Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Responder
Ltpossolo
Rookie
Rookie
Mensagens: 91
Registado: 27 dez 2008, 13:53

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por Ltpossolo »

Pessoal, para vos esclarecer de algumas duvidas que parece que estão a ter, as peças que falam como "valvula recirculadora de gases de escape" é a EGR, o sensor da EGR (se existir) está dentro dela. A componente "eletrica" que dizem ser da EGR, não o é, é sim a valvula da borboleta de admissão "Anti-Shuter Valve". São coisas distintas e com valores bem distintos também... já agora para esclarecer igualmente, a "massa" preta que ambas as valvulas têm, é residuos de oleo com detritos resultantes da queima do combustivel (gases de escape) pois a EGR, como o proprio nome diz, basicamente recebe gases de escape vindos do turbo, daí ter oleo pois este deixa sempre passar oleo! ;)
hugomatos
Expert
Expert
Mensagens: 732
Registado: 20 jan 2013, 15:26
Veículos: Golf V

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por hugomatos »

No meu Golf a Egr é eléctrica e a borboleta do motor é apegada, não percebo qual é o "stress" de a eliminar mandei aplicar uma junta cega na egr, foi desligado o tubo de vácuo e eliminada electronicamente!
Como tive de trocar uma uma egr completa(e não é nada barata) decidi eliminar por completo!
Avatar do Utilizador
philip3
Pro
Pro
Mensagens: 2657
Registado: 17 out 2009, 14:55
Contacto:

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por philip3 »

hugomatos Escreveu:No meu Golf a Egr é eléctrica e a borboleta do motor é apegada, não percebo qual é o "stress" de a eliminar mandei aplicar uma junta cega na egr, foi desligado o tubo de vácuo e eliminada electronicamente!
Como tive de trocar uma uma egr completa(e não é nada barata) decidi eliminar por completo!
Volto a referir o que disse anteriormente, a EGR não está ali só para enfeitar, se foi criada tem uma finalidade e não se refere somente à poluição, tens vários sites (basta procurares) que dizem-te muito bem os pros e contras da eliminação da EGR. Tal como disse anteriormente os combustíveis que usamos reflectem 90% na EGR, eu próprio já fiz o teste e uma EGR limpa de X em X quilómetros não dá dores de cabeças nenhumas! No entanto cada um sabe de si, felizmente não gostamos todos do mesmo.
hugomatos
Expert
Expert
Mensagens: 732
Registado: 20 jan 2013, 15:26
Veículos: Golf V

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por hugomatos »

Eu sei bem para que serve a Egr, também sei bem quanto custa uma nova completa, depois de pesquisar e me aconselhar decidi eliminar e até agora zero problemas!Mal corre se gostássemos todos do mesmo....
InjectorBomba
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 27 out 2013, 23:19
Veículos: Volkswagen Golf V 2.0 TDi

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por InjectorBomba »

Ltpossolo Escreveu:Pessoal, para vos esclarecer de algumas duvidas que parece que estão a ter, as peças que falam como "valvula recirculadora de gases de escape" é a EGR, o sensor da EGR (se existir) está dentro dela. A componente "eletrica" que dizem ser da EGR, não o é, é sim a valvula da borboleta de admissão "Anti-Shuter Valve". São coisas distintas e com valores bem distintos também... já agora para esclarecer igualmente, a "massa" preta que ambas as valvulas têm, é residuos de oleo com detritos resultantes da queima do combustivel (gases de escape) pois a EGR, como o proprio nome diz, basicamente recebe gases de escape vindos do turbo, daí ter oleo pois este deixa sempre passar oleo! ;)
Bem, já deu para perceber que entendes mais deste assunto do que eu. :)
Contudo, o meu erro é para substituir a EGR ou para substituir esse tal sensor? Porque o erro que me dá é qualquer coisa do género "EGR: Insufficient Flow".
InjectorBomba
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 27 out 2013, 23:19
Veículos: Volkswagen Golf V 2.0 TDi

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por InjectorBomba »

philip3 Escreveu:
hugomatos Escreveu:No meu Golf a Egr é eléctrica e a borboleta do motor é apegada, não percebo qual é o "stress" de a eliminar mandei aplicar uma junta cega na egr, foi desligado o tubo de vácuo e eliminada electronicamente!
Como tive de trocar uma uma egr completa(e não é nada barata) decidi eliminar por completo!
Volto a referir o que disse anteriormente, a EGR não está ali só para enfeitar, se foi criada tem uma finalidade e não se refere somente à poluição, tens vários sites (basta procurares) que dizem-te muito bem os pros e contras da eliminação da EGR. Tal como disse anteriormente os combustíveis que usamos reflectem 90% na EGR, eu próprio já fiz o teste e uma EGR limpa de X em X quilómetros não dá dores de cabeças nenhumas! No entanto cada um sabe de si, felizmente não gostamos todos do mesmo.
Já se arranjam EGR's baratas para Golf's... Segundo sei, noutros carros elas custam bem mais.
Qual é o erro que acusa o VAG em relação ao problema do sensor?
afan
Amateur
Amateur
Mensagens: 599
Registado: 09 mar 2010, 17:30

