Deixei o meu carro na oficina porque já andava a assobiar há uns tempos e este fds achei que piorou de repente e achei melhor resolver isso.
O assobiar começou depois de uma revisão feita, não era muito evidente mas notei a diferença, mas deixei andar.
Hoje mostraram-me como estava o turbo... E não sabem explicar como é que isto aconteceu. A foto não está muito bem porque devia ter focado as palhetas, mas nota-se que andaram ali que tempos a raspar nalguma coisa, talvez uma pedra, um pedaço de metal... A minha teoria é que alguém por descuido, não sei, deixou cair qq coisa na caixa do filtro de ar quando estava sem filtro, entrou no turbo e fez este lindo serviço.
O meu receio agora é se o que quer que seja que entrou lá, se desfez ou poderá ter entrado na admissão e ter feito estragos ou estar a espera de os fazer. Falei pouco com eles na oficina, mas a resposta que me deram foi que não, o que quer que tenha entrado lá dentro desfez-se, não podia ter passado pra admissão. Alguém aqui que me dê opinião acerca disto...?
https://www.dropbox.com/s/gixbx0pehkv0m ... o.jpg?dl=0
Turbo com pás da turbina "roídas"
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Re: Turbo com pás da turbina "roídas"
Que filtro de ar usas?MataRatos Escreveu:Deixei o meu carro na oficina porque já andava a assobiar há uns tempos e este fds achei que piorou de repente e achei melhor resolver isso.
O assobiar começou depois de uma revisão feita, não era muito evidente mas notei a diferença, mas deixei andar.
Hoje mostraram-me como estava o turbo... E não sabem explicar como é que isto aconteceu. A foto não está muito bem porque devia ter focado as palhetas, mas nota-se que andaram ali que tempos a raspar nalguma coisa, talvez uma pedra, um pedaço de metal... A minha teoria é que alguém por descuido, não sei, deixou cair qq coisa na caixa do filtro de ar quando estava sem filtro, entrou no turbo e fez este lindo serviço.
O meu receio agora é se o que quer que seja que entrou lá, se desfez ou poderá ter entrado na admissão e ter feito estragos ou estar a espera de os fazer. Falei pouco com eles na oficina, mas a resposta que me deram foi que não, o que quer que tenha entrado lá dentro desfez-se, não podia ter passado pra admissão. Alguém aqui que me dê opinião acerca disto...?
https://www.dropbox.com/s/gixbx0pehkv0m ... o.jpg?dl=0
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Re: Turbo com pás da turbina "roídas"
O que metem na Bosch car service. Deve ser marca Bosch. Nunca abri a tampa do filtro de ar.
Já estive a pesquisar na net, é Turbo FOD (foreign object damage), não é assim tão raro quanto isso, mas não consegue perceber o que terá sido.
Do que estive também a ver, é difícil chegar alguma coisa à admissão por causa do intercooler. Acho que nunca se vai perceber o que se passou ali...
Já estive a pesquisar na net, é Turbo FOD (foreign object damage), não é assim tão raro quanto isso, mas não consegue perceber o que terá sido.
Do que estive também a ver, é difícil chegar alguma coisa à admissão por causa do intercooler. Acho que nunca se vai perceber o que se passou ali...
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Re: Turbo com pás da turbina "roídas"
E qual é o barulho ao certo?MataRatos Escreveu:O que metem na Bosch car service. Deve ser marca Bosch. Nunca abri a tampa do filtro de ar.
Já estive a pesquisar na net, é Turbo FOD (foreign object damage), não é assim tão raro quanto isso, mas não consegue perceber o que terá sido.
Do que estive também a ver, é difícil chegar alguma coisa à admissão por causa do intercooler. Acho que nunca se vai perceber o que se passou ali...
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Re: Turbo com pás da turbina "roídas"
O barulho era um assobio, como se fosse uma ambulância. Até a minha avó ouviu quando vinha no meu carro, virou-se pra mim "já estou a ouvir uma ambulância há muito, não passa por nós?".
