GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Responder
leonardo_
Expert
Expert
Mensagens: 890
Registado: 01 nov 2010, 16:14

Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Mensagem por leonardo_ »

"Andei com o meu com 163cv 330NM stock rebentei o conjunto em uma semana."

Não leves a mal o meu comentário, mas deves ser um animal a conduzir, já fiz +- 50mil klm com 390nm's e de ha 10mil para cá ando com 365nm's e nao dei cabo da embraiagem nem a tratei mal... e sempre que precisei dela, nunca patinou....

a historia dos injectores serem can ou nao e darem raia com a comunicação, ja me foi totalmente desmentido pela MB (ja fizeram essa alteração), segundo eles é "plug and play"
VW Golf MKV Bluemotion MB POWER
Imagem
Imagem

Feedback: viewtopic.php?f=117&t=67451&p=1125990&h ... _#p1125990
Ricardo Vieira
Expert
Expert
Mensagens: 709
Registado: 03 ago 2009, 20:54
Veículos: Golf MK5
Localização: Zona Oeste

Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Mensagem por Ricardo Vieira »

leonardo_ Escreveu:"Andei com o meu com 163cv 330NM stock rebentei o conjunto em uma semana."

Não leves a mal o meu comentário, mas deves ser um animal a conduzir, já fiz +- 50mil klm com 390nm's e de ha 10mil para cá ando com 365nm's e nao dei cabo da embraiagem nem a tratei mal... e sempre que precisei dela, nunca patinou....

a historia dos injectores serem can ou nao e darem raia com a comunicação, ja me foi totalmente desmentido pela MB (ja fizeram essa alteração), segundo eles é "plug and play"
Concordo! Esses 330 Nm também me parecem pouco para rebentar o conjunto!
gumball19
Amateur
Amateur
Mensagens: 534
Registado: 11 mar 2010, 11:54
Localização: S.M.F

Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Mensagem por gumball19 »

Amigo eu nao levo a mal nada, o cansaço que o meu carro ja tinha na embraiagem nao tinha sido provocado por mim mas sim pelo anterior dono, quanto ao trocar só em altas nao piso mudanças em baixas rotaçoes a nao ser na brincadeira.. Isso conheco eu bem o mal que lhes faz.
Quanto a MB power ter te dito isso entao eu digo acredita em quem ja fez imensas vezes isso e que conheço aqueles motores ate de olhos "tapados" O monto e digo te quais as chaves que precisas para cada peça... Por isso..
Acabou de entrar mais um leon 105 com 102 mil km de 2008 assistido sempre na vw saiu uma biela e é outro motor que vou montar e afinar, afinei a semana passada um A3 sport 105 também em que a todos os lados que foi era o turbo era o crlh... desclp o termo queriam comer o cliente... Eu tirei lhe colectores fora tanto de admissao como escape, desmontei o turbo peça por peça e o ponto também nao estava bem afinado.. Era outro carro assistido na vap... Mais uma vez o cliente veio me dar os parabens..
Ha coisas que desconheço mas quanto a injectores aposto o quanto tu quiseres que em nenhum 105 nem mechendo na pressao da injecçao iras ficar com o carro a mancar se ele nao for adiantado na cams para 3 graus esqueçe isso...
Posso te dizer que depois o tempo de abertura das valvulas e a propria combustão vai ser tudo modificado por esse avanço o que vai resultar é más queimas de gasoleo poucas baixas e por ai...

Agora eu nao preciso que acreditem ou não em mim, eu tentei ajudar o utilizador do tópico se a informação ajudar outros ainda bem.. A mbpower é uma boa preparadora, mas não ha nada como os IAC a nível mecânico..

Arranjas ums injectores completos 130 e mete no 105 com 0 graus de torsion value e ve o que aconteçe ao teu carro.
Raphael Costa
PedroMachado
Pro
Pro
Mensagens: 1088
Registado: 23 mar 2010, 17:11
Veículos: VW Golf MK5 1.9
Localização: Paços de Ferreira

Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Mensagem por PedroMachado »

Acho que pelo que sei, temos que diferenciar os injectores do bluemotion e do normal, pois quem me disse apesar de não estar cá, os injectores do 130 são muito idênticos aos das ibizas 130.
gumball19
Amateur
Amateur
Mensagens: 534
Registado: 11 mar 2010, 11:54
Localização: S.M.F

Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Mensagem por gumball19 »

Os injectores dos motores ASZ provenientes de ibizas 6l e golf iv são os mesmos dos motores AWX e por ai fora dos tdis 130 em linha.
E são os mesmos que nos motores ARL 150cv.
os bluemotion e os pd105 "normais" tem diferenças pois os do bluemotion ainda conseguem ter menos debito a nivel dos bicos.
Quanto ao funcionamento e a forma como a ecu os interpreta é sempre o grande problema, enquanto nos 105 aceitam os injectores 130 150 mas ficam a mancar, se fizeres o mesmo ao contrario eles nem pegam se for os injectores do 105 num 115 130 150 e mesmo 100cv.

