Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Responder
LauAlf
Expert
Expert
Mensagens: 727
Registado: 20 jul 2005, 20:52
Localização: Lisboa

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por LauAlf »

philip3 Escreveu:
LauAlf Escreveu: Ve os coletores de admissão e turbo de um carro com a EGR anulada e depois com a EGR normal.
E tens toda a razão LauAlf, já vi anularem e já vi N casos que depois os consumos aumentam e na inspecção levam a talhada quando detectam os gases de escape.
Mas claro que isso cada um sabe de si, tal como já referi, a minha EGR ainda lá está e vai estar até ao dia que eu mude de opinião, contudo já lá vão mais de 7 anos e muitos quilómetros.....
Na inspeção? Um TDI não chumba por gases de escape, só os de gasolina e é completamente mentira dizerem que aumenta os consumos.
Imagem

Antes - VW Golf IV 1.6cc 105 c's 16V Highline
Agora - Audi A3 8P S-line 2.0 TDI 140cv's
InjectorBomba
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 27 out 2013, 23:19
Veículos: Volkswagen Golf V 2.0 TDi

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por InjectorBomba »

philip3 Escreveu: Sinceramente acho que não vale a pena, tambem eu sou um pouco "contra" peças da concorrência por experiências passadas ás qual ganhei um "amor-odeio" com as peças da concorrência, porque apesar de serem bem menos dispendiosas o tempo de vida é sempre diferente, para não falar de outros factores que dependem de peça para peça e da sua funcionalidade. A minha EGR (sem ser o sensor que já mudei) é toda de origem, nunca tive problemas, a meu ver ao colocares outra de marca diferente o tempo de vida poderá ser menor e tens que andar a mudar novamente, ou terás que andar com trabalhos de "bricolage" para ficar tudo certo, isto é a meu ver, se fosse a ti encomendava a peça na vw e mudava, é chegar e montar, não tens que andar com trabalhos de bricolage nem inventar posições para a peça ficar como deve ser, é como eu digo, poderei estar errado a olhos (e carteiras) de muita gente, mas prefiro ir a um concessionário e pedir a peça igual através da referencia e mudar por peças iguais.
Ás vezes mais vale dar uns € e ficar com as coisas em condições.
Segundo ouvi dizer, essa marca fabrica as EGR's para a Volkswagen. Contudo, eu sempre fui um fã das peças de concorrência, acho que na maioria dos casos pura e simplesmente não compensa encomendar um produto da origem, até porque normalmente os fabricantes recorrem a outras empresas para lhes fabricarem os componentes.
Contudo, vou tentar saber o preço desse sensor da EGR...
Ltpossolo
Rookie
Rookie
Mensagens: 91
Registado: 27 dez 2008, 13:53

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por Ltpossolo »

Pessoal... parem de divagar em volta dum assunto mais que visto:

Imagem

A peça logo a seguir ao coletor (letra C) (que tem um tubo de inox ligado) é a valvulva EGR de funcionamento mecanico (vacuo), a outra peça por baixo dessa, (Letra D) que tem um ficha ligada é a borboleta de admissão (funcionamento eletrico). o sensor que falam só pode ser a sonda lambda, sensor de admissão, etc pois a EGR não tem sensor nenhum (é de funcionamento exclusivamente mecanico)!!!!!

Como o afan disse e muito bem:
16785 - EGR System: Insufficient Flow >> Peça de 100€
Imagem
19559 - Motor for Intake Manifold Flap (V157) >> Peça de 300€
Imagem

Tenta ir a um mecanico perceber se a tua egr está a funcionar, é só desmontar e aplicar vacuo para ver se o veio funciona, se não funcionar tens algum problema num sensor, como disse .. lambda, admissão, etc... ou mesmo um tubo de vacuo com fuga, pouca pressão de vacuo...
Se fosse o corpo borboleta, como se trata dum componente eletronico o VAG COM dizia-te com 100% de certezas o erro ( o tal 19559 que está atras). Quando se trata de uma peça mecanica (EGR) já pode ser erro de outro componente e o VAG COM "culpa" a EGR! A sério, vai a uma oficina testar antes de te meteres em despesas desnecessárias!

