GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
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Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
Ao passares para motor ASZ 130 a unica diferença do 100 atd ou axr pd100 , só muda injectores e colector de admissao e turbo. Em alguns casos o copo de oleo. Se isso nao esta a trabalhar direito alguem tem algo mal ai ;) Certamente esses injectores se estao acima de 0.70 .80 ja nao e grande coisa, se estiver a 2.99 estao mortos.
Raphael Costa
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Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
Gumball ons internos tambem devem mudar certeza do 100 pro 130
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Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
Eu desconhecia A3 8L com motor PD100 de origem... Ou são PD130 ou VP110/90...
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Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
Também há a motorização PD100 no A3 8L, tenho um conhecido que teve um.brunopenela Escreveu:Eu desconhecia A3 8L com motor PD100 de origem... Ou são PD130 ou VP110/90...
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Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
Al fora ha muitos modelos amigos.
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Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
Boas
Tenho um seat leon de 2008 motor bxe 105cv, partiu uma viela , meti o motor do pd 130 asz , o carro estava a pegar mal e mancava a trabalhar, os injectores que la tinha era os originais pd 130 foi alterado para os originais 105cv com os bicos do 130cv , ficou a trabalhar melhor mas continua a pegar mal e liguei a máquina acusa um erro na árvore de cams, do motor descomandado , o mecânico garante que meteu tudo nos pontos certos correias e etc..
Já não sei mais de onde será o problema se alguém souber e possa dar uma ajuda agradecia .
Tenho um seat leon de 2008 motor bxe 105cv, partiu uma viela , meti o motor do pd 130 asz , o carro estava a pegar mal e mancava a trabalhar, os injectores que la tinha era os originais pd 130 foi alterado para os originais 105cv com os bicos do 130cv , ficou a trabalhar melhor mas continua a pegar mal e liguei a máquina acusa um erro na árvore de cams, do motor descomandado , o mecânico garante que meteu tudo nos pontos certos correias e etc..
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Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
Há um tópico por aqui onde diz que os motores serie A são incompatíveis com os série B, penso que com uma alteração qualquer que não me recordo ficam a trabalhar melhor, mas nunca a 100%.Tpaseatleon Escreveu:Boas
Tenho um seat leon de 2008 motor bxe 105cv, partiu uma viela , meti o motor do pd 130 asz , o carro estava a pegar mal e mancava a trabalhar, os injectores que la tinha era os originais pd 130 foi alterado para os originais 105cv com os bicos do 130cv , ficou a trabalhar melhor mas continua a pegar mal e liguei a máquina acusa um erro na árvore de cams, do motor descomandado , o mecânico garante que meteu tudo nos pontos certos correias e etc..
Já não sei mais de onde será o problema se alguém souber e possa dar uma ajuda agradecia .
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Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
Está aqui o teu problema... viewtopic.php?t=110032Tpaseatleon Escreveu:Boas
Tenho um seat leon de 2008 motor bxe 105cv, partiu uma viela , meti o motor do pd 130 asz , o carro estava a pegar mal e mancava a trabalhar, os injectores que la tinha era os originais pd 130 foi alterado para os originais 105cv com os bicos do 130cv , ficou a trabalhar melhor mas continua a pegar mal e liguei a máquina acusa um erro na árvore de cams, do motor descomandado , o mecânico garante que meteu tudo nos pontos certos correias e etc..
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Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
As diferenças são bem mais que isso, sendo que a principal diferença é na cambota que não é sequer igual(dai toda a gente ter problemas pois os ângulos depois não batem certo depois, meter o motor a trabalhar é uma coisa, mete-lo a trabalhar correcto é outra há ai um topico em que meti fotos das cambotas e onde se ve nitidamente que são bem diferentes!).gumball19 Escreveu:Ao passares para motor ASZ 130 a unica diferença do 100 atd ou axr pd100 , só muda injectores e colector de admissao e turbo. Em alguns casos o copo de oleo. Se isso nao esta a trabalhar direito alguem tem algo mal ai ;) Certamente esses injectores se estao acima de 0.70 .80 ja nao e grande coisa, se estiver a 2.99 estao mortos.
