Barulho ao travar peq manobras, tremer a certas velocidades

Responder
Avatar do Utilizador
mk4110Leiria
Pro
Pro
Mensagens: 1617
Registado: 16 out 2012, 15:42
Veículos: mk4 110
Localização: Leiria

Barulho ao travar peq manobras, tremer a certas velocidades

Mensagem por mk4110Leiria »

Boas pessoal.
Bem desta vez venho aqui com mais uma dúvida que o meu colega Elton me ajudou a descobrir. Mais um problema que veio com o carro quando o comprei.
Quando faço uma manobra, imaginemos ando com o carro para a frente, quando ando com o carro para traz e meto o pé ao travão faz uma espécie de barulho um estalo como se a pastilha se mexesse algo que não sabemos explicar. O mesmo acontece feito de trás para a frente.

Outra situação é quando travo em andamento há um tremer de volante pode acontecer como pode n acontecer. Tanto pode acontecer a 70 como a 120 como pode nem acontecer às vezes.
Da parte dos casquilhos, sinoblocos, pneus, direcção alinhada nem sequer penso pois está tudo ok.

Tenho várias hipóteses:
-Discos empenados (Tremer) quase de certeza que estão e ainda mais são os que vieram com o carro
-Pastilhas com algum problema (Estalo)
-Ter algum cubo ou rolamento lixado
-Ter algum cubo e ou rolamento lixado e ter me empenado os discos.
-Pode estar tudo relacionado.

Quais as vossas opiniões?
Obrigado
joao_silva
Master
Master
Mensagens: 7402
Registado: 16 nov 2010, 16:38
Veículos: vw golf MK4 96 kw/ Skoda Octavia 1XX Kw
Localização: arredores de Coimbra

Re: Barulho ao travar peq manobras, tremer a certas velocida

Mensagem por joao_silva »

tenho o mesmo problema que o teu ao fazer marcha a trás, mas se apanhar alguma depressão também ouço uma pancada.
a seguir o tópico :D
antes estava indeciso, agora não sei

projecto viewtopic.php?f=20&t=60929

Feedback viewtopic.php?f=40&t=65587

Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Barulho ao travar peq manobras, tremer a certas velocida

Mensagem por Mario_Marques »

Isso pela experiencia que tenho, é algo que só se sabe mesmo vendo, o mais fácil, é começar pelo básico, ver os apertos de tudo e testar folgas, isso pode ser tanta coisa que só se sabe mesmo vendo, muita gente te vai dizer que é isto, ou aquilo, mas a coisa correcta a fazer é testar e ver, a solução não te vai cair do ceu como se costuma dizer, há que a procurar senão vais andar ai a trocar peças á sorte e gastar dinheiro sem resultados, já as vezes a ver bem não é fácil dar com alguns problemas.
Ainda me lembro, um carro de um user cá do forum, vi tudo e mais alguma coisa, o carro não tinha folgas em lado nenhum, tudo novo e em estado imaculado, e em mau piso fazia um ruido horrivel de metal a bater, o que era, uma pedra metida dentro da estrutura do charrion, o carro era usado, e o antigo dono deve ter ido alguma vez ver como estava o jardim ou rotunda de alguém, tinha uma daquelas pedras brancas de decoração de jardins enfiada dentro do charrion, a pedra entrou por um buraco mesmo á medida, para a tirar de lá foi um 31 daqueles e descobri-a só depois de desmontar meio carro.lol
Isso, o teu primeiro problema, pelo que descreves tem de ser uma peça que faça o movimento de deslocação, não tens muitas, tens o charrion, os casquilhos que dizes que estão bons, rotulas, transmissões, apoios de motor, logo como vês, já tens muito o que ver, e quando digo ver não é olhar para lá, é testar a peça mesmo, com o auxilio de uma alavanca grande e força de braços.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
mk4110Leiria
Pro
Pro
Mensagens: 1617
Registado: 16 out 2012, 15:42
Veículos: mk4 110
Localização: Leiria

Re: Barulho ao travar peq manobras, tremer a certas velocida

Mensagem por mk4110Leiria »

Mario_Marques Escreveu:Isso pela experiencia que tenho, é algo que só se sabe mesmo vendo, o mais fácil, é começar pelo básico, ver os apertos de tudo e testar folgas, isso pode ser tanta coisa que só se sabe mesmo vendo, muita gente te vai dizer que é isto, ou aquilo, mas a coisa correcta a fazer é testar e ver, a solução não te vai cair do ceu como se costuma dizer, há que a procurar senão vais andar ai a trocar peças á sorte e gastar dinheiro sem resultados, já as vezes a ver bem não é fácil dar com alguns problemas.
Ainda me lembro, um carro de um user cá do forum, vi tudo e mais alguma coisa, o carro não tinha folgas em lado nenhum, tudo novo e em estado imaculado, e em mau piso fazia um ruido horrivel de metal a bater, o que era, uma pedra metida dentro da estrutura do charrion, o carro era usado, e o antigo dono deve ter ido alguma vez ver como estava o jardim ou rotunda de alguém, tinha uma daquelas pedras brancas de decoração de jardins enfiada dentro do charrion, a pedra entrou por um buraco mesmo á medida, para a tirar de lá foi um 31 daqueles e descobri-a só depois de desmontar meio carro.lol
Isso, o teu primeiro problema, pelo que descreves tem de ser uma peça que faça o movimento de deslocação, não tens muitas, tens o charrion, os casquilhos que dizes que estão bons, rotulas, transmissões, apoios de motor, logo como vês, já tens muito o que ver, e quando digo ver não é olhar para lá, é testar a peça mesmo, com o auxilio de uma alavanca grande e força de braços.
Inicialmente pensou-se que eram os rolamentos topo de amortecedor. Troucou-se já há uns 3 meses e nada. Exato mais vale pedir para fazer um diagonóstico e mandar verificar esta parte do porque de ao manobrar ao fazer o carro andar no sentido contrário e travar algo manda um estalo e se desloque. Devem ser coisas complicadas de testar. Se for transmissões, cubos ou rolamentos posso preparar a nota lol.
Por enquanto não tenho possibilidades vou aguentar uns tempos para depois mandar ver isto.

O tremer ao travar deve ser quase de certeza discos empenados causados também não sei como nem faço ideia como um mecanico testa os rolamentos e os cubos das rodas.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Barulho ao travar peq manobras, tremer a certas velocida

Mensagem por Mario_Marques »

Pela tua descrição nunca apontaria para os rolamentos dos topos de amortecedor, até porque é possivel até certa parte,testar o estado deles sem ter de os desmontar.
Não são coisas complicadas de se testar, mas são coisas que para se saber testar é memso preciso ter experiencia e sensibilidade de mãos e perceber bem quais os componentes do carro que estão sobre esforço nas situações que descreves.
Aquilo que te queixas ao travar, não sei o comportamento exacto, mas poderá ser realmente discos empenados, isso dá para medir com um comparador.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
mk4110Leiria
Pro
Pro
Mensagens: 1617
Registado: 16 out 2012, 15:42
Veículos: mk4 110
Localização: Leiria

Re: Barulho ao travar peq manobras, tremer a certas velocida

Mensagem por mk4110Leiria »

Mario_Marques Escreveu:Pela tua descrição nunca apontaria para os rolamentos dos topos de amortecedor, até porque é possivel até certa parte,testar o estado deles sem ter de os desmontar.
Não são coisas complicadas de se testar, mas são coisas que para se saber testar é memso preciso ter experiencia e sensibilidade de mãos e perceber bem quais os componentes do carro que estão sobre esforço nas situações que descreves.
Aquilo que te queixas ao travar, não sei o comportamento exacto, mas poderá ser realmente discos empenados, isso dá para medir com um comparador.
Esses rolamentos e os cabeçotes foram trocados em Setembro algures e prontos não passou. As suspensões frontais são novas e originais, os casquilhos e sinoblocos também novos e originais.
Depois vi logo que não devia ser dali. Um dia em testes com um colega meu realmete vi que realmente eu andava para tás e depois para frente e ao travar aquilo fazia o tal barulho "tau"
O meu medo é ter os cubos e ou rolamentos ou mangas de eixo empenadas se tiver posso preparar uma nota. Quando tiver possibilidade vou mandar ver isto tudo. Tenho lido muita coisa em que falas que os discos empenados podem ser devido a outras coisas logo ou se muda tudo o que está mal ou não se muda. O maior problema dinheiro.... Vai ter de andar assim mais uns tempos.
Obrigado pela tua opinião.
paulocosta153
Beginner
Beginner
Mensagens: 21
Registado: 16 jul 2016, 01:54

Re: Barulho ao travar peq manobras, tremer a certas velocidades

Mensagem por paulocosta153 »

Boas
Alguém já sabe a origem do problema?

Estou com o mesmo problema e queria saber de onde viria
Avatar do Utilizador
mk4110Leiria
Pro
Pro
Mensagens: 1617
Registado: 16 out 2012, 15:42
Veículos: mk4 110
Localização: Leiria

Re: Barulho ao travar peq manobras, tremer a certas velocidades

Mensagem por mk4110Leiria »

paulocosta153 Escreveu: 07 out 2017, 22:14 Boas
Alguém já sabe a origem do problema?

Estou com o mesmo problema e queria saber de onde viria
A mim acontecia por causa das pastilhas da frente que acabava por se mover e fazia o tal barulho.
Responder