 4MOTION 2.0 140HP
Localização: Abrunheira

Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por unxwbu »

O meu é de 2006 PD...

A linha de escape de fabrica só vem com panela final e sem FAP.

Abraço
jorgferr
Rookie
Rookie
Mensagens: 101
Registado: 26 jun 2012, 15:34
Veículos: VW Golf Plus 2.0 140 cv

Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por jorgferr »

Boas,
O óleo que tenho no orçamento da Roady é Castrol EDGE 5W30 long life. A minha ideia de qualquer maneira é mudar no máximo de 20 em 20K (+/- os kms que faço anualmente). Sei que este óleo é mais caro mas será melhor que o 5W40? como a diferença nem é muita não me importo de colocar o 5W30 se for melhor.

Obrigado
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por Shoduchi »

Depois de ter lido os vários tópicos e blogs sobre os óleos fico na dúvida acerca dos óleos Longlife por causa da TBN... À partida é um óleo com maior poder lubrificante e mais resistente ao desgaste.
Blasar Escreveu:Boas!!
fbm Escreveu:Boas

Acho que a partilha deste tipo de informação é bastante importante pois permite ter uma ideia do desgaste de um motor e dos quilómetros que aguenta um óleo.

A questão da TBN não está relacionada a presença de sulfatos no gasóleo ? Será que o gasóleo em Portugal não tem a qualidade que devia? Sei que no manual é feita referência para encurtar os intervalos de mudança de óleo quando se usa gasóleo com elevado índice de sulfatos e se calhar este é o caso do gasóleo vendido em Portugal e nem sequer sabemos....

Cumprimentos,
A TBN é, em termos simplificados, um valor que representa a reserva de aditivos alcalinos no óleo que permitem a neutralização dos compostos ácidos que se vão formando no motor. Compostos ácidos estes que só trazem problemas. :evil:
A composição do gasóleo poderá estar relacionada, mas devem existir muitas outras variáveis na equação.
Pelo que percebi, é sempre recomendável um valor acima do 1.0 para garantir que o desgaste/corrosão não seja acima do desejado.
A questão, é que, alegadamente, a TBN dos óleos específicos para motores com DPF/FAP (nomeadamente os VW507.00), começam com um valor da TBN já relativamente baixo (+/- entre 5 e 6,5) quando comparados com outros óleos (VW505.01), mas carece de confirmação definitiva.


GTDblack Escreveu:Curioso era analisar o mesmo óleo mas com um permutador de óleo em condições e não a "amostra" que trazem os PD100 de origem, só mesmo para ver se efectivamente pelo facto de o óleo andar uns graus mais fresco nao se estraga tanto. :wink:
Já estive para fazer isso, mas depois de ler um bocado acerca do assunto, e após terem referido que ao mudar apenas o permutador de óleo corríamos o risco de fazer asneira, pois também é necessário mudar outra/s peça/s que não sei o nome, para garantir que a pressão de óleo não é afectada... yada yada yada
E então, decidi não fazer nada, pelo menos para já, uma vez que a minha condução é, em 99% dos casos, tranquila.


Para o ano, vou ver se tenho t€mpo para mandar analisar, também, o óleo virgem que vou meter, de maneira a ser ainda mais completo.
O importante, e após algum pânico inicial, é ressalvar que os valores estão dentro do normal, sendo que se fizer menos do que 15000km com este óleo, o motor agradece.

Lanço um repto a quem utiliza o serviço long-life, para mandar analisar o óleo, de maneira a vermos como andam os valores.

Cumprimentos.
unxwbu
Rookie
Rookie
Mensagens: 124
Registado: 14 jan 2011, 07:47
Veículos: VW GOLF 5 4MOTION 2.0 140HP
Localização: Abrunheira

Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por unxwbu »

Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por Shoduchi »

O que quis dizer há pouco é que no fundo quem não tem de usar óleo 5w30 com norma VW 507.00 (no meu caso o FAP/DPF obriga a usá-lo), é provável que fique melhor com um bom óleo 5w40 com norma VW 505.01, especialmente tendo em conta as temperaturas médias portuguesas.

Cumps
unxwbu
Rookie
Rookie
Mensagens: 124
Registado: 14 jan 2011, 07:47
Veículos: VW GOLF 5 4MOTION 2.0 140HP
Localização: Abrunheira

Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por unxwbu »

respondido. :)
jorgferr
Rookie
Rookie
Mensagens: 101
Registado: 26 jun 2012, 15:34
Veículos: VW Golf Plus 2.0 140 cv

Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por jorgferr »

Obrigado a todos pelo feedback, vou então optar pela mesma marca Castrol EDGE mas 5W40 e fazer revisões a cada 15000 kms.
xaerotuga
Amateur
Amateur
Mensagens: 223
Registado: 06 mai 2009, 22:36

Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por xaerotuga »

Boas
LIQUI MOLY TOP TEC 4200 5W30 ou Top Tec 4100 5W-40. o que interessa é que respeite a norma.. Este oleo é alemão, é usado pela grupo VW como oleo de EOM..Aconselho...Basta fazer umas pesquisa...deixo a pagina em baixo..

Eu meto TOP TEC 4200, pois depois de quente consegue lubrificar melhor que o 5w-30, diminuindo assim muito o desgaste do carro..

-http://www.liqui-moly.pt/liquimoly/web_ ... eiser.html
Responder