E no pd105 é o unico em que o ponto da combota muda para fita magnetica em vez de captor, nos outros blocos sem ser 105 tem uma roda dentada do lado da embraiagem ou do volante do motor como quiserem se retirarem o carter veem uma roda dentada onde é feita a leitura do ponto atraves de captor, e no 105 é feito fora do bloco atraves do vedante da combota que custa 100€ e é uma bela porcaria para se meter sem a devida ferramenta.

Eu no meu trabalho encontro me diariamente a modificar material tdi e motores a serem preparados e tudo tem que estar 100% a quando a saida do carro do estabelecimento ou então a quando a entrega do motor... A maioria são vendidas para casas m tmt bem conceituadas no ramo.. Tal como nós que estamos a 25 anos abertos e ha sempre motores para meter e preparar, turbos, caixas...
Raphael Costa
PedroMachado
Pro
Pro
Mensagens: 1088
Registado: 23 mar 2010, 17:11
Veículos: VW Golf MK5 1.9
Localização: Paços de Ferreira

Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Mensagem por PedroMachado »

Obrigado pelo esclarecimento :-) sabes muito.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Mensagem por Mario_Marques »

leonardo_ Escreveu:"Andei com o meu com 163cv 330NM stock rebentei o conjunto em uma semana."

Não leves a mal o meu comentário, mas deves ser um animal a conduzir, já fiz +- 50mil klm com 390nm's e de ha 10mil para cá ando com 365nm's e nao dei cabo da embraiagem nem a tratei mal... e sempre que precisei dela, nunca patinou....

a historia dos injectores serem can ou nao e darem raia com a comunicação, ja me foi totalmente desmentido pela MB (ja fizeram essa alteração), segundo eles é "plug and play"
E eu confirmo, funcionam e é plug and play, para quem sabe, para quem não sabe não é, é uma dor de cabeça.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
leonardo_
Expert
Expert
Mensagens: 890
Registado: 01 nov 2010, 16:14

Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Mensagem por leonardo_ »

Resposta dada ;)
VW Golf MKV Bluemotion MB POWER
Imagem
Imagem

Feedback: viewtopic.php?f=117&t=67451&p=1125990&h ... _#p1125990
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Mensagem por Mario_Marques »

leonardo_ Escreveu:Resposta dada ;)
aliás, acrescentando, vendi uns injectores de um tdi 150 a um user, não me recordo o nick, peter qualquer coisa,não lhe conseguiram meter os injectores a trabalhar direito e devolveu-os, o certo é que montei-os na semana a seguir em outro carro igual cá do clube do nuno, isto já deve ir á prai 2 anos/3 anos e andam lá a trabalhar impec.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
gumball19
Amateur
Amateur
Mensagens: 534
Registado: 11 mar 2010, 11:54
Localização: S.M.F

Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Mensagem por gumball19 »

Mario_Marques Escreveu: E eu confirmo, funcionam e é plug and play, para quem sabe, para quem não sabe não é, é uma dor de cabeça.
EU sei que são plug and play, mas não é só com a muda dos injectores de 105 para 130 que te fica a trabalhar direito ;)

Eu ja fiz centenas e posso te fazer a tua frente tal como a afinação dos mesmos. Eu falo daquilo que sei, agora quem fala por alto a mim não me diz nada.. Nem tão pouco tenho que provar nada, provas andam na estrada.. Pena que a maioria de quem sabe nao explica nem tão pouco diz a verdade centenas de vezes fala porque os outros disseram ou viram na net...
metam mãos a obra e depois dizem me se trabalha direito.

Mario se sabes ajuda então quem necessita porque se fosses tu a precisar eu ajudava te e nao te cobrava nada por isso. E sei que tens mais experiencia em vag, mas posso te dizer que ha semanas de por 2 e 3 motores pd sejam eles quais forem ;) Tou a meter agora um num leon 105 de 2008, quanto a corrigir a pressão dos injectores meter tudo ao sitio etc sei fazer isso tudo, mas tirar o falhanço com 0 graus ou 0.5 de torsion value ainda não consegui. E não posso aumentar a pressão da injecção porque quero evitar outros problemas. Eu mando te uma champanhe e tu ensinas me a por isso a não mancar.