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por afan »

Se ligares o carro ao VAG-Com, o erro é diferente e diz-te qual é:
16785 - EGR System: Insufficient Flow >> Peça de 100€
19559 - Motor for Intake Manifold Flap (V157) >> Peça de 300€
InjectorBomba
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 27 out 2013, 23:19
Veículos: Volkswagen Golf V 2.0 TDi

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por InjectorBomba »

afan Escreveu:Se ligares o carro ao VAG-Com, o erro é diferente e diz-te qual é:
16785 - EGR System: Insufficient Flow >> Peça de 100€
19559 - Motor for Intake Manifold Flap (V157) >> Peça de 300€
Obrigado pela ajuda. Sem dúvida que o erro que aparece é o que diz EGR System. A questão é que como alguns colegas do fórum falaram sobre um sensor da EGR, eu fiquei baralhado sobre se a peça que eu tenho de substituir é o sensor da EGR ou a peça em si da EGR.
Avatar do Utilizador
philip3
Pro
Pro
Mensagens: 2657
Registado: 17 out 2009, 14:55
Contacto:

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por philip3 »

InjectorBomba Escreveu:
Obrigado pela ajuda. Sem dúvida que o erro que aparece é o que diz EGR System. A questão é que como alguns colegas do fórum falaram sobre um sensor da EGR, eu fiquei baralhado sobre se a peça que eu tenho de substituir é o sensor da EGR ou a peça em si da EGR.
Se lesses o tópico por completo percebias. A peça em questão é a seguinte:

Imagem

Válvula de retorno de gases do escape - REFERENCIA : 038 131 501 AN (Isto para motores 1.9; pelo que parece o teu é um 2.0, só tens que confirmar a referencia. a peça deve ser igual ou parecida, o ideal é ires a concessionario e dares a ref. do teu golf)

Até tenho um post a referir como fazer para saberes se é essa a peça em questão, verificando através da pressão da valvula , que no teu caso não deve fazer pressão (tal como me aconteceu) e vai designar o erro.
LauAlf
Expert
Expert
Mensagens: 727
Registado: 20 jul 2005, 20:52
Localização: Lisboa

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por LauAlf »

philip3 Escreveu:se tem EGR de origem é certamente por algum motivo... já aqui foi falado e se procurares neste tópico vais encontrar várias respostas quanto a retirar e manter a egr, o meu já passou dos 200.000 e nunca tive problemas com a egr, alias so uma vez aos 80.000 que tive que mudar o sensor exterior da egr (o motivo pelo qual abri este tópico), agora com os 200.000 (e tal...) não tenho qualquer problema e farto-me de fazer viagens!
Ve os coletores de admissão e turbo de um carro com a EGR anulada e depois com a EGR normal.
Imagem

Antes - VW Golf IV 1.6cc 105 c's 16V Highline
Agora - Audi A3 8P S-line 2.0 TDI 140cv's
Avatar do Utilizador
philip3
Pro
Pro
Mensagens: 2657
Registado: 17 out 2009, 14:55
Contacto:

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por philip3 »

LauAlf Escreveu: Ve os coletores de admissão e turbo de um carro com a EGR anulada e depois com a EGR normal.
E tens toda a razão LauAlf, já vi anularem e já vi N casos que depois os consumos aumentam e na inspecção levam a talhada quando detectam os gases de escape.
Mas claro que isso cada um sabe de si, tal como já referi, a minha EGR ainda lá está e vai estar até ao dia que eu mude de opinião, contudo já lá vão mais de 7 anos e muitos quilómetros.....
InjectorBomba
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 27 out 2013, 23:19
Veículos: Volkswagen Golf V 2.0 TDi

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por InjectorBomba »

philip3 Escreveu:
Se lesses o tópico por completo percebias. A peça em questão é a seguinte:

Válvula de retorno de gases do escape - REFERENCIA : 038 131 501 AN (Isto para motores 1.9; pelo que parece o teu é um 2.0, só tens que confirmar a referencia. a peça deve ser igual ou parecida, o ideal é ires a concessionario e dares a ref. do teu golf)

Até tenho um post a referir como fazer para saberes se é essa a peça em questão, verificando através da pressão da valvula , que no teu caso não deve fazer pressão (tal como me aconteceu) e vai designar o erro.
Eu li uma parte do tópico apenas, não tive oportunidade para o ler na totalidade. Em relação à referência que indicas, essa referência é da peça EGR em si, correto? Eu já tenho inclusivamente preço para uma EGR, de uma pessoa conhecida que tem uma casa de peças e que me faz um bom desconto.