Entretanto o barulho piorou, em desaceleração principalmente, um som mais metálico, e achei que era tempo de resolver isto.
Mas isto faz-me ressuscitar um tópico que já cá tinha colocado em 2014, que é este
viewtopic.php?f=33&t=99996
Nesta altura queixava-me de um grilar, que já existia desde que tinha o carro... Tenho pena de já ter apagado esses videos... Um grilar que se ouvia principalmente engatado, a lanço, sem acelerar, em rotações mais elevadas. Bastava encostar o pé no acelerador, e ele calava-se. Largava, e lá voltava ele. Aparecia também quando acelerava a fundo. Nunca se soube o que era esse barulho, a verdade é que trouxe o carro hoje do mecânico, e esse barulho PARECE-ME ter desaparecido!!!
Vendo o estado do turbo, e somando 1+1, parece-me que antes do carro ter vindo para as minhas mãos alguém deixou cair qq coisa dentro do tubo que vai para o turbo, provavelmente dentro da caixa do filtro de ar. Andou ali a roer, a bater contra as palhetas do compressor, e era isso que fazia o barulho. Algo mais duro que as palhetas, uma porca ou um parafuso, não sei... Na oficina ninguém referiu ter encontrado nada estranho dentro das tubagens, viram tudo bem visto, limparam tudo, e não encontraram nada que fizesse aquilo. A verdade é que esse barulho desapareceu agora com a troca do turbo. Porque é que ele só fazia esse barulho a acelerar a fundo e com ele engatado a lanço, e parava quando encostava o pé no acelerador, não sei, mas para quem percebe do funcionamento de um turbo há-de ter uma explicação para isso.
Espero que este problema tenha mesmo ficado por aqui.
Entretanto o barulho piorou, em desaceleração principalmente, um som mais metálico, e achei que era tempo de resolver isto.
Mas isto faz-me ressuscitar um tópico que já cá tinha colocado em 2014, que é este
viewtopic.php?f=33&t=99996
Nesta altura queixava-me de um grilar, que já existia desde que tinha o carro... Tenho pena de já ter apagado esses videos... Um grilar que se ouvia principalmente engatado, a lanço, sem acelerar, em rotações mais elevadas. Bastava encostar o pé no acelerador, e ele calava-se. Largava, e lá voltava ele. Aparecia também quando acelerava a fundo. Nunca se soube o que era esse barulho, a verdade é que trouxe o carro hoje do mecânico, e esse barulho PARECE-ME ter desaparecido!!!
Vendo o estado do turbo, e somando 1+1, parece-me que antes do carro ter vindo para as minhas mãos alguém deixou cair qq coisa dentro do tubo que vai para o turbo, provavelmente dentro da caixa do filtro de ar. Andou ali a roer, a bater contra as palhetas do compressor, e era isso que fazia o barulho. Algo mais duro que as palhetas, uma porca ou um parafuso, não sei... Na oficina ninguém referiu ter encontrado nada estranho dentro das tubagens, viram tudo bem visto, limparam tudo, e não encontraram nada que fizesse aquilo. A verdade é que esse barulho desapareceu agora com a troca do turbo. Porque é que ele só fazia esse barulho a acelerar a fundo e com ele engatado a lanço, e parava quando encostava o pé no acelerador, não sei, mas para quem percebe do funcionamento de um turbo há-de ter uma explicação para isso.
Espero que este problema tenha mesmo ficado por aqui.
- Mario_Marques
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Re: Turbo com pás da turbina "roídas"
Esse carro está reprogramado? não é exacto olhar para ai e adivinhar o que se passou, porém por norma esse tipo de danos é derivado a duas coisas, excesso de rotação, e, ou realmente um objecto estranho que pode ser por exemplo o óleo que sai pelo respiro do carter que liga directamente na admissão do turbo.
