Afinal que óleo usar no meu carro??!!

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Farang
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Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por Farang »

A VW recomenda quem lhe paga para... :wink:
Blasar
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Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por Blasar »

Boas!!

A questão dos lubrificantes é das mais controversas e complexas com que já tive o prazer de me deparar por essa internet fora e nas conversas que tenho tido com algumas pessoas. :?

Apesar de não passar de mais um leigo (mas muito interessado) na matéria, o que posso afirmar com certeza é que não há "O" melhor óleo para todos os os motores, e poucas pessoas sabem realmente do que falam quando o assunto é lubrificantes. Não que eu saiba muito, antes pelo contrário, mas tento manter sempre a mente aberta e o espírito crítico aguçado. :)

Aquando da escolha de um óleo para os nossos motores, há que ter em conta muitas variáveis, nomeadamente: as características do motor; as especificações do fabricante para o mesmo; as condições de operação (temperatura; pressão; etc.); a utilização a dar ao motor; etc.; etc.

É claro que a maior parte de nós deixa que seja outra pessoa a preocupar-se com isso (concessionário; mecânico; etc.), mas existem outros tantos que gostam de "perder" o seu tempo e algum cabelo com esta escolha, e ao fazê-lo, deparam-se com uma quase infindável lista de opções.
Normalmente as escolhas recaem sobre os suspeitos do costume (Castrol; BP; Shell; Mobil; Motul; Elf; Repsol; Galp), no entanto há muitos outros (Eni; Liqui Moly; Fuchs; Wolf; Selenia; Valvoline; etc.), isto só falando do mercado europeu, e se a escolha tiver em conta as recomendações do fabricante, nomeadamente a norma standard da VW (ex: 505.00; 505.01; 507.00; etc.) a probabilidade de as coisas correrem mal não são muitas, mas isso não significa que não haja uma escolha melhor do que outra. Digo eu.

Por exemplo, e falando do meu caso, posso afirmar que tenho utilizado um óleo que é aclamado como um dos melhores actualmente no mercado – Móbil 1 ESP Formula 5W-30 - durante os últimos 45000km, mas, e após uma análise ao último óleo usado (eu sei que é uma excentricidade, mas foi a única maneira de obter dados concretos), fiquei decidido a trocar, tudo por um simples, e talvez insignificante para muitos, aspecto: TBN demasiado baixa ao fim de (apenas) 15000km (inferior a 1), o que me deixou a pensar qual seria o seu valor se tivesse rolado 30000km/2anos com o óleo em questão.

Este óleo de baixo teor em cinzas sulfatadas, foi especialmente formulado (entre muitas outras razões, certamente), para as últimas gerações de motores com FAP, traz um pacote de aditivos comedido, e começa com uma TBN a rondar os 5,1 (a acreditar nalgumas análises a amostras virgens deste óleo em fóruns da especialidade), o que, e para o meu caso em particular, faz com que ou reduza ao intervalo de mudança de óleo, ou mude de óleo.

Em princípio vou optar pela 2ª hipótese, e após muito investigar, um dos primeiros na lista é o Liqui Moly Top Tec 4600 5W-30, seguido de perto pelo Liqui Moly Top Tec 4100 5W-40. Tenho alguma preferência por óleos menos viscosos (5W-30 em detrimento de 5W-40), pois proporcionam uma melhor protecção a frio que é onde ocorre a grande maioria do desgaste, mas não tenho dados inabaláveis que me permitam garantir que ao usar um 5W-30, a vida do motor seja prolongada. Ou seja, não sei até que ponto, e tendo em conta o nosso clima e a utilização que faço do motor, um óleo 5W-30 seja melhor, ou pior, do que um 5W-40, mas estou disposto a testar e depois ver o que a análise ao óleo usado vai revelar.

Tudo isto para dizer que sem informação palpável e acessível por todos, não me parece muito defensável recomendar o óleo A em vez do óleo B, só porque o fabricante recomenda. Mas é só a minha opinião.

Cumprimentos.

P.S. – Peço desculpa pelo testamento.
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pagaimo
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Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por pagaimo »

Blasar Escreveu:Boas!!

