Turbo com pás da turbina "roídas"

Responder
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Turbo com pás da turbina "roídas"

Mensagem por MataRatos »

Deixei o meu carro na oficina porque já andava a assobiar há uns tempos e este fds achei que piorou de repente e achei melhor resolver isso.
O assobiar começou depois de uma revisão feita, não era muito evidente mas notei a diferença, mas deixei andar.
Hoje mostraram-me como estava o turbo... E não sabem explicar como é que isto aconteceu. A foto não está muito bem porque devia ter focado as palhetas, mas nota-se que andaram ali que tempos a raspar nalguma coisa, talvez uma pedra, um pedaço de metal... A minha teoria é que alguém por descuido, não sei, deixou cair qq coisa na caixa do filtro de ar quando estava sem filtro, entrou no turbo e fez este lindo serviço.
O meu receio agora é se o que quer que seja que entrou lá, se desfez ou poderá ter entrado na admissão e ter feito estragos ou estar a espera de os fazer. Falei pouco com eles na oficina, mas a resposta que me deram foi que não, o que quer que tenha entrado lá dentro desfez-se, não podia ter passado pra admissão. Alguém aqui que me dê opinião acerca disto...?

https://www.dropbox.com/s/gixbx0pehkv0m ... o.jpg?dl=0
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: Turbo com pás da turbina "roídas"

Mensagem por brunopenela »

MataRatos Escreveu:Deixei o meu carro na oficina porque já andava a assobiar há uns tempos e este fds achei que piorou de repente e achei melhor resolver isso.
O assobiar começou depois de uma revisão feita, não era muito evidente mas notei a diferença, mas deixei andar.
Hoje mostraram-me como estava o turbo... E não sabem explicar como é que isto aconteceu. A foto não está muito bem porque devia ter focado as palhetas, mas nota-se que andaram ali que tempos a raspar nalguma coisa, talvez uma pedra, um pedaço de metal... A minha teoria é que alguém por descuido, não sei, deixou cair qq coisa na caixa do filtro de ar quando estava sem filtro, entrou no turbo e fez este lindo serviço.
O meu receio agora é se o que quer que seja que entrou lá, se desfez ou poderá ter entrado na admissão e ter feito estragos ou estar a espera de os fazer. Falei pouco com eles na oficina, mas a resposta que me deram foi que não, o que quer que tenha entrado lá dentro desfez-se, não podia ter passado pra admissão. Alguém aqui que me dê opinião acerca disto...?

https://www.dropbox.com/s/gixbx0pehkv0m ... o.jpg?dl=0
Que filtro de ar usas?
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: Turbo com pás da turbina "roídas"

Mensagem por MataRatos »

O que metem na Bosch car service. Deve ser marca Bosch. Nunca abri a tampa do filtro de ar.

Já estive a pesquisar na net, é Turbo FOD (foreign object damage), não é assim tão raro quanto isso, mas não consegue perceber o que terá sido.
Do que estive também a ver, é difícil chegar alguma coisa à admissão por causa do intercooler. Acho que nunca se vai perceber o que se passou ali...
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: Turbo com pás da turbina "roídas"

Mensagem por brunopenela »

MataRatos Escreveu:O que metem na Bosch car service. Deve ser marca Bosch. Nunca abri a tampa do filtro de ar.

Já estive a pesquisar na net, é Turbo FOD (foreign object damage), não é assim tão raro quanto isso, mas não consegue perceber o que terá sido.
Do que estive também a ver, é difícil chegar alguma coisa à admissão por causa do intercooler. Acho que nunca se vai perceber o que se passou ali...
E qual é o barulho ao certo?
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: Turbo com pás da turbina "roídas"

Mensagem por MataRatos »

O barulho era um assobio, como se fosse uma ambulância. Até a minha avó ouviu quando vinha no meu carro, virou-se pra mim "já estou a ouvir uma ambulância há muito, não passa por nós?".
Entretanto o barulho piorou, em desaceleração principalmente, um som mais metálico, e achei que era tempo de resolver isto.
Mas isto faz-me ressuscitar um tópico que já cá tinha colocado em 2014, que é este
viewtopic.php?f=33&t=99996
Nesta altura queixava-me de um grilar, que já existia desde que tinha o carro... Tenho pena de já ter apagado esses videos... Um grilar que se ouvia principalmente engatado, a lanço, sem acelerar, em rotações mais elevadas. Bastava encostar o pé no acelerador, e ele calava-se. Largava, e lá voltava ele. Aparecia também quando acelerava a fundo. Nunca se soube o que era esse barulho, a verdade é que trouxe o carro hoje do mecânico, e esse barulho PARECE-ME ter desaparecido!!!
Vendo o estado do turbo, e somando 1+1, parece-me que antes do carro ter vindo para as minhas mãos alguém deixou cair qq coisa dentro do tubo que vai para o turbo, provavelmente dentro da caixa do filtro de ar. Andou ali a roer, a bater contra as palhetas do compressor, e era isso que fazia o barulho. Algo mais duro que as palhetas, uma porca ou um parafuso, não sei... Na oficina ninguém referiu ter encontrado nada estranho dentro das tubagens, viram tudo bem visto, limparam tudo, e não encontraram nada que fizesse aquilo. A verdade é que esse barulho desapareceu agora com a troca do turbo. Porque é que ele só fazia esse barulho a acelerar a fundo e com ele engatado a lanço, e parava quando encostava o pé no acelerador, não sei, mas para quem percebe do funcionamento de um turbo há-de ter uma explicação para isso.
Espero que este problema tenha mesmo ficado por aqui.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo com pás da turbina "roídas"

Mensagem por Mario_Marques »

Esse carro está reprogramado? não é exacto olhar para ai e adivinhar o que se passou, porém por norma esse tipo de danos é derivado a duas coisas, excesso de rotação, e, ou realmente um objecto estranho que pode ser por exemplo o óleo que sai pelo respiro do carter que liga directamente na admissão do turbo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: Turbo com pás da turbina "roídas"

Mensagem por MataRatos »

Mario_Marques Escreveu:Esse carro está reprogramado? não é exacto olhar para ai e adivinhar o que se passou, porém por norma esse tipo de danos é derivado a duas coisas, excesso de rotação, e, ou realmente um objecto estranho que pode ser por exemplo o óleo que sai pelo respiro do carter que liga directamente na admissão do turbo.
Nunca foi reprogramado.
Excesso de rotação não é porque raramente passo dos 130/140, e também não costumo puxar por ele, dificilmente vai acima das 3000 rotações, e quando é, só em 6ª na AE.
Isso do tubo do respiro, não tenho conhecimento para falar disso, mas devia ter sinais de óleo, não...? A verdade é que hoje fiz uma viagem de 100 km, e não ouvi mais esse grilar metálico de que me queixo há anos...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo com pás da turbina "roídas"

Mensagem por Mario_Marques »

Excesso de rotação não é rotação do motor, é rotação mesmo do turbo, a rotação do turbo e do motor não andam a par, a zona onde um turbo faz mais rotação é precisamente em baixa rotação no motor, quando em altas no motor,a gestão do motor controla(é suposto quando tudo está ok) a geometria de forma a reduzir a rotação do turbo e esforço do mesmo.
Um turbo descalibrado, numa redução provoca facilmente excesso de rotação perigoso, assim da mesma forma que uma fuga no sistema provoca excesso de rotação.
Mas sinceramente é quase impossível descobrir o que se passou ai sem ver realmente todo o rasto que poderia existir.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: Turbo com pás da turbina "roídas"

Mensagem por MataRatos »

Não sabia que tinha rotações mais altas em baixas e menos em rotações mais altas, p acaso achava que andavam a par. Muito mais altas rotações no turbo, isso eu sei, mas achei que andavam a par. Deve ser o que faz a geometria variável...
É como dizes, nunca se vai descobrir o que aconteceu ali. Só sei que antes havia aquele grilar metálico, e agora não há.
Espero só que isto não volte a acontecer, não é uma despesa nada boa... E levou um garret recondicionado. Era isso ou KKK novo, prefiro garret.
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: Turbo com pás da turbina "roídas"

Mensagem por MataRatos »

Mario_Marques Escreveu:Excesso de rotação não é rotação do motor, é rotação mesmo do turbo, a rotação do turbo e do motor não andam a par, a zona onde um turbo faz mais rotação é precisamente em baixa rotação no motor, quando em altas no motor,a gestão do motor controla(é suposto quando tudo está ok) a geometria de forma a reduzir a rotação do turbo e esforço do mesmo.
Um turbo descalibrado, numa redução provoca facilmente excesso de rotação perigoso, assim da mesma forma que uma fuga no sistema provoca excesso de rotação.
Mas sinceramente é quase impossível descobrir o que se passou ai sem ver realmente todo o rasto que poderia existir.
E se assumirmos que durante o tempo de vida deste turbo, foram tidos grandes cuidados com ele: não acelerar a frio, não desligar imediatamente após ter estado em aceleração algum tempo, revisões a tempo e horas, etc etc... A probabilidade que isto aconteça também ao novo turbo é grande...? Como é que posso evitar que isto volte a acontecer? Já pensei em daqui a sei lá, 20.000 kms pedir para verem o estado do compressor e ver se começa a apresentar os mesmo sinais que este. Ou isto a uma casa de turbos e confirmar que tem as pressões correctas, sem fugas, etc etc... É que não estou para daqui a 2 ou 3 anos estar outra vez a trocar o turbo...
Há algum sitio especializado nisto? Onde possa ir e que me testem o turbo, pressões, injecção, etc e tal, e me digam se está tudo dentro dos valores normais, ou alguma coisa errada?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo com pás da turbina "roídas"

Mensagem por Mario_Marques »

