Será normal que de Inverno o golf v tdi precise de uma viagem de cerca de 10km velocidades na ordem dos 80KM/h para atingir a temperatura normal, e que mal desça um pouco comece novamente a descer ficando a cerca de pouco mais de meio centímetro do meio do manómetro que é o normal??
Se desligar o ar condicionado a temperatura sobe mais rápido
Temperatura motor
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Re: Temperatura motor
No meu acontece o mesmo no meu percurso diário e se ligar o ar condicionado a temperatura ainda desce mais um pouco, creio que seja normal pois o carro ainda não atingiu a temperatura normal.
Isto só me acontece com temperaturas muito baixas e devido ao meu percurso diário faço descida de cerca de 5km e a velocidade baixa.
Isto só me acontece com temperaturas muito baixas e devido ao meu percurso diário faço descida de cerca de 5km e a velocidade baixa.
Projecto: viewtopic.php?f=21&t=100869
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Re: Temperatura motor
Boas!!
No meu caso era o termóstato avariado.
A temperatura normal de operação é de, cerca de 90ºC e depois de ser atingida não varia (pelo menos no ponteiro), tanto quanto sei.
Mas esperemos por mais opiniões.
Cumprimentos.
No meu caso era o termóstato avariado.
A temperatura normal de operação é de, cerca de 90ºC e depois de ser atingida não varia (pelo menos no ponteiro), tanto quanto sei.
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- philip3
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Re: Temperatura motor
10 kms ??? as vezes preciso de bem mais para ficar na temperatura normal!! talvez uns 25.
Isso é completamente normal pois com as temperaturas baixas o motor demora mais a aquecer e precisa de rotações mais altas para tal.
Por vezes faço viagens de 300 quilometros em nacionais (90 km/h) em que a temperatura ronda os 10º exterior e o ponteiro nunca atinge os 90º
Isso é completamente normal pois com as temperaturas baixas o motor demora mais a aquecer e precisa de rotações mais altas para tal.
Por vezes faço viagens de 300 quilometros em nacionais (90 km/h) em que a temperatura ronda os 10º exterior e o ponteiro nunca atinge os 90º
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Re: Temperatura motor
Isso não me parece normal. Vendo os valores da centralina percebe-se que com o óleo aos sessenta e poucos graus o ponteiro atinge os 90*C. E depois já não baixa. Se a temperatura chegar aos 90*C e depois descer até aos 80*C, por exemplo, o ponteiro não mexe.philip3 Escreveu:10 kms ??? as vezes preciso de bem mais para ficar na temperatura normal!! talvez uns 25.
Isso é completamente normal pois com as temperaturas baixas o motor demora mais a aquecer e precisa de rotações mais altas para tal.
Por vezes faço viagens de 300 quilometros em nacionais (90 km/h) em que a temperatura ronda os 10º exterior e o ponteiro nunca atinge os 90º
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Re: Temperatura motor
Penso que alguma coisa deve estar mal, ainda hoje em auto estrada com temperaturas exteriores na ordem dos 7º, bastava descer um pouco e deixar de acelarar que o ponteiro desce ligeiramente, isto depois de estar a andar ja a cerca de 100km
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Re: Temperatura motor
Isso a mim não me parece nada normal, pelo menos o meu nunca fez isso... O teu tem Climatronic? Tenta usar isto para ver a temperatura em tempo real no mostrador do climatronic.
https://dl.dropboxusercontent.com/u/475 ... lf%20V.pdf
Penso que será o channel 19.
Se assim for, isso parece ser o termostato que não está a fechar. Como o circuito mantém-se sempre aberto, a agua fria do radioador entra sempre no motor, independentemente da temperatura deste, o que faz com que não esteja a trabalhar na temperatura ideal. Nada de muito grave, mas eu não faria muitos kms assim com ele.
https://dl.dropboxusercontent.com/u/475 ... lf%20V.pdf
Penso que será o channel 19.