PS.: Volto a dizer para quem ainda não quer acreditar, a VW não fabrica todas as peças dos veiculos e muito menos lubrificantes!!!! a marca pierburg é na realidade quem fabrica pelo menos a EGR e ASV(borboleta), disso tenho a certeza pois o meu carro já mudou a ASV uma vez e a "OEM" vem com a referencia desta marca, gravado no aluminio.
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por MataRatos »

De EGR não percebo nada, mas a maior parte das marcas não fabrica as próprias peças, e apesar de muitas vezes se comprar uma peça da mesma marca que fabrica a mesma peça para VW, não quer dizer que a qualidade seja igual, porque 99% das vezes não é. Quando fabricam para as marcas, cumprem (ou pelo menos deviam cumprir) determinados parâmetros que a marca exige. Depois quando fabricam por conta deles, como já não são obrigados a cumprir esses parâmetros, as peças não saem iguais.
Acho que a única, ou das únicas marcas que fabrica as próprias peças, até os parafusos eles fazem, é a Ferrari.
Pode-se tomar como exemplo o iPhone. Penso que nos últimos apenas o processador é de fabrico da Apple, não tenho a certeza. O restante é tudo fora, o ecrâ é Samsung p exemplo, ou era. Sei que no iPhone 4 ou 5 a maior percentagem dos componentes era Samsung, até o processador.
Ltpossolo
Rookie
Rookie
Mensagens: 91
Registado: 27 dez 2008, 13:53

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por Ltpossolo »

Sim, tens razão, não referi isso porque não é relevante. É obvio que a unica diferença da peça está no controlo da qualidade, e aí discordo de ti, que não quer dizer "materiais com menos qualidade" mas sim menos ou menor exigencia no controlo... o que faz com que as hipoteses de comprares uma peça com algum defeito sem ser OEM é mais provavel, mas a garantia é igualmente 2 anos, as peças contituintes são as mesmas e as marcas têm um nome e reputação a manter, logo discordo do que dizes na qualidade das peças! Por exemplo, axas que um turbo garret comprado na VW é melhor que o mesmo comprado directamente na garret? não tem diferença alguma a não ser os euros que te saiem do bolso e o local de compra... o mesmo se passa com as restantes milhares de peças que constituem o veiculo! Não há que ter medo comprar fora da marca, desde que se tenha a certeza que se está a comprar a peça real e igual à OEM, até era bom que toda a gente fizesse isso em massa para ver se as peças OEM deixavam de ser inflacionadas 500%, voltando aos turbos, um vnt19 na VW pedira-me 1800€, na garret o mesmo turbo custava 800 e tal ... isto à uns anos para um a3 pd 130cv
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por MataRatos »

Sim, mas quando refiro a peças feitas pela concorrência refiro-me mais a peças e componentes de desgaste mais rápido, tipo travões, óleo travões, correias, foles, etc etc... Até porque geralmente essas peças tipo o turbo, tenho quase a certeza que não vem lá nada a dizer VW, diz mesmo a marca do turbo (Garret, KKK, etc), assim como a bateria, que também é Tudor, ou Varta, ou etc. Penso que não estou enganado... Aí eles compram as peças aos fabricantes, sem exigências de qualidade, porque a peça em si já tem os critérios todos que exigem. Penso que seja qq coisa do género. Mas depois, claro, pelas peças que dizem VW fazem-se pagar... Já por alguns filtros de óleo, ar, gasóleo, do mesmo fabricante, um vindo de uma loja representante da marca, outra da VW, exactamente o mesmo modelo de filtro tem diferenças. Algumas subtis, mas existem. E acredito que também haja quem produza componentes com qualidade superior à OEM, mas também é difícil comprovar isso, e acredito mais depressa que VW se responsabilize por uma correia de distribuição deles que tenha partido e desfeito um motor, do que se fosse uma correia que tivessemos comprado na concorrência de fossemos reclamar à loja...

