Revisão exaustiva Golf V 1.9TDI

Responder
ers49_k
Expert
Expert
Mensagens: 703
Registado: 20 jan 2015, 18:59

Revisão exaustiva Golf V 1.9TDI

Mensagem por ers49_k »

Boas a todos,

Recentemente adquiri um Golf V 1.9TDI de 2006 a um particular. O mesmo não tinha a certeza se o carro já tinha feito a mudança do kit de distribuição.
O carro já conta com 143 mil km. Como não tenho a certeza e não sei os cuidados que o antigo dono teve com o carro queria saber o que devo mudar de imediato.
No passado sábado fiz uma pequena manutenção, filtro anti-pólen, filtro óleo, filtro do ar, filtro do combustível, óleo do motor, desinfecção das condutas de A/C porque o ar condicionado estava a dar um cheiro estranho, e carregamento do A/C.
Agora estava a pensar em fazer uma revisão mais profunda dado que não tenho a certeza do passado do carro. Gostaria que me dissessem o que acham que deveria mudar de imediato.

Obrigado
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: Revisão exaustiva Golf V 1.9TDI

Mensagem por MataRatos »

Liquido travões, mudança do liquido de refrigeração pelo de ORIGEM (esta parte é muito importante). Deves precisar de duas garrafas de 1,5L de G13 concentrado, e depois mistura-se com agua destilada. Cerca de 2, 2,5L de concentrado chegam, mas se meteres as duas garrafas também não se perde nada.
Ver o estado da correia de distribuição, mas à minima duvida do estado dela, trocar. E se fores trocar, entao faz a tal mudança do liquido de refrigeração, porque perde-se sempre algum.
Fazer as mudanças de óleo SEMPRE de 15 em 15 mil kms. E assim de repente não me estou a lembrar de mais nada...
ers49_k
Expert
Expert
Mensagens: 703
Registado: 20 jan 2015, 18:59

Re: Revisão exaustiva Golf V 1.9TDI

Mensagem por ers49_k »

Tenho só uma duvida. Não será o G12? É possível ver o estado da correia? Como posso fazer isso? Ainda não tenho muita experiência nestas andanças :P
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: Revisão exaustiva Golf V 1.9TDI

Mensagem por MataRatos »

ers49_k Escreveu:Tenho só uma duvida. Não será o G12? É possível ver o estado da correia? Como posso fazer isso? Ainda não tenho muita experiência nestas andanças :P
O ultimo que saiu ate era o G12 ++, mas entretanto penso que ja saiu o G13.
É possivel +/- ver o estado da correia. Dá para tirar uma tampa qq em cima que deixa a correia a vista, depois vai-se rodando a dar à chave, com o motor de arranque, mas sem o carro pegar. Só po-la a girar um pouco de cada vez e ir-se vendo a correia ate dar a volta toda. Claro que não é um teste 100% fiavel, mas se tiver alguns dentes em mau estado, ou ressequida, é sinal que tem que se trocar.
ers49_k
Expert
Expert
Mensagens: 703
Registado: 20 jan 2015, 18:59

Re: Revisão exaustiva Golf V 1.9TDI

Mensagem por ers49_k »

Obrigado pelas dicas ;)

Vou pedir alguns orçamentos para as coisas que me indicaste e também para a correia de distribuição. Se não for assim nenhuma quantia exorbitante secalhar mais vale do que correr riscos.
Já agora, estava a pensar fazer esse serviço na bosch car service, recomendam? Ou é melhor fazer na marca?
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: Revisão exaustiva Golf V 1.9TDI

Mensagem por MataRatos »

Fazer na marca não e sinónimo de qualidade... Mas também não perdes em pedir orçamento lá. Bosch Car Service também não quer dizer que sejam todas boas, mas até agora tenho tido boa impressão, e onde vou, que é uma Bosch, em Vale de Cambra, até hoje, nada a apontar.
Nisso o ideal é falares com algumas pessoas, ler os foruns, ver as oficinas que indicam na tua zona, até te resolveres a experimentar uma das indicadas.
ers49_k
Expert
Expert
Mensagens: 703
Registado: 20 jan 2015, 18:59

Re: Revisão exaustiva Golf V 1.9TDI

Mensagem por ers49_k »

No sábado fui fazer a alteração de filtros e óleo à bosch car service dieselSys no Porto. Pareceu-me que fizeram um bom trabalho, eu assisti ao trabalho. Mas alteração de filtros não é um trabalho de mecânica tão exigente como a mudança do kit de distribuição, digo eu.

Alguém recomenda alguma oficina aqui no Porto?
Luiggy22
Amateur
Amateur
Mensagens: 445
Registado: 14 dez 2013, 01:07
Veículos: Golf V 1.9 tdi 105cv

Re: Revisão exaustiva Golf V 1.9TDI

Mensagem por Luiggy22 »

Penso que tens o user Mario Marques por esses lados do Porto :)
ers49_k
Expert
Expert
Mensagens: 703
Registado: 20 jan 2015, 18:59

Re: Revisão exaustiva Golf V 1.9TDI

Mensagem por ers49_k »

Já lhe mandei pm ontem, ainda sem resposta, vou esperar.
Pelo que tenho lido aqui no forum, é um bom profissional era mesmo na oficina dele que queria fazer o serviço, podia ser que ele me desse uma vista de olhos ao carro.
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Revisão exaustiva Golf V 1.9TDI

Mensagem por Shoduchi »

Se fores ter com o Mário Marques o teu Golf fica muito bem entregue. Tens é de ter paciência e se não tiveres resposta até ao dia seguiinte, vai continuando a tentar. Ele responde quando tiver possibilidade.

Vale a pena esperar para ires lá. ;)
ers49_k
Expert
Expert
Mensagens: 703
Registado: 20 jan 2015, 18:59

Re: Revisão exaustiva Golf V 1.9TDI

Mensagem por ers49_k »

Vou tentando falar com ele entao.

Obrigado a todos, e se souberem de algo mais crítico que deva alterar, digam.
VW4ever
Rookie
Rookie
Mensagens: 69
Registado: 08 mar 2009, 21:59

Re: Revisão exaustiva Golf V 1.9TDI

Mensagem por VW4ever »

onde é a officina dele?
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Revisão exaustiva Golf V 1.9TDI

Mensagem por Shoduchi »

VW4ever Escreveu: 25 mai 2018, 16:03 onde é a officina dele?
Neste momento diria que a oficina não está disponível. Infelizmente para nós, mas para o Mário é por uma boa causa. Tem tido muito trabalho no seu emprego principal.
VW4ever
Rookie
Rookie
Mensagens: 69
Registado: 08 mar 2009, 21:59

Re: Revisão exaustiva Golf V 1.9TDI

Mensagem por VW4ever »

o.k.
Quinzico
Amateur
Amateur
Mensagens: 261
Registado: 22 ago 2015, 16:17
Veículos: Golf 5 Variant
Localização: Lisboa

Re: Revisão exaustiva Golf V 1.9TDI

Mensagem por Quinzico »

Verifica se é um BLS ou BXE, se sim, muda a capa das bielas.
Responder