Se assim for, isso parece ser o termostato que não está a fechar. Como o circuito mantém-se sempre aberto, a agua fria do radioador entra sempre no motor, independentemente da temperatura deste, o que faz com que não esteja a trabalhar na temperatura ideal. Nada de muito grave, mas eu não faria muitos kms assim com ele.
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Re: Temperatura motor
Ja me aconteceu isso o ponteiro raramente estava nos 90° certinho ficava sempre 1 ou 2 milimetros antes e as vezes na auto estrada tambem descia, era o termostato que ainda era o de origem e estava danificado.viitor Escreveu:Penso que alguma coisa deve estar mal, ainda hoje em auto estrada com temperaturas exteriores na ordem dos 7º, bastava descer um pouco e deixar de acelarar que o ponteiro desce ligeiramente, isto depois de estar a andar ja a cerca de 100km
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Re: Temperatura motor
Todos os golfs que conduzi fazem o mesmo...viitor Escreveu:Penso que alguma coisa deve estar mal, ainda hoje em auto estrada com temperaturas exteriores na ordem dos 7º, bastava descer um pouco e deixar de acelarar que o ponteiro desce ligeiramente, isto depois de estar a andar ja a cerca de 100km
O ponteiro fica nos 90º praticamente sempre, mas assim que estivermos a descer e largarmos o acelerador o ponteiro desce ligeiramente até aos 80 ~/-.
nunca tive problemas e sempre achei isso normal...
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Re: Temperatura motor
O meu sei que por volta dos 80º na centralina, ja marca 90 no painel. E depois de aí chegar, nunca baixou. Mesmo engatado e a descer, de inverno, nunca baixou. A temperatura ideal de funcionamento do motor é entre os 80/90º. Abaixo disto já trás maior desgaste ao motor. Para mim, o normal é manter-se sempre nos 90º. Quando baixa, o termostado fecha e não entra mais água fria vinda do radiador. Apenas quando a temperatura volta a subir é que o termostato abre e volta a entrar.philip3 Escreveu:Todos os golfs que conduzi fazem o mesmo...viitor Escreveu:Penso que alguma coisa deve estar mal, ainda hoje em auto estrada com temperaturas exteriores na ordem dos 7º, bastava descer um pouco e deixar de acelarar que o ponteiro desce ligeiramente, isto depois de estar a andar ja a cerca de 100km
O ponteiro fica nos 90º praticamente sempre, mas assim que estivermos a descer e largarmos o acelerador o ponteiro desce ligeiramente até aos 80 ~/-.
nunca tive problemas e sempre achei isso normal...
Mas nada como levar o carro ao mecanico e ver o estado do termostato. Penso que não será nenhuma despesa exagerada.
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Re: Temperatura motor
Não é normal philip3.philip3 Escreveu:Todos os golfs que conduzi fazem o mesmo...viitor Escreveu:Penso que alguma coisa deve estar mal, ainda hoje em auto estrada com temperaturas exteriores na ordem dos 7º, bastava descer um pouco e deixar de acelarar que o ponteiro desce ligeiramente, isto depois de estar a andar ja a cerca de 100km
O ponteiro fica nos 90º praticamente sempre, mas assim que estivermos a descer e largarmos o acelerador o ponteiro desce ligeiramente até aos 80 ~/-.
nunca tive problemas e sempre achei isso normal...
Pergunta a quem quiseres. Não é por mais do que um fazer isso que se pode considerar normal. Esses termostatos não deveriam estar bons. Comprei o meu novo e nunca fez isso e mesmo outros carros do grupo VAG e sem ser VAG nunca vi fazerem isso.
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Re: Temperatura motor
Subscrevo.Shoduchi Escreveu:Não é normal philip3.philip3 Escreveu:Todos os golfs que conduzi fazem o mesmo...viitor Escreveu:Penso que alguma coisa deve estar mal, ainda hoje em auto estrada com temperaturas exteriores na ordem dos 7º, bastava descer um pouco e deixar de acelarar que o ponteiro desce ligeiramente, isto depois de estar a andar ja a cerca de 100km
O ponteiro fica nos 90º praticamente sempre, mas assim que estivermos a descer e largarmos o acelerador o ponteiro desce ligeiramente até aos 80 ~/-.
nunca tive problemas e sempre achei isso normal...
Pergunta a quem quiseres. Não é por mais do que um fazer isso que se pode considerar normal. Esses termostatos não deveriam estar bons. Comprei o meu novo e nunca fez isso e mesmo outros carros do grupo VAG e sem ser VAG nunca vi fazerem isso.
A ideia subjacente a um termóstato é, precisamente, manter a temperatura relativamente estabilizada num determinado intervalo.
Tenho três VAG em casa, e sempre que a temperatura oscilou (depois de atingir os 90ºC), o problema foi resolvido com a substituição do termóstato, não voltando a acontecer.
Cumprimentos.
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Re: Temperatura motor
Estamos a falar de passar dos 90º para os 80º ou pouco menos, quando a temperatura exterior está nos 8/10º, se o motor deixar de ter rotatividade numa descida constante é normal isso acontecer porque está a ser arrefecido pela temperatura exterior, isso é normal, desculpem que insiste mas não há problema qualquer nisto. Saem de fábrica a fazer isto!
Não estou a falar em estar nos 90º e passar para os 50/60, isto é que não é normal.
Agora se falarmos em temperaturas exteriores de 20 / 30 º (para cima) isto já não acontece.
Não estou a falar em estar nos 90º e passar para os 50/60, isto é que não é normal.
Agora se falarmos em temperaturas exteriores de 20 / 30 º (para cima) isto já não acontece.
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Re: Temperatura motor
Se isso acontecer antes do quadrante marcar os 90º penso ser normal, agora se for depois do quadrante já ter marcado os 90º já não deve ser normal.philip3 Escreveu:Estamos a falar de passar dos 90º para os 80º ou pouco menos, quando a temperatura exterior está nos 8/10º, se o motor deixar de ter rotatividade numa descida constante é normal isso acontecer porque está a ser arrefecido pela temperatura exterior, isso é normal, desculpem que insiste mas não há problema qualquer nisto. Saem de fábrica a fazer isto!
Não estou a falar em estar nos 90º e passar para os 50/60, isto é que não é normal.
Agora se falarmos em temperaturas exteriores de 20 / 30 º (para cima) isto já não acontece.
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Re: Temperatura motor
Boas!!philip3 Escreveu:Estamos a falar de passar dos 90º para os 80º ou pouco menos, quando a temperatura exterior está nos 8/10º, se o motor deixar de ter rotatividade numa descida constante é normal isso acontecer porque está a ser arrefecido pela temperatura exterior, isso é normal, desculpem que insiste mas não há problema qualquer nisto. Saem de fábrica a fazer isto!
Não estou a falar em estar nos 90º e passar para os 50/60, isto é que não é normal.
Agora se falarmos em temperaturas exteriores de 20 / 30 º (para cima) isto já não acontece.
Não vou dizer que faz bem ou mal, etc., mas sei que, no meu caso, quando o ponteiro da temperatura não estabilizava nos 90ºC, fui substituir o termóstato e nunca mais aconteceu (já lá vão uns anos).
Acrescento ainda, que já monitorizei a temperatura do líquido refrigeração em tempo real com o VAG-COM (que não sei se é muito fiável, admito), e verifiquei que, apesar de a temperatura por vezes baixar para os 80 e poucos graus e subir para os 90 e alguns, o ponteiro não se movia dos 90ºC (após lá ter chegado, obviamente). Daí eu dizer que, apesar de, efectivamente, haver algumas flutuações na temperatura, o ponteiro mantém-se imóvel. Também já ouvi dizer que, quando o ponteiro passa dos 90ºC (podendo resultar num escaldão), na verdade já atingiu temperaturas mais elevadas, mas espero bem nunca saber o que isso é.
Cumprimentos.