Fuga de óleo pela tampa da cabeça de motor

Responder
hugomatos
Expert
Expert
Mensagens: 732
Registado: 20 jan 2013, 15:26
Veículos: Golf V

Fuga de óleo pela tampa da cabeça de motor

Mensagem por hugomatos »

Boas, tenho uma fuga na parte de trás do motor a qual o mecânico diagnosticou ser a junta e tampa da cabeça do motor visto esta ser em plástico, já alguém trocou só a junta ou é normal ter de trocar tudo?

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Fuga de óleo pela tampa da cabeça de motor

Mensagem por Mario_Marques »

Qual é o motor exacto que tens?
Se for um 1.9 tdi ou mesmo 2.0 devias pedir ao mecânico para verificar se não tens fuga é na bomba tandem, pois quando há fuga nessa bomba o pessoal com menos experiência nesses motores, oficinas multi-marcas por exemplo, muitas vezes são enganados pois o óleo por norma escorre todo do lado do condutor para o lado do passageiro dando a ilusão de que o óleo está a sair pela tampa de válvulas.
Em caso de meteres a junta coloca apenas a junta de origem caso exista, juntas de concorrência mais te vale deixares estar como está, outra coisa importante, respeitar os binários de aperto, por vezes é a tampa que empena e depois sai sempre óleo por mais juntas que metas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
hugomatos
Expert
Expert
Mensagens: 732
Registado: 20 jan 2013, 15:26
Veículos: Golf V

Re: Fuga de óleo pela tampa da cabeça de motor

Mensagem por hugomatos »

Mario_Marques Escreveu: 02 out 2018, 14:54 Qual é o motor exacto que tens?
Se for um 1.9 tdi ou mesmo 2.0 devias pedir ao mecânico para verificar se não tens fuga é na bomba tandem, pois quando há fuga nessa bomba o pessoal com menos experiência nesses motores, oficinas multi-marcas por exemplo, muitas vezes são enganados pois o óleo por norma escorre todo do lado do condutor para o lado do passageiro dando a ilusão de que o óleo está a sair pela tampa de válvulas.
Em caso de meteres a junta coloca apenas a junta de origem caso exista, juntas de concorrência mais te vale deixares estar como está, outra coisa importante, respeitar os binários de aperto, por vezes é a tampa que empena e depois sai sempre óleo por mais juntas que metas.
É um 1.9 tdi BLS, por acaso o mecânico também falou na bomba de tandem mas a fuga está mesmo do lado da EGR no lado contrário da bomba. Ele disse me que as tampas com o tempo empenam e que não vale a pena trocar juntas visto passado uns tempos voltar ao mesmo...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Fuga de óleo pela tampa da cabeça de motor

Mensagem por Mario_Marques »

hugomatos Escreveu: 02 out 2018, 16:28
Mario_Marques Escreveu: 02 out 2018, 14:54 Qual é o motor exacto que tens?
Se for um 1.9 tdi ou mesmo 2.0 devias pedir ao mecânico para verificar se não tens fuga é na bomba tandem, pois quando há fuga nessa bomba o pessoal com menos experiência nesses motores, oficinas multi-marcas por exemplo, muitas vezes são enganados pois o óleo por norma escorre todo do lado do condutor para o lado do passageiro dando a ilusão de que o óleo está a sair pela tampa de válvulas.
Em caso de meteres a junta coloca apenas a junta de origem caso exista, juntas de concorrência mais te vale deixares estar como está, outra coisa importante, respeitar os binários de aperto, por vezes é a tampa que empena e depois sai sempre óleo por mais juntas que metas.
É um 1.9 tdi BLS, por acaso o mecânico também falou na bomba de tandem mas a fuga está mesmo do lado da EGR no lado contrário da bomba. Ele disse me que as tampas com o tempo empenam e que não vale a pena trocar juntas visto passado uns tempos voltar ao mesmo...
Não leste nada do que acabei de escrever certo? :lol:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
hugomatos
Expert
Expert
Mensagens: 732
Registado: 20 jan 2013, 15:26
Veículos: Golf V

Re: Fuga de óleo pela tampa da cabeça de motor

Mensagem por hugomatos »

Mario_Marques Escreveu: 02 out 2018, 16:31
hugomatos Escreveu: 02 out 2018, 16:28
Mario_Marques Escreveu: 02 out 2018, 14:54 Qual é o motor exacto que tens?
Se for um 1.9 tdi ou mesmo 2.0 devias pedir ao mecânico para verificar se não tens fuga é na bomba tandem, pois quando há fuga nessa bomba o pessoal com menos experiência nesses motores, oficinas multi-marcas por exemplo, muitas vezes são enganados pois o óleo por norma escorre todo do lado do condutor para o lado do passageiro dando a ilusão de que o óleo está a sair pela tampa de válvulas.
Em caso de meteres a junta coloca apenas a junta de origem caso exista, juntas de concorrência mais te vale deixares estar como está, outra coisa importante, respeitar os binários de aperto, por vezes é a tampa que empena e depois sai sempre óleo por mais juntas que metas.
É um 1.9 tdi BLS, por acaso o mecânico também falou na bomba de tandem mas a fuga está mesmo do lado da EGR no lado contrário da bomba. Ele disse me que as tampas com o tempo empenam e que não vale a pena trocar juntas visto passado uns tempos voltar ao mesmo...
Não leste nada do que acabei de escrever certo? :lol:
Percebi perfeitamente o que disseste ;) o mecânico disse que a fuga é na junta da tampa e não na bomba de tandem, eu é que me expliquei mal... Na origem não vendem em separado a junta.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Fuga de óleo pela tampa da cabeça de motor

Mensagem por Mario_Marques »

Mas é muito fácil confundir as duas fugas, pois o oleo/gasoleo da bomba tandem vai cair precisamente do lado da distribuição, pelo que se deve primeiro sempre lavar o motor e depois seguir o fio á meada, por acaso estive a reparar isso á pouco no carro da empresa, motor precisamente um BLS, inicialmente parecia a junta pois via-se resíduos ao pé da egr e da distribuição e na zona da bomba nada, depois de lavar tudo e ver bem a fuga era memso na bomba e escorria para a distribuição, a não ser que a tampa já tenha sido mexida não é costume elas ganharem fuga assim do nada, já a bomba por natureza dela é muito provavel ganhar fugas, além da alta pressão são materiais que dilatam e contraem uma porrada de vezes, a tampa não sobre muito disso pois é em plastico.
Pois, se já foste á vw confirmar da junta já sabes, sei que existe vedante original para alguns modelos de tampa mas não existe para todos.
Sempre que há fugas deve-se lavar tudo bem e depois ver a causa, ou opção B, meter carro no elevador a trabalhar e ir vendo.... :D
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
hugomatos
Expert
Expert
Mensagens: 732
Registado: 20 jan 2013, 15:26
Veículos: Golf V

Re: Fuga de óleo pela tampa da cabeça de motor

Mensagem por hugomatos »

Mario_Marques Escreveu: 02 out 2018, 16:51 Mas é muito fácil confundir as duas fugas, pois o oleo/gasoleo da bomba tandem vai cair precisamente do lado da distribuição, pelo que se deve primeiro sempre lavar o motor e depois seguir o fio á meada, por acaso estive a reparar isso á pouco no carro da empresa, motor precisamente um BLS, inicialmente parecia a junta pois via-se resíduos ao pé da egr e da distribuição e na zona da bomba nada, depois de lavar tudo e ver bem a fuga era memso na bomba e escorria para a distribuição, a não ser que a tampa já tenha sido mexida não é costume elas ganharem fuga assim do nada, já a bomba por natureza dela é muito provavel ganhar fugas, além da alta pressão são materiais que dilatam e contraem uma porrada de vezes, a tampa não sobre muito disso pois é em plastico.
Pois, se já foste á vw confirmar da junta já sabes, sei que existe vedante original para alguns modelos de tampa mas não existe para todos.
Sempre que há fugas deve-se lavar tudo bem e depois ver a causa, ou opção B, meter carro no elevador a trabalhar e ir vendo.... :D
A tampa já saíu fora, o melhor vai ser mesmo lavar e tentar ver porque a fuga é ligeira e fica resumir não pinga sequer... Achas que uma junta Victor Reinz aprova?
Avatar do Utilizador
Castiel
Pro
Pro
Mensagens: 1669
Registado: 11 jan 2012, 09:28
Veículos: GOLF V

Re: Fuga de óleo pela tampa da cabeça de motor

Mensagem por Castiel »

Tens a certeza que não vendem a junta?
038 103 483 D
A ideia foi pegar num Bluemotion, e torná-lo num modelo único. Até agora tenho conseguido...
Facebook - https://www.facebook.com/OEM-Improvemen ... 857902064/
YouTube https://www.youtube.com/c/OEMImprovemen ... s/featured
Imagem
hugomatos
Expert
Expert
Mensagens: 732
Registado: 20 jan 2013, 15:26
Veículos: Golf V

Re: Fuga de óleo pela tampa da cabeça de motor

Mensagem por hugomatos »

Castiel Escreveu: 04 out 2018, 22:52 Tens a certeza que não vendem a junta?
038 103 483 D
Vendem sim eu falei com o Miguel desta vez e ele disse que sim, custa cerca de 30€. :)
Avatar do Utilizador
Castiel
Pro
Pro
Mensagens: 1669
Registado: 11 jan 2012, 09:28
Veículos: GOLF V

Re: Fuga de óleo pela tampa da cabeça de motor

Mensagem por Castiel »

hugomatos Escreveu: 05 out 2018, 10:03
Castiel Escreveu: 04 out 2018, 22:52 Tens a certeza que não vendem a junta?
038 103 483 D
Vendem sim eu falei com o Miguel desta vez e ele disse que sim, custa cerca de 30€. :)
Bem me parecia ;)
A ideia foi pegar num Bluemotion, e torná-lo num modelo único. Até agora tenho conseguido...
Facebook - https://www.facebook.com/OEM-Improvemen ... 857902064/
YouTube https://www.youtube.com/c/OEMImprovemen ... s/featured
Imagem
Avatar do Utilizador
pmmsilva
Rookie
Rookie
Mensagens: 83
Registado: 17 nov 2011, 10:51
Veículos: Seat Leon 1.9 TDI
Localização: Santa Maria da Feira

Re: Fuga de óleo pela tampa da cabeça de motor

Mensagem por pmmsilva »

Atenção que a referencia da junta acima indicada é para motor BXE.

038 103 483 D - Motor BXE

03G 103 483 D - Motor BLS
Seat Leon 1P 1900 TDI 105 CV | BLS
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Fuga de óleo pela tampa da cabeça de motor

Mensagem por Mario_Marques »

Há mais que um modelo de junta mesmo para o bls, acreditem pois tenho duas tampas bls originais e dois bls originais que gastam juntas e tampas diferentes(visualmente parecem iguais), ideal é tirar a junta e ver a referência, está do lado de dentro numa aba, segunda melhor hipótese, pela referência da tampa das válvulas ver qual a junta correta.
Não esquecer que ao montar tem de estar tudo sem ponta de lixo ou gordura e dar o aperto correto.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
pmmsilva
Rookie
Rookie
Mensagens: 83
Registado: 17 nov 2011, 10:51
Veículos: Seat Leon 1.9 TDI
Localização: Santa Maria da Feira

Re: Fuga de óleo pela tampa da cabeça de motor

Mensagem por pmmsilva »

Obrigado pela sua informação.

Em 2013 tive de retirar o DPF no meu Leon 1.9 TDI BLS, na altura tinha um bater estranho foi mudadas as tuches e foi colocado silicone na tampa....

Recentemente começou-se a babar todo pela tampa das válvulas. Daí ter que mudar a junta.

A tampa tem referencia : 03G 103 469 M e a junta que comprei é a seguinte referencia : 03G 103 483 D

Esta junta é compatível com os seguintes motores : BXJ,BLS,BMM e com tampa 03G 103 469 M \ 03G 103 475 D


No caso dos motores BXE (038 103 483 D) a junta que mencionas-te em cima é compatível com as seguintes tampas : 03G 103 469 G \ 03G 103 475 E


Fica aqui a informação no forum. Pode dar jeito ao próximo :)

Já agora os apertos tens informação que me possas ajudar ? E ao colocar a junta nova achas que devo colocar silicone ? :wink:
Seat Leon 1P 1900 TDI 105 CV | BLS
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Fuga de óleo pela tampa da cabeça de motor

Mensagem por Mario_Marques »

É importante remover mesmo toda a gordura, eu normalmente lavo a tampa mesmo e a superficie da cabeça com desengordurante próprio e não uso silicone nunca pois de fabrica também não trás, silicone se usarem, pouco e que seja anaeróbio.


Tens aí info e fala em silicone, mas não é necessário e se for mal aplicada pior ainda, toda a gente cai no erro do excesso ou não limpar tudo bem.
Eu pessoalmente não uso, uso em coisas que foram desenhadas para usar mesmo, monto motores á alguns anos, usando peças originais, não tendo defeitos, tudo bem limpo fica ok por muitos e longos anos.
No manual mesmo da VW não fala em silicone, nesse link fala na original VW.

https://workshop-manuals.com/volkswagen ... ead_cover/
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Fuga de óleo pela tampa da cabeça de motor

Mensagem por Golf_4_TDI »

Gostaria de fazer uma observação a meu ver muito importante que é a colocação sim de cola, silicone ou o que lhe queiram chamar nos cantos das chumaceiras do veio de excêntricos, tal como é referido no link acima do manual de reparações Volkswagen. Como é um canto quase em 90° e apesar do desenho da junta ser especificamente desenvolvido para o efeito, é possível que o óleo passe por lá beemmm lentamente.
https://images.app.goo.gl/qFZY5k2P6djoFyjY9
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Responder