No meu caso custa imenso a chegar aos 90 e depois de lá estar , basta descer um pouco que a temperatura desce também, não me fazia isto. O normal era demorar mas um pouco a subir não tanto e depois de estar nos 90 não descer.
Estive a ver e efectivamente é o termostato
Temperatura motor
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Re: Temperatura motor
Humm.. pois possivelmente... o meu demora um pouco a chegar aos 90º mas tambem se estiver a temperatura exterior baixa, baixa tambem o ponteiro mas quando se trata de uma descida acentuada (noto isso no sentido norte>sul na A2 na zona de messines em que existe cerca de 10 quilometros em descida) o ponteiro mexe um pouco, mas como sempre fez isso, desde novo... nunca achei que existisse algo em contrário...viitor Escreveu:No meu caso custa imenso a chegar aos 90 e depois de lá estar , basta descer um pouco que a temperatura desce também, não me fazia isto. O normal era demorar mas um pouco a subir não tanto e depois de estar nos 90 não descer.
Estive a ver e efectivamente é o termostato
Tenho que ver com atenção o termostato quando tiver algum tempo livre
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Re: Temperatura motor
O meu acontece quando o carro ainda não está na temperatura normal, o ponteiro não chega bem aos 90° e no meu percurso diário faço descida acentuada em velocidade baixa a temperatura desce sempre um pouco, só me acontece no inverno!
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Re: Temperatura motor
O carro demora a aquecer porque o termostato está aberto e está a circular uma enorme quantidade de água fria, é muito mais difícil aquecer. No meu carro, mesmo de inverno, ao fim de cerca 4/5 kms já está nos 90º.
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Re: Temperatura motor
Achas que no meu caso também pode ser p termóstato avariado? A mim só me acontece no inverno e a temperatura só desce porque não atinge os 90°.MataRatos Escreveu:O carro demora a aquecer porque o termostato está aberto e está a circular uma enorme quantidade de água fria, é muito mais difícil aquecer. No meu carro, mesmo de inverno, ao fim de cerca 4/5 kms já está nos 90º.
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Re: Temperatura motor
Se isso acontece antes de o quadrante marcar 90º penso ser normal, no meu mk4 também acontece e o levou sensor temperatura e termostato OEM à pouquinho tempo.hugomatos Escreveu:Achas que no meu caso também pode ser p termóstato avariado? A mim só me acontece no inverno e a temperatura só desce porque não atinge os 90°.MataRatos Escreveu:O carro demora a aquecer porque o termostato está aberto e está a circular uma enorme quantidade de água fria, é muito mais difícil aquecer. No meu carro, mesmo de inverno, ao fim de cerca 4/5 kms já está nos 90º.
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Re: Temperatura motor
Sim o mecânico também me disse o mesmo porque o carro ainda não atingiu a temperatura normal, até porque de resto atinge os 90° e nunca tem oscilações.
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Re: Temperatura motor
O importante é estar entre os 70 e os 90, sendo os 90 a temperatura ideal de trabalho nestes modelos, no entanto se não baixar dos 70 não há qualquer problema, o problema é quando passa (<) entre os 50 e os 70 aí é o termostato que não fecha. Claro que mais grave é passar dos 90º para superior!
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Re: Temperatura motor
Hoje estive com um amigo que trabalha na oficina da VW, lembrei-me deste tópico e questionei-lhe.
Dito por ele (e o que eu calculava), a temperatura normal destes motores é os 90º, no entanto existem vários fatores que influenciam a temperatura, desde a temperatura exterior, o estilo de condução, o estado do sistema de refrigeração, o liquido de refrigeração, etc etc etc...
No entanto não nos temos que preocupar se a temperatura não atinge os 90º. O essencial é nunca passar dos 90º, agora entre os 70 e os 90 podem oscilar dependendo dos fatores atrás referidos. Se existir algum problema com o termostato sendo que fique sempre aberto e deixe circular sempre a água o motor baixava sempre para menos que 70º o que seria prejudicial para o motor.
Resumindo o motor está preparado para trabalhar dentro dos 70º a 90º, nunca ultrapassando/baixando ambos as temperaturas.
Dito por ele (e o que eu calculava), a temperatura normal destes motores é os 90º, no entanto existem vários fatores que influenciam a temperatura, desde a temperatura exterior, o estilo de condução, o estado do sistema de refrigeração, o liquido de refrigeração, etc etc etc...
No entanto não nos temos que preocupar se a temperatura não atinge os 90º. O essencial é nunca passar dos 90º, agora entre os 70 e os 90 podem oscilar dependendo dos fatores atrás referidos. Se existir algum problema com o termostato sendo que fique sempre aberto e deixe circular sempre a água o motor baixava sempre para menos que 70º o que seria prejudicial para o motor.