CORRECÇÃO: o turbo também tem o simbolo VW/Audi, mas é só numa chapa em que diz a marca e modelo do turbo, vi isso num KKK que saiu do meu carro. Mas aí acredito que a diferença não seja nenhuma. Não sei, se calhar acaba por ser um bocado de crença que OEM tem qualidade, e algumas concorrência, mm que seja da mesma fábrica, não tenham... Até porque tenho feito as revisões na Bosch, que leva filtros Bosch, e acredito que sejam tão bons como os OEM.
InjectorBomba
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 27 out 2013, 23:19
Veículos: Volkswagen Golf V 2.0 TDi

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por InjectorBomba »

Ltpossolo Escreveu:Pessoal... parem de divagar em volta dum assunto mais que visto:

A peça logo a seguir ao coletor (letra C) (que tem um tubo de inox ligado) é a valvulva EGR de funcionamento mecanico (vacuo), a outra peça por baixo dessa, (Letra D) que tem um ficha ligada é a borboleta de admissão (funcionamento eletrico). o sensor que falam só pode ser a sonda lambda, sensor de admissão, etc pois a EGR não tem sensor nenhum (é de funcionamento exclusivamente mecanico)!!!!!

Como o afan disse e muito bem:
16785 - EGR System: Insufficient Flow >> Peça de 100€

19559 - Motor for Intake Manifold Flap (V157) >> Peça de 300€

Tenta ir a um mecanico perceber se a tua egr está a funcionar, é só desmontar e aplicar vacuo para ver se o veio funciona, se não funcionar tens algum problema num sensor, como disse .. lambda, admissão, etc... ou mesmo um tubo de vacuo com fuga, pouca pressão de vacuo...
Se fosse o corpo borboleta, como se trata dum componente eletronico o VAG COM dizia-te com 100% de certezas o erro ( o tal 19559 que está atras). Quando se trata de uma peça mecanica (EGR) já pode ser erro de outro componente e o VAG COM "culpa" a EGR! A sério, vai a uma oficina testar antes de te meteres em despesas desnecessárias!

PS.: Volto a dizer para quem ainda não quer acreditar, a VW não fabrica todas as peças dos veiculos e muito menos lubrificantes!!!! a marca pierburg é na realidade quem fabrica pelo menos a EGR e ASV(borboleta), disso tenho a certeza pois o meu carro já mudou a ASV uma vez e a "OEM" vem com a referencia desta marca, gravado no aluminio.
Agradeço a tua ajuda :)
Então, no meu caso, que o erro acho que é o 16785, achas que é melhor verificar se o problema tem origem num tubo de vácuo? Significa isso que o VAG.com não consegue detetar qual a origem em questão do problema, neste caso?
De facto, se for apenas um tubo, iria entrar em despesas desnecessárias... isto da mecânica é mesmo complicado :?

Já agora, essa medição do vácuo demora muito tempo a fazer?
nufsil
Pro
Pro
Mensagens: 1117
Registado: 09 mar 2008, 15:14
Localização: Leiria

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por nufsil »

Ltpossolo Escreveu:Pessoal... parem de divagar em volta dum assunto mais que visto:

Imagem

A peça logo a seguir ao coletor (letra C) (que tem um tubo de inox ligado) é a valvulva EGR de funcionamento mecanico (vacuo), a outra peça por baixo dessa, (Letra D) que tem um ficha ligada é a borboleta de admissão (funcionamento eletrico). o sensor que falam só pode ser a sonda lambda, sensor de admissão, etc pois a EGR não tem sensor nenhum (é de funcionamento exclusivamente mecanico)!!!!!

