temperatura do motor

Responder
dhpedro
Beginner
Beginner
Mensagens: 48
Registado: 01 mar 2012, 17:54
Veículos: golf v

temperatura do motor

Mensagem por dhpedro »

Boas...
Tenho reparado que a temperatura do motor do meu carro( golf v 1.9 tdi) anda sempre a rondar os 90ºc o que nao me parece muito normal ate pq em viagens longas nota s a temperatura do motor dentro do habitaculo...
Se nao for normal qual sera o problema( radiador?, ventoinha avariado é q desde q tenho o carro nunca a houvi a trabalhar?)
Cumprimentos
Rui Rodrigues
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: temperatura do motor

Mensagem por Shoduchi »

A mim a descrição parece-me normal. Não é fácil eu ouvir a minha ventoinha do radiador, mesmo nos dias quentes no Alentejo e andar mais rápido. Será mais fácil com calor no pára-arranca ou com o carro parado ao ralentim durante muito tempo. O calor no habitáculo vai depender da regulação do sistema de climatização (manual ou automático)...

Cumprimentos
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: temperatura do motor

Mensagem por MataRatos »

No meu corsa TD, qd abusava um pouco mais, principalmente no verão, via o ponteiro a subir, depois abrandava por volta dos 100º, e tinha que abrandar a marcha para arrefecer. No golf V (1.9 TDI) isso também me fez confusão, não passar dos 90º, mas é normal. Já fiz uma viagem pela IP5 no sentido Aveiro-Guarda, a abrir (180-190, nas subidas nao dava tanto mas era sempre prego a fundo), de verão, e não passou dos 90º. Quando parei o carro, ouvia-se as ventoinhas a trabalhar, sentia-se muito calor a vir do motor, mas a temperatura do liquido manteve-se sempre nos 90. Tem um bom sistema de refrigeração, tá descansado. :)
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: temperatura do motor

Mensagem por Silver_Ajm »

dhpedro Escreveu:Boas...
Tenho reparado que a temperatura do motor do meu carro( golf v 1.9 tdi) anda sempre a rondar os 90ºc o que nao me parece muito normal ate pq em viagens longas nota s a temperatura do motor dentro do habitaculo...
Se nao for normal qual sera o problema( radiador?, ventoinha avariado é q desde q tenho o carro nunca a houvi a trabalhar?)
Cumprimentos
Rui Rodrigues
Preocupa-te é se algum dia a temperatura passar dos 90º. :wink: O normal é a temperatura subir até aos 90º e manter-se sempre por lá independentemente da velocidade e temperatura exterior.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
fire_golf150
Amateur
Amateur
Mensagens: 283
Registado: 03 mai 2006, 20:36
Veículos: Golf V GTI
Localização: Lisboa

Re: temperatura do motor

Mensagem por fire_golf150 »

A temperatura do liquido de refrigeraçao passa dos 90º a VW é que programou as coisas para nao mostrar,porque se no verao andarem a abrir e ligarem o vag-com vao ver que ela sobe por vezes ate aos 102º ate que dispara a ventoinha e a temperatura baixa,mas no ponteiro nem mexe dos 90º.
Golf V GTI 2.0TFSI 200CV
Imagem

Por ca desde 2006...
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: temperatura do motor

Mensagem por Silver_Ajm »

fire_golf150 Escreveu:A temperatura do liquido de refrigeraçao passa dos 90º a VW é que programou as coisas para nao mostrar,porque se no verao andarem a abrir e ligarem o vag-com vao ver que ela sobe por vezes ate aos 102º ate que dispara a ventoinha e a temperatura baixa,mas no ponteiro nem mexe dos 90º.
Eu sei disso, mas estava a referir-me somente ao ponteiro do quadrante. :wink:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
leonardo_
Expert
Expert
Mensagens: 890
Registado: 01 nov 2010, 16:14

Re: temperatura do motor

Mensagem por leonardo_ »

o ponteiro do quadrante chega aos 90 e só passa em caso de teres a agua a temps fora do normal, estilo 110 graus para cima. como já foi dito, muitas vezes não sabemos a que temp a agua está.

Eu com o meu E-mfa consigo perceber a diferença do ponteiro para o real, o ponteiro ja ta nos 90 e vejo que afinal a agua ainda esta nos 75 graus... em AE a abrir a agua chega aos 95 graus (inverno) e o ponteiro permanece na mesma.

Honestamente preocupa mais a temp do oleo que da agua...

o e-mfa nos nossos golf's 5 caso tenham o ecran vermelho do quadrante grande, mostra temp de agua e temp de oleo correcto, dá muita ajuda :wink:
VW Golf MKV Bluemotion MB POWER
Imagem
Imagem

Feedback: viewtopic.php?f=117&t=67451&p=1125990&h ... _#p1125990
el_bolinha
Amateur
Amateur
Mensagens: 342
Registado: 04 fev 2008, 22:03
Veículos: Golf V Bluemotion 2008
Localização: Coimbra/Mangualde

Re: temperatura do motor

Mensagem por el_bolinha »

Boas Leonardo_

Como é que dá para ver isso no MFA?

Cumps
VW um mundo uma realidade

Meu projecto:
viewtopic.php?f=21&t=34579
leonardo_
Expert
Expert
Mensagens: 890
Registado: 01 nov 2010, 16:14

Re: temperatura do motor

Mensagem por leonardo_ »

el_bolinha Escreveu:Boas Leonardo_

Como é que dá para ver isso no MFA?

Cumps

tens pm. qq duvida diz
VW Golf MKV Bluemotion MB POWER
Imagem
Imagem

Feedback: viewtopic.php?f=117&t=67451&p=1125990&h ... _#p1125990
Ferreira Mk4 150
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 25 jan 2018, 11:24
Veículos: Mk4 150

Re: temperatura do motor

Mensagem por Ferreira Mk4 150 »

Boas, o meu mk4 tdi é ao contrario normalmente anda ali nos 70 /80 graus e só se tiver andado um bom bocado e tiver ao relatin la vai aos 90 ou se apertar um bocadito a subir montanha.. isto que estou a falar é com temperaturas de 5 graus exterior..
Será que tenho o termostato aberto e colado? A temperatura começa a subir logo passado pouco tempo de por a trabalhar como é normal.. o que acham? Se alguém me puder dar uma opinião agradeço desde ja
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: temperatura do motor

Mensagem por Silver_Ajm »

Ferreira Mk4 150 Escreveu: 04 mar 2018, 19:40 Boas, o meu mk4 tdi é ao contrario normalmente anda ali nos 70 /80 graus e só se tiver andado um bom bocado e tiver ao relatin la vai aos 90 ou se apertar um bocadito a subir montanha.. isto que estou a falar é com temperaturas de 5 graus exterior..
Será que tenho o termostato aberto e colado? A temperatura começa a subir logo passado pouco tempo de por a trabalhar como é normal.. o que acham? Se alguém me puder dar uma opinião agradeço desde ja
Se os movimentos do ponteiro não são bruscos, será o termostato colado na posição aberto.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Ferreira Mk4 150
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 25 jan 2018, 11:24
Veículos: Mk4 150

Re: temperatura do motor

Mensagem por Ferreira Mk4 150 »

Pois bem me parecia.. mas como tenho o carro ainda a pouco tempo nao tinha a certeza da temperatura normal dele.

Obrigado um abraço
Responder