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Re: Turbo com pás da turbina "roídas"
Nunca foi reprogramado.Mario_Marques Escreveu:Esse carro está reprogramado? não é exacto olhar para ai e adivinhar o que se passou, porém por norma esse tipo de danos é derivado a duas coisas, excesso de rotação, e, ou realmente um objecto estranho que pode ser por exemplo o óleo que sai pelo respiro do carter que liga directamente na admissão do turbo.
Excesso de rotação não é porque raramente passo dos 130/140, e também não costumo puxar por ele, dificilmente vai acima das 3000 rotações, e quando é, só em 6ª na AE.
Isso do tubo do respiro, não tenho conhecimento para falar disso, mas devia ter sinais de óleo, não...? A verdade é que hoje fiz uma viagem de 100 km, e não ouvi mais esse grilar metálico de que me queixo há anos...
- Mario_Marques
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Re: Turbo com pás da turbina "roídas"
Excesso de rotação não é rotação do motor, é rotação mesmo do turbo, a rotação do turbo e do motor não andam a par, a zona onde um turbo faz mais rotação é precisamente em baixa rotação no motor, quando em altas no motor,a gestão do motor controla(é suposto quando tudo está ok) a geometria de forma a reduzir a rotação do turbo e esforço do mesmo.
Um turbo descalibrado, numa redução provoca facilmente excesso de rotação perigoso, assim da mesma forma que uma fuga no sistema provoca excesso de rotação.
Mas sinceramente é quase impossível descobrir o que se passou ai sem ver realmente todo o rasto que poderia existir.
Um turbo descalibrado, numa redução provoca facilmente excesso de rotação perigoso, assim da mesma forma que uma fuga no sistema provoca excesso de rotação.
Mas sinceramente é quase impossível descobrir o que se passou ai sem ver realmente todo o rasto que poderia existir.
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Re: Turbo com pás da turbina "roídas"
Não sabia que tinha rotações mais altas em baixas e menos em rotações mais altas, p acaso achava que andavam a par. Muito mais altas rotações no turbo, isso eu sei, mas achei que andavam a par. Deve ser o que faz a geometria variável...
É como dizes, nunca se vai descobrir o que aconteceu ali. Só sei que antes havia aquele grilar metálico, e agora não há.
Espero só que isto não volte a acontecer, não é uma despesa nada boa... E levou um garret recondicionado. Era isso ou KKK novo, prefiro garret.
É como dizes, nunca se vai descobrir o que aconteceu ali. Só sei que antes havia aquele grilar metálico, e agora não há.
Espero só que isto não volte a acontecer, não é uma despesa nada boa... E levou um garret recondicionado. Era isso ou KKK novo, prefiro garret.
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Re: Turbo com pás da turbina "roídas"
E se assumirmos que durante o tempo de vida deste turbo, foram tidos grandes cuidados com ele: não acelerar a frio, não desligar imediatamente após ter estado em aceleração algum tempo, revisões a tempo e horas, etc etc... A probabilidade que isto aconteça também ao novo turbo é grande...? Como é que posso evitar que isto volte a acontecer? Já pensei em daqui a sei lá, 20.000 kms pedir para verem o estado do compressor e ver se começa a apresentar os mesmo sinais que este. Ou isto a uma casa de turbos e confirmar que tem as pressões correctas, sem fugas, etc etc... É que não estou para daqui a 2 ou 3 anos estar outra vez a trocar o turbo...Mario_Marques Escreveu:Excesso de rotação não é rotação do motor, é rotação mesmo do turbo, a rotação do turbo e do motor não andam a par, a zona onde um turbo faz mais rotação é precisamente em baixa rotação no motor, quando em altas no motor,a gestão do motor controla(é suposto quando tudo está ok) a geometria de forma a reduzir a rotação do turbo e esforço do mesmo.
Um turbo descalibrado, numa redução provoca facilmente excesso de rotação perigoso, assim da mesma forma que uma fuga no sistema provoca excesso de rotação.
Mas sinceramente é quase impossível descobrir o que se passou ai sem ver realmente todo o rasto que poderia existir.