MataRatos, isso não é uma coisa que aconteça com frequência, tiveste algum azar que dificilmente irás descobrir o que foi e um azar não é uma regra, isso pode ter sido um corpo estranho como ja foi referido ou excesso de rotação por ter secalhar andado descalibrado algum tempo.
A vida util de um turbo bem tratado andará na coisa dos 200mkm, obviamente há quem faça muito mais que isso, as casas de turbos, opá, pela experiencia que tenho é sitio a evitar fazer serviços, maioria das casas percebem de turbos e mal apesar de passarem uma imagem de que são uns herois da especialidade pois toda a gente gosta de turbos não é verdade?.lol
Uma coisa muito errada que toda a gente diz, "nunca desligar logo o motor depois de uma viagem" isso, já comprovei á muitos anos usando realmente dispositivos para monitorizar o que realmente acontece no motor e não é o melhor conselho, isto porque o carro parado a trabalhar não vai arrefecer o suficiente, a maneira correcta de fazer é sim, antes de chegar ao destino vir com o motor com o mínimo de esforço possível, o carro em andamento arrefece muito melhor que parado, parado as vezes até aquece.
cuidados importantes, sempre filtro de ar em ordem e sistema de admissão bem vedado\bem encaixado, não facilitar com oleo, seja por km's, por idade, nivel de oleo, por qualidade do mesmo, não puxar a frio, tentar depois de uma viagem em que se veio a puxar antes de chegar ao destino andar calmo para arrefecer.
Quem tiver o polar fis ou vag-com consegue monitorizar as diferenças entre temperaturas, parado a arrefecer e arrefecer em andamento, o óleo é muito difícil de arrefecer, em andamento arrefece muito melhor, parado as vezes aquece é ainda mais.
Muita gente não sabe o porque de esse conselho do turbo existir, ora não é nada mais nada menos, quando o carro vem a puxar a turbina de escape aquece muito,a turbina está ligada ao veio, o veio passa nos canais de lubrificação e transmite calor, muito, o óleo passa por esses canais, ao desligar logo deixa de haver óleo a circular e não há muita dissipação de calor, o óleo fica ali pousado a "cozinhar" e como qualquer carbohidrato, ao ser muito aquecido forma depósitos altamente duros, além disso bloqueia as passagens de oleo que são mais pequenas que um furo de uma agulha, esse é todo o mal.
Ao fazeres o arrefecimento em andamento,tens fluxo de ar muito superior no radiador que por sua vez arrefece o permutador de óleo que vai directamente ao turbo, tens mais pressão de óleo e óleo a circular, tens mais liquido de arrefecimento a circular, tens os gases de escape a baixarem temperatura muito mais rápido, tens o intercooler a arrefecer mais o ar que vai para o motor
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: Turbo com pás da turbina "roídas"

Mensagem por MataRatos »

Então se calhar a única coisa que vou fazer é numa das próximas revisões pedir para verem o estado do compressor do turbo, a ver se está a ficar semelhante, e se sim, começar a tentar perceber o que possa estar a fazer isso.
Muito obrigado pelos conselhos
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo com pás da turbina "roídas"

Mensagem por Mario_Marques »

Podes fazer isso, mas torno a repetir, tiveste mesmo azar muito, muito grande, para teres uma ideia, trabalho já á muitos anos quase só exclusivamente com golfs, até hoje só apanhei 1 caso de um turbo como o teu e foi entre aspas, provocado de propósito(excesso de boost 1.6bar num turbo projectado para fazer pouco mais de 1,20 a ajudar á festa descalibrado, morreu numa desaceleração depois de ir uns segundos em carga, ao desacelerar a rotação não quebrou e ainda fez mais ao desacelerar em vez de fazer menos), estamos a falar num universo de carros que nem consigo contar, pelo que é mesmo muito, muito raro acontecer isso e ainda por cima se vais meter um turbo novo e original, menor a hipótese de teres problemas pois um turbo original tem muito mais qualidade que um reconstruido\recondicionado\hibrido.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: Turbo com pás da turbina "roídas"

Mensagem por MataRatos »

Mario_Marques Escreveu:Podes fazer isso, mas torno a repetir, tiveste mesmo azar muito, muito grande, para teres uma ideia, trabalho já á muitos anos quase só exclusivamente com golfs, até hoje só apanhei 1 caso de um turbo como o teu e foi entre aspas, provocado de propósito(excesso de boost 1.6bar num turbo projectado para fazer pouco mais de 1,20 a ajudar á festa descalibrado, morreu numa desaceleração depois de ir uns segundos em carga, ao desacelerar a rotação não quebrou e ainda fez mais ao desacelerar em vez de fazer menos), estamos a falar num universo de carros que nem consigo contar, pelo que é mesmo muito, muito raro acontecer isso e ainda por cima se vais meter um turbo novo e original, menor a hipótese de teres problemas pois um turbo original tem muito mais qualidade que um reconstruido\recondicionado\hibrido.
Pois, mas acabaram por meter um recondicionado porque não haviam novos... Garret na mesma, novos tinham KKK, e isso não queria. Pode ser preconceito, mas mm eles lá preferem garret recondicionados que KKK novos.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo com pás da turbina "roídas"

Mensagem por Mario_Marques »

Se for recondicionado garrett(chapa de identificação vermelha) é um turbo novo :wink:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder