Boa tarde,
O meu carro hoje fez uma revisão "maior". tem quase 190 000 KM.
Foi trocado o óleo, kit de distribuição c/ bomba de água, correia auxiliar, filtros do combustível + habitáculo + ar + óleo, anticongelante, casquilho sup., casquilho, pendurais barra estabilizadora, fole transmissão, lampada H7 12V/55W E1 B Premiu.
Dúvidas:
- Volto a trocar o kit de distribuição daqui a 90 000K, mais coisa menos coisa, certo?
- Antes de levar o carro à revisão apareceu o seguinte aviso (motor) e mensagem (Escape Oficina):
https://pasteboard.co/GFF7Mur.jpg
Na oficina analisaram os erros e falaram que pode ter como origem a Válvula EGC e/ou Borboleta. Retiraram a mensagem "numa de perceber se é falso alarme", mas depois de uns 10KM voltou a aparecer. É grave continuar a andar com esta mensagem mais uns tempos? A origem pode efectivamente estar na válvula EGC e/ou borboleta?
- Anteriormente, há uns meses, tinha colocado aqui no forum isto: "Desde há alguns dias para cá que quase sempre que carrego na embraiagem ouço um barulho anormal no motor, do tipo roçar. Carrego a fundo e mais ou menos a meio do pedal ouço o roçar que logo de seguida desaparece.". As respostas foram no sentido de a origem ser no volante bimassa. O que é certo é que pelo que me parece este roçar deixou de existir. Tem relação com o que foi feito no carro?
- Quando me devo preocupar com eventual troca de kit de embraiagem e volante bimassa? Nota: quase sempre em auto-estrada utilizo o cruise-control sempre em 6ª. Isto para além de ajudar a reduzir consumos, poupa o kit de embraiagem certo?
- Para finalizar, pretendo manter este carro o máximo de tempo possível. Que preocupações devo ter tendo em conta os KM do carro? Já li o manual de manutenção de uma ponta a outra e penso que tudo tem sido feito nos timmings corretos (+ coisa - coisa).
Obrigado desde já
CM
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Re: Revisão
Qual o motivo de ter trocada barra estabilizadora?
Obgdo
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Re: Revisão
Penso que não trocou a barra estabilizadora, mas sim pendurais da barra estabilizadora.
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Re: Revisão
Ok peço desculpa não li pendorais.
Obgdo
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Re: Revisão
Qual é o motor do carro?
Quanto à EGR deve colocar uma nova ou então anular fisica e electronicamente.
Esse roçar deve ser e embraiagem a começar a ficar desgastada...
Quanto à EGR deve colocar uma nova ou então anular fisica e electronicamente.
Esse roçar deve ser e embraiagem a começar a ficar desgastada...
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Re: Revisão
Penso que tenhas um 2.0tdi certo?
Se for o caso recomendo ver a cabeça do motor. As cabeças com ref terminada em A ou B têm tendencia a rachar.
Outra coisa que podes fazer devido aos km que tem é limpar a admissão e egr. Devem estar cheias de sujidade.
A embraiagem e volante bimassa se neste momento não houves nada e se não patina nem tem vibrações estranhas não precisas de te preocupar para já.
Outra coisa. Quer vás em AE com cruise control activado ou não é igual. Penso que Não te vai desgastar mais embraiagem. O que desgasta é no para arranca ou quando estamos parados e estamos com o pé a carregar na embraiagem e mudança engrenada.
Se for o caso recomendo ver a cabeça do motor. As cabeças com ref terminada em A ou B têm tendencia a rachar.
Outra coisa que podes fazer devido aos km que tem é limpar a admissão e egr. Devem estar cheias de sujidade.
A embraiagem e volante bimassa se neste momento não houves nada e se não patina nem tem vibrações estranhas não precisas de te preocupar para já.
Outra coisa. Quer vás em AE com cruise control activado ou não é igual. Penso que Não te vai desgastar mais embraiagem. O que desgasta é no para arranca ou quando estamos parados e estamos com o pé a carregar na embraiagem e mudança engrenada.
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Re: Revisão
Sim 2.0 Tdi.
O motor é um BKD.
Eu perguntei a oficina se não podia limpar a tal válvula EGR mas eles disseram que não fica um serviço bem feito e que não resolve a 100% e não se justifica pelo tempo/custo necessário para o efeito. Recomendam uma nova.
Num comentário acima o brunopenela também diz que se deve trocar por uma nova ou anular física e electeonicamente. Fico sem saber qual a melhor opção. Limpar, anular ou nova?
Afinal, após andar mais uns KMs com o carro, afinal ainda ouço o tal roçar. Vibrar em si isso não sinto... Será embraiagem que terá que ser trocada?
O motor é um BKD.
Eu perguntei a oficina se não podia limpar a tal válvula EGR mas eles disseram que não fica um serviço bem feito e que não resolve a 100% e não se justifica pelo tempo/custo necessário para o efeito. Recomendam uma nova.
Num comentário acima o brunopenela também diz que se deve trocar por uma nova ou anular física e electeonicamente. Fico sem saber qual a melhor opção. Limpar, anular ou nova?
Afinal, após andar mais uns KMs com o carro, afinal ainda ouço o tal roçar. Vibrar em si isso não sinto... Será embraiagem que terá que ser trocada?
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Re: Revisão
Como já foi referido convém veres a referência da cabeça do motor...cmpm Escreveu:Sim 2.0 Tdi.
O motor é um BKD.
Eu perguntei a oficina se não podia limpar a tal válvula EGR mas eles disseram que não fica um serviço bem feito e que não resolve a 100% e não se justifica pelo tempo/custo necessário para o efeito. Recomendam uma nova.
Num comentário acima o brunopenela também diz que se deve trocar por uma nova ou anular física e electeonicamente. Fico sem saber qual a melhor opção. Limpar, anular ou nova?
Afinal, após andar mais uns KMs com o carro, afinal ainda ouço o tal roçar. Vibrar em si isso não sinto... Será embraiagem que terá que ser trocada?
Se queres uma opção fácil e sem outros métodos o melhor é meter uma EGR nova!
O roçar deve realmente ser a embraiagem...
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Re: Revisão
A referencia é BKD. Não é isto? Sim, certamente é melhor meter novo, a questão é perceber se existe outra forma com menos custos, ainda que possa não ser a melhor opção.
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Re: Revisão
Isso é o código do motor.
A ref da cabeça ve-se de frente para o carro, capot aberto, por baixo da tampa do motor, no canto inferior direito vê a referência da cabeça marcada no metal.
A egr se a oficina te diz que não tem solução terás de colocar uma nova ou anular como já foi aqui dito. Menos custos só se for uma usada. Mas não recomendo.
A ref da cabeça ve-se de frente para o carro, capot aberto, por baixo da tampa do motor, no canto inferior direito vê a referência da cabeça marcada no metal.
A egr se a oficina te diz que não tem solução terás de colocar uma nova ou anular como já foi aqui dito. Menos custos só se for uma usada. Mas não recomendo.
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Re: Revisão
Penso que é isto: 03G 103 308 C.
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Re: Revisão
Sim é isso mesmo.
Sendo assim não precisas de te preocupar com isso
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Re: Revisão
De que ano/mês é o seu carro?