A questão dos lubrificantes é das mais controversas e complexas com que já tive o prazer de me deparar por essa internet fora e nas conversas que tenho tido com algumas pessoas. :?

Apesar de não passar de mais um leigo (mas muito interessado) na matéria, o que posso afirmar com certeza é que não há "O" melhor óleo para todos os os motores, e poucas pessoas sabem realmente do que falam quando o assunto é lubrificantes. Não que eu saiba muito, antes pelo contrário, mas tento manter sempre a mente aberta e o espírito crítico aguçado. :)

Aquando da escolha de um óleo para os nossos motores, há que ter em conta muitas variáveis, nomeadamente: as características do motor; as especificações do fabricante para o mesmo; as condições de operação (temperatura; pressão; etc.); a utilização a dar ao motor; etc.; etc.

É claro que a maior parte de nós deixa que seja outra pessoa a preocupar-se com isso (concessionário; mecânico; etc.), mas existem outros tantos que gostam de "perder" o seu tempo e algum cabelo com esta escolha, e ao fazê-lo, deparam-se com uma quase infindável lista de opções.
Normalmente as escolhas recaem sobre os suspeitos do costume (Castrol; BP; Shell; Mobil; Motul; Elf; Repsol; Galp), no entanto há muitos outros (Eni; Liqui Moly; Fuchs; Wolf; Selenia; Valvoline; etc.), isto só falando do mercado europeu, e se a escolha tiver em conta as recomendações do fabricante, nomeadamente a norma standard da VW (ex: 505.00; 505.01; 507.00; etc.) a probabilidade de as coisas correrem mal não são muitas, mas isso não significa que não haja uma escolha melhor do que outra. Digo eu.

Por exemplo, e falando do meu caso, posso afirmar que tenho utilizado um óleo que é aclamado como um dos melhores actualmente no mercado – Móbil 1 ESP Formula 5W-30 - durante os últimos 45000km, mas, e após uma análise ao último óleo usado (eu sei que é uma excentricidade, mas foi a única maneira de obter dados concretos), fiquei decidido a trocar, tudo por um simples, e talvez insignificante para muitos, aspecto: TBN demasiado baixa ao fim de (apenas) 15000km (inferior a 1), o que me deixou a pensar qual seria o seu valor se tivesse rolado 30000km/2anos com o óleo em questão.

Este óleo de baixo teor em cinzas sulfatadas, foi especialmente formulado (entre muitas outras razões, certamente), para as últimas gerações de motores com FAP, traz um pacote de aditivos comedido, e começa com uma TBN a rondar os 5,1 (a acreditar nalgumas análises a amostras virgens deste óleo em fóruns da especialidade), o que, e para o meu caso em particular, faz com que ou reduza ao intervalo de mudança de óleo, ou mude de óleo.

Em princípio vou optar pela 2ª hipótese, e após muito investigar, um dos primeiros na lista é o Liqui Moly Top Tec 4600 5W-30, seguido de perto pelo Liqui Moly Top Tec 4100 5W-40. Tenho alguma preferência por óleos menos viscosos (5W-30 em detrimento de 5W-40), pois proporcionam uma melhor protecção a frio que é onde ocorre a grande maioria do desgaste, mas não tenho dados inabaláveis que me permitam garantir que ao usar um 5W-30, a vida do motor seja prolongada. Ou seja, não sei até que ponto, e tendo em conta o nosso clima e a utilização que faço do motor, um óleo 5W-30 seja melhor, ou pior, do que um 5W-40, mas estou disposto a testar e depois ver o que a análise ao óleo usado vai revelar.

Tudo isto para dizer que sem informação palpável e acessível por todos, não me parece muito defensável recomendar o óleo A em vez do óleo B, só porque o fabricante recomenda. Mas é só a minha opinião.

Cumprimentos.

P.S. – Peço desculpa pelo testamento.

A viscosidade a frio do top tec 4100 e top tec 4600 é igual, pois o primeiro índice de ambos (5W- winter) é igual.
Cumps
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Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por Blasar »

pagaimo Escreveu: A viscosidade a frio do top tec 4100 e top tec 4600 é igual, pois o primeiro índice de ambos (5W- winter) é igual.
Cumps
Caro pagaimo, ora aí está uma meia verdade, e porquê? Porque a designação “a frio” é muito vaga, e de facto, os dois óleos referidos comportam-se de maneira muito semelhante a, pelo menos, temperaturas muito baixas (de -25ºC e -35ºC, respectivamente), mas o mesmo não acontece quando começamos a subir na escala centígrada até temperaturas mais amenas, mas abaixo dos 150ºC. Não vou entrar em pormenores acerca da influência dos diferentes tipos de viscosidade que um óleo apresenta; à velocidade do fluxo; à pressão do mesmo no interior do motor com a variação de rpm´s, etc., e a todas as outras variáveis envolvidas nessa coisa tão (enganadoramente) simples que é a lubrificação dos nossos motores, pois também a mim me continuam a confundir. Assim, e sem complicar muito, concentremo-nos apenas na análise da viscosidade cinemática destes três óleos a:

- 40ºC
Top Tec 4100 5W-40 VW505.01: 85 mm²/s = 85 cSt → mais viscoso
M1 ESP Form. 5W-30 VW507.00: 72,8 mm²/s = 72,8 cSt
Top Tec 4600 5W-30 VW505.01: 64 mm²/s = 64 cSt → menos viscoso


- 100ºC (normalmente tomada como a temperatura normal média de funcionamento)
Top Tec 4100 5W-40 VW505.01: 14 mm²/s = 14 cSt → mais viscoso
M1 ESP Form. 5W-30 VW507.00: 12,1 mm²/s = 12,1 cSt
Top Tec 4600: 11,6 mm²/s = 11,6 cSt → menos viscoso


Pelo que tenho percebido, as diferenças entre os diferentes tipos de óleo esbatem-se até a inexistência quanto mais nos aproximamos de temperaturas extremas (negativas ou positivas).
No nosso clima, e segundo a minha intuição, o intervalo que a nós mais nos importa neste momento é qualquer coisa entre os -10ºC e os 100ºC e qualquer coisa.

Podemos verificar que, e a acreditar nas informações fornecidas pelos fabricantes, o óleo menos viscoso a 40ºC é o Top Tec 4600, o que, segundo a minha percepção, vai permitir uma maior protecção a esta temperatura, uma vez que chegará mais rápido a todos os componentes a lubrificar.
Como é óbvio, o óleo quando está em repouso no cárter durante muito tempo, terá a tendência normal de se situar à mesma temperatura que o ambiente que o circunda, ou seja, no nosso clima, poderá eventualmente atingir temperaturas entre os -5ºC e os 40ºC. Ora, e segundo a lógica que emprego, se o top tec 4600 é menos viscoso a 40ºC que os outros óleos em questão, também o será no intervalo de temperaturas -5ºC, 40ºC, o que, em última análise vai permitir uma melhor e mais imediata lubrificação de todos os componentes a lubrificar nos arranques a frio que é quando, segundo os especialistas, ocorre a grande maioria do desgaste.

Agradeço a vossa paciência para estes infindáveis posts.

Cumprimentos.
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Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por Farang »

E que tal este óleo, é equivalente ao 4600(Dexos2, 505.01, etc), no entanto 5L custam 18,5€ :shock:

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pagaimo
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Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por pagaimo »

Blasar Escreveu:
pagaimo Escreveu: A viscosidade a frio do top tec 4100 e top tec 4600 é igual, pois o primeiro índice de ambos (5W- winter) é igual.
Cumps
Caro pagaimo, ora aí está uma meia verdade, e porquê? Porque a designação “a frio” é muito vaga, e de facto, os dois óleos referidos comportam-se de maneira muito semelhante a, pelo menos, temperaturas muito baixas (de -25ºC e -35ºC, respectivamente), mas o mesmo não acontece quando começamos a subir na escala centígrada até temperaturas mais amenas, mas abaixo dos 150ºC. Não vou entrar em pormenores acerca da influência dos diferentes tipos de viscosidade que um óleo apresenta; à velocidade do fluxo; à pressão do mesmo no interior do motor com a variação de rpm´s, etc., e a todas as outras variáveis envolvidas nessa coisa tão (enganadoramente) simples que é a lubrificação dos nossos motores, pois também a mim me continuam a confundir. Assim, e sem complicar muito, concentremo-nos apenas na análise da viscosidade cinemática destes três óleos a:

- 40ºC
Top Tec 4100 5W-40 VW505.01: 85 mm²/s = 85 cSt → mais viscoso
M1 ESP Form. 5W-30 VW507.00: 72,8 mm²/s = 72,8 cSt
Top Tec 4600 5W-30 VW505.01: 64 mm²/s = 64 cSt → menos viscoso


- 100ºC (normalmente tomada como a temperatura normal média de funcionamento)
Top Tec 4100 5W-40 VW505.01: 14 mm²/s = 14 cSt → mais viscoso
M1 ESP Form. 5W-30 VW507.00: 12,1 mm²/s = 12,1 cSt
Top Tec 4600: 11,6 mm²/s = 11,6 cSt → menos viscoso


Pelo que tenho percebido, as diferenças entre os diferentes tipos de óleo esbatem-se até a inexistência quanto mais nos aproximamos de temperaturas extremas (negativas ou positivas).
No nosso clima, e segundo a minha intuição, o intervalo que a nós mais nos importa neste momento é qualquer coisa entre os -10ºC e os 100ºC e qualquer coisa.

Podemos verificar que, e a acreditar nas informações fornecidas pelos fabricantes, o óleo menos viscoso a 40ºC é o Top Tec 4600, o que, segundo a minha percepção, vai permitir uma maior protecção a esta temperatura, uma vez que chegará mais rápido a todos os componentes a lubrificar.
Como é óbvio, o óleo quando está em repouso no cárter durante muito tempo, terá a tendência normal de se situar à mesma temperatura que o ambiente que o circunda, ou seja, no nosso clima, poderá eventualmente atingir temperaturas entre os -5ºC e os 40ºC. Ora, e segundo a lógica que emprego, se o top tec 4600 é menos viscoso a 40ºC que os outros óleos em questão, também o será no intervalo de temperaturas -5ºC, 40ºC, o que, em última análise vai permitir uma melhor e mais imediata lubrificação de todos os componentes a lubrificar nos arranques a frio que é quando, segundo os especialistas, ocorre a grande maioria do desgaste.

Agradeço a vossa paciência para estes infindáveis posts.

Cumprimentos.

Eu referi a frio.
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Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por Blasar »

Farang Escreveu:E que tal este óleo, é equivalente ao 4600(Dexos2, 505.01, etc), no entanto 5L custam 18,5€ :shock:

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Que óleo é esse?

Por esses dados (que parecem promissores) dá para ver que é um 5W-30, tem um baixo teor de cinzas sulfatadas, e uma TBN semelhante ao 4600.
Não obstante, não se deve, na minha opinião, avaliar um óleo só pela lista de características que o fabricante fornece. Resta saber que tipo de aditivos/detergentes//etc., o constituem, e acima de tudo o feedback de quem o utiliza, através de análise aos óleos usados, testes laboratoriais, etc.

pagaimo Escreveu: Eu referi a frio.
Quando refere "a frio" refere-se exactamente a que temperatura em ºC?

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Farang
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Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por Farang »

O óleo é o GM Dexos2 5W30 = Wolf Officialtech C3 5W30 = CHAMPION OEM SPECIFIC 5W30 C3 = entre outros... o mesmo óleo com várias embalagens e diferentes preços fabricado pela Wolf na Bélgica :)

Muito bom e o preço... http://www.levoil.de/epages/62903875.sf ... oducts/150

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pagaimo
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Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por pagaimo »

Blasar Escreveu:
Farang Escreveu:E que tal este óleo, é equivalente ao 4600(Dexos2, 505.01, etc), no entanto 5L custam 18,5€ :shock:

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Que óleo é esse?

Por esses dados (que parecem promissores) dá para ver que é um 5W-30, tem um baixo teor de cinzas sulfatadas, e uma TBN semelhante ao 4600.
Não obstante, não se deve, na minha opinião, avaliar um óleo só pela lista de características que o fabricante fornece. Resta saber que tipo de aditivos/detergentes//etc., o constituem, e acima de tudo o feedback de quem o utiliza, através de análise aos óleos usados, testes laboratoriais, etc.

pagaimo Escreveu: Eu referi a frio.
Quando refere "a frio" refere-se exactamente a que temperatura em ºC?

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Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por ateixeira »

boas pessoal,

já vi que este tópico esta muito técnico mas o que me esta a atezanar a cabeça pra não dizer outra coisa é esse 5l de óleo a 20€€€€????????
segue a minha fatura para analise....tipo? o burro sou eu????
e o pior disto tudo é que tenho uma pequena fuga de óleo entre a caixa e o motor e passados 11mil km já acendeu a luz do óleo....fuck fuck fuck :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

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Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por cristo_844 »

por acaso ainda esta semana na bosch car service tentaram dar-me a volta para comprar esse óleo da GM...mas naaaaã!
prefiro pagar 40€ e meter liquy moly ou castrol!
quando a esmola e muito ate o santo desconfia e tudo o que tenha a ver com Opel quero distancia...lol
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Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por ateixeira »

cristo_844 Escreveu:por acaso ainda esta semana na bosch car service tentaram dar-me a volta para comprar esse óleo da GM...mas naaaaã!
prefiro pagar 40€ e meter liquy moly ou castrol!
quando a esmola e muito ate o santo desconfia e tudo o que tenha a ver com Opel quero distancia...lol
então que óleo é que os artista meteram no meu ? 72€+iva !!! óleo de formula 1 só pode.....
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Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por cristo_844 »

ateixeira Escreveu:
cristo_844 Escreveu:por acaso ainda esta semana na bosch car service tentaram dar-me a volta para comprar esse óleo da GM...mas naaaaã!
prefiro pagar 40€ e meter liquy moly ou castrol!
quando a esmola e muito ate o santo desconfia e tudo o que tenha a ver com Opel quero distancia...lol
então que óleo é que os artista meteram no meu ? 72€+iva !!! óleo de formula 1 só pode.....
pois isso não sei :lol:
nem sei para que foi o óleo 5w30...estas a fazer as revisões aos 30 mil?
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Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por ateixeira »

cristo_844 Escreveu:
ateixeira Escreveu:
cristo_844 Escreveu:por acaso ainda esta semana na bosch car service tentaram dar-me a volta para comprar esse óleo da GM...mas naaaaã!
prefiro pagar 40€ e meter liquy moly ou castrol!
quando a esmola e muito ate o santo desconfia e tudo o que tenha a ver com Opel quero distancia...lol
então que óleo é que os artista meteram no meu ? 72€+iva !!! óleo de formula 1 só pode.....
pois isso não sei :lol:
nem sei para que foi o óleo 5w30...estas a fazer as revisões aos 30 mil?
fui roubado é o que foi!!!!!
no golf não sei mas nos outros costumava fazer de 10mil.
então sendo assim posso acrescentar 1 litro de óleo(de 18 euros :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: o litro) pois ele passados 10mil km já acendeu a luz do óleo.
desculpem a linguagem mas estou f.odido com pessoas que pensava serem meus amigos(refiro-me aos artistas da oficina).
vou passar na bosch pra saber quando fica reparar a fuga de óleo e ver as tretas dos casquilhos, barra estabilizadora sinoblocos e sei lá mais o que faz barulho quando passo por buracos!!!!
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cristo_844
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Re: Afinal que óleo usar no meu carro??!!

Mensagem por cristo_844 »

possivelmente foste...lol
essa fuga vai-te sair barata em mão de obra :|
e convém veres isso mais rápido possível para não encharcares a embraiagem de óleo!
e se andas a fazer a revisões aos 10 mil para a próxima pede para meter 5w40!
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