Golf V 1.9 TDI - A idade não perdoa - Turbo

Responder
opelko
Beginner
Beginner
Mensagens: 13
Registado: 14 jul 2006, 10:40

Golf V 1.9 TDI - A idade não perdoa - Turbo

Mensagem por opelko »

Boa Dia pessoal...

Tenho um golf V de 2005 conta com 150.000 km. Apesar dos anos da viatura ando feliz da vida com o carro. Comprei-o novo e foi o meu primeiro carro, daí a nostalgia....

Cansado de ver qualquer motorzeco 1.6 a chegar-me à traseira, decidi-me por efetuar uma repro. O carro ganhou o fôlego que deveria ter já de origem. Essa repro já foi há mais de 5 anos sem problemas a assinalar.

Os anos vão passando e ando a notar um assobio estranho no turbo entre as 2000 e 2200 rpm. Quando escuto esse ruído o carro não puxa normalmente. Passando essa faxa ele retoma a aparente normalidade.

Tenho receio que em breve entregue a alma ao criador e danifique outros componentes. Daí querer ouvir as opiniões de tão sábios companheiros sobre esta questão.

Gostava de um turbo que desse nova alma ao carro... Conhecem alguma casa recomendável pelas zonas de oliveira de azemeis? Recomendam algum modelo sem fazer grandes alterações ao hardware existente?

Fico a aguardar ansiosamente as vossas opiniões.

Cumprimentos e abraços.
VW Golf V 1.9 TDI 105 cv
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: Golf V 1.9 TDI - A idade não perdoa - Turbo

Mensagem por brunopenela »

Compras um 1749vb e vais a uma oficina de confiança que o mecanico nao terá grandes dificuldades em aplicar o turbo... É o turbo com menos modificaçoes que podes por! Aliás, maior parte dos users aqui do forum com 1.9 TDI colocam esse (incluindo eu).
Assim numa pesquisa rápida pela tua zona, encontrei esta oficina que é capaz de te ajudar caso nao conheças nada. http://www.turbolenhas.pt/
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
opelko
Beginner
Beginner
Mensagens: 13
Registado: 14 jul 2006, 10:40

Re: Golf V 1.9 TDI - A idade não perdoa - Turbo

Mensagem por opelko »

Olá

Obrigado pela resposta! Esse turbo como se comporta em baixas? pelas informações que coloco são mesmo sintomas de um turbo com má saúde?

Cumprimentos
VW Golf V 1.9 TDI 105 cv
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: Golf V 1.9 TDI - A idade não perdoa - Turbo

Mensagem por brunopenela »

opelko Escreveu:Olá

Obrigado pela resposta! Esse turbo como se comporta em baixas? pelas informações que coloco são mesmo sintomas de um turbo com má saúde?

Cumprimentos
Pode ser o turbo com folga, geometria presa, ...
O turbo tem reparação, se não quiseres gastar €€ num novo.
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
Avatar do Utilizador
Orama_19
Pro
Pro
Mensagens: 1753
Registado: 29 nov 2011, 01:31
Veículos: GOLF MK5 TDI

Re: Golf V 1.9 TDI - A idade não perdoa - Turbo

Mensagem por Orama_19 »

Boas pessoal,

Vou desenterrar aqui o tópico na qual também tenho dúvidas sobre o famoso turbo! :D

O meu objectivo é realizar uma reprogramação muito soft (130cv +/-) e manter o material todo OEM.
Contudo tenho o meu turbo a deixar a passar óleo.

1º questão.: rectificar o meu turbo fica mais barato e continua fiável à mesma? Caso sim, onde devo fazê-lo?
2º questão.: híbridar o turbo? Que vantagens e desvantagens trás?
3º questão.: caso seja para comprar novo, onde posso comprar mesmo novo e não reconstruído... ?
4º questão.: na vossa opinião qual é os requisitos ideias para uma repro soft como pretendo? Pretendo com isto dizer se o ideal é - eliminar EGR, desmiolar CAT, colocar linha directa - ou - só eliminar a EGR e o resto ficar o original .. etc etc

Cumprimentos a todos!
GOLF MK5 TDI - Blue_Edition
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: Golf V 1.9 TDI - A idade não perdoa - Turbo

Mensagem por brunopenela »

Orama_19 Escreveu:Boas pessoal,

Vou desenterrar aqui o tópico na qual também tenho dúvidas sobre o famoso turbo! :D

O meu objectivo é realizar uma reprogramação muito soft (130cv +/-) e manter o material todo OEM.
Contudo tenho o meu turbo a deixar a passar óleo.

1º questão.: rectificar o meu turbo fica mais barato e continua fiável à mesma? Caso sim, onde devo fazê-lo?
2º questão.: híbridar o turbo? Que vantagens e desvantagens trás?
3º questão.: caso seja para comprar novo, onde posso comprar mesmo novo e não reconstruído... ?
4º questão.: na vossa opinião qual é os requisitos ideias para uma repro soft como pretendo? Pretendo com isto dizer se o ideal é - eliminar EGR, desmiolar CAT, colocar linha directa - ou - só eliminar a EGR e o resto ficar o original .. etc etc

Cumprimentos a todos!
Ora bom... Para essa cavalagem o turbo de origem continua a servir! Opta então por repará-lo. Qual é a tua zona?

A continuares com o turbo de origem não modifiques mais nada... A EGR se está boa, deixa-a lá estar... Idem com os restantes componentes.
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Golf V 1.9 TDI - A idade não perdoa - Turbo

Mensagem por smdp23 »

brunopenela Escreveu:
Ora bom... Para essa cavalagem o turbo de origem continua a servir! Opta então por repará-lo. Qual é a tua zona?

A continuares com o turbo de origem não modifiques mais nada... A EGR se está boa, deixa-a lá estar... Idem com os restantes componentes.

Concordo plenamente :wink:
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Avatar do Utilizador
Orama_19
Pro
Pro
Mensagens: 1753
Registado: 29 nov 2011, 01:31
Veículos: GOLF MK5 TDI

Re: Golf V 1.9 TDI - A idade não perdoa - Turbo

Mensagem por Orama_19 »

brunopenela Escreveu:
Orama_19 Escreveu:Boas pessoal,

Vou desenterrar aqui o tópico na qual também tenho dúvidas sobre o famoso turbo! :D

O meu objectivo é realizar uma reprogramação muito soft (130cv +/-) e manter o material todo OEM.
Contudo tenho o meu turbo a deixar a passar óleo.

1º questão.: rectificar o meu turbo fica mais barato e continua fiável à mesma? Caso sim, onde devo fazê-lo?
2º questão.: híbridar o turbo? Que vantagens e desvantagens trás?
3º questão.: caso seja para comprar novo, onde posso comprar mesmo novo e não reconstruído... ?
4º questão.: na vossa opinião qual é os requisitos ideias para uma repro soft como pretendo? Pretendo com isto dizer se o ideal é - eliminar EGR, desmiolar CAT, colocar linha directa - ou - só eliminar a EGR e o resto ficar o original .. etc etc

Cumprimentos a todos!
Ora bom... Para essa cavalagem o turbo de origem continua a servir! Opta então por repará-lo. Qual é a tua zona?

A continuares com o turbo de origem não modifiques mais nada... A EGR se está boa, deixa-a lá estar... Idem com os restantes componentes.
Obrigado pela breve resposta Bruno e sou da zona de Braga. Conheces alguma casa 100% boa para reparar turbos?

Cumps
GOLF MK5 TDI - Blue_Edition
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Golf V 1.9 TDI - A idade não perdoa - Turbo

Mensagem por SuperGolf »

Turbocenter no Porto.
Responder