Basta pegar no etka de preferencia uma versão muito antiga e comparar com uma recente para ver que as peças não são iguais(fora os erros do etka), mesmo dentro de motores do mesmo código com montagem original há diferenças grandes por vezes dependendo do ano pois muitas coisas foram mudando.
Eu já faço conversões dessas direitas á uns bons anos, já passei por inumeros problemas até conseguir meter tudo como se fosse a sair de fábrica.
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Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
Mario nao digo que não mas nessa altura nao disse nem metade do que sei, e alem do mais sei que nao é so isso...
Poley de cams, sensor de cams,
Combota faz leitura no vedante exterior em vez de ser no bloco
injectores
carter
copo de óleo em algumas versoes
afinaçao de injectores a nivel de angulo para pressão de injecção
Mas ora bem ja montei o meu primeiro pd130 em automoveis com pd105 bkc, bxe, bjb, bls etc nao interessa.. OS com FAP ainda tenho que fazer muito mais alterações...
Mas eu ja ando aqui pelo club a muito.. ja foi a imensos anos que meti o primeiro pd100 pd130 pd150 em 105 ja em 2006 ou 2007 claro que aprendi muito a partir dai.. E o primeiro ja pegava de estalo quando muitos nem para isso conseguem..
Abraço e se poder ajudar ajudo..
Poley de cams, sensor de cams,
Combota faz leitura no vedante exterior em vez de ser no bloco
injectores
carter
copo de óleo em algumas versoes
afinaçao de injectores a nivel de angulo para pressão de injecção
Mas ora bem ja montei o meu primeiro pd130 em automoveis com pd105 bkc, bxe, bjb, bls etc nao interessa.. OS com FAP ainda tenho que fazer muito mais alterações...
Mas eu ja ando aqui pelo club a muito.. ja foi a imensos anos que meti o primeiro pd100 pd130 pd150 em 105 ja em 2006 ou 2007 claro que aprendi muito a partir dai.. E o primeiro ja pegava de estalo quando muitos nem para isso conseguem..
Abraço e se poder ajudar ajudo..
Raphael Costa
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Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
Então com toda a certeza já descobriste que não é possivel meter o motor A num carro B e vice versa a trabalhar a 100% a não ser que se invente bastante no motor e ecu, coisa que não é sequer economicamente viavel e que garanto que quase ninguém sabe fazer apesar de acharem que fizeram isso(facto esse facilmente comprovável ligando um sensor stroboscopico ao injector 1 e medindo o angulo que marca na ecu tipo com vag-com e o angulo real que o motor está a fazer), só quase a pessoa que criou a centralina\programa original do carro sabe onde se encontra esse comando e formula que define electronicamente as definições dos sensores, ninguém a reprogramar(reprogramar não é criar coisas novas, é mexer nas que já existem e estão identificadas por alguém ou por um software pois também não conseguem identificar, poucos ou nenhum reprogramadores sabem realmente pegar num chip vazio e fazer os comandos dos sensores e depois fazer a seguir o mapa de controlo) consegue mexer nisso e muito menos sabem realmente os graus que o motor faz, logo a solução é corrigir o motor de forma a que combine com a ecu, se houvesse a sorte de trabalharem com graus iguais era só ajustar a injecção(iq) e estava a andar de mota, mas como é diferente os avanços não batem certos e o que se pede na ecu não é o que faz na realidade pois a ecu esta desenhada para um motor diferente e não se consegue reprogramar isso logo a ecu não sabe na realidade a quantos graus anda o motor, isso teria de ser mesmo refeito de novo, os comandos todos.