Como o afan disse e muito bem:
16785 - EGR System: Insufficient Flow >> Peça de 100€
Imagem
19559 - Motor for Intake Manifold Flap (V157) >> Peça de 300€
Imagem

Tenta ir a um mecanico perceber se a tua egr está a funcionar, é só desmontar e aplicar vacuo para ver se o veio funciona, se não funcionar tens algum problema num sensor, como disse .. lambda, admissão, etc... ou mesmo um tubo de vacuo com fuga, pouca pressão de vacuo...
Se fosse o corpo borboleta, como se trata dum componente eletronico o VAG COM dizia-te com 100% de certezas o erro ( o tal 19559 que está atras). Quando se trata de uma peça mecanica (EGR) já pode ser erro de outro componente e o VAG COM "culpa" a EGR! A sério, vai a uma oficina testar antes de te meteres em despesas desnecessárias!

PS.: Volto a dizer para quem ainda não quer acreditar, a VW não fabrica todas as peças dos veiculos e muito menos lubrificantes!!!! a marca pierburg é na realidade quem fabrica pelo menos a EGR e ASV(borboleta), disso tenho a certeza pois o meu carro já mudou a ASV uma vez e a "OEM" vem com a referencia desta marca, gravado no aluminio.
É isso mesmo ... vai aqui uma grande confusão sobre a EGR.

O que falam são duas peças distintas, a EGR e o Flap.

Nenhuma destas peças tem qualquer sensor. Podem achar estranho mas o fluxo da EGR é medido por aproximação pela MAF.

Comprei uma da concorrência há cerca de dois anos por menos de 60€ e ainda lá anda:
http://www.pecasauto24.pt/automodelo/au ... issao.html

Quando fizeste a limpeza da EGR, limpaste só por dentro do "tubo" ou limpaste também o furinho exterior por onde os gases passam para o lado de dentro (na foto acima, onde o tubo 'F' liga na EGR) ??

Por vezes é aqui que elas entopem e não na zona do veio interior.
GOLF V TDI SPORT (PD140)
viewtopic.php?f=21&t=51074
InjectorBomba
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 27 out 2013, 23:19
Veículos: Volkswagen Golf V 2.0 TDi

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por InjectorBomba »

nufsil Escreveu:
É isso mesmo ... vai aqui uma grande confusão sobre a EGR.

O que falam são duas peças distintas, a EGR e o Flap.

Nenhuma destas peças tem qualquer sensor. Podem achar estranho mas o fluxo da EGR é medido por aproximação pela MAF.

Comprei uma da concorrência há cerca de dois anos por menos de 60€ e ainda lá anda:
http://www.pecasauto24.pt/automodelo/au ... issao.html

Quando fizeste a limpeza da EGR, limpaste só por dentro do "tubo" ou limpaste também o furinho exterior por onde os gases passam para o lado de dentro (na foto acima, onde o tubo 'F' liga na EGR) ??

Por vezes é aqui que elas entopem e não na zona do veio interior.
Ah, ok. De todo o modo acho que será conveniente medir a tal pressão do sistema, no sentido de verificar se o problema não é de um tubo ou algo do género.

Em relação ao link que indicas, tem lá várias peças, qual foi a peça que compraste?

Em relação à limpeza não sei :? Quem fez a limpeza foi o mecânico.
nufsil
Pro
Pro
Mensagens: 1117
Registado: 09 mar 2008, 15:14
Localização: Leiria

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por nufsil »

InjectorBomba Escreveu:
nufsil Escreveu:
É isso mesmo ... vai aqui uma grande confusão sobre a EGR.

O que falam são duas peças distintas, a EGR e o Flap.

Nenhuma destas peças tem qualquer sensor. Podem achar estranho mas o fluxo da EGR é medido por aproximação pela MAF.

Comprei uma da concorrência há cerca de dois anos por menos de 60€ e ainda lá anda:
http://www.pecasauto24.pt/automodelo/au ... issao.html

Quando fizeste a limpeza da EGR, limpaste só por dentro do "tubo" ou limpaste também o furinho exterior por onde os gases passam para o lado de dentro (na foto acima, onde o tubo 'F' liga na EGR) ??

Por vezes é aqui que elas entopem e não na zona do veio interior.
Ah, ok. De todo o modo acho que será conveniente medir a tal pressão do sistema, no sentido de verificar se o problema não é de um tubo ou algo do género.

Em relação ao link que indicas, tem lá várias peças, qual foi a peça que compraste?

Em relação à limpeza não sei :? Quem fez a limpeza foi o mecânico.
Comprei a mais barata, da marca Wahler:
http://www.pecasauto24.pt/wahler-1719314.html
GOLF V TDI SPORT (PD140)
viewtopic.php?f=21&t=51074
Ltpossolo
Rookie
Rookie
Mensagens: 91
Registado: 27 dez 2008, 13:53

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por Ltpossolo »

InjectorBomba Escreveu:
Ltpossolo Escreveu:Pessoal... parem de divagar em volta dum assunto mais que visto:

A peça logo a seguir ao coletor (letra C) (que tem um tubo de inox ligado) é a valvulva EGR de funcionamento mecanico (vacuo), a outra peça por baixo dessa, (Letra D) que tem um ficha ligada é a borboleta de admissão (funcionamento eletrico). o sensor que falam só pode ser a sonda lambda, sensor de admissão, etc pois a EGR não tem sensor nenhum (é de funcionamento exclusivamente mecanico)!!!!!

Como o afan disse e muito bem:
16785 - EGR System: Insufficient Flow >> Peça de 100€

19559 - Motor for Intake Manifold Flap (V157) >> Peça de 300€

Tenta ir a um mecanico perceber se a tua egr está a funcionar, é só desmontar e aplicar vacuo para ver se o veio funciona, se não funcionar tens algum problema num sensor, como disse .. lambda, admissão, etc... ou mesmo um tubo de vacuo com fuga, pouca pressão de vacuo...
Se fosse o corpo borboleta, como se trata dum componente eletronico o VAG COM dizia-te com 100% de certezas o erro ( o tal 19559 que está atras). Quando se trata de uma peça mecanica (EGR) já pode ser erro de outro componente e o VAG COM "culpa" a EGR! A sério, vai a uma oficina testar antes de te meteres em despesas desnecessárias!

PS.: Volto a dizer para quem ainda não quer acreditar, a VW não fabrica todas as peças dos veiculos e muito menos lubrificantes!!!! a marca pierburg é na realidade quem fabrica pelo menos a EGR e ASV(borboleta), disso tenho a certeza pois o meu carro já mudou a ASV uma vez e a "OEM" vem com a referencia desta marca, gravado no aluminio.
Agradeço a tua ajuda :)
Então, no meu caso, que o erro acho que é o 16785, achas que é melhor verificar se o problema tem origem num tubo de vácuo? Significa isso que o VAG.com não consegue detetar qual a origem em questão do problema, neste caso?
De facto, se for apenas um tubo, iria entrar em despesas desnecessárias... isto da mecânica é mesmo complicado :?

Já agora, essa medição do vácuo demora muito tempo a fazer?
Exato, se o problema for por exemplo uma fuga no tubo de vacuo que faz atuar a EGR, o VAG-COM apenas te vai detetar o efeito (insuffient air flow), que pode ser causa da EGR por não estar a abrir na totalidade, mas tambem pode ser problema de vácuo insuficiente, dano na bomba de alta pressão que é quem fornece o vácuo, erro na leitura da MAF, erro na leitura da lambda... enfim, o teu problema pode mesmo ser a EGR, daí o melhor é testa-la... e não demora tempo, basta desmonta-la e fazer vacuo com uma bomba manual de vacuo para ver se o veio da EGR se move livremente e se aguenta o vacuo! Se aguentar então partes para a busca do problema que pode ser muita coisa (não eletrica porque se o fosse o VAG COM detetava).