Resumindo o motor está preparado para trabalhar dentro dos 70º a 90º, nunca ultrapassando/baixando ambos as temperaturas.
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Re: Temperatura motor
O que eu já tentei explicar é que o ponteiro chega aos 90ºC antes de efectivamente o motor estar com 90ºC. Essa conversa do mecânico está toda correcta e é o que eu observo na medição do sensor de temperatura do motor, mas o ponteiro se chegar aos 90ºC já não baixa de lá.
Só acharia possível o ponteiro baixar numas circunstâncias muito específicas e que eu pessoalmente nunca observei. Seria necessário o motor estar perto dos 70ºC, que nessa temperatura já o ponteiro chegou aos 90ºC, e depois o carro fosse sempre a descer durante bastante tempo e com clima muito frio. Seria necessário o óleo ainda estar abaixo dos 50ºC ao ponto de arrefecer o motor de modo a baixar até aos 50-60ºC e assim fazer com que o ponteiro baixasse dos 90ºC. Após o óleo chegar à temperatura normal de funcionamento entre os 75-90ºC já não acredito que o motor arrefeça ao ponto do ponteiro mexer para baixo.
Portanto, reforço que o ponteiro estar a marcar 90ºC não tem relação directa com a temperatura efectiva do motor. Apenas indica que está no intervalo normal de funcionamento.
Só acharia possível o ponteiro baixar numas circunstâncias muito específicas e que eu pessoalmente nunca observei. Seria necessário o motor estar perto dos 70ºC, que nessa temperatura já o ponteiro chegou aos 90ºC, e depois o carro fosse sempre a descer durante bastante tempo e com clima muito frio. Seria necessário o óleo ainda estar abaixo dos 50ºC ao ponto de arrefecer o motor de modo a baixar até aos 50-60ºC e assim fazer com que o ponteiro baixasse dos 90ºC. Após o óleo chegar à temperatura normal de funcionamento entre os 75-90ºC já não acredito que o motor arrefeça ao ponto do ponteiro mexer para baixo.
Portanto, reforço que o ponteiro estar a marcar 90ºC não tem relação directa com a temperatura efectiva do motor. Apenas indica que está no intervalo normal de funcionamento.
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Re: Temperatura motor
Ok então chegamos à mesma ideia final! O ponteiro estar a marcar os 90º não indica que o motor esteja a 90 ou menos, indica simplesmente que está dentro da temperatura normal e tambem é de referir que o ponteiro refere-se à temperatura do liquido de refrigeração, para medir a temperatura do motor terá que ser com o MFA+ ou algum sistema que faça leitura real da temperatura.Shoduchi Escreveu: [...]
Portanto, reforço que o ponteiro estar a marcar 90ºC não tem relação directa com a temperatura efectiva do motor. Apenas indica que está no intervalo normal de funcionamento.
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Re: Temperatura motor
viitor Escreveu:Será normal que de Inverno o golf v tdi precise de uma viagem de cerca de 10km velocidades na ordem dos 80KM/h para atingir a temperatura normal, e que mal desça um pouco comece novamente a descer ficando a cerca de pouco mais de meio centímetro do meio do manómetro que é o normal??
Se desligar o ar condicionado a temperatura sobe mais rápido
problema resolvido, aproveitei que ia trocar a distribuição, e troquei o termóstato e agora sim, além de atingir a marca dos 90 graus no ponteiro em pouco tempo, depois de lá estar desça o que descer que não arreia dali.
O que se estava a passar é que o termóstato deixava passar agua e o motor estava sempre a levar com agua fria, não conseguindo aquecer, quando a função dele é abrir apenas quando a agua atinge uma temperatura de 87graus, enquanto que não atingir não sai do motor para trocar com a que esta no radiador e assim entende-se que se a coisa estiver a funcionar correctamente o motor tem que obrigatoriamente aquecer em um "determinado" tempo. Nunca por nunca o que me acontecia a mim mais de 10/15 Km. sem atingir os 90 graus de ponteiro.
Já agora vai um conselho o tensor da correia do alternador convém ser verificado... não é eterno!
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Re: Temperatura motor
Malta, desculpem lá desenterrar isto, o meu GOLF 4 1.4 75CV há uns 3 dias que anda um bocado maluco, o ponteiro do líquido de refrigeração fica sempre entre os 3 1ºs tracinhos e os 77/78ºC, já não atinge os +/-90ºC com atingia antes.
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Re: Temperatura motor
Provavelmente termostato colado na posição aberto...
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Re: Temperatura motor
E gasta mais combustível ?