Diz-me só uma coisa, o código de erro que o VAG acusa para o problema do sensor da EGR é o mesmo para o problema da EGR em si? E quanto custa esse tal sensor? É que for muito caro, mais vale mandar vir logo a EGR completa, que penso já inclua o sensor.
Não me leves a mal a ignorância, mas apesar de gostar muito de automóveis, não percebo nada de mecânica.

Relembro que a EGR foi limpa há dias, o erro foi apagado pelo mecânico, e no dia seguinte voltou a aparecer o erro no quadrante.
Avatar do Utilizador
philip3
Pro
Pro
Mensagens: 2657
Registado: 17 out 2009, 14:55
Contacto:

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por philip3 »

O erro que tu tens é para aquela peça da imagem da EGR, não vale a pena comprares a EGR completa porque se vosse a valvula electrica o carro entrava-te em safe mode e não passavas dos 80kh.
Isso é um erro muito comum para quem tem EGR activa , compras a peça em questão, voltas a fazer (ou mandar fazer) uma limpeza e colocas a peça. O erro tem que ser eleminado e depois já nao tens mais problemas. Não te preocupes com isso, visto que o erro é "EGR System: Insufficient Flow" é da peça em questão que se trata. Na vw custou-me por volta dos 100€ já não me recordo ao certo.
Sem mudares a peça podes eleminar o erro mil e uma vezes, o erro volta sempre a aparecer, não por estar com sujidade mas porque a Válvula de retorno de gases do escape (a razão do teu problema) está danificada e não faz o correcto trabalho.
InjectorBomba
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 27 out 2013, 23:19
Veículos: Volkswagen Golf V 2.0 TDi

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por InjectorBomba »

philip3 Escreveu:O erro que tu tens é para aquela peça da imagem da EGR, não vale a pena comprares a EGR completa porque se vosse a valvula electrica o carro entrava-te em safe mode e não passavas dos 80kh.
Isso é um erro muito comum para quem tem EGR activa , compras a peça em questão, voltas a fazer (ou mandar fazer) uma limpeza e colocas a peça. O erro tem que ser eleminado e depois já nao tens mais problemas. Não te preocupes com isso, visto que o erro é "EGR System: Insufficient Flow" é da peça em questão que se trata. Na vw custou-me por volta dos 100€ já não me recordo ao certo.
Sem mudares a peça podes eleminar o erro mil e uma vezes, o erro volta sempre a aparecer, não por estar com sujidade mas porque a Válvula de retorno de gases do escape (a razão do teu problema) está danificada e não faz o correcto trabalho.
Agradeço a ajuda :) Mas considerando que eu tenho um preço para uma válvula EGR completa da marca Pierburg por menos de 100€ já com IVA incluído (preço de amigo), penso que mais vale trocar a EGR completa, ao invés da peça em questão.
Isto porque, ao nível do custo com a mão-de-obra do mecânico vai dar ao mesmo, e a diferença do valor da peça deve ser residual. E assim a EGR já inclui quer a peça em questão, quer os restantes componentes.

O que te parece?
Avatar do Utilizador
philip3
Pro
Pro
Mensagens: 2657
Registado: 17 out 2009, 14:55
Contacto:

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por philip3 »

InjectorBomba Escreveu:
Agradeço a ajuda :) Mas considerando que eu tenho um preço para uma válvula EGR completa da marca Pierburg por menos de 100€ já com IVA incluído (preço de amigo), penso que mais vale trocar a EGR completa, ao invés da peça em questão.
Isto porque, ao nível do custo com a mão-de-obra do mecânico vai dar ao mesmo, e a diferença do valor da peça deve ser residual. E assim a EGR já inclui quer a peça em questão, quer os restantes componentes.

O que te parece?
Sinceramente acho que não vale a pena, tambem eu sou um pouco "contra" peças da concorrência por experiências passadas ás qual ganhei um "amor-odeio" com as peças da concorrência, porque apesar de serem bem menos dispendiosas o tempo de vida é sempre diferente, para não falar de outros factores que dependem de peça para peça e da sua funcionalidade. A minha EGR (sem ser o sensor que já mudei) é toda de origem, nunca tive problemas, a meu ver ao colocares outra de marca diferente o tempo de vida poderá ser menor e tens que andar a mudar novamente, ou terás que andar com trabalhos de "bricolage" para ficar tudo certo, isto é a meu ver, se fosse a ti encomendava a peça na vw e mudava, é chegar e montar, não tens que andar com trabalhos de bricolage nem inventar posições para a peça ficar como deve ser, é como eu digo, poderei estar errado a olhos (e carteiras) de muita gente, mas prefiro ir a um concessionário e pedir a peça igual através da referencia e mudar por peças iguais.
Ás vezes mais vale dar uns € e ficar com as coisas em condições.
Responder