O que estou a dizer e para mais quem tiver duvidas é simples, VAG COM so deteta erros de peças eletricas ou eletronicas como é obvio, peças mecanicas como não têm forma de comunicar com a centralina, o VAG COM assume a culpa por lógica (através de dados pré-progamados e comparação de diversas valores de sondas) mas que nem sempre é o correto. Por exemplo, um sensor de temperatura que esteja a dar leituras erradas pode até criar um erro de falta/excesso de pressão no turbo! não tem nada a ver pois não, mas é assim que funciona... daí continuarem a existir mecânicos e eletricistas e não passar apenas a existir programadores nas oficinas! O VAG COM é uma ajuda, mas tem que se saber interpretar e testar sempre as peças antes da compra não vá o diabo tece-las!
InjectorBomba
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 27 out 2013, 23:19
Veículos: Volkswagen Golf V 2.0 TDi

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por InjectorBomba »

nufsil Escreveu: Comprei a mais barata, da marca Wahler:
http://www.pecasauto24.pt/wahler-1719314.html
Obrigado pela dica, mas se posso comprar uma peça do fabricante original da peça por um bom preço, acho que se tiver de substituir a EGR, optarei por esse fabricante.
InjectorBomba
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 27 out 2013, 23:19
Veículos: Volkswagen Golf V 2.0 TDi

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por InjectorBomba »

Ltpossolo Escreveu: Exato, se o problema for por exemplo uma fuga no tubo de vacuo que faz atuar a EGR, o VAG-COM apenas te vai detetar o efeito (insuffient air flow), que pode ser causa da EGR por não estar a abrir na totalidade, mas tambem pode ser problema de vácuo insuficiente, dano na bomba de alta pressão que é quem fornece o vácuo, erro na leitura da MAF, erro na leitura da lambda... enfim, o teu problema pode mesmo ser a EGR, daí o melhor é testa-la... e não demora tempo, basta desmonta-la e fazer vacuo com uma bomba manual de vacuo para ver se o veio da EGR se move livremente e se aguenta o vacuo! Se aguentar então partes para a busca do problema que pode ser muita coisa (não eletrica porque se o fosse o VAG COM detetava).

O que estou a dizer e para mais quem tiver duvidas é simples, VAG COM so deteta erros de peças eletricas ou eletronicas como é obvio, peças mecanicas como não têm forma de comunicar com a centralina, o VAG COM assume a culpa por lógica (através de dados pré-progamados e comparação de diversas valores de sondas) mas que nem sempre é o correto. Por exemplo, um sensor de temperatura que esteja a dar leituras erradas pode até criar um erro de falta/excesso de pressão no turbo! não tem nada a ver pois não, mas é assim que funciona... daí continuarem a existir mecânicos e eletricistas e não passar apenas a existir programadores nas oficinas! O VAG COM é uma ajuda, mas tem que se saber interpretar e testar sempre as peças antes da compra não vá o diabo tece-las!
Obrigado pela ajuda :)
De facto, o VAG.com é uma boa ajuda, mas não pode ser solução para tudo, visto ainda existirem imensos componentes mecânicos num automóvel que, quando têm um problema, não alertam automaticamente qual a verdadeira origem do problema.

Bem vistas as coisas, estou a ver que mais vale que o problema seja mesmo da EGR, porque se for de outra coisa qualquer, se calhar ainda me vai sair mais caro, visto ter de pedir ao mecânico para investigar qual a origem do problema :?
hugini12
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 07 mar 2015, 19:34
Veículos: golf 4 1.4 16valvulas

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por hugini12 »

boas noites

seria possivel darem me uma ajuda e que tenho dois erros no meu carro p0401,p0404 sera que me poderiam dar uma ajuda tenho um golf4 1.4 16v 2001
pelo que ja pesquisei diz me que e da egr!

cumprimentos
Avatar do Utilizador
philip3
Pro
Pro
Mensagens: 2657
Registado: 17 out 2009, 14:55
Contacto:

Re: Aviso no Quadrante "ESCAPE OFICINA"

Mensagem por philip3 »

hugini12 Escreveu:boas noites

seria possivel darem me uma ajuda e que tenho dois erros no meu carro p0401,p0404 sera que me poderiam dar uma ajuda tenho um golf4 1.4 16v 2001
pelo que ja pesquisei diz me que e da egr!

cumprimentos
lê o tópico
Responder