Levantar suspensão - TDI GT SPORT R-Line

Responder
Avatar do Utilizador
brucer03
Rookie
Rookie
Mensagens: 124
Registado: 18 out 2015, 18:48
Veículos: Golf IV AHW + Golf V AZV

Levantar suspensão - TDI GT SPORT R-Line

Mensagem por brucer03 »

Boas pessoal,

fartei-me de procurar e só encontro tópicos relativos a rebaixamentos, pois eu quero exactamente o oposto :o
Pelo que já vi os amortecedores e molas da edição GT/GT Sport vêm mais baixos de origem, certo?

É possível trocar por amortecedores e/ou molas para levantar um bocadito mais o carro? Não estou habituado a ter este nível de "desconforto" a conduzir em nacionais "remendadas", ou mesmo de fazer muito cuidado para o carro não raspar por baixo em subidas com algum declive.

PS: 2.0TDI GT Sport R-line
Cumps
Fix the problems, not the symptoms :)
hugomatos
Expert
Expert
Mensagens: 732
Registado: 20 jan 2013, 15:26
Veículos: Golf V

Re: Levantar suspensão - TDI GT SPORT R-Line

Mensagem por hugomatos »

brucer03 Escreveu: 28 jul 2018, 10:03 Boas pessoal,

fartei-me de procurar e só encontro tópicos relativos a rebaixamentos, pois eu quero exactamente o oposto :o
Pelo que já vi os amortecedores e molas da edição GT/GT Sport vêm mais baixos de origem, certo?

É possível trocar por amortecedores e/ou molas para levantar um bocadito mais o carro? Não estou habituado a ter este nível de "desconforto" a conduzir em nacionais "remendadas", ou mesmo de fazer muito cuidado para o carro não raspar por baixo em subidas com algum declive.

PS: 2.0TDI GT Sport R-line
Cumps
A meu ver estás a fazer um downgrade e estragar a dinâmica do carro, ainda mais sendo uma versão mais rara em Portugal.
Eu tenho suspensão desportiva e embora o carro seja duro habituei me perfeitamente e mesmo rebaixado até agora só danifiquei o para uma choques por descuido. Antes de pensares em trocar a suspensão vê o estado dos amortecedores e casquilhos.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Levantar suspensão - TDI GT SPORT R-Line

Mensagem por Mario_Marques »

Bem vindo ao clube, na minha empresa também há um mk5 variant bluemotion que para a semana vai sofrer um levantamento na traseira, basicamente só vão ser trocadas as molas/amortecedores/batentes traseiros.
Como é um carro de empresa que anda normalmente carregado de malas e ferramentas a traseira não dá conta do serviço, anda sempre a bater com o escape no chão em saidas de rampas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
brucer03
Rookie
Rookie
Mensagens: 124
Registado: 18 out 2015, 18:48
Veículos: Golf IV AHW + Golf V AZV

Re: Levantar suspensão - TDI GT SPORT R-Line

Mensagem por brucer03 »

Agora vocês ainda me deixam mais confuso quanto ao "não mexer" :)
Acham que está de altura "stock" para a suspensão desportiva que vem com este modelo?

Imagem

Imagem

Imagem
Fix the problems, not the symptoms :)
Xinesvsc
Expert
Expert
Mensagens: 910
Registado: 20 set 2015, 00:13
Veículos: Vw golf vi 1.6 tdi 105cv variant highline

Re: Levantar suspensão - TDI GT SPORT R-Line

Mensagem por Xinesvsc »

Está stock.
Era pior se fosse variant andavas sempre a varrer o chão como eu cada vez que descesses uma rampa ou passeio mais rápido :mrgreen:
Sinceramente acho que mecher é para estragar a dinâmica e o visual do carro.
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Levantar suspensão - TDI GT SPORT R-Line

Mensagem por Shoduchi »

Tenho um GT Sport R-Line 1.9 TDI com amortecedores Koni FSD e molas Eibach Pro-Kit. A nova suspensão deixa a de origem a milhas de qualidade. Os amortecedores de origem são demasiados secos. Só as molas por si já conseguem melhorar o conforto e o rebaixamento é subtil (para a maioria das pessoas está igual a stock).
Avatar do Utilizador
brucer03
Rookie
Rookie
Mensagens: 124
Registado: 18 out 2015, 18:48
Veículos: Golf IV AHW + Golf V AZV

Re: Levantar suspensão - TDI GT SPORT R-Line

Mensagem por brucer03 »

Shoduchi Escreveu: 30 jul 2018, 21:12 Tenho um GT Sport R-Line 1.9 TDI com amortecedores Koni FSD e molas Eibach Pro-Kit. A nova suspensão deixa a de origem a milhas de qualidade. Os amortecedores de origem são demasiados secos. Só as molas por si já conseguem melhorar o conforto e o rebaixamento é subtil (para a maioria das pessoas está igual a stock).
Eu também pensei em apenas trocar as molas, há algum tipo de molas que me dê mais conforto e ao mesmo tempo eleve ligeiramente o carro?
Posso estar enganado mas existe uma súbida (que dá acesso à casa dos meus pais), e penso que vou ficar ali com o para choques da frente na mão :shock:
Fix the problems, not the symptoms :)
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Levantar suspensão - TDI GT SPORT R-Line

Mensagem por Shoduchi »

As molas da versão Confortline e Trendline são molas mais confortáveis e altas que as Sport, mas o carro fica um barco nas curvas, que é algo que não gosto mesmo nada...
Avatar do Utilizador
brucer03
Rookie
Rookie
Mensagens: 124
Registado: 18 out 2015, 18:48
Veículos: Golf IV AHW + Golf V AZV

Re: Levantar suspensão - TDI GT SPORT R-Line

Mensagem por brucer03 »

Shoduchi Escreveu: 31 jul 2018, 10:11 As molas da versão Confortline e Trendline são molas mais confortáveis e altas que as Sport, mas o carro fica um barco nas curvas, que é algo que não gosto mesmo nada...
Sendo assim será melhor trocar o set adaptado ao confortline? (molas/amortecedores/batentes traseiros)
Há alguma referencia a seguir (marca/tipo/50vs55mm)? Vejo kit's de 300€~3000€ :shock:
Fix the problems, not the symptoms :)
Avatar do Utilizador
Castiel
Pro
Pro
Mensagens: 1669
Registado: 11 jan 2012, 09:28
Veículos: GOLF V

Re: Levantar suspensão - TDI GT SPORT R-Line

Mensagem por Castiel »

Tens as molas do mk5 bluemotion que são mais baixas 1,5cm que as "normais".
A ideia foi pegar num Bluemotion, e torná-lo num modelo único. Até agora tenho conseguido...
Facebook - https://www.facebook.com/OEM-Improvemen ... 857902064/
YouTube https://www.youtube.com/c/OEMImprovemen ... s/featured
Imagem
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Levantar suspensão - TDI GT SPORT R-Line

Mensagem por Shoduchi »

Castiel Escreveu: 31 jul 2018, 20:26 Tens as molas do mk5 bluemotion que são mais baixas 1,5cm que as "normais".
Castiel, o brucer quer subir o carro, não apenas melhorar o conforto. ;)
Avatar do Utilizador
brucer03
Rookie
Rookie
Mensagens: 124
Registado: 18 out 2015, 18:48
Veículos: Golf IV AHW + Golf V AZV

Re: Levantar suspensão - TDI GT SPORT R-Line

Mensagem por brucer03 »

acabei de experimentar a suspensão num confortline e finalmente vou ficar com a suspensão que vem de origem na edição sport. A meu ver a diferença não compensa o investimento.
Fix the problems, not the symptoms :)
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Levantar suspensão - TDI GT SPORT R-Line

Mensagem por Mario_Marques »

Update, carrinha da empresa com suspensão "normal" montada, já não bate em lado nenhum
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
brucer03
Rookie
Rookie
Mensagens: 124
Registado: 18 out 2015, 18:48
Veículos: Golf IV AHW + Golf V AZV

Re: Levantar suspensão - TDI GT SPORT R-Line

Mensagem por brucer03 »

Shoduchi Escreveu: 30 jul 2018, 21:12 Tenho um GT Sport R-Line 1.9 TDI com amortecedores Koni FSD e molas Eibach Pro-Kit. A nova suspensão deixa a de origem a milhas de qualidade. Os amortecedores de origem são demasiados secos. Só as molas por si já conseguem melhorar o conforto e o rebaixamento é subtil (para a maioria das pessoas está igual a stock).
Tomei a liberdade (após 2 anos) de desenterrar o tópico :D

Finalmente poupei uns trocos e gostava que me desses a tua opinião.
Achas que a questão do conforto está mais ligada com as molas e que ao trocar pelas que vêm stock da versão GT-LINE ganho em conforto e o carro não desce mais do que já vem com as molas stock GT-LINE?

Achas que o investimento nos Koni's FSD é justificado para ganhar ainda mais conforto? (ou estará mais direcionado para dar mais grip a alguém com suspensão não desportiva)?

Obrigado desde já!
Fix the problems, not the symptoms :)
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Levantar suspensão - TDI GT SPORT R-Line

Mensagem por Shoduchi »

brucer03 Escreveu: 10 jun 2020, 13:08
Shoduchi Escreveu: 30 jul 2018, 21:12 Tenho um GT Sport R-Line 1.9 TDI com amortecedores Koni FSD e molas Eibach Pro-Kit. A nova suspensão deixa a de origem a milhas de qualidade. Os amortecedores de origem são demasiados secos. Só as molas por si já conseguem melhorar o conforto e o rebaixamento é subtil (para a maioria das pessoas está igual a stock).
Tomei a liberdade (após 2 anos) de desenterrar o tópico :D

Finalmente poupei uns trocos e gostava que me desses a tua opinião.
Achas que a questão do conforto está mais ligada com as molas e que ao trocar pelas que vêm stock da versão GT-LINE ganho em conforto e o carro não desce mais do que já vem com as molas stock GT-LINE?

Achas que o investimento nos Koni's FSD é justificado para ganhar ainda mais conforto? (ou estará mais direcionado para dar mais grip a alguém com suspensão não desportiva)?

Obrigado desde já!
As molas ajudam no conforto. Tendo em conta a idade os amortecedores já merecem substituição. Os Koni FSD permitem ter 2 tipos de comportamento da suspensão. Mais firme com bom piso e mais macia em piso degradado.
Os amortecedores originais (ou equivalentes) tornam a suspensão um bocado seca nos buracos.
Responder