Motor falha ao ralenti com o carro em movimento 1.9 TDI

Responder
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Motor falha ao ralenti com o carro em movimento 1.9 TDI

Mensagem por Mario_Marques »

Mas então não sabem? tu ja disseste qual é o problema, se desligares x sensores o problema desaparece, agora partindo dai, é ver valores, ver se desligando esses sensores não fica em safe, se não há interferencias na cabelagem desses sensores, garantidamente que se seguirem esse fio de raciocinio chegam obrigatoriamente ao problema.
Não sou apologista de se andar a trocar peças á sorte quando é possivel verificar-se se estão ou não bem.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joeventura
Beginner
Beginner
Mensagens: 41
Registado: 06 abr 2014, 09:56

Re: Motor falha ao ralenti com o carro em movimento 1.9 TDI

Mensagem por joeventura »

Boas.
Como desde o primeiro dia, a bomba injetora esteve sempre em cima da mesa, apesar de já ter sido reparada na Bosch em Barcelos.

Portanto fui a uma das melhores casas de reparação de sistemas de injeção de Braga.
Lá expus o problema e disseram-me que quase de certeza que era o regulador electrónico da bomba que está avariado. E quando o carro está em movimento acontecem oscilações involuntárias no regulador e o ralenti começa a falhar.

A solução que me deram foi a substituição do regulador por um novo. Mais de 500 Euros só o cabeçote.

Poderá ser do cabeçote Marques?
Haverá alguma forma mais barata de resolver o problema?

Ontem passei a tarde no meu mecânico. E para eu os parar de chatear espetaram-me com uma Gutmann nas mãos.

A únicas coisas que encontrei de anormais foram:
. o IQ da bomba ficar todo desregulado quando o motor se encontrava a falhar
. e o sensor de pressão do coletor de admissão, com uma ligeira diferença da pressão atmosférica, com o motor desligado e a ingnição ligada. Segundo a máquina as pressões deveriam ser idênticas nestas condições.
Cidades
Pro
Pro
Mensagens: 2113
Registado: 18 mar 2009, 23:40
Veículos: Golf 4
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Motor falha ao ralenti com o carro em movimento 1.9 TDI

Mensagem por Cidades »

joeventura Escreveu:Boas.
Como desde o primeiro dia, a bomba injetora esteve sempre em cima da mesa, apesar de já ter sido reparada na Bosch em Barcelos.

Portanto fui a uma das melhores casas de reparação de sistemas de injeção de Braga.
Lá expus o problema e disseram-me que quase de certeza que era o regulador electrónico da bomba que está avariado. E quando o carro está em movimento acontecem oscilações involuntárias no regulador e o ralenti começa a falhar.

A solução que me deram foi a substituição do regulador por um novo. Mais de 500 Euros só o cabeçote.

Poderá ser do cabeçote Marques?
Haverá alguma forma mais barata de resolver o problema?

Ontem passei a tarde no meu mecânico. E para eu os parar de chatear espetaram-me com uma Gutmann nas mãos.

A únicas coisas que encontrei de anormais foram:
. o IQ da bomba ficar todo desregulado quando o motor se encontrava a falhar
. e o sensor de pressão do coletor de admissão, com uma ligeira diferença da pressão atmosférica, com o motor desligado e a ingnição ligada. Segundo a máquina as pressões deveriam ser idênticas nestas condições.
Então mas a bomba já não tinha sido reparada?
joeventura
Beginner
Beginner
Mensagens: 41
Registado: 06 abr 2014, 09:56

Re: Motor falha ao ralenti com o carro em movimento 1.9 TDI

Mensagem por joeventura »

Da bomba injetora não vai ser de certeza. Perguntei na oficina que me dá garantia e disseram, que já tinha sido metida uma bomba da sucata e por fim reparou-se a de origem que é a que está agora... e o problema nunca desapareceu.
joeventura
Beginner
Beginner
Mensagens: 41
Registado: 06 abr 2014, 09:56

Re: Motor falha ao ralenti com o carro em movimento 1.9 TDI

Mensagem por joeventura »

Alguém me sabe confirmar se o motor do meu carro tem sonda lambda?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Motor falha ao ralenti com o carro em movimento 1.9 TDI

Mensagem por Mario_Marques »

não :D
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joeventura
Beginner
Beginner
Mensagens: 41
Registado: 06 abr 2014, 09:56

Re: Motor falha ao ralenti com o carro em movimento 1.9 TDI

Mensagem por joeventura »

Tinhas razão Mario.