Há algum sitio especializado nisto? Onde possa ir e que me testem o turbo, pressões, injecção, etc e tal, e me digam se está tudo dentro dos valores normais, ou alguma coisa errada?
- Mario_Marques
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Re: Turbo com pás da turbina "roídas"
MataRatos, isso não é uma coisa que aconteça com frequência, tiveste algum azar que dificilmente irás descobrir o que foi e um azar não é uma regra, isso pode ter sido um corpo estranho como ja foi referido ou excesso de rotação por ter secalhar andado descalibrado algum tempo.
A vida util de um turbo bem tratado andará na coisa dos 200mkm, obviamente há quem faça muito mais que isso, as casas de turbos, opá, pela experiencia que tenho é sitio a evitar fazer serviços, maioria das casas percebem de turbos e mal apesar de passarem uma imagem de que são uns herois da especialidade pois toda a gente gosta de turbos não é verdade?.lol
Uma coisa muito errada que toda a gente diz, "nunca desligar logo o motor depois de uma viagem" isso, já comprovei á muitos anos usando realmente dispositivos para monitorizar o que realmente acontece no motor e não é o melhor conselho, isto porque o carro parado a trabalhar não vai arrefecer o suficiente, a maneira correcta de fazer é sim, antes de chegar ao destino vir com o motor com o mínimo de esforço possível, o carro em andamento arrefece muito melhor que parado, parado as vezes até aquece.
cuidados importantes, sempre filtro de ar em ordem e sistema de admissão bem vedado\bem encaixado, não facilitar com oleo, seja por km's, por idade, nivel de oleo, por qualidade do mesmo, não puxar a frio, tentar depois de uma viagem em que se veio a puxar antes de chegar ao destino andar calmo para arrefecer.
Quem tiver o polar fis ou vag-com consegue monitorizar as diferenças entre temperaturas, parado a arrefecer e arrefecer em andamento, o óleo é muito difícil de arrefecer, em andamento arrefece muito melhor, parado as vezes aquece é ainda mais.
Muita gente não sabe o porque de esse conselho do turbo existir, ora não é nada mais nada menos, quando o carro vem a puxar a turbina de escape aquece muito,a turbina está ligada ao veio, o veio passa nos canais de lubrificação e transmite calor, muito, o óleo passa por esses canais, ao desligar logo deixa de haver óleo a circular e não há muita dissipação de calor, o óleo fica ali pousado a "cozinhar" e como qualquer carbohidrato, ao ser muito aquecido forma depósitos altamente duros, além disso bloqueia as passagens de oleo que são mais pequenas que um furo de uma agulha, esse é todo o mal.
Ao fazeres o arrefecimento em andamento,tens fluxo de ar muito superior no radiador que por sua vez arrefece o permutador de óleo que vai directamente ao turbo, tens mais pressão de óleo e óleo a circular, tens mais liquido de arrefecimento a circular, tens os gases de escape a baixarem temperatura muito mais rápido, tens o intercooler a arrefecer mais o ar que vai para o motor
A vida util de um turbo bem tratado andará na coisa dos 200mkm, obviamente há quem faça muito mais que isso, as casas de turbos, opá, pela experiencia que tenho é sitio a evitar fazer serviços, maioria das casas percebem de turbos e mal apesar de passarem uma imagem de que são uns herois da especialidade pois toda a gente gosta de turbos não é verdade?.lol
Uma coisa muito errada que toda a gente diz, "nunca desligar logo o motor depois de uma viagem" isso, já comprovei á muitos anos usando realmente dispositivos para monitorizar o que realmente acontece no motor e não é o melhor conselho, isto porque o carro parado a trabalhar não vai arrefecer o suficiente, a maneira correcta de fazer é sim, antes de chegar ao destino vir com o motor com o mínimo de esforço possível, o carro em andamento arrefece muito melhor que parado, parado as vezes até aquece.
cuidados importantes, sempre filtro de ar em ordem e sistema de admissão bem vedado\bem encaixado, não facilitar com oleo, seja por km's, por idade, nivel de oleo, por qualidade do mesmo, não puxar a frio, tentar depois de uma viagem em que se veio a puxar antes de chegar ao destino andar calmo para arrefecer.
Quem tiver o polar fis ou vag-com consegue monitorizar as diferenças entre temperaturas, parado a arrefecer e arrefecer em andamento, o óleo é muito difícil de arrefecer, em andamento arrefece muito melhor, parado as vezes aquece é ainda mais.
Muita gente não sabe o porque de esse conselho do turbo existir, ora não é nada mais nada menos, quando o carro vem a puxar a turbina de escape aquece muito,a turbina está ligada ao veio, o veio passa nos canais de lubrificação e transmite calor, muito, o óleo passa por esses canais, ao desligar logo deixa de haver óleo a circular e não há muita dissipação de calor, o óleo fica ali pousado a "cozinhar" e como qualquer carbohidrato, ao ser muito aquecido forma depósitos altamente duros, além disso bloqueia as passagens de oleo que são mais pequenas que um furo de uma agulha, esse é todo o mal.
Ao fazeres o arrefecimento em andamento,tens fluxo de ar muito superior no radiador que por sua vez arrefece o permutador de óleo que vai directamente ao turbo, tens mais pressão de óleo e óleo a circular, tens mais liquido de arrefecimento a circular, tens os gases de escape a baixarem temperatura muito mais rápido, tens o intercooler a arrefecer mais o ar que vai para o motor
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Re: Turbo com pás da turbina "roídas"
Então se calhar a única coisa que vou fazer é numa das próximas revisões pedir para verem o estado do compressor do turbo, a ver se está a ficar semelhante, e se sim, começar a tentar perceber o que possa estar a fazer isso.
Muito obrigado pelos conselhos
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Re: Turbo com pás da turbina "roídas"
Podes fazer isso, mas torno a repetir, tiveste mesmo azar muito, muito grande, para teres uma ideia, trabalho já á muitos anos quase só exclusivamente com golfs, até hoje só apanhei 1 caso de um turbo como o teu e foi entre aspas, provocado de propósito(excesso de boost 1.6bar num turbo projectado para fazer pouco mais de 1,20 a ajudar á festa descalibrado, morreu numa desaceleração depois de ir uns segundos em carga, ao desacelerar a rotação não quebrou e ainda fez mais ao desacelerar em vez de fazer menos), estamos a falar num universo de carros que nem consigo contar, pelo que é mesmo muito, muito raro acontecer isso e ainda por cima se vais meter um turbo novo e original, menor a hipótese de teres problemas pois um turbo original tem muito mais qualidade que um reconstruido\recondicionado\hibrido.
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Re: Turbo com pás da turbina "roídas"
Pois, mas acabaram por meter um recondicionado porque não haviam novos... Garret na mesma, novos tinham KKK, e isso não queria. Pode ser preconceito, mas mm eles lá preferem garret recondicionados que KKK novos.Mario_Marques Escreveu:Podes fazer isso, mas torno a repetir, tiveste mesmo azar muito, muito grande, para teres uma ideia, trabalho já á muitos anos quase só exclusivamente com golfs, até hoje só apanhei 1 caso de um turbo como o teu e foi entre aspas, provocado de propósito(excesso de boost 1.6bar num turbo projectado para fazer pouco mais de 1,20 a ajudar á festa descalibrado, morreu numa desaceleração depois de ir uns segundos em carga, ao desacelerar a rotação não quebrou e ainda fez mais ao desacelerar em vez de fazer menos), estamos a falar num universo de carros que nem consigo contar, pelo que é mesmo muito, muito raro acontecer isso e ainda por cima se vais meter um turbo novo e original, menor a hipótese de teres problemas pois um turbo original tem muito mais qualidade que um reconstruido\recondicionado\hibrido.
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Re: Turbo com pás da turbina "roídas"
Se for recondicionado garrett(chapa de identificação vermelha) é um turbo novo