Trabalhar é uma coisa, trabalhar como se fosse uma coisa de fabrica não é possivel, o que vale é que esses motores são relativamente resistentes, mas mesmo assim o desgaste que levam por trabalharem de forma incorrecta reduz drasticamente o tempo de vida útil, por isso essas "conversões" passam a vida a dar o berro quando são mais forçados, há um exemplo parecido aqui no forum que é o pessoal que usa mtdi nos motores antigos, a bomba que usam tem os tempos todos incorrectos para o motor, para corrigir isso teria de se fazer grandes alterações no comando da bomba(camplate), iq, pressão de funcionamento da bomba e dos dois disparos dos injectores, é o mesmo que se passa numa ecu, o que é lá está, estes motores são resistentes para caraças, se o pessoal fizesse o mesmo num motor a gasolina turbo não tinham motor para muito tempo ou então teriam que o encharcar de gasolina até aos dentes para não detonar, quem não sabe fazer melhor é o que faz, basta ver os g40 turbos da moda da actualidade, que aquilo cospe gasolina pelo escape para não detonar :lol:
Eu até gosto de swaps e invenções e é basicamente grande parte do serviço que faço para competição, mas nunca na vida ia aconselhar alguém a fazer algo que sei que a probabilidade de falhar é enorme, em especial quando já existem coisas já feitas bem mais acessiveis que funcionam melhor e que evitam muita dor de cabeça e dor de carteira, o pessoal das "invenções" sem ter altos conhecimentos de engenharia e capital para investir em quase 20 anos eu vejo-os sempre no mesmo sitio, encostados, com problemas, na oficina, a dizer que têm isto ou aquilo para corrigir, que o carro hoje não esta a puxar o que devia, no reboque, na berma da estrada, sempre a trocarem de carros, sempre com problemas, sempre a trocarem de mecanico, chipador, casa de turbos, etc, porque simplesmnete nunca fazem nada com pés e cabeça porque não têm conhecimento sequer para tal, depois é as mil e uma desculpas. :lol:
Trabalhar é uma coisa, trabalhar como se fosse uma coisa de fabrica não é possivel, o que vale é que esses motores são relativamente resistentes, mas mesmo assim o desgaste que levam por trabalharem de forma incorrecta reduz drasticamente o tempo de vida útil, por isso essas "conversões" passam a vida a dar o berro quando são mais forçados, há um exemplo parecido aqui no forum que é o pessoal que usa mtdi nos motores antigos, a bomba que usam tem os tempos todos incorrectos para o motor, para corrigir isso teria de se fazer grandes alterações no comando da bomba(camplate), iq, pressão de funcionamento da bomba e dos dois disparos dos injectores, é o mesmo que se passa numa ecu, o que é lá está, estes motores são resistentes para caraças, se o pessoal fizesse o mesmo num motor a gasolina turbo não tinham motor para muito tempo ou então teriam que o encharcar de gasolina até aos dentes para não detonar, quem não sabe fazer melhor é o que faz, basta ver os g40 turbos da moda da actualidade, que aquilo cospe gasolina pelo escape para não detonar :lol:
Eu até gosto de swaps e invenções e é basicamente grande parte do serviço que faço para competição, mas nunca na vida ia aconselhar alguém a fazer algo que sei que a probabilidade de falhar é enorme, em especial quando já existem coisas já feitas bem mais acessiveis que funcionam melhor e que evitam muita dor de cabeça e dor de carteira, o pessoal das "invenções" sem ter altos conhecimentos de engenharia e capital para investir em quase 20 anos eu vejo-os sempre no mesmo sitio, encostados, com problemas, na oficina, a dizer que têm isto ou aquilo para corrigir, que o carro hoje não esta a puxar o que devia, no reboque, na berma da estrada, sempre a trocarem de carros, sempre com problemas, sempre a trocarem de mecanico, chipador, casa de turbos, etc, porque simplesmnete nunca fazem nada com pés e cabeça porque não têm conhecimento sequer para tal, depois é as mil e uma desculpas. :lol: