GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Responder
gumball19
Amateur
Amateur
Mensagens: 534
Registado: 11 mar 2010, 11:54
Localização: S.M.F

Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Mensagem por gumball19 »

Ao passares para motor ASZ 130 a unica diferença do 100 atd ou axr pd100 , só muda injectores e colector de admissao e turbo. Em alguns casos o copo de oleo. Se isso nao esta a trabalhar direito alguem tem algo mal ai ;) Certamente esses injectores se estao acima de 0.70 .80 ja nao e grande coisa, se estiver a 2.99 estao mortos.
Raphael Costa
Avatar do Utilizador
eur1c0
Amateur
Amateur
Mensagens: 698
Registado: 06 set 2012, 14:42
Veículos: VW Golf Mk4 VP110 , Peugeot 104 1.1GL
Localização: Coimbra

Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Mensagem por eur1c0 »

Gumball ons internos tambem devem mudar certeza do 100 pro 130
Quem tem um VW, tem um carro, resto é meio de transporte :D

Meu projecto : viewtopic.php?f=20&t=90853
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Mensagem por brunopenela »

Eu desconhecia A3 8L com motor PD100 de origem... Ou são PD130 ou VP110/90...
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Mensagem por Silver_Ajm »

brunopenela Escreveu:Eu desconhecia A3 8L com motor PD100 de origem... Ou são PD130 ou VP110/90...
Também há a motorização PD100 no A3 8L, tenho um conhecido que teve um. :wink:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
eur1c0
Amateur
Amateur
Mensagens: 698
Registado: 06 set 2012, 14:42
Veículos: VW Golf Mk4 VP110 , Peugeot 104 1.1GL
Localização: Coimbra

Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Mensagem por eur1c0 »

Al fora ha muitos modelos amigos.
Quem tem um VW, tem um carro, resto é meio de transporte :D

Meu projecto : viewtopic.php?f=20&t=90853
Tpaseatleon
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 06 ago 2017, 08:27
Veículos: Seat

Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Mensagem por Tpaseatleon »

Boas

Tenho um seat leon de 2008 motor bxe 105cv, partiu uma viela , meti o motor do pd 130 asz , o carro estava a pegar mal e mancava a trabalhar, os injectores que la tinha era os originais pd 130 foi alterado para os originais 105cv com os bicos do 130cv , ficou a trabalhar melhor mas continua a pegar mal e liguei a máquina acusa um erro na árvore de cams, do motor descomandado , o mecânico garante que meteu tudo nos pontos certos correias e etc..
Já não sei mais de onde será o problema se alguém souber e possa dar uma ajuda agradecia .
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Mensagem por Silver_Ajm »

Tpaseatleon Escreveu:Boas

Tenho um seat leon de 2008 motor bxe 105cv, partiu uma viela , meti o motor do pd 130 asz , o carro estava a pegar mal e mancava a trabalhar, os injectores que la tinha era os originais pd 130 foi alterado para os originais 105cv com os bicos do 130cv , ficou a trabalhar melhor mas continua a pegar mal e liguei a máquina acusa um erro na árvore de cams, do motor descomandado , o mecânico garante que meteu tudo nos pontos certos correias e etc..
Já não sei mais de onde será o problema se alguém souber e possa dar uma ajuda agradecia .
Há um tópico por aqui onde diz que os motores serie A são incompatíveis com os série B, penso que com uma alteração qualquer que não me recordo ficam a trabalhar melhor, mas nunca a 100%.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Mensagem por brunopenela »

Tpaseatleon Escreveu:Boas

Tenho um seat leon de 2008 motor bxe 105cv, partiu uma viela , meti o motor do pd 130 asz , o carro estava a pegar mal e mancava a trabalhar, os injectores que la tinha era os originais pd 130 foi alterado para os originais 105cv com os bicos do 130cv , ficou a trabalhar melhor mas continua a pegar mal e liguei a máquina acusa um erro na árvore de cams, do motor descomandado , o mecânico garante que meteu tudo nos pontos certos correias e etc..
Já não sei mais de onde será o problema se alguém souber e possa dar uma ajuda agradecia .
Está aqui o teu problema... viewtopic.php?t=110032
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Mensagem por Mario_Marques »

gumball19 Escreveu:Ao passares para motor ASZ 130 a unica diferença do 100 atd ou axr pd100 , só muda injectores e colector de admissao e turbo. Em alguns casos o copo de oleo. Se isso nao esta a trabalhar direito alguem tem algo mal ai ;) Certamente esses injectores se estao acima de 0.70 .80 ja nao e grande coisa, se estiver a 2.99 estao mortos.
As diferenças são bem mais que isso, sendo que a principal diferença é na cambota que não é sequer igual(dai toda a gente ter problemas pois os ângulos depois não batem certo depois, meter o motor a trabalhar é uma coisa, mete-lo a trabalhar correcto é outra há ai um topico em que meti fotos das cambotas e onde se ve nitidamente que são bem diferentes!).
Basta pegar no etka de preferencia uma versão muito antiga e comparar com uma recente para ver que as peças não são iguais(fora os erros do etka), mesmo dentro de motores do mesmo código com montagem original há diferenças grandes por vezes dependendo do ano pois muitas coisas foram mudando.
Eu já faço conversões dessas direitas á uns bons anos, já passei por inumeros problemas até conseguir meter tudo como se fosse a sair de fábrica.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
gumball19
Amateur
Amateur
Mensagens: 534
Registado: 11 mar 2010, 11:54
Localização: S.M.F

Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Mensagem por gumball19 »

Mario nao digo que não mas nessa altura nao disse nem metade do que sei, e alem do mais sei que nao é so isso...
Poley de cams, sensor de cams,
Combota faz leitura no vedante exterior em vez de ser no bloco
injectores
carter
copo de óleo em algumas versoes
afinaçao de injectores a nivel de angulo para pressão de injecção
Mas ora bem ja montei o meu primeiro pd130 em automoveis com pd105 bkc, bxe, bjb, bls etc nao interessa.. OS com FAP ainda tenho que fazer muito mais alterações...
Mas eu ja ando aqui pelo club a muito.. ja foi a imensos anos que meti o primeiro pd100 pd130 pd150 em 105 ja em 2006 ou 2007 claro que aprendi muito a partir dai.. E o primeiro ja pegava de estalo quando muitos nem para isso conseguem..
Abraço e se poder ajudar ajudo..
Raphael Costa
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas

Mensagem por Mario_Marques »

Então com toda a certeza já descobriste que não é possivel meter o motor A num carro B e vice versa a trabalhar a 100% a não ser que se invente bastante no motor e ecu, coisa que não é sequer economicamente viavel e que garanto que quase ninguém sabe fazer apesar de acharem que fizeram isso(facto esse facilmente comprovável ligando um sensor stroboscopico ao injector 1 e medindo o angulo que marca na ecu tipo com vag-com e o angulo real que o motor está a fazer), só quase a pessoa que criou a centralina\programa original do carro sabe onde se encontra esse comando e formula que define electronicamente as definições dos sensores, ninguém a reprogramar(reprogramar não é criar coisas novas, é mexer nas que já existem e estão identificadas por alguém ou por um software pois também não conseguem identificar, poucos ou nenhum reprogramadores sabem realmente pegar num chip vazio e fazer os comandos dos sensores e depois fazer a seguir o mapa de controlo) consegue mexer nisso e muito menos sabem realmente os graus que o motor faz, logo a solução é corrigir o motor de forma a que combine com a ecu, se houvesse a sorte de trabalharem com graus iguais era só ajustar a injecção(iq) e estava a andar de mota, mas como é diferente os avanços não batem certos e o que se pede na ecu não é o que faz na realidade pois a ecu esta desenhada para um motor diferente e não se consegue reprogramar isso logo a ecu não sabe na realidade a quantos graus anda o motor, isso teria de ser mesmo refeito de novo, os comandos todos.

Trabalhar é uma coisa, trabalhar como se fosse uma coisa de fabrica não é possivel, o que vale é que esses motores são relativamente resistentes, mas mesmo assim o desgaste que levam por trabalharem de forma incorrecta reduz drasticamente o tempo de vida útil, por isso essas "conversões" passam a vida a dar o berro quando são mais forçados, há um exemplo parecido aqui no forum que é o pessoal que usa mtdi nos motores antigos, a bomba que usam tem os tempos todos incorrectos para o motor, para corrigir isso teria de se fazer grandes alterações no comando da bomba(camplate), iq, pressão de funcionamento da bomba e dos dois disparos dos injectores, é o mesmo que se passa numa ecu, o que é lá está, estes motores são resistentes para caraças, se o pessoal fizesse o mesmo num motor a gasolina turbo não tinham motor para muito tempo ou então teriam que o encharcar de gasolina até aos dentes para não detonar, quem não sabe fazer melhor é o que faz, basta ver os g40 turbos da moda da actualidade, que aquilo cospe gasolina pelo escape para não detonar :lol:

Eu até gosto de swaps e invenções e é basicamente grande parte do serviço que faço para competição, mas nunca na vida ia aconselhar alguém a fazer algo que sei que a probabilidade de falhar é enorme, em especial quando já existem coisas já feitas bem mais acessiveis que funcionam melhor e que evitam muita dor de cabeça e dor de carteira, o pessoal das "invenções" sem ter altos conhecimentos de engenharia e capital para investir em quase 20 anos eu vejo-os sempre no mesmo sitio, encostados, com problemas, na oficina, a dizer que têm isto ou aquilo para corrigir, que o carro hoje não esta a puxar o que devia, no reboque, na berma da estrada, sempre a trocarem de carros, sempre com problemas, sempre a trocarem de mecanico, chipador, casa de turbos, etc, porque simplesmnete nunca fazem nada com pés e cabeça porque não têm conhecimento sequer para tal, depois é as mil e uma desculpas. :lol:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder