Caixa DSG opinioes

Responder
gustavomk5
Pro
Pro
Mensagens: 1577
Registado: 13 nov 2007, 23:08

Caixa DSG opinioes

Mensagem por gustavomk5 »

boas,

julgo que nao ha nenhum topico e esta sera a secçao mais indicada para trocar algumas ideias sobre a experiencia com a caixa DSG.

Gostava de saber a vossa experiencia (DSG6) relativamente ao comportamento da caixa quando circulam em modo D. A mim não me agrada o facto de não reagir ao travão ou seja, se for em 6ª a 90Km/h e tiver que travar para fazer uma curva mais apertada, não reduz para 4ª por exemplo e obriga a pressionar mais o acelerador para o carro ter força para sair da curva.

Como fazem nestas situações? Sentem o mesmo com as vossas caixas?
Última edição por gustavomk5 em 03 dez 2010, 16:26, editado 1 vez no total.
António Ribeiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 584
Registado: 16 abr 2006, 02:13

Re: reduções Caixa DSG

Mensagem por António Ribeiro »

gustavomk5 Escreveu:boas,

julgo que nao ha nenhum topico e esta sera a secçao mais indicada para trocar algumas ideias sobre a experiencia com a caixa DSG.

Gostava de saber a vossa experiencia (DSG6) relativamente ao comportamento da caixa quando circulam em modo D. A mim não me agrada o facto de não reagir ao travão ou seja, se for em 6ª a 90Km/h e tiver que travar para fazer uma curva mais apertada, não reduz para 4ª por exemplo e obriga a pressionar mais o acelerador para o carro ter força para sair da curva.

Como fazem nestas situações? Sentem o mesmo com as vossas caixas?
O meu carro não tem caixa DSG, logo não te posso responder a tua questão, desculpa. Mas aproveitava a questão para te perguntar se estás satisfeito com a essa caixa. É que eu se trocar o carro (não, sei. A vida está má) estava tentado por uma DSG.

Obrigado.
VW Golf VI 2.0 TDI 140 cv DSG Highline
gustavomk5
Pro
Pro
Mensagens: 1577
Registado: 13 nov 2007, 23:08

Re: reduções Caixa DSG

Mensagem por gustavomk5 »

a ideia do topico era para isso mesmo, reunir aqui bastante discussão sobre a caixa DSG para todos aproveitarmos.

Quanto à caixa, o essencial que te posso transmitir é que em termos de conforto é muito satisfatoria, praticamente nao sentes as passagens e em modo sequencial o comportamento e controlo é excelente.
os consumos sao superiores a caixa manual tendencialmente.
em modo D (automatico) para mim tem o pequeno defeito de nao acompanhar as travagens com reduções e por vezes parece que o carro nao anda pq está em 6ª a 30 Kmh e torna menos agradavel a conduçao (em modo S já faz isso p uma conduçao desportiva mantem sempre as revs em alta). claro que tudo isto é uma questão de habito pq no fundo ela reage à pressao do acelerador.
Em termos de feeling, perdes alguma emotividade caracteristica da caixa manual e sentes menos o motor nao ha duvida, mas com as patilhas no volante consegues ter uma sensaçao bastante desportiva. ou seja eu recomendo ;) (eu nunca tive problemas em 50.000kms mas houve algumas caixas DSG que deram problemas e parece que isso é uma chatice dos diabos qdo acontece)
gustavomk5
Pro
Pro
Mensagens: 1577
Registado: 13 nov 2007, 23:08

Re: reduções Caixa DSG

Mensagem por gustavomk5 »

esqueci-me de referir que outra caracteristica (negativa qto a mim) da caixa DSG é que nunca te deixa puxar as mudanças até ao limite ou seja, até ao corte :( mesmo em sequencial, chegando as 6800 ela muda automaticamente...
António Ribeiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 584
Registado: 16 abr 2006, 02:13

Re: reduções Caixa DSG

Mensagem por António Ribeiro »

gustavomk5 Escreveu:esqueci-me de referir que outra caracteristica (negativa qto a mim) da caixa DSG é que nunca te deixa puxar as mudanças até ao limite ou seja, até ao corte :( mesmo em sequencial, chegando as 6800 ela muda automaticamente...
Sim, neste aspecto está concebida para proteger o motor. Há muita gente que puxa, puxa... e, na volta, motor à vida.

Penso que para quem queira fazer uma condução descontraída, calma e continuada é uma boa opção. Deverá dar mais descanso, pelo menos à mão e ao pé.
VW Golf VI 2.0 TDI 140 cv DSG Highline
alicecft
Beginner
Beginner
Mensagens: 36
Registado: 17 abr 2009, 14:42
Veículos: Golf V Variant 2.0TDI Sportline

Re: Caixa DSG opinioes

Mensagem por alicecft »

O meu carro tem DSG, até ao momento com 44.000km só posso dizer bem.
Não se sente a mudança de velocidade. No meu anterior automovel (opel) também era automático e era uma caca em relação a esta (VW).

Aconcelho vivamente
nufsil
Pro
Pro
Mensagens: 1117
Registado: 09 mar 2008, 15:14
Localização: Leiria

Re: Caixa DSG opinioes

Mensagem por nufsil »

Bem eu nunca tive carros de caixa automática, mas o próximo será de certeza automático, pq já experimentei e é sem dúvida mto mais confortável.
GOLF V TDI SPORT (PD140)
viewtopic.php?f=21&t=51074
natros
Rookie
Rookie
Mensagens: 76
Registado: 04 dez 2006, 21:21
Localização: Pygoscelis papua

Re: Caixa DSG opinioes

Mensagem por natros »

gustavomk5 Escreveu:boas,

julgo que nao ha nenhum topico e esta sera a secçao mais indicada para trocar algumas ideias sobre a experiencia com a caixa DSG.

Gostava de saber a vossa experiencia (DSG6) relativamente ao comportamento da caixa quando circulam em modo D. A mim não me agrada o facto de não reagir ao travão ou seja, se for em 6ª a 90Km/h e tiver que travar para fazer uma curva mais apertada, não reduz para 4ª por exemplo e obriga a pressionar mais o acelerador para o carro ter força para sair da curva.

Como fazem nestas situações? Sentem o mesmo com as vossas caixas?
Ir a 90 Km/h e esperar que reduza para 4ª numa curva apertada é porque essa curva deve ser mesmo apertada e neste caso julgo que estamos perante um condução mais desportiva. Neste caso deveria ser usado o S ao invés do D.

Em relação a opiniões posso dizer que gosto da caixa sobretudo pelo conforto (que combina bem com o modelo confortline) já que este foi e continua a ser o meu principal critério na escolha de um veículo automóvel a par com a fiabilidade (não havia dinheiro para comprar mercedes e por isso tenho de me contentar com um golf).

Qualquer caixa que de problemas é sempre uma "chatice dos diabos".

É de realçar que se trata de uma caixa inteligente que aprende e portanto as experiências variam. Se conduzir durante muito tempo em cidade ao fim de algum tempo o carro começa a sair disparado nos semáforos por se ter "habituado". Se sair da cidade continua a sair disparado ate se habituar novamente à condução calma.
gustavomk5
Pro
Pro
Mensagens: 1577
Registado: 13 nov 2007, 23:08

Re: Caixa DSG opinioes

Mensagem por gustavomk5 »

natros Escreveu:
gustavomk5 Escreveu:boas,

julgo que nao ha nenhum topico e esta sera a secçao mais indicada para trocar algumas ideias sobre a experiencia com a caixa DSG.

Gostava de saber a vossa experiencia (DSG6) relativamente ao comportamento da caixa quando circulam em modo D. A mim não me agrada o facto de não reagir ao travão ou seja, se for em 6ª a 90Km/h e tiver que travar para fazer uma curva mais apertada, não reduz para 4ª por exemplo e obriga a pressionar mais o acelerador para o carro ter força para sair da curva.

Como fazem nestas situações? Sentem o mesmo com as vossas caixas?
Ir a 90 Km/h e esperar que reduza para 4ª numa curva apertada é porque essa curva deve ser mesmo apertada e neste caso julgo que estamos perante um condução mais desportiva. Neste caso deveria ser usado o S ao invés do D.

Em relação a opiniões posso dizer que gosto da caixa sobretudo pelo conforto (que combina bem com o modelo confortline) já que este foi e continua a ser o meu principal critério na escolha de um veículo automóvel a par com a fiabilidade (não havia dinheiro para comprar mercedes e por isso tenho de me contentar com um golf).

Qualquer caixa que de problemas é sempre uma "chatice dos diabos".

É de realçar que se trata de uma caixa inteligente que aprende e portanto as experiências variam. Se conduzir durante muito tempo em cidade ao fim de algum tempo o carro começa a sair disparado nos semáforos por se ter "habituado". Se sair da cidade continua a sair disparado ate se habituar novamente à condução calma.
nao tenho mto essa percepçao da aprendizagem mas se calhar eu sou um mau professor :P
natros
Rookie
Rookie
Mensagens: 76
Registado: 04 dez 2006, 21:21
Localização: Pygoscelis papua

Re: Caixa DSG opinioes

Mensagem por natros »

gustavomk5 Escreveu:
natros Escreveu:
gustavomk5 Escreveu:boas,

julgo que nao ha nenhum topico e esta sera a secçao mais indicada para trocar algumas ideias sobre a experiencia com a caixa DSG.

Gostava de saber a vossa experiencia (DSG6) relativamente ao comportamento da caixa quando circulam em modo D. A mim não me agrada o facto de não reagir ao travão ou seja, se for em 6ª a 90Km/h e tiver que travar para fazer uma curva mais apertada, não reduz para 4ª por exemplo e obriga a pressionar mais o acelerador para o carro ter força para sair da curva.

Como fazem nestas situações? Sentem o mesmo com as vossas caixas?
Ir a 90 Km/h e esperar que reduza para 4ª numa curva apertada é porque essa curva deve ser mesmo apertada e neste caso julgo que estamos perante um condução mais desportiva. Neste caso deveria ser usado o S ao invés do D.

Em relação a opiniões posso dizer que gosto da caixa sobretudo pelo conforto (que combina bem com o modelo confortline) já que este foi e continua a ser o meu principal critério na escolha de um veículo automóvel a par com a fiabilidade (não havia dinheiro para comprar mercedes e por isso tenho de me contentar com um golf).

Qualquer caixa que de problemas é sempre uma "chatice dos diabos".

É de realçar que se trata de uma caixa inteligente que aprende e portanto as experiências variam. Se conduzir durante muito tempo em cidade ao fim de algum tempo o carro começa a sair disparado nos semáforos por se ter "habituado". Se sair da cidade continua a sair disparado ate se habituar novamente à condução calma.
nao tenho mto essa percepçao da aprendizagem mas se calhar eu sou um mau professor :P
Tirado da wikipedia
"Because the DSGs ECU uses "fuzzy logic", the operation of the DSG is said to be "adaptive"; that is, the DSG will "learn" how the user drives the car, and will progressively tailor the shift points accordingly to suit the habits of the driver."

Há, inclusive, formas de fazer o reset e de como proceder à reaprendizagem. É só perguntar ao google.
gustavomk5
Pro
Pro
Mensagens: 1577
Registado: 13 nov 2007, 23:08

Re: Caixa DSG opinioes

Mensagem por gustavomk5 »

eu também tinha ideia disso, mas na pratica é q nao o confirmo, pelo menos como eu gostaria no que diz respeito às reduçoes que faço sempre manualmente. por outro lado uma coisa que verifiquei com a ultima reprogramaçao que fiz é que ela realmente se adaptou ao aumento de binario e praticamente agora raramente mete primeira (arranca em segunda se estiver a andar minimamente) ao contrario do que fazia antes em q metia a primeira e era umm grande solavanco. de qq forma esperava que fosse mais adaptativa.
oliveiramartins
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 02 abr 2006, 22:08

Re: Caixa DSG opinioes

Mensagem por oliveiramartins »

Boas,

Tenho um Golf V GTI de 2005, com caixa DSG, posso-vos dizer que o que eu gosto mais do carro é a caixa de velocidades...
Divel
Amateur
Amateur
Mensagens: 508
Registado: 27 ago 2006, 20:33
Localização: Na Estrada

Re: Caixa DSG opinioes

Mensagem por Divel »

Gustavomk5 o meu quando esta em D reduz sempre por exemplo se estiver em 6º e travar quando estiver menos de 55km/h ele reduz para 5º e assim progressivamente, mas se dizes que o teu se travares vai a 30km e ta em 6º :? algo esta mal ai, aconselho a fazer reset.

A unica coisa que tenho a dizer mal da caixa DSG é que em 60mk em 60mk gastamos 200€ so em mudança de oleo....
gustavomk5
Pro
Pro
Mensagens: 1577
Registado: 13 nov 2007, 23:08

Re: Caixa DSG opinioes

Mensagem por gustavomk5 »

exagerei, ele reduz para 5ª, o q nao gosto é de fazer uma curva em 5ª a 50km/h, axo q devia reduzir p 3ª. qto mais binario o motor tiver menos se deve sentir este "defeito" mas é algo que me irrita todos os dias e me obriga a mandar duas abaixo manualmente :P

esse sera o meu segundo desgosto com a dsg! vou agora à revisao dos 60k... ja estou a contar com esse valor so p o oleo da caixa... :shock:
Divel
Amateur
Amateur
Mensagens: 508
Registado: 27 ago 2006, 20:33
Localização: Na Estrada

Re: Caixa DSG opinioes

Mensagem por Divel »

Comprei material e posso te dizer que todo o material ficou me por 250€ com mais mudança de oleo travoes incluida ;)

Quanto a caixa DSG ja sei qual é o teu problema, não sei se reparas-te mas a tua caixa tem um S tenta la por que é o que tu queres LOLLLLLLL
Responder