"Problema" motores BLS e BXE

Responder
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por smdp23 »

Sim, é aos 150000 km ou 6 anos salvo erro.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Gimenez
Amateur
Amateur
Mensagens: 479
Registado: 18 jun 2009, 21:20

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por Gimenez »

O meu pai tem um Seat Ibiza de 2008 com o motor BXE com filtro de partículas. O carro tem à volta de 115 mil KM mas ao ler este tópico, fiquei assustado com a situação das capas das bielas e prefiro trocar já.
No entanto surge uma dúvida, o carro vai agora à revisão e vou aproveitar para trocar o kit de distribuição pois fez 10 anos agora neste mês de Agosto. Aproveito nesta revisão e também troco as capas das bielas, mas compro o material na Seat ou de facto as capas das vielas da VW têm melhor qualidade?
Avatar do Utilizador
pmmsilva
Rookie
Rookie
Mensagens: 83
Registado: 17 nov 2011, 10:51
Veículos: Seat Leon 1.9 TDI
Localização: Santa Maria da Feira

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por pmmsilva »

O motor BXE não tem filtro de partículas.

Apenas motor BLS 1.9 TDI 105CV

Podes comprar as capas que deram a referencia uns posts atrás.
Seat Leon 1P 1900 TDI 105 CV | BLS
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por Shoduchi »

As capas da VW são as mesmas vendidas pela Seat. O que interessa é a referência da peça. Sendo igual é vendida tanto pela VW, Seat, Audi, Skoda, Bentley, etc.
Avatar do Utilizador
cristo_844
Master
Master
Mensagens: 7304
Registado: 23 jun 2008, 18:48
Veículos: GOLF V
Localização: Agueda

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por cristo_844 »

Gimenez Escreveu: 28 ago 2018, 09:30 O meu pai tem um Seat Ibiza de 2008 com o motor BXE com filtro de partículas. O carro tem à volta de 115 mil KM mas ao ler este tópico, fiquei assustado com a situação das capas das bielas e prefiro trocar já.
No entanto surge uma dúvida, o carro vai agora à revisão e vou aproveitar para trocar o kit de distribuição pois fez 10 anos agora neste mês de Agosto. Aproveito nesta revisão e também troco as capas das bielas, mas compro o material na Seat ou de facto as capas das vielas da VW têm melhor qualidade?
BLS e não BXE
Imagem
Interfaces originais>>VVDI2 ,VVDI Prog,Iscancar MM007,Mini Key Tool,VCP8.9,Xgpro TL866II,Vas5054 ,CarProg,VCDS/Hex-V2 Original Vins ilimitados,VDOEditor,Vag Immo Calculator Full, Obd11 Ultra
https://www.facebook.com/luis.morais.1614
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por Mario_Marques »

Shoduchi Escreveu: 28 ago 2018, 11:49 As capas da VW são as mesmas vendidas pela Seat. O que interessa é a referência da peça. Sendo igual é vendida tanto pela VW, Seat, Audi, Skoda, Bentley, etc.
Exactamente! para quem está com ideias de ir para concorrência, tive estes dias na mão lado a lado kolbenschmidt vs vw oem(kolbenschmidt), há realmente diferenças visíveis, na altura tinha pedido uns bronzes originais e trouxeram uns Ks, eu pedi para virem buscar e trazer originais, durante uns momentos á frente do homem da loja vi lado a lado, outra cosia, não toquem com os dedos na parte de dentro do bronze, pode parecer estupido até porque aquilo é feito para levar porrrada velha, mas o suor/gordura da nossa pele faz lá uma reacção ranhosa com um produtoque tem que serve para proteger na primeira "ligadela"
Diferenças, o que se nota mais é que no bronze de cima, a que tem um tratamento especial, nas peças originais esse tratamento vem perfeito e 100% uniforme, nas concorrência vem bom na mesma mas não tem o mesmo tipo de perfeição, a diferença de preço também não justifica, nos bronzes de baixo as diferenças são menos evidentes mas há também e nota-se nas beiras, isto visto claro comparando as 16 peças(8 oem vs 8ks), isso é daquelas coisas que é fazer o serviço para durar, não vale a pena poupar 10 ou 20 euros num serviço desses e quem acha isso caro, vejam o preço de uns bronzes ACL como os que uso no meu tdi e no meu mk1 que vão ver o que os de origem são baratos.hehe
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ncareca
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 09 mar 2019, 18:23
Veículos: VW caddy 2k

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por Ncareca »

Bom dia a todos.
O meu Bls gasta 1l de óleo em cada mil km!!
Alguém faz ideia do que será?
Turbo está bom, já conferi.
Será segmentos? antes de desmontar queria a opinião de pessoal experiente.
Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por Mario_Marques »

Testa a compressão, é que ou é turbo ou é motor com compressão ko, isto em casos normais.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
antoniopereira
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 07 set 2013, 18:12

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por antoniopereira »

Boas pessoal,

Depois de encontrar este tópico e muito debater sobre se devia ou não fazer esta intervenção no meu Golf V de 2008/09 com motor BLS e 215 mil km em cima, decidi que mais valia estar descansado e trocar o material.
O carro foi comprado ao meu pai, que apesar de fazer viagens curtas, sempre teve muito cuidado com a manutenção e a troca dos óleos (15k km), logo dificilmente seria culpa da utilização que lhe é dada.

Os mecânicos da minha oficina local (especializados em VAG) ficaram horrorizados com o estado das capas! Envio abaixo umas fotos para verem o degredo...

Imagem
Imagem

Disseram-me que como a cambota já estava com a “cama” do material antigo, que ao aplicar o material novo podia dar raia, e realmente apresenta algumas estrias na cambota, mas vou seguir o conselho do mecânico que é aplicar o material novo como previsto e andar nas calmas os primeiros tempos.

Algum entendido (talvez o lendário Mario_Marques) me pode dizer se tenho algo a recear a nível da cambota?

Em suma, recomendo vivamente esta intervenção a quem tiver estes motores e quiser andar descansado.
Quinzico
Amateur
Amateur
Mensagens: 261
Registado: 22 ago 2015, 16:17
Veículos: Golf 5 Variant
Localização: Lisboa

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por Quinzico »

Olá a todos,

Se leram este post devem ter visto o meu post aquando da troca das capas das bielas. Infelizmente não são só as capas que têm o problema, mas também as Bielas.

Eu tenho um BLS que fiz sempre revisões 1 vez por ano, o carro nunca ultrapassou os 15000 km num ano. Num carro que andava maioritariamente em autoestrada. Há 2 anos mudei as capas das bielas por precaução.

Na semana passada estava a ir na autoestrada quando o carro perdeu potência e encostei logo. Quando saí do carro vi que começou a aparecer uma poça de oleo no asfalto. Abri o capot e verifiquei que a peça que está acoplada ao bloco, que tem o copo do oleo e o permutador tinha a base partida...começei a suspeitar que teria sido uma biela ou o problema das capas.

Video de como o carro chegou à oficina
https://www.youtube.com/watch?v=lrJOHEYfRFM

Video do buraco no bloco:
https://www.youtube.com/watch?v=ZmiubYdv31M&t=8s

Fotos:
https://drive.google.com/file/d/1JSGh6g ... rm/preview
https://drive.google.com/file/d/1kvcsfN ... 7I/preview
https://drive.google.com/file/d/1hdcUV4 ... oH/preview
https://drive.google.com/file/d/1JA7Ujo ... pc/preview

Relatório final foi que uma biela partiu. Já tinha lido aqui no forum um membro dizer que as bielas do BLS/BXE pareciam ser mais frageis do que as dos modelos anteriores.

Qual será a melhor opção:

- Um motor reconstruido (2400-4000 euros)
- Um motor usado (1000-1500 Euros)

Eu uso o carro só para viagens esporádicas (férias)
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por smdp23 »

Malditos motores... Já me aconteceu um motor desses gripar o 2 e 3 cilindro mas não abriu a famosa janela no bloco. Na altura o carro tinha apenas 130000 kms e optei por motor reconstruído e foi uma excelente opção, 7 anos depois e com 200000 kms de motor reconstruído ainda continua a bombar ;)
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Quinzico
Amateur
Amateur
Mensagens: 261
Registado: 22 ago 2015, 16:17
Veículos: Golf 5 Variant
Localização: Lisboa

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por Quinzico »

@smdp23 onde
smdp23 Escreveu: 04 jul 2019, 08:24 Malditos motores... Já me aconteceu um motor desses gripar o 2 e 3 cilindro mas não abriu a famosa janela no bloco. Na altura o carro tinha apenas 130000 kms e optei por motor reconstruído e foi uma excelente opção, 7 anos depois e com 200000 kms de motor reconstruído ainda continua a bombar ;)
Onde compraste o motor reconstruido? e se não for muita indiscrição qual foi o valor que pagaste?
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por smdp23 »

MotorPortugal em Loures e custou 1490€ + iva (foi em 2013) por isso não foi há 7 anos mas sim há 6 anos, neste mês de julho.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
fabioarf
Beginner
Beginner
Mensagens: 25
Registado: 04 jun 2019, 21:10
Veículos: Volkswagen Golf V 1.9 TDI

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por fabioarf »

Pessoal, tenho um Golf V 1.9 bluemotion (09/2008), comprei-o ano passado com 265k km, conta agora com 273k km e vai fazer mudanças de óleos e filtros em setembro. Sendo que fui verificar as revisões feitas pelo dono anterior e ele fez quase sempre long-life. Fiquei assustado pois já tinha lido este post.
A minha questão era para os entendidos, se estivessem no meu caso o que fariam?
Quinzico
Amateur
Amateur
Mensagens: 261
Registado: 22 ago 2015, 16:17
Veículos: Golf 5 Variant
Localização: Lisboa

Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por Quinzico »

é um BLS ou BXE? Passando o que passei, mudava as capas das bielas e as bielas.
Responder