Agora quanto a motores e respectivos injectores para ver se estamos todos a falar do mesmo
038 130 073 BA Ou AL (BLT AVF AWX ASZ) referencia do injector e respectivo motor onde encontrar PD130
038 130 073 BN (BLS,BSU,BXJ) nos motores de 75cv 90 e 105 (bluemotion costuma trazer estes)
038 130 073 BF (ATD, BEW)
038 130 073 AG (BXE, BKC) o meu trouxe estes de origem ;)

p.s ou então tenho os meus injectores 130 meios marados que também é provavel.. Mas nao consigo tirar o mancar a frio ao relantim.
e é engraçado que uma pessoa da MBpower disse que teria que ficar a trabalhar direito sem mecher em nada, com os 180 graus de aperto na cabeça e no entanto nada.. Então avançou que poderia ser um injectores estragado..


E passo a descrever como os afino

1) Retiro a tampa do motor
2) Rodo a cam com uma chave 18mm até a parte do rolamento estar no ponto mais alto de forma a criar mais compressão sobre a cabeça do injector ...
3) aperte o parafuso de ajuste até sentir resistencia
4) E depois rodo 180 graus para tras.
5) manter a posição do parafuso de ajuste e aperto a porca
Última edição por gumball19 em 26 mar 2013, 20:23, editado 1 vez no total.
Raphael Costa
leonardo_
Expert
Expert
Mensagens: 890
Registado: 01 nov 2010, 16:14

Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Mensagem por leonardo_ »

Repito, o que me foi transmitido e que e montar e afinar electronicamente...
VW Golf MKV Bluemotion MB POWER
Imagem
Imagem

Feedback: viewtopic.php?f=117&t=67451&p=1125990&h ... _#p1125990
gumball19
Amateur
Amateur
Mensagens: 534
Registado: 11 mar 2010, 11:54
Localização: S.M.F

Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Mensagem por gumball19 »

leonardo_ Escreveu:Repito, o que me foi transmitido e que e montar e afinar electronicamente...
è montar e afinar electronicamente devido ao debito ser bem superior nos bicos 130 é normal.. Mas opah eu faço tudo direito e ele nao me fica a trabalhar estavel..
Raphael Costa
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Mensagem por Mario_Marques »

gumball19 Escreveu: E passo a descrever como os afino

1) Retiro a tampa do motor
2) Rodo a cam com uma chave 18mm até a parte do rolamento estar no ponto mais alto de forma a criar mais compressão sobre a cabeça do injector ...
3) aperte o parafuso de ajuste até sentir resistencia
4) E depois rodo 180 graus para tras.
5) manter a posição do parafuso de ajuste e aperto a porca
antes disso tudo, visto que tens tido problemas, medes o perfil todo da cam com o comparador, anotas os graus e a abertura, pegas na maquina de calcular e fazes o calculo de duração, se estiver tudo ok, montas o comparador novamente, medes o martelo até ao ponto mais alto(até convém fazer isto sem a correia de distribuição) e depois afinas, 180 ou 225 dependendo do injector, assim como a posição dele também é diferente dependendo do injector se é de colar redondo ou recto, logo aqui o carro tem de ficar a trabalhar 100% bem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
gumball19
Amateur
Amateur
Mensagens: 534
Registado: 11 mar 2010, 11:54
Localização: S.M.F

Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Mensagem por gumball19 »

O meu problema é que eu meti o motor 105 novo BJB de uma altea, isto é bloco bjb e colaça do meu bkc com cams 130 e injectores 130. Já vi a cam e nao tem desgaste depois de ter posto isto e ter feito o motor todo meti lhe também junta de colaça da victor reinz de 3 moscas, a medida antiga era os 225 graus depois a vw actualizou para 180.. Quando montei motor comprei junta de colaça, o kit todo de injectores martelos vedantes etc, correia de distribuiçao. E ja antes no motor 130 no ASZ ele trabalhava sempre mal ao relantim, o mais impressioante é que vou a estrada puxo por ele 2 km e o relantim fica impecavel.. E se ligar os medios fica certinho mas desligando os medios vem o tremelicar outra vez...

E obrigado.. è que ja tou farto de andar as cabeçadas com aquilo..
Raphael Costa
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Mensagem por Mario_Marques »

gumball19 Escreveu: a medida antiga era os 225 graus depois a vw actualizou para 180.. .
Isso é errado, a vw não actualizou nada, os injectores é que são diferentes
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder