Golf 1.9 TDI - Caixa de 6 velocidades

Responder
donio
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 27 dez 2017, 23:27

Golf 1.9 TDI - Caixa de 6 velocidades

Mensagem por donio »

Boas tardes,

Após alguma curiosidade (entre outras coisas) reparei que a caixa de(6) velocidades montada no Golf V 1.9 TDI, adquirido no inicio deste ano tem o código GQN (abaixo um foto) e pelo que estive a ler corresponde à caixa que equipa as tourans.

Imagem

Esta caixa é uma das que equipa os golfs V de origem? Se não for é igual às que vêm de origem nos golfs, ou seja, as mudanças tem a mesma relação? (não sei se estou a utilizar os termos certos)

PS: Não consigo confirmar o código da caixa pelo autocolante que está ao pé do pneu suplente, devido ao mau estado do mesmo e infelizmente não tenho o manual de serviço. O código do motor que está no lado chapa do condutor é BKC, mas ainda vou confirmar se o que está cravado no motor é igual ao da chapa.
donio
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 27 dez 2017, 23:27

Re: Golf 1.9 TDI - Caixa de 6 velocidades

Mensagem por donio »

Boas tardes, após “googalizar” um pouco descobri a seguinte informação sobre as relações das caixas de velocidades. (Input: Eng. RPM 4500, Largura: 225, Perfil: 45, Diâmetro: 17)

Imagem

Dentro das caixas 02S não é a mais curta, mas só conseguirei perceber se existem diferenças quando descobrir qual a caixa de velocidades que veio de fabrica.

Cumps,
Última edição por donio em 07 set 2018, 21:40, editado 1 vez no total.
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: Golf 1.9 TDI - Caixa de 6 velocidades

Mensagem por MataRatos »

O meu motor é BKC com caixa GQM. De origem. 1.9 tdi de 2006.
Mas confirma no autocolante debaixo do tapete da mala. Deve dizer lá algures GQM.
donio
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 27 dez 2017, 23:27

Re: Golf 1.9 TDI - Caixa de 6 velocidades

Mensagem por donio »

Pois... :( Quando pedi uma peça à VW o Sr. enviou-me um print da peça no ETKA e lá aparece GQM, o que me leva a confirmar que a caixa não é de origem.

Agora não sei se existe algum inconveniente por ser de um modelo diferente. A única diferença que vejo é ser mais curta.
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: Golf 1.9 TDI - Caixa de 6 velocidades

Mensagem por MataRatos »

Ah, agora é que reparei, GQN. Li rápido e pareceu-me GQM... Há relatos de caixas destas partirem, principalmente por causa da 6ª, mas não são muitos. Se calhar partiu e trocaram pelo que arranjaram e que coubesse aí. A minha acho que está a fazer uns barulhos estranhos, mas enquanto aguentar… Posso-te dizer, por referência, que a 6ª às 2000 rpm vai a 100 km/h. 125 é prai 2.500 rpm.
donio
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 27 dez 2017, 23:27

Re: Golf 1.9 TDI - Caixa de 6 velocidades

Mensagem por donio »

MataRatos Escreveu: 07 set 2018, 14:29 O meu motor é BKC com caixa GQM. De origem. 1.9 tdi de 2006.
Mas confirma no autocolante debaixo do tapete da mala. Deve dizer lá algures GQM.
Já verifiquei o autocolante na mala, mas não é percetível :(
MataRatos Escreveu: 07 set 2018, 15:03 Ah, agora é que reparei, GQN. Li rápido e pareceu-me GQM... Há relatos de caixas destas partirem, principalmente por causa da 6ª, mas não são muitos. Se calhar partiu e trocaram pelo que arranjaram e que coubesse aí. A minha acho que está a fazer uns barulhos estranhos, mas enquanto aguentar… Posso-te dizer, por referência, que a 6ª às 2000 rpm vai a 100 km/h. 125 é prai 2.500 rpm.
Com esta caixa às 2100 RPM vou a 100 km/h, às 2000 RPM, vou a 90 e qualquer coisa.
Não sabia que algumas GQM tinham problemas no carreto da 6a.
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: Golf 1.9 TDI - Caixa de 6 velocidades

Mensagem por MataRatos »

É um bocado mais curta, então. Não muito mais, mas é.
donio Escreveu: 07 set 2018, 21:32
MataRatos Escreveu: 07 set 2018, 14:29 O meu motor é BKC com caixa GQM. De origem. 1.9 tdi de 2006.
Mas confirma no autocolante debaixo do tapete da mala. Deve dizer lá algures GQM.
Já verifiquei o autocolante na mala, mas não é percetível :(
MataRatos Escreveu: 07 set 2018, 15:03 Ah, agora é que reparei, GQN. Li rápido e pareceu-me GQM... Há relatos de caixas destas partirem, principalmente por causa da 6ª, mas não são muitos. Se calhar partiu e trocaram pelo que arranjaram e que coubesse aí. A minha acho que está a fazer uns barulhos estranhos, mas enquanto aguentar… Posso-te dizer, por referência, que a 6ª às 2000 rpm vai a 100 km/h. 125 é prai 2.500 rpm.
Com esta caixa às 2100 RPM vou a 100 km/h, às 2000 RPM, vou a 90 e qualquer coisa.
Não sabia que algumas GQM tinham problemas no carreto da 6a.
Responder