A cablagem foi verificada apenas com o voltimetro. Ninguem verificou a cablagem manualmente.
Hoje deu-me na telha e saquei o apoio da bateria fora.
E se antes me parecia que talvez não tivessem retirado a a fita-cola da cablagem, hoje tive a certeza que não retiraram, pois os cabos estavam cheios de fungos velhinhos. Ou seja não viram cabos nenhuns!
Última edição por joeventura em 19 ago 2014, 17:04, editado 1 vez no total.
amgraphics
Master
Master
Mensagens: 6504
Registado: 02 fev 2005, 14:20
Localização: Lisboa/Margem Sul

Re: Motor falha ao ralenti com o carro em movimento 1.9 TDI

Mensagem por amgraphics »

já tá resolvido? :roll:
...::: G4 TDI SR Line :::...

..::powered by himself::..

tuning é uma paixão que nasce no nosso coração. é para nos dar alegria e não para destruir a vida
joeventura
Beginner
Beginner
Mensagens: 41
Registado: 06 abr 2014, 09:56

Re: Motor falha ao ralenti com o carro em movimento 1.9 TDI

Mensagem por joeventura »

Ainda está tudo na mesma.
joeventura
Beginner
Beginner
Mensagens: 41
Registado: 06 abr 2014, 09:56

Re: Motor falha ao ralenti com o carro em movimento 1.9 TDI

Mensagem por joeventura »

Boas.

O que me dizem, quanto à possibilidade de ser o alternador, nomeadamente o retificador/regulador de corrente?

Como a bomba injetora em tempos verteu gasóleo, pode ter pingado combustivel em cima do mesmo...

O que eu acho é que o alternador está a retificar mal a corrente eletrica, e a centralina quando deteta alterações na corrente eletrica diminui e aumenta a passagem de corrente que vai para o cursor da bomba, gerando-se um ciclo vicioso em que a centralina aumenta a passagem de corrente para manter a tensão do cursor da bomba nos valores de ralenti, o alternador aumenta a carga, a centralina descompensa, o alternador compensa... e no meio disto o cursor da bomba anda aos saltinhos e o ralenti manca.

É que a unica coisa, que só falta mudar ao motor, acho que é o alternador... e o turbo, mais nada!
joeventura
Beginner
Beginner
Mensagens: 41
Registado: 06 abr 2014, 09:56

Re: Motor falha ao ralenti com o carro em movimento 1.9 TDI

Mensagem por joeventura »

Pois é amigos. Como não se conseguiu resolver o problema, dei o carro para trás.

Neste momento comprei outro Golf 4 :)

Cumprimentos e obrigado pela ajuda que me deram aqui.
NO2FASTNOTDI
Rookie
Rookie
Mensagens: 93
Registado: 10 nov 2006, 10:15
Localização: Vila do Conde

Re: Motor falha ao ralenti com o carro em movimento 1.9 TDI

Mensagem por NO2FASTNOTDI »

Desculpem lá o desenterrar do tópico , mas tive um golf 4 igual com problema igualzinho. Também andou pelos mecânicos é ninguém resolveu. Resolvido com um volante mono-massa , até vendido pelo Mário Marques naquela altura, já lá vai uns anos.
Os sintomas eram iguais mesmo, vibrava só ao relenti quando chegava ao um semáforo vermelho e depois ficava bom. Na altura também tirava o sensor de velocidade e ficava bom.

Bem. Pelo menos já ficaram a saber o que era.
Cumprimentos
Golf IV Tdi 110cv 3p preto LC9X



FeedBack: viewtopic.php?f=40&t=36756
joeventura
Beginner
Beginner
Mensagens: 41
Registado: 06 abr 2014, 09:56

Re: Motor falha ao ralenti com o carro em movimento 1.9 TDI

Mensagem por joeventura »

NO2FASTNOTDI Escreveu:Desculpem lá o desenterrar do tópico , mas tive um golf 4 igual com problema igualzinho. Também andou pelos mecânicos é ninguém resolveu. Resolvido com um volante mono-massa , até vendido pelo Mário Marques naquela altura, já lá vai uns anos.
Os sintomas eram iguais mesmo, vibrava só ao relenti quando chegava ao um semáforo vermelho e depois ficava bom. Na altura também tirava o sensor de velocidade e ficava bom.

Bem. Pelo menos já ficaram a saber o que era.
Cumprimentos
Essa era uma solução para resolver o sintoma, mas eu queria resolver a causa.

A solução dada, por várias oficinas, foi a de arranjar um carro igual, que estivesse a funcionar bem, e experimentar componentes, para despistar qualquer falhanço anterior.
E depois se não fossem componentes avariados, iam ter de se ver as cablagens de ponta a ponta.
Apesar de as cablagens terem sido testadas nos terminais.

Só que a garantia não aceitava as custas. E entreguei o carro.
Responder